Amor e Amizade

Resenhas - Amor e Amizade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bawbara 11/01/2021

Confuso
Definitivamente não é a melhor coisa que a Jane Austen escreveu. eu confesso que só terminei a leitura porque quero conhecer todas as obras dessa autora. mas esse compilado de contos é muito confuso e meio mirabolante.
além disso, essa edição está com o inglês arcaico, o que dificultou muito a leitura.
LisboaPB 11/01/2021minha estante
Polêmico

bawbara 11/01/2021minha estante
pq?

LisboaPB 12/01/2021minha estante
1,5 para a Jane
Aiaiai

bawbara 12/01/2021minha estante
nossa você tem que ler isso então pra entender o sofrimento

Denise 22/12/2020

Fraquinho ??
Uma das primeiras obras de Jane Austen. Há um esboço de sua característica, mas não envolve!

Marisol 22/12/2020

Sempre leve e crítico
Eu amo Jane Austen, mas “Amor e amizade & outras histórias” está longe de ser um dos favoritos meus; não sou fã textos em formas de cartas. Contudo é um dos primeiros romances de Jane, que escreveu quando ainda era adolescente. E é bem aclamado pelo tom crítico e sarcástico (comumente abordado em suas obras) da sociedade em que vivia (ela nasceu em 1775 e morreu em 1817), principalmente à conduta esperada pelas mulheres, status e discriminação com classes mais baixas. Logo, o romance, os constantes desmaios dos personagens melosos nessa obra são nada mais do que uma ironia da escritora.

O livro é dividido em três histórias:

Amor e amizade – história entre Laura, uma mulher madura, e Marianne, um filha jovem de sua amiga. Nas cartas, Laura conta suas experiências e desventuras amorosas). As três irmãs – Mary Stanhope recebe uma proposta de casamento do Sr. Watts, considerado velho por ela (ele só tem 32 anos!, minha idade hoje por sinal, hahahaha) rico e feio; porém ela pensa em aceitar o pedido porque não quer ver suas irmãs se casarem antes dela). Coletânea de cartas – são cinco contos sobre amores proibidos e desigualdades de classes – o que leva uma das personagens a ser bem megera (e fica evidente pela autora que a aparência de um vestido não é pré-requisito para se conquistar alguém).

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

Grasi Lourenço 14/12/2020

Jane mostra com simplicidade como era a vida das mulheres na sua época, em diferentes situações. Um livro leve e que nos faz refletir muito em como tudo mudou e continua mudando.

Nat 10/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Romance epistolar em que Laura conta a filha de sua amiga suas aventuras tanto amorosas quanto de amizade. Para uma história tão curta, bem que acontece bastante coisa – Laura se “casa” à primeira vista, depois enfrentam problemas de dinheiro, dificuldades de relacionamento com o sogro, reencontra um avô que não pode ajudá-la, viuvez... Vale lembrar que essa história foi escrita por Jane Austen quando ela tinha apenas 15 anos! E é a única dela de que me lembro que relata a vida pós casamento.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Ronnayse 20/10/2020

Amor e Amizade e outras histórias
Ler Jane Austen, sempre quis mas tinha receio pelo "clássico", não me pergunte porquê rsrs

G. K. Chesterton, no prefácio do livro, afirma que Jane Austen "foi um exemplo marcante daquilo que é dito sobre os poetas: ela nasceu assim, não se tornou assim", "Jane Austen não foi inflamada ou inspirada, ou sequer levada a ser um gênio; ela simplesmente era um gênio", "O certo é que ela, com seu próprio talento artístico, tornou interessante algo que milhares de pessoas superficialmente semelhantes teriam tornado tedioso".

Quanto ao livro, como colocado no prefácio por G. K. Chesterton "Amor e Amizade (...) é uma dessas coisas que podem ser lidas com prazer porque foram escritas com prazer; em outras palavras, é ainda melhor dizer por ser juvenil, no sentido de ser jovial".

A forma como Austen descreve suas cartas, nos ambientando, nos levando a imaginar cada desenvolver da trama acaba fazendo com que nos deleitemos na leitura e fique querendo saber mais e mais. A partes 'inacabadas' deixam a nossa imaginação aguçada...

Esse livro (minha versão é a enviada pela TAG Livros) foi meu primeiro contato com a autora e confesso que não será o primeiro. Gostei muito da forma que ela desenvolve sua escrita.

Felipe 29/09/2020

Jane Austen
Confesso que foi meu primeiro contato com a autora que sempre ouvi falar, mas que tinha um certo receio de ler seus livros. Receio porque sempre tinha uma ideia de que seria difícil ler os livros dela. Claro, são obras mais densas e que remetem a uma reflexão muito além das páginas, isso é inegável, mesmo eu ainda não tendo lido.

