Amor e Amizade

Resenhas - Amor e Amizade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lucas1429 23/06/2020

Para os fãs
A leitura é ideal para fãs da autora que queiram dar uma olhada em como era o processo de criação da renomada escritora. Nessa pequena edição você vai encontrar seu primeiro trabalho (publicado apenas muitos anos após sua morte) marcado por um humor escrachado e ácido, algumas outras obras menores e uma introdução escrito por Chesterton. Dificilmente qualquer uma delas fica em pé por si mesma, é preciso partir de obras mais conhecidas da autora ou de algum conhecimento sobre ela própria e por isso eu não recomendaria a leitura para alguém que tenha simplesmente topado com ela por acaso. No final valeu a pena por despertar um interesse por Jane Austen que eu nunca pensei que teria, mas fica o gentil alerta para outros desavisados como eu.

Analice 16/06/2020

Atemporal
Interessante como uma história tão antiga ainda cative o leitor. Ao mesmo tempo engraçada é muito coerente com a época.

Elexandra.Amaral 10/06/2020

Morangos ácidos
O brilhante Chesterton não exagerou ao declarar no prefácio que nós, leitores, perderíamos muito se "Amor e amizade" não fosse publicado.
Como lhe é habitual, Austen nos brinda com textos muitíssimo bem escritos e divertidos. Neles a autora se dedica a destroçar a hipocrisia e arrogância de seus personagens, e, em acréscimo às nossas expectativas, faz-nos rir bastante a cada delicado e ácido parágrafo.

Kelly.Cris 13/05/2020

Contos de Austen
Pequenos contos de Austen em formato de carta sobre o amor e amizade. Os contos são entremeados de sarcasmo e críticas à literatura e sociedade da época.

Jacky 11/05/2020

Este livro foi meu primeiro contato com as obras da Jane Austen, o unico defeito que eu vejo nessas obras é elas serem imacabadas.
Eu adorei esse livro, a historia toda é contada por meio de cartas, gostei mto da leitura desse livro a leitura é bem fluida.
Gostei mto tbm das criticas que ele faz a sociedade da epoca.
Super recomendo pra quem gosta de livros classicos!

Monique @librioteca 08/05/2020

Nessa edição estão três histórias em formato de narrativa epistolar, escritas por Jane Austen entre os seus 14 e 17 anos. Nesses primeiros escritos, apesar de "rudimentares", já é possível notar a característica sarcástica e bem humorada com que Austen costuma criticar os romances clichês. Têm-se aqui, portanto, um vislumbre da originalidade peculiar que essa escritora genial viria à apresentar ao longo da vida. Vale à pena ler, para conhecer melhor essa 'Young Jane'.

site: www.instagram.com/cadernetaliteraria/

Arthur.Moreira 01/05/2020

Chaaaato
Alem da leitura muito rebuscada, que não me incomoda desde que o livro seja interessante, por se tratar de varias histórias e essas parecerem inacabadas, a leitura não foi boa.

Bruno.Dellatorre 18/04/2020

Gostei bastante
Vamos por partes:

AMOR E AMIZADE, que é o primeiro conto dessa coletânea, é uma história bastante temperada com bom humor, extremamente bem escrita, embora um pouco inverossímil. Dá para ler de uma vez só. O único fator que me incomodou foi que tudo pareceu acontecer rápido demais, muito de repente. Eu gostaria que essa história tivesse sido desenvolvida de maneira mais extensa, com a duração de um romance mesmo. Tenho certeza de que eu gostaria muito mais.

AS TRÊS IRMÃS vem logo em seguida. É um conto curtíssimo, de apenas 18 páginas (e olha que a edição que tenho é de bolso), mas ainda assim, é uma ótima história também. Por mais que seja beeem mais curto que AMOR E AMIZADE, achei essa segunda história mais bem desenvolvida, com um ritmo mais coeso, embora mais curta e menos empolgante. As personagens de AS TRÊS IRMÃS muito me interessaram. Eu também gostaria de vê-las mais exploradas em um romance.

