História de quem foge e de quem fica

História de quem foge e de quem fica Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e quem fica

Raony 04/10/2017

Tem livros bons com títulos ruins. Poucos imaginativos no mínimo. Anna Karênina. Grandes coisas. Livrão, mas título meh. Só que livro ruim com título bom ainda não conheci.

Gabriel García Márquez. Melhor titularizador não há. "Cem anos de Solidão", "Crônica de uma morte anunciada", "A incrível e triste história de Cândida Erundina e sua avó desalmada". Aprende Tolstói.

A Ferrante já sabe. Livros bons com títulos bons. São títulos misteriosos. Mas os títulos não são bons por si, são bons depois que você termina o livro. E o mistério continua.

A amiga genial. Parece óbvio. A Lila é genial mesmo. Dai pow. Inverte. Quem é a amiga genial?

História do Novo Sobrenome. Qual? Carracci? Cerullo? Ariota?

História de quem foge e de quem fica. A Lenu foge e a Lila fica. Mas a Lila também foge, de certo modo. Então a Lenu foge e Nápoles fica? Bem, a Lenu definitivamente foge. Ou não? Quem foge do que e pra onde? Quem fica? Com quem? Aonde?

História da menina perdida. Esse é a Lila, só pode. Mas a Lenu não está perdida também? Pelo menos meu respeito e admiração ela perdeu nesse penúltimo livro. Francamente.

Pensando bem, esses títulos são tudo sobre a própria autora. A menina perdida? Ela que ninguém sabe quem é. Ela que foge e ao mesmo tempo fica, pois se esconde, mas tá lá. O novo sobrenome? Não só sobrenome, como nome também, o pseudônimo. A amiga genial? Aí sim, sem dúvidas: Elena Ferrante.
Cinthia.Barbosa 06/10/2017minha estante
Uau!!!! Amei a reflexão sobre os títulos. Falou tudo!!

Raony 14/10/2017minha estante
Tá errado ali. Não sei como edita. É Cândida Erendira. Erundina é a Luiza haha.

Isa 26/09/2018minha estante
Milan Kundera também é um bom titularizador quando quer: A Insustentável Leveza do Ser, A Festa da Insignificância, Amores Risíveis.

Deyse 21/05/2020minha estante
Estou há dias refletindo sobre os livros da tetralogia, tentando desvendar o que haveria por trás de títulos que parecem ser tão inocentes, mas que representaram muito mais sobre a obra do que um observador veloz conseguiria notar. Agora descobri o que eu tentava concluir sozinha: tudo isso que você falou. Exatamente isso.

Ana Clara 05/09/2020minha estante
Boa reflexão sobre os títulos!! Não tinha pensado!

letíciamazzucchetti 03/10/2020minha estante
Maravilhoso ??????

allcalina 02/12/2020minha estante
traduziu perfeitamente!

Ferreira.Souza 06/03/2021minha estante
muito bom , falarei mais no último da série

Gislane Oberleitner 21/03/2021minha estante
Adorei! Ahh, terminei esse #teamlila

Amanda Sperandio 11/05/2021minha estante
AMEI! Melhor reflexão que já li a respeito. Sempre penso o mesmo a respeito desses títulos e, com certeza, Elena Ferrante genial

Lilian.Araujo 08/02/2022minha estante
Fantástico!!! ??????

Aysllavanessa 13/09/2022minha estante
Que resenha meus amigos

Sarah Braz 26/09/2022minha estante
Excelente resenha. Reflexão sensacional

Karina504 28/12/2022minha estante
A escrita da autora, como nos livros anteriores é absurdamente intrigante, o tipo de livro que não dá vontade de parar e quando parava, ficava pensando no que havia lido, mas nos 10% restantes para finalizar o livro, todo meu respeito e admiração pela Lena se esvairam, que vontade de sacudir aquela moça e tentar colocar alguma coerência na cabeça dela...