Esse livro foi enviado pela TAG Curadoria junto com outros livros que eles intitularam como "livros clássicos" do clube. São histórias que acreditam ser os primórdios de Jane Austen como escritora. Ao todo, são 03 histórias, todas elas no formato de cartas. Com relação ao conteúdo, são cartas muito interessantes pois nos levam a tentar entender/compreender como a mulher da época deveria se portar, pensar e agir. Essa reflexão é de uma riqueza sem tamanho e acredito que com os livros da autora, essa reflexão se aprofunda mais.

Acho que foi um bom começo com essa autora tão importante para a literatura mundial e com certeza, me deixou mais ansioso por ler os seus outros livros.
Ronnayse 20/10/2020minha estante
Meu pensamento é o mesmo: tinha receio da autora (não me pergunte porque kkkkk) mas acabei gostando.

Tina Lilian Azevedo 27/09/2020

Gênese do gênio literário
Esta edição tem prefácio de G. K. Chesterton e este explica bem como a obra deve ser lida: como a escrita de uma adolescente (15/17 anos) e uma sátira a leitura gótica tão em moda na época. Chesterton afirma que "o interesse, portanto, ao considerarmos mesmo seus mais rudimentares primeiros escritos, está em contemplarmos uma mente e não um espelho... A força em seus mais frágeis primórdios, vem de dentro e não simplesmente de fora... ela como individuo dotado de instinto superior para a crítica inteligente da vida, é a primeira razão que justifica o estudo de suas obras de juventude; é um interesse pela psicologia da vocação artística " (p.15). Ou seja, toda a genialidade literária de Austen está em forma embrionária em seus escritos adolescentes. "Ela nasceu assim, não se tornou assim" (p.14). Referindo-se a escritos que Austen em vida decidiu não publicar, o que ele chama de "cesto de lixo" ele afirma que a decisão da herdeira Sra. Sanders em publicar Amor e amizade foi sábia (p.11) e propiciou a ele "rir de novo e de novo como se risse das grandes farsas de Peacock ou Max Beerbohm." (p.11) Confesso que me causou estranheza ler estes escritos de Austen mas concluí que eles servem para nos mostrar o embrião de uma escrita poderosa e tão amada por 200 anos

Alan Bruno 18/09/2020

Boas histórias
Meu primeiro livro dessa autora. Foi uma boa primeira impressão. E embora tenha gostado da história principal, confesso que algumas das cartas me prenderam mais, uma pena que estejam inacabadas. Mesmo com esse porém, são leituras gostosas e rápidas, as cartas principalmente.

Patresio.Camilo 31/08/2020

Legalzinho
De acordo com a resenha da própria Tag, estes textos são de autoria da Jane Austen quando ela tinha 14 anos, ou seja, eu nesta idade só queria saber de jogar futebol na rua com meus colegas e depois ver jogos de futebol também na TV.
Escrever só quando professora mandava fazer redação, e que nunca fui dos melhores.
Então, vou dizer é uma leitura boa para estes tempos de isolamento social, pois dá para se distrair.

Pati 15/08/2020

Primeiro Jane Austen da minha vida!
Amor e amizade é um livro previsível. Ainda assim, é ótimo! Além disso, foi meu primeiro contato com Jane Austen! Adorei! ?
kellen.ssb 15/08/2020minha estante
"Orgulho e Preconceito" é o livro que eu mais amo da Jane Austen!

Pati 15/08/2020minha estante
Esta na minha lista para ler este ano ainda ?

And 04/08/2020

Amor e amizade
Muitas cartas. Todas contando a alguém sobre amor, amizade, traição, desprezo e até mesmo ódio. Mas em todas o amor sem maldade, por vezes infantil, se encontra presente.

Sarah 30/07/2020

Amor e amizade
Um livro que definitivamente não passaria no Teste de Bechdel, mas não menos feminista por isso.
Jane Austen usa de ironias e sarcasmos durante toda a história retratando suas protagonistas como o máximo estereótipo da feminilidade.
Elas desmaiam a todo momento, só falam sobre seus maridos, tios, pais, avós e não são capazes de entender nada como de fato é.
Uma obra extremamente inteligente por sua caricaturização de como a sociedade via (e muitas vezes ainda vê) a mulher.
Entretanto, foram poucos os momentos que eu de fato cheguei a achar algo ?engraçado?.
O segundo conto, ?As três irmãs?, me pareceu bem mais engraçado e chegou a me tirar algumas risadas. Foi a única história que de fato gostei.
Porém, de modo geral, achei uma leitura cansativa e sem propósito. As histórias eram muito curtas e muitas tinham finais abruptos demais. Por serem cartas, às vezes ficavam um pouco sem contexto também.

Victor Vale 29/06/2020

Viva o deboche!

Vanessa 27/06/2020

Amor e Amizade:

(...) "Cuidado com os desmaios, querida Laura? Um acesso de frenesi não tem sequer um quarto de sua perniciosidade; é um exercício para o corpo e, quando não violento demais, conduz em suas consequências, ouso dizer, à saúde? Enlouqueça com a frequência que quiser; mas não desmaie" (...)

Hahahaha como adoro o humor de Austen! E que loucura foi essa estória. Laura completamente louca.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6