História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Leandro.Galante 04/10/2021

Bom livro
Bom livro ? Destaque para os contos : ?A História da sua vida? , o melhor conto do livro , ?Gostando do que vê: Um documentário ? , ?Entenda? e ?O inferno é a ausência de Deus?.

Giuliane.Souza 15/09/2021

Li esse livro por causa do filme a Chegada e tive a felicidade de encontrar contos excelentes aqui. O autor aborda temas como crença, o padrão de beleza insano da mídia, super inteligência de uma forma muito legal. Se você gosta de contos tá um livro bom

jael 06/09/2021

Ted chiang é show!
"história da sua vida" é incrível e o melhor conto de todos (inspirou o filme A chegada), em seguida na preferência vêm os contos: "O Inferno é a ausência de Deus", "A torre da Babilônia" e "Entenda". As demais histórias achei medianas. Para mim a segunda coletânea de Ted Chiang supera a primeira. Se você gostou de História da sua vida e outros contos, recomendo muito que leiam Expiração.

lucas 31/07/2021

história da sua vida
Sem dúvida o conto 'história da sua vida' se destaca entre todos, leitura que flui.
No entanto, não posso deixar de destacar os outros contos, cada um com sua individualidade.

José Vinícius 31/07/2021

Perfeito.
Uma coletânea de contos incrível. É ficção científica com dose de fantasia, mas são contos que te tocam profundamente dentro do que se propõe a contar. Especialmente o conto que dá título ao livro, que inspirou o filme A Chegada. O filme passa um pouco do sentimento introspectivo que há no conto, mas fortalece o lado "científico" da coisa, enquanto que nos contos esse lado é voltado para outra área do conhecimento ? e aí o forte do livro se encontra em mesclar com inteligência esses conceitos com a situação do personagem dentro de si, muito parecido com o que vi em Duna.

luan_dal 08/07/2021

o último conto!!!!!!!! aaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Eu amo que toda vez que eu leio um livro de ficção especulativa/científica eu fico maravilhado porque dá pra falar sobre tudo o que existe no mundo, mas eu sempre achava que faltava algo nos livros, que eu não sabia o que era.

E então veio esse livro aqui e eu acho que, a partir de agora, vou gostar mais do gênero. Não que eu tenha descoberto o que faltava para eu gostar, mas eu me sinto mais preparado pra ver as histórias de uma outra forma. Não sei explicar direito, mas enfim..., voltando a falar desse livro:

Ele é sensacional.

O primeiro conto, "A Torre de Babel" não é tão legal, e se junta a "O Inferno é a ausência de Deus" como os que eu menos gostei.
O segundo conto, "Entenda", é maravilhoso. É uma junção de A Incendiária, do King, com Flores para Algernon e o filme Lucy (com isso, o conto mostra um homem que ficou superinteligente depois de experiências em laboratório que começa a ser perseguido, mas como ele é superinteligente, sempre está um passo além da polícia, porém ele não é o único superinteligente. Aí já viu, né...)
O terceiro conto, "Divisão por Zero", não me conquistou logo. Eu adorei a forma da escrita e da divisão dos capítulos, mas a história em si foi bem chatinha. PORÉM, depois de um tempo pensando nela eu gostei mais. Não é minha favorita, mas agora eu acho bem boa.

E então temos "História de sua vida", que deu origem ao filme A Chegada. Enquanto eu lia, eu tava achando ela interessante. Mas perto do final foi ficando mais chatinha. Aí eu fiz uma pausa na leitura, e me peguei pensando na história. E nisso, eu pensei que, se certa coisa acontecesse, faria sentido com o que já aconteceu na história, e se isso realmente acontecesse, seria incrível. E foi o que aconteceu. Resumindo: conto muito bom, bem escrito, interessante, etc etc.
E então vamos para "Setenta e duas letras". Não entendi metade do que foi explicado, mas continuei amando.
E aí vem "A evolução da ciência humana". Um conto de cinco páginas que vale o livro inteiro e que daria uma discussão de dias. Incrível, perfeito, cheiroso, inteligente, preocupante, etc etc.