Pedportes 08/01/2023minha estante
Aprende Tolstoi! Kkkkk

Luana1208 26/06/2023minha estante
SIMMMMM

Franciele 20/11/2016

Calmaria e Tempestade
Ferrante mais vez me surpreende nesse livro. Quando acho que já me acostumei a ela e que posso "prever" o que ela vai falar em seguida, vejo que na verdade não sei de nada, rsrs!
Esse livro tem tanta violência quanto os demais, mas por Lenu não estar no bairro as coisas em forma de notícia e o peso acaba sendo menor, mesmo que a situação seja "mais grave" que antes. Fascistas contra comunistas como pano do fundo, atentados, assassinatos e protestos. Tive a impressão de ele ser mais calmo e mais cotidiano, mesmo em meio a tempestade em que a Itália está vivendo.
Lenu e Lila são adultas, e esse livro compreende parte dos seus 25 - 30 anos (mais ou menos). Casamento, filhos e trabalho. Elas não estão tão próximas quanto nos outros dois. Lenu se casa e vai morar em Florença, enquanto as pessoas do bairro, continuam por lá.
Desde o final do segundo livro fiquei com muitas dúvidas, mas com uma certeza: Nino voltaria, e dessa vez seria pra fazer estrago. Uma parte de mim acredita cegamente nisso, mas a outra me lembra, "estamos falando de Ferrante e tudo pode acontecer". Então, não me arrisco a dar palpites!
Não sei você, mas eu tenho um problema grave com a Lila, desgosto muito dela, muito mesmo. E não sei se desgosto mais dela ou de Nino, cada hora um toma a frente, rs!
Acho os dois extremamente egoístas, dissimulados e inconsequentes. Tenho tanta empatia por Lenu que penso: "Por que se deixar levar os esses dois? Eles são horríveis". Acho Pietro um personagem simples, mas que desempenha papel importante, e ultimamente, concordo com ele quando diz que, Lila não ama Lenu, que na verdade a detesta pois gostaria de ter tido as mesmas oportunidades que ela. Que a amizade das duas pode ser rompida a qualquer momento, basta uma delas ter a coragem de falar umas verdades para a outra.
Esse parece ser um livro de transição, para um final que promete ser maravilho!
Ana Paula 25/11/2016minha estante
Nossa, mas o Nino me dá uma raiva também! Não sei como ela decidiu largar tudo pra ficar com ele. Doida pra ler o quarto volume!

Jeanne 29/11/2016minha estante
Às vezes, fico com raiva da Lenù por ser tão cordata, tão boa com a Lina.
Apesar de considerar Lina muito inteligente, a considero ingrata, invejosa, maldosa e dissimulada.
Lendo o 3º volume e louca para que chegue logo o 4º e último.

Mil 12/05/2017minha estante
undefined

Ana :) 26/05/2017minha estante
Eu penso justamente o contrário, detesto a Lenu. Ô criatura mesquinha, fica tirando inveja de onde há sofrimento, só consegue olhar o próprio umbigo. Sem falar que as histórias dela são sempre as menos interessantes. Ela em si é desinteressante.
Adoro a Lila. Compreendo que não é a perfeição em pessoa (e quem é?), mas acho que deu e dá muito mais a Lenu do que o contrário. Tudo que a Elena faz é uma espécie de cópia de algum pensamento ou criação da amiga que ela deseja que se dê mal várias vezes. E raramente lhe estende a mão quando está numa situação melhor, nem lhe passa pela cabeça ajudar. Lila teve uma vida 3 vezes mais difícil e ainda consegue tirar leite de pedra.
A prova maior é que a série é justamente o relato de Elena sobre sua vida com Lila e, acima de tudo, sobre Lila. Se fosse o contrário, não sei se me fisgaria.
Quanto ao Nino: blerg. Hahaha.

Flá Costa 19/08/2017minha estante
Não consigo pensar em um personagem de livro que eu tenha odiado tanto quanto odeio Lila. Falsa! Egoísta! Maluca! Aí me sobe uma raiva de Lenu por valoriza-la tanto!!!!

Franciele 22/08/2017minha estante
Rsrs, concordo com você Flá, Lila é odiosa mesmo!

eu 02/12/2017minha estante
Acontece que temos um relato enviesado sobre Lila. Não temos acesso aos pensamentos dela e temos que acreditar nas elaborações que a Elena faz sobre a amiga. Temos que levar em conta que a Elena é obcecada pela Lila, e que só resolveu contar a história como uma forma de vingança contra o sumiço dela.

