História de quem foge e de quem fica

História de quem foge e de quem fica Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e quem fica

Stella Paul 29/01/2024

Livro muito bom!!!
Uma vez que vc já está totalmente envolvida na história e nos personagens, tudo se torna ótimo. Eu gosto muito do jeito que a Elena narra os acontecimentos de forma rápida e sem se prolongar muito nos detalhes quando eles realmente não interessam muito, isso é simplesmente perfeito kkkk

Marcelha.Leone 28/01/2024

Terceiro livro da série, tenho demorado muito pra ler, a história possui algumas reviravoltas, mas ainda assim as vezes fica cansativo. Apesar pretendo iniciar o último livro agora que terminei esse.

Ingrid Bays 25/01/2024

Lenu, coragem!
Até agora o melhor. Me senti correndo atrás da Lenu, impulsionando ela. Quantas reviravoltas a vida é capaz de proporcionar!

-Koraline 24/01/2024

Ao contrário dos outros livros, essa história é muito mais focada na vida da narradora do que em Lila, e gostei bastante disso, o único problema é que só ficou realmente interessante depois que Elena se casa, o que acontece mais ou menos na metade do livro, antes disso não teve nada de importante, mas estou curiosa para o desfecho.
priscyla.bellini2023 24/01/2024minha estante
A maioria das pessoas acha que a série cresce em qualidade, acho que sou uma das poucas que acha o primeiro livro o melhor. Ksksk Também gostei menos desse.

Helenasoaresm 24/01/2024

História de Quem Foge e Quem Fica
Eu estou apaixonada nos livros dessa série e com esse não foi diferente. Passei o livro angustiada com a situação da Lenu que sempre se sujeita a situações horríveis, ela criou pra ela um mundo de comparação tão injusto e exaustivo que é insustentável. Agora o final, nem sei o que pensar, eu não esperava por isso, fiquei pensando até o último minuto que ela iria desistir. Tirando isso, adorei que nesse livro o contexto político foi mais explorado. É isso, elena ferrante me ganhou.

laura retamero 22/01/2024

Não é uma resenha
Meu deus eu to muito chocada com esse livro e esse final, realmente não tava esperando e não sei o que pensar

Januska 22/01/2024minha estante
Eu tô com tanta raiva por ela ter sido tão burra

malu 18/01/2024

Não sei mais o que dizer sobre elena ferrante. terminei o terceiro livro da série sem ter o quarto em mãos e parece que estou em abstinência. não sei oq será de mim quando acabar, não quero abandonar a elena greco.

Thales Valois 18/01/2024

Terceira parte desta história. Cheguei à parte onde sinto uma Elena que conheço relativamente bem: àquela onde a protagonista é uma mulher adulta, com filhos, bem sucedida, mas com muitas frustrações e com um passado napolitano fantasmagórico, assim como encontrei em A Filha Perdida e em Dias de Abandono. As duas primeiras partes, A amiga Genial e História do Novo Sobrenome foram experiências bem diferentes e muito apaixonantes pra mim. Nesta terceira parte estava em casa, previ situações, enfim, pois autores se repetem, mas ainda estou amando, continuo muito envolvido. Próxima parada: como Elena escreve sobre a velhice. Que experiência, que acontecimento, senhores.

Nath 18/01/2024

Não acredito na burrice da Lenu
A amizade entre Elena e Lila cede espaço, como tema central, para a crescente tensão social na Itália das décadas de 60 e 70. A desigualdade, pano de fundo sempre presente nas histórias do bairro, ganha protagonismo quando Elena ?foge? e Lila fica em Nápoles.

Elena, a narradora, consegue se formar, escrever e publicar um livro, o que lhe abre as portas da academia e dos jornais. Ao longo do livro, porém, fica claro o confronto entre a idealização que ela fazia do que seria a vida fora do bairro e a realidade. Há um abismo intransponível que a separa de um mundo ao qual ela não pertence porque não nasceu nele, porque falou dialeto na infância, porque os costumes das mulheres do bairro são diferentes. Toda a bagagem cultural que ela adquiriu ao longo dos anos de estudo ainda não a fazem se sentir como parte de outra camada social. Mais do que tudo, Elena, em sua ânsia de se sentir adequada, busca o tempo todo um papel que não lhe serve.

