Tower of Dawn

Tower of Dawn Sarah J. Maas

Resenhas - Untitled Novella #1 (Throne of Glass)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 13/09/2017

Os eventos deste livro ocorrem ao mesmo tempo que os eventos em Empire of Storms. Chaol vai apelar aos governantes para se aliarem com Dorian. Ele também se encontra com os curandeiros do reino, para curá-lo e ajudá-lo a caminhar novamente. Yrene Towers é a curandeira mais poderosa e escolhida para curar Chaol, mas a início ela parece odiar ele. Para quem não lembra, Yrene, apareceu em uma das novelas no livro "The Assassin's Blade".

A trama principal é sobre curandeiras sendo mortas ou perseguidas e tudo indica ser coisas dos Valgs. Yrene and Chaol tentando descobrir o motivo dessa perseguição. E Yrene tentando curar Chaol. Mas para mim, a trama principal foi o romance.
Acho que SJM escreveu esse livro para redimir e concertar o que fez com o Chaol, para recuperar o personagem, que ficou chato no último livro que apareceu. Para introduzir um novo amor na vida de Chaol e acabar com os sonhos e esperanças de quem ainda queria Chaol e Celaena.

Eu gostei da família real do continente do Sul, principalmente de Zatarq.
Nesryn nunca foi meu personagem favorito, os capítulo dela sempre foram os mais lentos. Começou a melhor depois que ela saiu para uma aventura com Zatarq.
Yrene, não é típica guerreira, mas é super importante com seu poder de cura. Ela cresceu muito desde "TAB" e mal posso esperar para o reencontro dela com Celaena.
Eu gostei que SJM, deu voz a Chaol, depois de ter o silenciado em outros livros.

Temos uma revelação SUPER importante sobre Maeve, mas o que mais temos é romance e construção do mundo, então se preparem para um livro bem lento. O que era para ser uma novela, virou um livro de quase 700 paginas. Deveria ser bem menor.
Ja falei isso antes e vou falar de novo, ODEIO, qndo SJM, adora demais um personagem. ODEIO qndo ela fala, "Rowan o mais poderoso de todos, bla bla bla". Ela faz isso com todos personagens principais. E mesmo que Rowan não tenha aparecido nesse livro, ela ainda sim escreveu sobre ele, e só para dizer isso.
Já entendemos, ele é lindo, perfeito, maravilhoso. Tenho medo de acabar odiando ele por isso. :/

Em geral eu gostei do livro, mas porque gosto de romances e porque sempre gostei do Chaol. Se você não gosta do Chaol ou de romance, o ponto mais importante é o passado de Maeve e esse capítulo você pode encontrar por aí na internet. Enfim, apesar de amar a série e mal poder esperar pelo último livro, acho que já deu. Acho que já está na hora de acabar, antes que todos percam o interesse.

Nic @cortedelivros 20/10/2017minha estante
Tb odeiooo quando a sarah fica idolatrando personagem, foi por isso que no último livro detestei a Manon, a sarah ficava toda hora falando o quanto ela era a mais linda e bla bla bla, peguei ranço da personagem! Nunca gostei do chaol, desde o primeiro livro, então nem sei se vou ler esse.

Camilla 16/04/2018minha estante
undefined

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 13/09/2017

Eu gostei da família real do continente do Sul, principalmente de Zatarq.

Nic @cortedelivros 20/10/2017minha estante

Camilla 16/04/2018minha estante
undefined

Maria1691 09/10/2017minha estante
Super concordo com tudo que você disse! Nesryn rainha do livro, sem mais. Yrene mostrou pro Chaol como se supera as coisas e como ser forte, o menino tava precisando aprender essas coisas, né?

anaatrigueiro 27/10/2017minha estante
Carava hein, podia avisar o spoiler né :(

whythai 18/12/2017minha estante

Nati - @livrosnstuff 04/01/2018minha estante
Coloca que tem spoiler, pelo amor dos deuses!!!! Não vale pegar as pessoas desprevenidas D:

Gabi 05/01/2018minha estante
Não faz isso com a criatura, põem um aviso ;-;

Clara 06/01/2018minha estante
Pronto, mudei pra avisado, sorry

Michelle 28/07/2020minha estante
Sou como você, amo a serie mas não gosto de Chaol, nem sei porque as pessoas gostam dele. O modo como ele agiu nos livros anteriores foi muito chata. Eu li esse livro pois seria importante para a história, mesmo gostando dos outros personagens acho que da série toda esse é o que menos gosto. Simplesmente por causa de Chaol.

