Comunidades Imaginadas

Comunidades Imaginadas Benedict Anderson

Resenhas - Comunidades Imaginadas

Ana Luíza 06/05/2020

Apesar da falta de costume em ler esse tipo de livro, gostei bastante. Dentre diversos pontos que eu nunca havia parado para analisar e refletir, o capitalismo editorial como um dos sustentáculos dos nacionalismos foi o maior deles. Além disso, adorei sobretudo dois detalhes: a deseuropeização dos exemplos utilizados e a menção aos romances literários e o papel que eles cumpriram nesse "imaginar" a nação.

yuri29 09/02/2015

Obra de referência.
O livro de Benedict Anderson, só pela sua existência, prova a ousadia e coragem que o autor teve. O tema tratado nesta obra é o nacionalismo, desde as suas origens até os fatores que levaram à sua constituição. O assunto não é fácil, pelo contrário, de extrema complexidade, mas nas mãos de Benedict Anderson ganha nova roupagem, uma aparência mais amigável, facilitando assim o entendimento tanto de quem trabalha na área, como aquele indivíduo que procura mais informação acerca do tema.
Um dos fatores que merece ser destacado é a erudição do autor concernente aos eventos nacionalistas que estiveram e estão presentes no mundo. Destaque para a abordagem sobre a Suíça, país que eu sempre tive curiosidade de conhecer e saber porque ficou unido mesmo sendo uma região assolada por heterogeneidades.
Benedict também trabalha com o caso indonésio, que é sua especialidade, porém, este último mostra-se como um dos mais difíceis pra mim.
Concluindo, pois não desejo estender-me muito neste PARECER, o autor realiza uma abordagem extremamente interessante e disseca o tema, explicitando suas origens, causas e consequências. "Comunidades Imaginadas" é uma leitura altamente recomendada para quem trabalha com o tema nacionalismo ou não.