Flavio 14/11/2018minha estante
Sim, sim concordo com o perfil de leitor ''eu'' : Lenu é uma narradora não confiável...
Fran, sobre as suas criticas á Lila: bem a Lenu tb não é flor que se cheire hehe. Uma das partes que fiquei mais puto foiq uando li ''Ah descobri aos 30 anos uma novidade, que não posso falar pra minha amiga que a queria morta''. VC É RETARDADA OU IDIOTA? POR MAIS FASCISMO E VIOLÊNCIA QUE TIVESSE PRESENCIADO É ÓBVIO QUE NÃO DEVEMOS FALAR TUDO O QUE PENSAMOS. VC FALOU TUDO O QUE PENSOU PARA D. ACHILLE OU PARA OS SOLARA? NÃO NÉ? ENTÃO TENHA NOÇÃO QUE SINCERIDADE NA ''AMIZADE'' NÃO É MAGOAR QUANDO SE É HONESTO EM MOMENTOS DE RAIVA. Enfim, isso nesse livro fora o final do livro anterior que ela vai la na fabrica de embutidos, quando a Lila trabalhava lá o dia inteiro em situações precarias para dizer que publicou o livro... Mas não digo tudo isso para defender uma ou outra personagem mas acho as duas complicadinhas hehe.

eneida 05/04/2017

Lenu e Lina estão agora na faixa dos trinta anos. Lenu fez muito sucesso com seu livro, porém depois sofre de um bloqueio e não consegue escrever mais. Continua cada vez mais insegura e achei que isto não ficou bem, esperava mais de Lenu, achei-a muito volúvel. Eu compreendi suas inseguranças na infância e adolescência nos outros volumes, mas esperava que sua inteligência lhe ajudaria a superar seus complexos.
A situação política dos anos sessenta e setenta é um fator que contribui para aumentar o clima tenso e explosivo, principalmente no que se refere a Lina.
Continuo admirando a escritora por sua capacidade de me fazer sentir, vibrar, torcer, sofrer e mais todas emoções possíveis, como se estivesse presente no livro, mas o desenrolar da trama me agradou menos neste volume
meriam lazaro 05/04/2017minha estante
Gosto da série e gostei da resenha. Vi que muita gente gostou do final desse volume

eneida 05/04/2017minha estante
Confesso que o fato dela ter deixado as filhas com uma vizinha, no meio do dia e com uma carta para o marido e a filha, me decepcionou. Eu esperava mais de Lenu.

meriam lazaro 05/04/2017minha estante
Sim. Pra foi chocante também. Pior que vi isso acontecer com alguém. Por isso não achei o final "feliz" como outras pessoas acharam. Sou mais um final tipo "As pontes de Madison". rssss

*pra mim...

eneida 05/04/2017minha estante
Gostei da dica de As pontes de Madison. Não conhecia. Vai pra minha lista ;-)

Manuella_3 10/04/2017minha estante
Seja bem-vinda, Eneida, add vc. Suas leituras são ótimas.

Eu amei a série napolitana e fiquei tão fã da Ferrante que já li todos dela, espero agora o fechamento desta tetralogia.

eneida 10/04/2017minha estante
Obrigada!

Pêpe 30/12/2023

Amoooo
No terceiro volume da série napolitana, Elena Greco e Lila Cerullo, chegam a fase adulta.
Lila que era considera uma menina prodígio, inteligente, agora vive as amarguras de uma vida difícil, tendo que trabalhar duro em uma fábrica, depois de tomar decisões precipitadas.Lila se separa do marido, tem um caso de amor com Nino, que some e aparece quando quer.
Já Elena, rompe com a família e com a pobreza e o bairro violento de Nápoles, completou o ensino médio e foi fazer faculdade, tornou-se uma escritora famosa, se casou com um professor universitário de uma família rica e tradicional, torna-se mãe e tenta conciliar seu papel de dona de casa, esposa mãe e escritora, mas o desejo de continuar ativa e intelectual é bem forte em sua vida.
Mesmo morando longe, Lila e Lenu se mantém unidas, mas sempre em conflito com os acontecimentos do cotidiano e sombras do passado.
Nino reaparece na vida da Lenu, em Florença e faz reacender todo o amor que ela tinha desde da adolescência, tirando totalmente seu foco e desestabilizando sua vida.
É uma história de amor, de relações familiares, de angústias de máfias de desafios.
Mais um volume maravilhoso de sua série.
Eu amei e recomendo.
Manu 30/12/2023minha estante
quais são os outros livros da série?