Samira Zorkot 09/09/2017

Comecei Tower of Dawn sem nenhuma expectativa e com um spoiler enorme que não fazia sentido. Mas tenho a dizer que esse foi mais um grande trabalho da Sarah J Maas. Deu pra conhecer muito mais sobre o Chaol e entender os problemas e a história de vida do personagem, coisas que desde Throne of Glass a gente vinha se perguntando.
Esse livro é essencial antes do final da série, com revelações sobre os Valg e Maeve além de mostrar todo o continente sul que nunca foi abordado claramente na série.
Amei demais.
Ana.Paccola 09/09/2017minha estante
Me ilumina pq tô meio perdida, esse tb faz parte da série throne of glass?

Samira Zorkot 10/09/2017minha estante
Sim, ele vem depois de Empire of Storms. A Sarah disse q tinha q ler esse livro senão a gente ia perder uma grande parte da história. E é bem isso mesmo, o livro é bem bom, mas diferente do que acontece na série. Meio q uma continuação de Empire of Storms.

Lori 10/09/2017minha estante
Eu também comecei o livro sem esperar muita coisa e me apaixonei completamente pelo continente sul (e pelo Sartaq ?). Realmente uma grande obra da Sarah e quem optar por não ler por causa do Chaol vai ficar super perdido em ToG7.

Ana.Paccola 10/09/2017minha estante
entendi. E agora a série throne of glass acabou?

Samira Zorkot 11/09/2017minha estante
Não, ainda tem mais um livro que é o final, que vai ser lançado em 09/2018. E parece que ela ainda vai escrever um spinoff sobre um dos personagens da série.

Ana.Paccola 12/09/2017minha estante
Kkkkkkkk essa sarah maas é a melhor! Muito obrigada pelas informações!

Layla 07/09/2017

"Eu estava rezando para o Eterno Céu e todos os trinta e seis deuses que você dissesse sim."
Incêndio. Espero que vocês nunca tenham lidado com um antes ou, se tiveram, que tudo tenha corrido bem. Porque incêndios são perigosos. São mais do que mera propagação do fogo e seu terrível estrago, mais do que o ato de acender o mundo em chamas que lambem qualquer coisa possivelmente inflamável.

Eles são destruição, pura e simples.

E o que vocês fazem, ou pelo menos o que são ensinados a fazer, quando se deparam com um incêndio? Vocês devem procurar ajuda, gritar ou ligar ou chamar por ela; ou tentar, por si só, apagar o fogo, com o extintor certo, do jeito certo.

"Ela limpou a garganta, pronta para gritar.

Não sobre estupro, não sobre roubo - não sobre alguma coisa que covardes se esconderiam. Grite sobre fogo, a estranha a instruiu. Um perigo para todos. Se você for atacada, grite sobre um incêndio."

Resumidamente, vocês tomarão cuidado ao lidar com ele, seja sozinhos ou com companhia. Ninguém ensinou a vocês ou a mim ou a nós, céus, que devemos nos atirar ao fogo, abraçar a quentura das chamas e dançar com elas. Ninguém. Sarah - Aelin demonstrou o perigo do fogo. Ele nos foi escrito, praticamente desenhado e aprendido com a experiência que a pura destruição de suas páginas causam. Nós conhecemos os riscos, sabemos que podemos sofrer e que podemos rir e chorar e amar e, consecutivamente, perder. A gente viu. A gente leu. A gente sabe.

E mesmo assim mergulhamos, ávidos, nas labaredas.

Definitivamente, é o que fazemos ao acompanharmos Aelin e Rowan e Chaol e Dorian e Manon e Lysandra e Aedion e todos aqueles personagens maravilhosos que Sarah criou. Eles são, de fato, maravilhosos. Únicos. E puro fogo.

