Amor e Amizade

Amor e Amizade Jane Austen

Resenhas - Amor e Amizade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carla.Dornelles 11/03/2020

Um livro muito bacana, onde Jane Austen mostra sua sagacidade e inteligência de sempre!

Márcia Luz 11/03/2020

Primeiro livro da autora
Foi uma experiência interessante, mas não creio que gostei do estilo de escrita do livro. Tentarei ler alguns outros da autora pra ver se julguei errado.

Haninha182 09/02/2020

É verdade esse bilhete
Trocar bilhetes com a amiga da escola. Foi assim que me senti lendo essa obra da Jane Austen.
A cumplicidade entre essas mulheres que falavam de tudo e de todos me é familiar e acredito que seja com todo mundo, pois todos temos amigos com quem confidenciar o que sentimos e pensamos.
Aconselho essa obra pra quem tem saudades dos bilhetinhos da escola.

Ãnimo Total 05/02/2020

null
" Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas."

Jefferson Vianna 11/10/2019

Cartas poéticas, irônicas e por vezes sarcásticas, assim como o Amor e a Amizade.
Ninguém pode contestar o talento de Jane Austen. Ouvi e li muitas criticas em relação a este livro, criticas de leitores que comparam a obra “Amor e Amizade & outras histórias” com “Orgulho e Preconceito”, avaliando-o como “ruim” e desqualificando a evolução da autora, visto que Jane Austen escreveu e publicou “Amor e preconceito” aproximadamente aos 14 anos, ou seja, com pouca experiência literária se comparado ao período em que escreveu “Orgulho e Preconceito”. Confesso que fiquei bastante surpreso com a escrita poética, irônica e por vezes sarcástica da autora. O livro é muito bem escrito, os personagens são cativantes e o enredo desperta total interesse dos leitores. O livro é composto basicamente por cartas, escritas por Laura, onde a personagem narra os seus infortúnios amorosos. A autora possui uma facilidade impar para descrever de forma sarcástica os inúmeros clichês das histórias de amor da época, como por exemplo: o amor à primeira vista, a descoberta deste sentimento e os meios para se viver com ou sem ele. Uma leitura descontraída e prazerosa. Recomendo!

Ronaldo.Dalbianco 29/09/2019

Uma pequena e cativante novela.

Vanessa 29/09/2019

Leve, imprevisível e divertido
Amor e Amizade traz esse lado (que eu não esperava) da Jane Austen.
Achei a tradução ótima, não sendo nada complicado de entender a narrativa.

Essa edição particular traz três histórias: Amor e Amizade, as Três Irmãs e uma Coletânea de cartas . Todas elas apresentadas de forma epistolar.

Amor e Amizade é a primeira e principal história desta edição, sendo também a mais imprevisível. Quem lê a primeira carta contida nessa história, não pode prever o desenvolvimento e seu final.

As Três Irmãs não é tão imprevisível mas é, também, divertida ao mesmo tempo que ironiza os motivos mais mesquinhos que rodeiam a tomada de decisão de um casamento na época.

Uma Coletânea de cartas é um bom passatempo para se envolver numa pequena história, quase com um conto, diferente a cada carta. É interessante porque reflete, de fato, a sociedade da época de Jane Austen.

Considerando que a Jane Austen escreveu esse livro, aproximadamente, aos 15 anos e, aparentemente, para entreter a sua família, achei legal e divertido.

Só achei que as histórias terminaram de forma abrupta demais, como se tivessem vivido além daquilo e alguém só parou de contar a história para nós. Mas, ao mesmo tempo, reflete o tipo de obra da autora (romances domésticos) e dá uma sensação de que os personagens perduram além do livro.

Ronivon.Rocha 10/08/2019

Não empolga
O livro retrata a sociedade fútil de uma época, mas a leitura não é empolgante.
Vocabulários simples, histórias simples, sem surpresas, nem aprendizados.

Conça 04/08/2019

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
A Tag comemorando seus 5 anos de existência e, presenteando seus associados com tamanha riqueza, nos enviando esse mimo de uma autora digna de tamanho e qualquer título.

Com personagens cheios de atitude na época, Jane Austen nos conduz para reflexões e questionamentos que ela mesma já fazia em seu tempo.
Foi um combo extraordinário de ler: Amor e amizade, além de irônico e sarcástico traz uma mordaz à nossa Laura, com tantas perdas segue o conselho da amiga: ?enlouqueça com frequência que quiser; mas não desmaie?.
Quanto As três irmãs, muito hilário e não consegui por um minuto sequer, deixar de lado o prazer de curtir a querida Srta Mary com sua condições para o casamento.
A coletânea de cartas, cada um dou seu mérito e razão foram extremamente ricas e cheias de momentos ímpar.