E o último conto.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Com certeza o melhor de todos. Sim, eu amei os que eu já falei, mas "Gostando do que vê: um documentário", é o mais incrível. É outra história que daria uma discussão de dias, discussão muito necessária nos dias atuais, pois fala sobre beleza, culto às aparências, pressão estética, manipulação de pessoas, e até onde as pessoas podem chegar para provar seu ponto de vista (e tem a filha do Valdemort também).

Só esses assuntos já mostram como o livro é recheado de temas. Ele fala de matemática, linguística, psicologia, neurociência, política, controle do governo sobre os corpos, inteligência, tecnologia, religião, e outras coisas mais.
Podia dar errado, mas não dá. É incrível.

Para mim, quase todos os contos estão conectados. Não sei se foi proposital ou só um mero acaso, mas dá pra fazer algumas ligações, ex: o superinteligente é um meta-humano originado de um megafeto feito após a aparição de um anjo que pode se reproduzir sem ajuda humana através da nomenclatura e que cria a caliagnosia para as pessoas não verem que ele é um heptápode e que gosta de matemática.

Pra entender tudo isso, você tem que ler o livro. E confiem em mim porque vocês não vão se arrepender.

Aldemir2 27/06/2021

Nossa nossa...
Incrível, espetacular, maravilhoso, fazia muito tempo que eu não lia um livro de contos tão bom assim. Cada conto vai te fazer pensar e refletir bastante sobre o assunto que ele vai trazer, não é algo raso e de leitura simples, é profundo como um lago gelado no meio do inverno, mas extremamente prazeroso de nadar. Os melhores para mim foram os contos "Entenda" e "História da sua vida", ambos são de ficção científica, o primeiro envolvendo um pouco mais de ação e o segundo algo bem mais sistemático que é a língua e o contato. "História da sua vida" foi o conto que deu origem ao filme "A Chegada" (Arrival), com a Amy Adams que concorreu ao Oscar de melhor filme em 2017, também recomendo assistir o filme pois ele vai ampliar bem mais o que foi mostrado no conto. Se você quer uma leitura que te faça pensar bastante sobre determinados aspectos do mundo e da vida e dos humanos eu recomendaria bastante esse livro.

Leticia 26/06/2021

Não é fácil mãos é bom
Ótimos contos! Os meus preferidos, alem do conto "historia da sua vida" que inspirou o filme a chegada, são os contos "Entenda" e " Gostando do que vê : um documentário". Eles são geniais!

Eu tirei meia estrela pelo conto "Divisão por zero" pelo simples fato de eu ter me sentido burra lendo. Hahahah

Alguns contos são difíceis mas todos têm uma originalidade assustadora!! Eu recomendo demais.

Flavio.Vinicius 13/06/2021

Conto que originou o filme A Chegada
Li apenas o conto A História da sua Vida, que inspirou o filme A Chegada. Gostei bastante do filme e do conto também. Acho que as duas obras se complementam. O filme é mais diferente do conto do que eu imaginava, mas tem muito respeito pelo conto. Gostei bastante.

Flávio10 02/06/2021

Excelente leitura
Cada conto instiga o pensamento e nos faz refletir constantemente sobre nós mesmos. Ao mesmo tempo nos faz querer estar dentro do universo de cada estória contada.

