Jantar secreto

Jantar secreto Raphael Montes

Resenhas - Jantar Secreto

madu.exe 30/04/2024

Apenas um dos maiores livros nacionais!!! simplesmente incrível. amo como raphael montes faz as coisas tomarem proporções enormes nos livros que ele escreve. a escrita dele é fenomenal, não tem como parar de ler depois que você começa.

mel mell 30/04/2024

Jantarsecreto.com.
Bom, o livro não é de todo ruim, mas eu esperava mais, sabe? o raphael sempre manda muuuito bem nos enredos absurdos. e algumas cenas, tipo a do matadouro, me deram um certo nojinho. mass, comparado aos outros livros dele, esse não me surpreendeu tanto. a história é interessante e o plot foi bom, mas fiquei meio perdido sem uma explicação melhor. no geral, ainda prefiro o enredo dos suicidas.

Junior 30/04/2024

Um Filme de Tarantino
Este é o primeiro livro de Raphael que leio e tive uma boa experiência. Foram vários motivos: a escrita é muito fluída e também porque temos todas as referências que ele passa, já que o livro se passa no Rio. A trama te envolve e você se conecta aos personagens, já que a falta de dinheiro é algo que todo mundo no Brasil já passou. Sei que algumas pessoas podem não gostar das cenas de morte ou por conta da gordofobia (que, por sinal, eu dava risada), mas vemos aqui um humor ácido e muito sangue, me lembrando um filme de Tarantino.

Julia 30/04/2024

Quase o mesmo plot de suicidas.
Assim como saboroso cadáver e suicidas, a maior parte do livro é apenas pra te horrorizar, os personagens principais pouco desenvolvidos, sem explicações pra suas motivações e peca em não dar mais humanidade a eles pra trazer mais peso a trama e os secundários de pouca utilidade, só estão lá pra ocupar espaço. Um final meio óbvio, seguindo uma linha parecida com suicidas.

lua 30/04/2024

???
Que m* foi essa???

a motivação ser uma divida foi PÉSSIMO nao convence nao faz sentido

escolher fazer o jantar em vez de só ficar com o dinheiro outra coisa que nao faz sentido

nao eu nao faria isso no seu lugar!!!!!

plot twist fraco ja dava para imaginar

NADA COM NADA

Be 29/04/2024

Pior do que péssimo.
Terminei o livro há exatos cinco minutos e PRECISEI vir expressar o quão ruim ele é. Durante toda leitura me martirizei por ser o tipo de leitora que não consegue abandonar pela metade por mais ruim que o livro seja e agora estou em mais completo CHOQUE em ver tanta gente dando notas altas pra esse livro. Gente, sem condições. Surto coletivo.
Ok, bora lá.

A ideia do livro é bacana, daria um bom livro e uma série melhor ainda. O que torna tudo pior. Saber que o autor teve uma boa ideia mas conseguiu estragar tudo com um PÉSSIMO desenvolvimento, péssima construção de personagens, PÉSSIMO plot é no mínimo triste.

O motivo pra iniciarem os jantares foi pouquíssimo convincente pro leitor. Precisaria ter existido uma causa muito mais ?aceitável? pra me convencer de que um grupo de pessoas se envolveria nisso só por causa de seis meses de aluguel atrasado. Sério. Não teve desenvolvimento nenhum. Até a forma como tudo aconteceu foi mal desenvolvida. Pra justificar o plot do final (HORRÍVEL) precisariam ter criado o personagem do plot com mais profundidade, trazendo elementos melhor desenvolvidos de psicopatia ou algo assim. Até a história de ele ?ser viciado? na carne de gaivota (e os outros tbm) poderia ter sido melhor utilizada. Como trazer dados de culturas antigas que faziam isso, ou de falar desse vício mesmo. Que o poder de autofagia da própria espécie era viciante, sei lá.

Depois, a forma como a coisa acontece é ridícula. Como montam o plano simplesmente de uma página pra outra kk em momento nenhum ninguém tem uma crise de consciência forte o suficiente. Fraco demais meu Deus.

Posso ficar três anos falando mal desse livro, mas vou focar no ?gore? que tanta gente aqui falou que ficou enjoado lendo. Cara, muito mal construído. A começar que o autor repete a forma de Bom Dia, Verônica (ou o contrário, não sei qual veio antes), o corpo pendurado e tal. A descrição ali foi 100% posta só pra trazer alguma emoção, mas foi tão ruim que ficou caricata e sem sentido. Pq caralhos alguém que depende da carne ser saborosa e macia iria maltratar o animal? Não faz sentido algum. Fora a situação em que ficavam, poderia contaminar a carne. Até a cena que o livro narra (o que o Dante vê no abatedouro) é claramente posta lá sem sentido, numa formula PREGUIÇOSA que em muito lembra a cena da Veronica vendo a cena do Brandão com a esposa. FRACO.

O arco do Arthur também é muito sem noção e mal construído. Precisavam ter feito algo muito MUITO mais desenvolvido pra justificar que um ser humano comum chegaria naquele nível. FRACO. Nossa, tudo muito ruim. Papo sério. A frieza do Hugo também fica completamente jogada, sem a criação de um personagem interessante e que pudesse se mostrar tão frio e distante.

O uso de drogas e compulsão por sexo é mais uma carta preguiçosa do autor que fica jogada no texto. As cartas do Leitão. A própria relação do Dante com a mãe é muito mal explorada e ele só parece um adolescente rebelde.

Horrível. Entra pra minha listagem pessoal de crimes contra a literatura.