Rosieee 30/12/2023minha estante
@Manu
Primeiro livro: A amiga genial
Segundo livro: História do novo sobrenome
Terceiro livro: História de quem foge e de quem fica
Quarto livro: História da menina perdida
Você também pode pesquisar aqui no skoob "Tetralogia Napolitana" dá no mesmo.
Eu AMO essa tetralogia com todas as minhas forças. Boa leituraaaa!?

Jéssica Lenz 30/12/2023minha estante
Foi meu livro preferido da tetralogia

Bárbara Gomes 30/12/2023minha estante
Amo essa série!!!!!! O quarto livro é ainda melhor!

Bart 17/08/2021

História de quem foge e de quem fica
*Elena Ferrante*
Editora Biblioteca Azul, 2016 - 416 pág.
Bora falar de livro!!
E que livros essa mulher escreveu ?!
?????
Nos livros anteriores nos foi apresentada a "Infância, a Juventide",  e nesse nós temos "O Tempo Intermédio",
ou seja, aqui a inocência não tem mais espaço. A dinâmica  da narrativa também mudou, antes podia ser um pouco mais demorado, pelo romance, pela dor, agora... é como se a vida não permitisse ficar de "papo p/ar"... à medida que vamos envelhecendo precisamos correr atrás dos nossos objetivos, algo que é bem evidente nesse livro!!
Lenu e Lila partem p/as batalhas da vida adulta, e o furacão que se forma das amizades, das relações sociais e dos interesses individuais.
??Você homem, já parou p/se perguntar como é ser mulher num mundo comandado por homens???
Esse livro bate forte nisso, no envolvimento das causas sociais impulsionado pelas injustiças, do empoderamento através do conhecimento, do estudo...da maternidade... agora imagina esse conteúdo no contexto da década de 1970?! Nenhum homem vai conseguir trazer 1/3 do que as mulheres vem passando até hoje por nossa causa!!
??
Não é um livro "feminazi"... a narrativa embala o leitor num carinho, mas não deixa de mostrar e nos levar a refletir sobre!!
"Fruta que caiu", que livro!!
Indico demais!! Não dei spoilers!! ?
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Livia 17/08/2021minha estante
Depois dessa resenha não tem como não ler....

Bart 17/08/2021minha estante
Kkkkkkk
Por favo, não vá no oculista da sua cidade kkkkk se mantenha assim!!
Obg!!

Livia 20/08/2021minha estante
Só vc mesmo ???

Bart 21/08/2021minha estante
Kkkkkkkkk

Marina 24/10/2020

?É um livro que deu muito o que falar, está vendendo bastante.?
?Então ótimo, não??
?Sim, mas não para você. O que é que não funciona??
Apertou de novo os lábios, se decidiu:
?Não há grande coisa nele, Elena. Sob paixõezinhas e ânsias de ascensão
social você esconde justamente o que valeria a pena contar.?

Acabei o terceiro livro da série napolitana e resolvi escrever um pouco sobre ele, mais que nada, porque não fui capaz de escrever nada sobre os outros.

As relações entre Lila e Elena são complexas (abusivas, tóxicas, obsessivas), o envolvimento entre as personagens e Nápoles é angustiante, as relações amorosas também são difíceis e enquanto as protagonistas crescem e vão fazendo besteiras, fica cada vez mais confuso definir por quem temos mais raiva, mais mágoa ou mais afeição.