Gustota 07/05/2021

Jorge Luis Borges do século XXI
Em certo momento do livro é citado um conto do Borges e, acredito eu, não por acaso. Essa coletânea de contos extremamente complexos é uma realocação da mentalidade borgiana para a ciência do Século XXI. O conto de abertura é o típico épico ciclópico de Borges, o conto "A Torre da Babilônia", onde temos um deslumbre quase alienígena de usos e interpretações tecnológicas da antiguidade. "Entenda", "Divisão por Zero" e "História da Sua Vida" são contos que tratam, com uso pesado das ciências duras, de questões de entendimento cognitivo. O primeiro trata a ideia de "como seria um ser humano que ficasse tão mais inteligente que os outros?", o segundo trata a ideia de "Como seria se você descobrisse que a matemática racional não é racional?" e o terceiro, mais famoso, se pergunta "Como você passaria a entender tempo e espaço se compreendesse uma linguagem alienígena que pensa de forma diferente essas questões?"; Todos são tão fascinantes quanto complexos, pois o autor não poupa em despejar conceitos da física, química e matemática.
Mas de todos os contos aquele que eu mais gostei foi o ""Setenta e Duas Letras", um conto vitoriano que se passa num mundo onde a alquimia e a cabalística judaica são reais e a ciência se desenvolveu a partir dela. Usando diversas metáforas o autor trabalha como a sociedade e a política influenciam na ciência, tratando de luta de classes, gênero, ética na ciência, a relação entre religião e ciência e inteligência artificial a partir de homúnculos, talismãs, cabala e golens. Não é à toa que esse autor é tão popular e já foi adaptado a filme, mesmo sendo um contista.

site: https://medium.com/@gustota

Mika Busch 02/05/2021

Contos incríveis
Os contos nos faz refletir sobre várias situações totalmente diferentes, entre um e outro é importante parar e refletir sobre o que autor quis dizer utilizando a história como uma ferramenta, o contexto vai muito além da história em si. Ótima leitura, vou procurar mais contos desse autor.

anoca 22/02/2021

errrrrrr
embora eu não seja fã de ficção científica, reconheço que todos os contos possuem concepções geniais, entretanto, são muito longos, desanimando a leitura pois contos deveriam ser como tiros: lidos em uma sentada

Aline ig @escape.abacharel 27/01/2021

Esse é o sexto livro do ano que eu li. A seguir, a resenha de cada conto:

- A torre da babilônia:
A humanidade está no ápice de suas conquistas. O povo da Babilônia está há séculos construindo uma torre gigantesca para chegar à abóbada do céu. O objetivo é conhecer a morada de Javé, o criador do mundo. Os humanos finalmente tinham uma forma de encontrar Deus, de subir ao céu e conhecer os segredos divinos. O conto acompanha a história de um minerador que faz parte da equipe contratada que vai escavar a abóbada. Enquanto ele sobe a torre em busca do desconhecido, ele se pergunta se Javé realmente quer que suas criações atinjam o sagrado. Adentrar nesse lugar alto e divino não seria perigoso, podendo desencadear eventos desastrosos por despertar a fúria de Javé? Será que a humanidade está preparada para as consequências da nossa curiosidade?

- História da sua vida:
A obra prima de Ted Chiang, que inspirou o filme A chegada, nos leva à situação de primeiro contato da humanidade com uma raça extraterrestre inteligente e obviamente mais avançada que chega à Terra. A protagonista do conto, a professora de linguagem Louise, foi acionada pelo setor militar americano para ficar encarregada de guiar e supervisionar o processo de contato com a civilização visitante. O objetivo é descobrir qual o propósito da visita à humanidade. Louise trabalha com Garry no desenvolvimento do entendimento e tradução da língua extraterrestre. Ao longo do conto, Louise vai descobrindo que os heptápodes não pensam de forma linear, com começo, meio e fim, ligando ação com consequência.

- Entenda:
Após um acidente onde um homem chamado Leon se afoga na água coberta de gelo, há um resgate, porém, Leon não passa de um vegetal. É aí que o hospital resolve testar uma nova droga no paciente vegetativo: o hormônio K. Esse hormônio tem a capacidade de regenerar neurônios danificados de pacientes privados de oxigênio. Porém, em pacientes normais o hormônio não tinha efeito nenhum. Além disso, esse hormônio tem um impressionante efeito colateral: dotar as pessoas de inteligência acima da média, com consequências de poder se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo e relembrar detalhes que geralmente são apagados pela memória.