Monique 29/04/2024

Raphael ????
Eu estou atônita, realmente não sei o que dizer desse livro. Achei que estaria preparada, pois já conheço outros livros do autor, mas nada nunca te prepara para Raphael Montes. Esse livro é incrível, personagens bem construídos, enredo cativante e o final????
Tinha uma frase assim:
Vai se tratar Raphael

Dalila 29/04/2024

"Certa vez, num banheiro público, havia um poema: Você é o que você come. Você come o que você é"
Que livro bom, muito bem escrito, com a medida certa de tensão pra deixar os capítulos instigantes e envolventes. O enredo é basicamente 4 caras (um chef de cozinha, um administrador fracassado, um hacker preguiçoso e um medico frouxo, ambiciosos, do interior, classe media, acostumados a perrengues, mas não muito, e insatisfeitos com a vida) que por uma serie de irresponsabilidades se veem com o aluguel atrasado, o que faz com que eles precisem de muito dinheiro, muito rápido. Até ai tudo bem, tudo dentro do comum. Então, só de bobeira um deles sugere o famigerado jantarsecreto.com que é basicamente um tour excêntrico que os ricos fazem pra viver a experiencia gastronômica de comer na casa de um pobre, uma coisa leva a outra e de repente eles estão ofertando jantares muito elegantes e exclusivos... De carne humana.
Aqui o negocio começa desandar tão rapidamente que vc fica abismado com a naturalidade que os eventos vão escalonando para se tornarem absurdamente amorais. De uma pagina pra outra eles vão de 4 amigos fodidos precisando de dinheiro, pra assassinos, cúmplices, sequestradores, viciados... A disposição pra gabaritar o código penal é impressionante. E o pior, vc não consegue deixar de gosta do Dante, e de se apegar a esses vagabundos.
Tirando a qualidade absurda da escrita, o desenvolvimento bem estruturado, a construção de personagens impecável, carisma do narrador, e o enredo incrivelmente bem trabalhado, ainda sobra uma critica social sutil (ou quase) sobre a profundezas do mau cartismo que o dinheiro desperta, sobre desigualdade social e sobre hipocrisia. Todo mundo gosta de pensar que é uma boa pessoa, até que o estimulo certo faz as piores atrocidades da natureza humana boiarem na superfície. O Raphael é incrivelmente talentoso, acho assombroso que o cérebro dele tenha gerado esse conjunto maravilhoso de palavras que culminaram na experiencia incrível de ler esse livro. É subversivo, envolvente, arrebatador, chocante e pasmem muito divertido. Mas se vc tiver estômago fraco, melhor pesquisar antes de se arriscar. Mesmo assim tá aqui um livro que eu recomendo pra caramba. Leiam sem medo (porem depende) em todo caso fica aqui a indicação! Quem não gostou, por favor desgoste ai na sua casa, em silêncio.

Marina 29/04/2024

Um livro pra ser devorado, realmente.

Já conhecia o Raphael Montes por "Bom dia, Verônica" (série) e já tinha lido críticas negativas aos seus livros, como se fossem a típica literatura feita "para chocar". Besteira.

O autor é meio perturbado e nada tímido, então vai fundo na sua fantasia macabra. Acho isso bem interessante. Já que a história se revela perturbadora desde o capítulo 1, seria brochante finalizar a leitura e sentir que teve um desfecho leve e dissimulado. Quem leu, sabe que foi o completo oposto.

A escrita é simples, envolvente, viciante. Pelo título e pela capa, dá pra adivinhar o tipo de jantar que será servido... Mas o desenrolar do acontecimento e os plot twists são sensacionais.

Sobre a trama...

SPOILERS (!!!!!!)

... Não tem como não achar que o protagonista do livro mais do que Dante, é o Leitão. É ele quem faz tudo acontecer, ele quem tem a personalidade e passado mais instigantes, ele é o mais "engraçado", o mais sem noção e o cérebro de tudo. De TUDO. A dobradinha com Cora o torna ainda mais interessante, assim como as cartas à mãe.

No fim das contas, Dante era apenas uma marionete, pilhada e drogada. Coitado... Mas achei genial, não vou mentir...

Alexandre663 29/04/2024

Caraaaaaaca, que livro bom da prr, meu primeiro livro do Raphael Montes, esse cara é um gênio, eu vi uma galera falando que o plot é previsível, mas eu fiquei muito surpreso, pode ser que eu que seja leigo tbm, mas amei o livro

duddzss 29/04/2024

Livro excelente!!
Gente..... q livro foi esseeeeeee, um plot muito muito bom, foi o primeiro livro do Raphel que eu li, a cada página eu ia entrando em choque, tantos detalhes e tão ricos de informação... (algumas eu fiquei até meio espantada e pensei como que ele conseguiu cada uma KKKKKKKKK), um livro muito envolvente, fluiu super bem (pelo menos pra mim) tanto que eu terminei ele em dois dias KKKKKKKKKK
vale muito a pena ler esse livro, mas um adendo bem importante aqui: não leia enquanto come e se você tiver estômago fraco não leia tbm pq tem umas partes bem pesadas e nojentas

Yasmim.Rizzi 29/04/2024

Esperava mais
História com furos, cenas desnecessárias escritas para chocar e personagens com motivações tão ridículas e rasas que esse livro me pareceu mais uma distopia.
No final eu esperava que as pontas soltas se resolvessem, mas não houve nada disso. Só jogou um plot twist sem muitas explicações.
A escrita é realmente envolvente, ao todo é um bom livro. Apesar desses pontos que me desagradaram.

Broooooke 29/04/2024

Esse final(?) nunca imaginaria.
Tô tentando absorver o livro, gostei muito. Bem escrito, como todos que já li do Raphael. Um bom livro pra tirar da ressaca literária tb.