Presa em um casamento infeliz, sob o peso dos cuidados com a casa e as filhas, Elena começa a questionar suas conquistas e a colocar na linha de frente de ataque, mais uma vez, sua relação de dependência de Lila. O trecho em que ela se enxerga como uma pessoa medíocre é daqueles que a gente grifa só para achar sempre que precisar de conforto.

Já adultas, as duas se distanciaram, ainda que sigam presentes uma na outra. Lila, que ficou, começa o terceiro livro em situação deplorável, vivendo em um bairro pobre de Nápoles, em um casebre que ela sustenta ao lado de Enzo com longas horas de trabalho na fábrica de embutidos de Soccavo. Ao tratar do movimento operário e do envolvimento da pequena burguesia com essas correntes, Ferrante também expõe as contradições sempre presentes no discurso daqueles que querem saber melhor como é estar no lugar do outro. Estimulada a voltar a escrever, Elena repensa como todos os personagens femininos importantes da literatura mundial são ?autômatos de mulheres fabricados por homens?.

E vamos para o quarto e último livro?

Larissa 17/01/2024

Sem dúvida nenhuma esse foi o livro mais difícil de finalizar. Ao meu ver conforme a Elena vai ficando mais velha ela vai ficando mais chata. O livro se resume as palavras subalterno ou subalternidade perdi a conta de vezes que essas palavras se repetiram e toda hora ela ficava "Eu queria fazer isso", "eu queria falar aquilo", "queria ligar pra Lila" mas no final ela não falava ou fazia nada aquilo que estava falando.

Ela pode ser inteligente, famosa, rica, ter o marido, as filhas, a casa e a vida dos sonhos mas pra ela nunca vai ser o suficiente por que ela não é a Lila e NUNCA será. Ela quer ser como a Lila, quer tudo o que ela tem ou teve e um exemplo claro disso é como o livro acaba, acredito que ela nem queria tanto assim o Nino mas ela queria ter a sensação de ter ele enquanto a Lila não tinha, conseguir prender ele da forma que a Lila não conseguiu. Isso é completamente doentio.

Tô de saco cheio mas a escrita da Elena Ferrante me envolve demais e preciso saber o que aconteceu no final disso tudo.

victoria.maria 14/01/2024

é difícil saber o que dizer, deve ser porque eu também não sei o que sentir. elena ferrante nunca decepciona na escrita, ela é brilhante, única, uma escritora fora do normal, além do nosso tempo.

carlsensmith 14/01/2024

O fascínio que escraviza e conduz a ruína.
No penúltimo volume de Napolitanas, é preciso encarar duras verdades e uma delas é o lado feio de uma narradora não tão confiável. Outrora ver Lila sofrer reprimendas, desejei que Lenu voltasse a si durante boa parte desse volume.

É difícil de engolir cada sentença enquanto descordamos de suas atitudes descabidas que nada mais são do que o fruto de uma vida em torno de agradar a todos e suas próprias decisões deixadas de lado. Como se o clímax se explodisse em fragmentos letais e mostrasse ao leitor o quanto Elena Greco pode ser igualmente odiável.

Ferrante arrebata sem dó algum em uma narrativa arrastada mas não menos interessante com um fundo político sensacional e bem estruturado o cenário violento de Nápoles, fazendo com que nós, meros leitores, sejamos cativados mais uma vez.

É uma grande lição sobre amor, sobre uma amizade desmedida de limites e o quanto a dependência de aprovação de Lenuccia arruinam aquilo que tanto batalhou para conquistar: uma vida longe do bairro e de sua pobreza, distanciando-se cada vez mais da amizade cruel de Lila Cerullo.