- Divisão por zero:
Este conto é narrado em três pontos de vista diferentes: o primeiro, um ponto de vista matemático, o segundo ponto de vista pela perspectiva da Renee e o terceiro ponto de vista pela perspectiva do Carl. Renee é uma renomada acadêmica de matemática. Porém, o conto começa com Renee saindo de uma clínica psiquiátrica após uma tentativa de suicídio. Além disso, ela possui comportamentos que os médicos provavelmente descreveriam como comportamento obsessivo. Renee está desenvolvendo um formalismo matemático onde ela reescreve sistemas axiomáticos. Porém, Renee está tendo problemas com a conclusão, onde seu formalismo se contradiz, ou seja, ela conseguiu achar teorias matemáticas inconsistentes, como provar que 1 = 2.

- Setenta e duas letras:
Este é um conto de ficção científica ambientado no passado, mais especificamente na Inglaterra vitoriana. A partir desse ponto na história, a ciência evoluiu de forma completamente diferente de que como a nossa ciência evoluiu. Esta história aborda o tema da criação do Golem, que é um boneco da mitologia e tradição mística judaica. Tais bonecos, no conto, são chamados de autômatos e eles ganham vida por meio de um nome ou um tipo de sigilo sagrado. A nomenclatura, portanto, é um tema recorrente nesse conto e é com esse tema que temos os avanços tecnológicos da história.

- A evolução da ciência humana:
Esse conto se passa em um futuro próximo onde o ser humano criou pessoas com uma capacidade mental aprimorada. Essas pessoas são chamadas de meta-humanos. No conto, os cientistas largaram seus trabalhos por não serem capazes de compreender as pesquisas feitas pelos meta-humanos.

- O Inferno é a ausência de Deus:
Neste conto, a existência de Deus é um fato. Aqui, ninguém tem dúvidas se Deus existe, mas a relação com Deus é o que difere um indivíduo para o outro. Muitos desses indivíduos são súditos de Deus (ainda mais quando acontece aparições de anjos na Terra), já outros sentiam raiva de Deus por todas as privações e pesar dos entes queridos que morreram. Além das visitas dos anjos à Terra, a população também tem constantes vislumbres do Paraíso e do Inferno, lugares onde as almas se destinam depois da morte.

- Gostando do que vê: um documentário:
Neste conto, a sociedade lançou mão de uma nova tecnologia (através da medicina) que permite que as pessoas não consigam distinguir entre o feio e o bonito, ou seja, a beleza exterior não é importante para os receptores neurais do nosso cérebro e por isso a gente não consegue nem captar o que é um rosto feio e o que é um rosto bonito. Essa nova tecnologia se chama caliagnosia e, na verdade, ela faz com que as pessoas percebam os rostos perfeitamente bem. A pessoa, portanto, pode dizer a diferença entre um queixo pronunciado e um reentrante, um nariz reto e um torto, pele sem marcas e pele manchada. A pessoa somente não experimenta nenhuma reação estética a essas diferenças.
Leila171 29/01/2021minha estante
Eu amo essa livro e com certeza é um dos melhores livros que já li.

Jonathan.Campos 21/01/2021

Excelência em Sci-fi
Ted Chiang foi uma grande descoberta pra mim. A forma como ele consegue criar história com conceitos tão diferentes do que vemos por ai, mas ainda assim com uma logica impecável é incrivel. Sua escrita é limpa e agradável, ele explica o necessário, é cirúrgico, não há desperdicios. A História da Sua Vida (que inspirou o filme A Chegada) e Setenta e Duas Letras foram meus favoritos. Sobre o último achei mto criativo todo o universo léxico e a expansão do conceito de golem aplicado na revolução industrial sob o olhar da termodinâmica que substituiu o teológico, gostaria de fazer uma resenha propria para ele. A Torre de Babilônia foi uma subida fantástica e mto interessante até o céu sobre o vale do Eufrates. O Inferno é a Ausência de Deus e Gostando do que Vê: um Documentário me fizeram refletir bastante nas propostas apresentadas me deixando intrigado pelo mundo criado. Um escritor excelente e uma ótima leitura pra esse começo de ano.