Para finalizar, existe uma compilação aleatória de cartas, sem ligação entre si, cujo nome é UMA COLETÂNEA DE CARTAS (bem sugestivo aliás). Não sei muito o que dizer dessa parte. Cada carta me parece ser uma cena, que evidencia o comportamento social da época. Tudo feito de maneira bastante singela e discreta. Não são realmente histórias, nem sequer pequenos contos... são cenas da vida inglesa naquela época mesmo.

Em resumo, vale a pena conhecer.

Ana Luiza 06/04/2020

Meu primeiro contato com a autora.
Confesso que esperava mais. Na verdade, em alguns momentos, achei a narrativa lenta e arrastada. Senti a falta da ironia e do humor que ouvi falar dela. Existia sim, porém tão enrolado no texto que me fez me perguntar se realmente ela estava sendo sarcástica.

Não achei ruim o livro, só acho que, às vezes, não funcionou comigo. Porém respeito muito sua obra e como primeiros trabalhos, é normal que algumas coisas precisassem ser melhor trabalhadas. Demorei a escrever minha opinião aqui porque quis digerir a história primeiro.

Enfim, não é uma leitura que "AMEI" ler. Porém como primeiro contato com a autora, estou ainda muito decidida em ler outros livros, principalmente os mais consagrados, como Orgulho e Preconceito e Emma.

Edmar Lima (@literalgia) 05/04/2020

Amor e amizade
A edição de "Amor e amizade" da Tag Experiências Literárias, reúne, além do conto que dá nome ao livro, outros dois intitulados "As três irmãs" e "Uma coletânea de cartas". Os três são escritos no gênero epistolar, ou seja, em cartas. Particularmente, esse é um gênero que não me agrada, pois é difícil o autor conseguir aprofundar os personagens e explorar os ambientes através de cartas. Porém, Austen conseguiu nessa obra. A personagem Laura, do primeiro conto, reproduz os diálogos com as outras personagens em sua escrita, o que facilita a compreensão do desenvolvimento da história. O segundo conto, o meu favorito, é irônico e divertido, cada irmã é única em sua personalidade e deixam saudade ao fim da leitura, gostaria que a história se alongasse um pouco mais para vermos o desenvolvimento do clímax da trama, mas entendo que Austen tenha escolhido deixar o final aberto. O último conto é peculiar, pois não é bem um conto, na verdade, ele abre portas para várias histórias que poderiam ser escritas a partir de cada carta.
No geral, meu primeiro contato com Jane Austen me surpreendeu. Não esperava que sua escrita me tirasse risadas e a maneira como a autora ironiza a escrita romântica da época, com o amor exagerado e quase cômico, é o que faz de sua obra tão única. Com certeza não ficarei apenas nesse livro, não vejo a hora de partir para uma próxima leitura de Austen.

Fabiana 29/03/2020

Entendo que algumas das histórias foram criadas quando a autora ainda tinha 14 anos, mas não consegui me envolver completamente em algumas das cartas. Algumas histórias pareciam supérfluas. Alguns dos romances de Jane Austen são meus favoritos, mas este livro não me cativou como eu esperava.

@leitoradassombras 23/03/2020

Perfeito!
Meu primeiro contato com a escrita da Jane Austen, e to satisfeitíssima. Me senti tão conectada com o livro e grifei muitas partes. ??

Fabiana 22/03/2020

Não conheço a obra de Jane Austen, contudo, uma das características que todos citam é a capacidade de criticar seu tempo. Essa é uma obra de quando a escritora estava ainda em amadurecimento, praticamente adolescente (segundo a TAG, que a enviou para os assinantes) e já observei que a crítica à sociedade da época é realmente bem contundente. Terei que ler outras, para formar uma opinião a respeito.

Cina 12/03/2020

AMOR E AMIZADE
Minha primeira experiência com Jane Austen - E me peguei varias vezes rindo dos desmaios das personagens.
Este livro contém obras curtas e histórias que foram escritas por Jane Austen ainda na adolescência - Todos textos são narrados em forma de carta.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6