Tower of Dawn é puro fogo.

Tocá-lo... sentir sua intensa luz e calor... causa estrago, causa queimaduras, causa ferimentos. E ferimentos, sejam eles quais forem, causados por incêndios ou não, levam tempo para curar, para cicatrizar, para fazer renascer o tecido que ali foi prejudicado.
E mais do que isso, além dos machucados físicos, dos ralados nos joelhos, dos cortes nos dedos, dos ossos quebrados e corações apunhalados - literalmente ou não -, existem também as feridas psicológicas. Feridas que vão além de uma coluna dilacerada, feridas que vão além de um par de pernas que não podem mais andar.

"Há escolhas no meu passado de que me arrependo. Mas posso apenas seguir em frente - e tentar consertá-las. Lutar para ter certeza de que elas não aconteçam novamente. O que não posso fazer enquanto estou nessa cadeira."

Em ToD, acompanhamos Chaol em sua jornada para conseguir a cura, para conseguir que algum curandeiro lhe devolva, de algum jeito, a chance de andar. Contudo, ele se vê diante da perspectiva que seu estado, sua ferida, vai além de seu corpo. Não só o físico o impede de andar - há um ferimento também em sua psique. E é mais do que a dor de promessas quebradas e o peso do mundo, de como ele é e de como poderia ser, em seus ombros. É mais do que culpa e tristeza e o sentimento de que ele falhou - falhou consigo mesmo, com os outros, com seus amigos e seu povo. Uma... escuridão que não é natural está na base de seu corpo, por sua coluna e pernas e pés. E a escuridão está impregnada ali, se alimentando dele, como um parasita se alimentando de seu hospedeiro.

Que sorte que a melhor curandeira da Torre estava lá para ajudá-lo. Sorte... ou destino. Acaso ou coincidência. Um encontro com uma estranha corajosa e gentil em uma noite qualquer ou mera obra de nossos corações, ansiosos para encontrar laços onde pode não haver nenhum. Vocês decidem.

"E conforme Chaol voltou para o castelo iluminado através da cidade, ele pôde jurar que um peso em seu peito, em seus ombros, desapareceu. Como se ele tivesse vivido com ele por toda a vida, inconsciente, e agora, mesmo com tudo o que se reunia ao redor dele, ao redor de Adarlan e daqueles com que ele se importa... Quão estranho era aquilo.

Aquela leveza."

Mas eu sei, e vocês saberão também, quando lerem, que foi tudo planejado - tudo lindamente planejado.

Antes de eu contar como foi minha experiência com este livro, devo descrever-lhes como era - notem o verbo no passado - minha relação com o Chaol: eu não o suportava. Era irritante, para mim, ler uma cena em que ele estivesse, ver sua atitude diante de Aelin e como ele a tratou durante muito tempo. Quando soube desse livro, que a Maas não publicaria a continuação de Império das Tempestades para antes lançar esse ponto de vista, um ponto de vista do Chaol, ainda por cima, quando poderia ser de tantos outros, qualquer um... eu fiquei muito brava. E desanimada. Após anos acompanhando os lançamentos de Sarah assim que eles chegavam às prateleiras dos gringos, decidi que não faria o mesmo desta vez. Até que.

Até que me vi, no começo de setembro, encarando um anúncio que contava quantos dias faltavam para Tower of Dawn sair. E faltavam poucos dias. Vi-me surpreendida por ter esquecido e decidi, naquele momento, que daria uma chance ao livro... que daria uma chance ao Chaol.

E agora, olhando para trás, com a leitura concluída, nunca achei que gostaria tanto do Chaol como gosto agora. Eu o compreendi e, mais do que isso, o perdoei, assim como ele se deu uma chance de entender e se perdoar. Foi ótimo vê-lo crescer, vê-lo buscar a cura física e psicológica de tudo o que lhe afligia.