São muitos altos e baixos e no meio dessa amizade caótica, temos casamentos horríveis, expectativas irreais, apatia, pânico, violência, luta de classes, a mulher na sociedade... São tantos temas e tantos sentimentos, que eu sinto uma dificuldade imensa de classificar o livro e de falar sobre ele, sem me estender muito.

Nesse terceiro, por exemplo, a madurez de Lila e Lenu se vê refletida na madurez da trama. Os conflitos político-sociais ficam mais intensos. Lenu, intelectual, refletindo sobre o seu papel como mulher e presa num casamento infeliz. Lila ascendendo a um posto de trabalho excelente, ganhando mais que Enzo, mas de certa forma, favorecida por um homem que ela detesta, mas que a ama.

A narrativa das amigas é tão antagônica muitas vezes, tão semelhante em outras (Nino...), tão irritante em certas partes, tão verdadeira em certos momentos...

A violência da luta entre classes (fascistas contra o proletariado) se mescla à violência da sociedade contra a mulher (sempre podada, mesmo que de forma sutil).

É tudo muito complexo e fascinante. Mesmo agoniada, cada vez que sento com o livro, não consigo parar de ler.

"Escapar definitivamente, para longe da vida que tínhamos
experimentado desde o nascimento. Fixar-se em territórios bem organizados,
onde realmente tudo era possível. E de fato foi o que eu fiz. Mas só para
descobrir, nas décadas seguintes, que eu tinha me enganado, que se tratava de
uma corrente com anéis cada vez maiores: o bairro remetia à cidade, a cidade, à
Itália, a Itália, à Europa, a Europa, a todo o planeta. E hoje eu vejo assim: não é o
bairro que está doente, não é Nápoles, é o globo terrestre, é o universo, ou os
universos. E a habilidade consiste em ocultar e esconder para si o real estado das
coisas".
lefm 27/10/2020minha estante
Acabei de ler o primeiro e achei muito interessante e bem construída a relação das duas (apesar de ser o ponto de vista de Lenu) baseada em profunda amizade mas com uma pitada de inveja e competição e trilham rumos diferentes apesar de, em essência, terem os mesmos valores. Confesso que passei só os olhos na sua resenha pois poderia não ter spoiler para o livro 3 mas para o 2 sim ??

Marina 05/11/2020minha estante
Hahahahahaha a verdade é que nem eu sei direito o que escrevi, acho que algum spoiler deve ter aí... Essa série fala sobre tantas coisas e tem tantas camadas, que sinto que qualquer comentário curto é superficial. Mas é super interessante, então espero que você goste dos rumos dos próximos livros (eu amodiei hahaha).

lefm 07/11/2020minha estante
Kkkk Vamos ver a continuação mas por enquanto eu fico com o amei. Realmente há muitas camadas,a relação complexa entre as duas, outras personagens interessantes, conflitos familiares, a reflexão sobre o papel da educação como empoderamento, o conflito entre classes sociais, etc.
Descobri agora que a identidade da autora ainda não foi revelada, o que me deixou com mais curiosidade pelas continuações.
Mas eu consigo segurar porque gosto tb deste tempo entre as leituras sabendo que ainda não acabou...

Marina 13/11/2020minha estante
Siiiiim, é bem triste quando você percebe que tá acabando (ainda mais num livro desses que a gente acompanha a vida toda das personagens, impossível não se apegar). Também achei muito legal isso da autora, adoro um mistério hahahaha.

Cris 29/05/2021

O título fez todo sentido no fim
Em plena madrugada termino o livro sabendo do que ia acontecer mas ao mesmo tempo sem querer acreditar que isso realmente ia acontecer.

É incrível como a Elena Ferrante tem a capacidade de criar personagens tão reais e tão cheias de qualidades e defeitos (algumas só com defeitos). Mas é a vida real no livro e ela contada de uma maneira extremamente inteligente.

Esse terceiro livro me deixou ansiosa pra pegar logo o próximo, mas ainda não consegui assimilar tudo o que aconteceu nesse final
Joseanny 29/05/2021minha estante
Agr entende que aquele ódio por Nino não era nada em comparação ao final? ???