Espero poder ter a oportunidade de ler muitos livros de autoria da ilustre Jane Austen.

Tamires 02/08/2019

Amor e Amizade & Outras Histórias, de Jane Austen
A jovem Jane Austen já era tão divertida, irônica e com olhar profundamente apurado a respeito de sua sociedade quanto a Jane Austen madura de Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Emma, Mansfield Park e Persuasão. A Abadia de Northanger, é importante ressaltar, embora tenha sido publicado depois da morte da autora, foi escrito entre 1798 e 1799, quando Austen tinha por volta de 23 anos.

“Jane Austen não foi inflamada ou inspirada, ou sequer levada a ser um gênio; ela simplesmente era um gênio. Seu fogo, o que ela tinha de fogo, começou com ela mesma; como o fogo do primeiro homem que esfregou um graveto seco em outro.” (Prefácio de G. K. Chesterton, p. 14.)

É interessante perceber, lendo esses escritos juvenis, que Austen já tinha o seu recorte temático bem estabelecido e o dominava muito bem desde… sempre. É preciso um olhar muito apurado para escrever romances de costumes, para retratar a sua sociedade de forma tão precisa e, no caso de Austen, levemente debochada.

Amor e Amizade & outras histórias contém as narrativas epistolares Amor e Amizade, As três irmãs e Uma coletânea de cartas. Na primeira história, acompanhamos as desventuras de Laura, narradas por ela mesma, que ironizam o comportamento feminino clichê da época, regados a muitos (muitos mesmo!) desmaios, chiliques e arroubos inconsequentes. As três irmãs, meu favorito desse volume, fala sobre um pedido de casamento nada romântico (porém muito divertido) em que o noivo propõe casamento à irmã mais velha, no entanto não se importaria em se casar com qualquer outra das irmãs mais jovens. O casamento visa primordialmente firmar laços com determinada família. Quem já leu Orgulho e Preconceito tem a impressão de estar lendo um protótipo do que seria o Sr. Collins! Aliás, é impossível não ouvir ecos dos personagens ou situações dos romances de Jane Austen nas três histórias desse volume da juvenília. É como se eles já estivessem ali naquelas cartas, esperando para tomar vida em forma de romance. A história que fecha o livro, Uma coletânea de cartas, brinca com a ideia de amor à primeira vista, exaustivamente tratada em romances como algo natural e até corriqueiro, mas que, cá entre nós, é a coisa mais difícil de acontecer na vida real.

“Enlouqueça com a frequência que quiser; mas não desmaie.” (de Amor e Amizade, p. 58)

“A felicidade perfeita não é patrimônio dos mortais, e ninguém tem o direito de esperar uma felicidade ininterrupta.” (de Uma coletânea de Cartas, p. 110)

“Há certa sensatez na pessoa que se apaixona à primeira vista.” (de Uma coletânea de Cartas, p. 116)

Amor e Amizade & outras histórias chegou para mim de presente, como mimo da caixinha de julho da TAG Curadoria, integrando um box de clássicos que ainda contém A mão e a luva, de Machado de Assis e Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare. A edição é uma gracinha, no formato de caderno moleskine (foto abaixo)! Mas se você não é assinante da TAG Experiências Literárias e deseja ler a juvenília de Jane Austen, uma edição de mesmo conteúdo já foi lançada pela L&PM Pocket (com prefácio maravilhoso de G. K. Chesterton, com trecho destacado acima). A Companhia das Letras também já lançou uma edição com vários textos da juvenília de Jane Austen e Charlotte Brontë que vale a pena conferir!

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-amor-e-amizade-outras-historias-de-jane-austen/

Alê Ferreira 27/07/2019

Traída no amor e enganada na amizade
O título não prepara para um romance açucarado e meloso, mas na verdade ao catorze anos, a autora já começara a brincar com o sarcasmo. As críticas ácidas, veladas por sob o manto do amor romântico, na verdade descortinam exatamente o oposto. Onde se propaga amores arrebatadores ele só se sustenta pelo interesse no dote e na posição financeira, e a amizade a que o título remete, na verdade, não passa de um engodo nas relações egoísticas.
Nesses textos epistolares, as personagens, as tramas e cinismo que encontramos, estão como que a anunciar a fórmula de sucesso que ela desenvolveria mais tarde nos seus grandes romances.

Carla Valle 01/09/2010

Perserverança
Ainda bem que a prática leva a perfeição e Jane Austen foi perseverante. A maturidade da autora foi fundamental para a composição de suas melhores obras, no meu gosto Orgulho e Preconceito, Emma e Persuasão.

Tarsila 03/02/2011minha estante
Uau. Não mencionou Razão e Sensibilidade. É daquelas pessoas que acham Marianne chata? Porque eu sou igual a ela...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6