O livro contém três narrações: de Chaol, de Nesryn e de Yrene. Yrene fora uma surpresa muito bem vinda e apreciada, já que no começo do livro eu tinha minhas reservas quanto aos outros dois protagonistas e ela me agarrou de jeito na leitura. Aprendi a apreciar a visão de Chaol também, e não tão lentamente quanto acreditei que pudesse acontecer. Foi de forma rápida, natural e tranquilizadora... como se fosse pra ser, como se Sarah tivesse tramado tudo isso (o que acho, com noventa e nove vírgula nove porcento de certeza, que foi o que ocorreu). Já Nesryn... demorei para me ver ansiosa por seus capítulos. Nunca fui grande fã da personagem também, mas ela cresceu no meu conceito com este livro e, após terminá-lo, vi porque Sarah o publicou antes da continuação de IdT, entendi o que ela queria e porque precisava fazê-lo.

Eu amei cada página. Agradeço a Maas pela oportunidade de conhecer a fundo Chaol, por deixar-me vestir a sua pele e carcaça por algumas centenas de páginas.

E se vocês se perguntam o que Chaol e Nesryn e Yrene poderiam acrescentar na saga de Aelin, eu digo-lhes, sem spoiler, é claro, que ele dará a ela e Dorian aliados. Dará novas perspectivas para a grande guerra. Dará informações chocantes que podem virar o jogo. Eles só têm coisas boas a contribuir com a corte de Aelin, a corte que mudará o mundo. Chaol ajudará, passo por passo, mesmo que tenha que recorrer a bengalas e cadeiras-de-roda de vez em quando. Ele seguirá em frente, assim como nós, nessas idas e vindas ao fogo. E sim, nossos queridos personagens, distantes e lutando batalhas intensas, são citados. Boa parte deste livro ocorre junto dos acontecimentos de Império da Tempestade, e ainda temos, no último capítulo, um sofrido ponto de vista de Aelin. Um curto ponto de vista e de dar dor no coração. Mas a cavalaria está indo. A vingança está chegando.

E um aviso... ou fagulha, para iniciar em vocês a pequena chama que arde em mim. Talvez vocês queiram revisitar uma história. Um conto de Aelin, em Lâmina da Assassina, mais precisamente. Um conto em que ela ajuda uma estranha a reencontrar seu caminho, seja ele para onde - ou quem - for.

"Ele a chamou de monstro. Por causa do poder dela, pelas ações dela, e ainda assim...

Ele não a culpa.

Ele entendeu.

Que talvez ela tenha prometido coisas, mas... ela mudou. O caminho mudou.

Ele entendeu."

Com um cenário político intrigante e romance e reviravoltas e perdão e renascimento e segundas chances, Tower of Dawn é impossível de largar. Por mais que queime, arda, e por maior que o incêndio seja. Abrace-o com vontade. Vocês não vão se arrepender.

site: http://leitorasinquietas.com.br/
vivi.vieira.S.12 07/09/2017minha estante
Queria poder ler agora
Pq so pelo começo fiquei altamente curiosa

Layla 07/09/2017minha estante
Hahaha depois você lê! É um livro cheio de tiros, isso resume bem toda a resenha

vivi.vieira.S.12 07/09/2017minha estante
Nossa ja quero ler para ontem

steph (@devaneiosdepapel) 08/09/2017minha estante
Tenho que ler o 5 pra entender esse? Porque eu meio que abandonei a série no livro 4...

Layla 08/09/2017minha estante
S, aconteceu muita coisa no 5 que é citada e você vai ficar meio perdida. Vai pegar alguns spoilers também, mas se quiser ler pelo Chaol mesmo assim, vale a pena

steph (@devaneiosdepapel) 08/09/2017minha estante
Entendi... Tô muito decepcionada com a autora, sabe?! Queria ler esse só pelo Chaol mesmo, que dúvida rs

Mas obrigada :}

Layla 08/09/2017minha estante
Entendi. Acho que, dependendo dos seus motivos de ter abandonado, claro, com a leitura desse livro você pode até se reanimar com a Sarah. O Chaol e a história dele evolui muito. Só fico preocupada com o tanto de spoilers que você vai pegar msm. Qualquer coisa me manda msg, aqui ou no ig mesmo, que te explico melhor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6