Cris 29/05/2021minha estante
Simmm! Amiga que raivaaaaa

Cris 29/05/2021minha estante
O nino é um lixo e eu n acredito ainda q a lenu fez isso

Joseanny 29/05/2021minha estante
A Lenu não pode ver um papel de trouxa que quer fazer ????

yasneryst 13/08/2023

Eu tive arrepios em vários momentos lendo esse livro.
Lila e Elena são todas as mulheres do mundo em duas personagens.
É a infância carregada pelo ?ser mulher?, é a adolescência aprendendo o ?ser mulher?, é chegar a vida adulta querendo ser ?mais mulher?, é se ver em um mundo que já tem a ?mulher? muito bem definida em suas tarefas, é submeter-se inconformada, ainda que resignada, nesse papel, é sentir-se mal e oprimida por todos ?e se? da sua vida e, por fim, se sentir culpada por não estar satisfeita, feliz, completa, por aquilo que tem.
Tudo o que você era, todo o potencial e energia vital, especialmente na época em que se passa o livro, precisam ser alegremente depositados naquilo que já se espera de você. Será que o mundo mudou tanto assim?

De qualquer forma, acho que o que eu estou tentando dizer é que Elena talvez seja eu, minha mãe, minhas tias, minha vizinha, minhas colegas de trabalho? todas essas mulheres, só que protegida pela ficção.
Vana 13/08/2023minha estante
Talvez não tão protegida KKKK, mas eu acho que todas as mulheres que já estiveram no lugar da Elena quiseram ousar como ela no final do livro. A real é que essa trama toda é totalmente verossímil, e isso é muito triste.

yasneryst 14/08/2023minha estante
Protegida no sentido que ela não é real, todas as escolhas que ela toma são escolhas e planos da autora, que pode manipular a narrativa conforme desejos e as consequências não são reais.
Uma mulher real não poderia tomar as mesmas decisões, aqui só temos uma chance de viver a vida.

Vana 14/08/2023minha estante
Pois é mana, entendo o que você quis dizer, porque toda essa construção é muito real. Além disso, é muito tocante a forma como a autora aborda os dilemas da Elena de uma forma realística. Todos os sentimentos, amor solidão, euforia, inveja; todos se misturam em uma única narrativa que geralmente é maquiada nas biografias para desenvolver um personagem inspirador. Nós estamos tão desacostumadas com esse estilo de narrativa que todas as conquistas da Elena passam batidas pelo nosso julgamento final. Enfim, essa série não é um coração quentinho, mas ela traz o pertencimento para todos nós, em especial as mulheres, como você abordou.

Marcianeysa 07/05/2021

Sensacional
Terceiro livro da série napolitana. Excelente, instigante, perfeito! Elena e Lila na sua melhor forma.
Marcel 08/05/2021minha estante
Que fim perturbador, incômodo.

Marcianeysa 08/05/2021minha estante
Demais, já vou começar o próximo!

Marcel 08/05/2021minha estante
Vou ler agora do clube intrínseco de maio

Carolina.Viegas 08/06/2021

Lenu e Lila
Que livro. Que continuação! Elena Ferrante nos faz mergulhar na vida de cada personagem de uma forma única.
Até agora o que eu mais gostei da tetralogia! Ansiosa pelo desfecho!
Nanda.Fagundes 08/06/2021minha estante
Todo mundo diz que essa tetralogia é uma crescente. Louca pra ler

Carolina.Viegas 08/06/2021minha estante
Vale muitoooo. Já comecei o livro 4 mas dei um tempo. Quero ver o seriado da hbo primeiro ??

Nanda.Fagundes 08/06/2021minha estante
Nem sabia que tinha série ?

Mariana113 31/05/2023

Intenso
O terceiro livro da série napolitana foi a experiência mais difícil de assimilar em decorrência da carga política empregada na primeira metade da narrativa. O ritmo dos acontecimentos e os fatos tornaram a leitura menos agradável que nos dois primeiros livros.

Essa parte da série foi mais focada na personagem principal Elena Greco. A amizade entre a Lenu e Lila ganhou pouca evidência, nos raríssimos momentos em que Lila apareceu o seu jeito enigmático não me cativou como antes.

Nessa etapa da vida da Lenu a autora trás à tona assuntos como maternidade, matrimônio e carreira profissional. O modo como a personagem lida com cada desafio e revés contribuiu muito para o seu crescimento dentro da narrativa.

A segunda parte foi o puro caos. Elena Ferrante me envolveu do jeitinho que eu gostaria com uma reviravolta bastante inesperada. No geral foi uma experiência muito bacana.
Mayra.LobAo 23/06/2023minha estante
Estou em 32% e meu Deus, essa parte política enche o saco hahahaha

Mariana113 23/06/2023minha estante
Foi terrível, mas o plot valeu a pena.

Mayra.LobAo 27/06/2023minha estante
Ai que bom que você me disse isso, eu estou lendo em ritmo tartaruga porque tá insuportável essa parte...

Jess 02/02/2017

Finalmente acabei os três livros da série Napolitana lançados no Brasil. Deu um pouco de trabalho. Às vezes, a história fica sem acontecer nada. Mas, quando dá uma reviravolta, você não consegue parar de ler. Relação de amor e ódio por Lenu-Lila. Essa dupla, me fez questionar muito sobre a amizade feminina. Afinal, elas têm atitudes e sentimentos que só nós mulheres sabemos que passamos em relação à amizade. Sentimentos dúbios, mas reais e muito normais. E como isso cresce com a gente e permanece não importa o tempo que passe.
Natally.Pierri 14/06/2017minha estante
Ainda tem o quarto livro da Tetralogia Napolitana: História da menina perdida.

Jess 14/06/2017minha estante
Sim! Estou lendo terminando quarto agora ?

Natally.Pierri 18/06/2017minha estante
Estou nele também e amando!

Nani 13/06/2018

Tão atual - em suas mazelas.
Tão reais - em seus sentimentos.
Tão sufocante - em seus personagens.
Tão possível - em sua essência.
Amei.
Odiei.
Victória 28/06/2018minha estante
É bem essa minha sensação: amei e odiei ao mesmo tempo!

Carlise Paiva 02/07/2018minha estante
Amando e odiando. Querendo parar e querendo devorar. Achei que só eu me sentisse assim

Nani 10/07/2018minha estante
Então não fui a única! Demorei muito para me conectar em outro livro depois desta série!

Daniel Andrade 05/01/2021

Traição, fofocas, brigas, mais brigas, homicídios e divórcio
Ok. Tô impactado com o final. Lenu sempre foi tão inteligente e de repente virou uma MULA. Algumas considerações:
Lila: parece que finalmente vai se dar bem, estamos na torcida.
Alfonso: era óbvio que o único homem decente da Itália era do vale. Gostamos.
Pietro e Pasquale: os famosos esquerdomachos, encontrados em grande quantidade nas universidades pelo país.
Nino: morre, praga. Como eu odeio você, Nino Sarratore. Suma logo da vida de Lenu e Lila pelo amor de deus.
Lenu: amiga? amiga?? amiga??????? Largar tudo pelo >NINO
fabio.orlandini 07/01/2021minha estante
Meu amigo, preciso dar uma chance para essa autora. Li A filha perdida e achei muito chato. Você indica?

Daniel Andrade 10/01/2021minha estante
Indico muito! É das minhas séries favoritas atualmente!

rgraveolens 14/05/2021minha estante
Como assim só Alfonso presta? Enzo é muito anjinho

Brunan 20/01/2022

O que foram essas últimas páginas??? PELO AMOR DE DEUS, é o meu livro favorito da série até agora. Enlouqueci de vez com esse final......
Brunan 20/01/2022minha estante
Esse terceiro romance eh um luxo, as elocubrações intelectuais, as contradições dos desejos com a razão. Pietro me desgastou aos poucos, fui me decepcionando. Entendo as mil podridões de Nino, mas enlouqueci com as circunstâncias que os reconectaram, fiquei euforica, animada

Klivia 21/01/2022minha estante
Aaaa preciso ler logo

Brunan 24/01/2022minha estante
Precisa mesmo! To doida pra ver seus comentários no feed!