História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

Beladoraci 12/01/2021

Muito bom! Li por causa do filme "A Chegada" e me impressionei.

Bel * Hygge Library 25/12/2020

Meu interesse por esse livro se deu depois de ter descoberto que o meu filme favorito de todos os tempos, que é "A Chegada", foi baseado em um conto desta coletânea.
E fui surpreendida de forma maravilhosa, pois, não só o conto base do filme é maravilhoso, como também os demais e digo que é uma das melhores coletâneas de contos que já li na vida.
Todos os contos são de ficção científica e baseados em situações, textos com os quais o autor se deparou ao longo do tempo. No final do livro, há um apêndice que nos mostra a inspiração de cada conto.
E, misturados à ficção científica, nos depararemos com temas como cabala, religião, linguística, determinismo, fé, controle, política, etc. Todos eles mexem com nossa visão das coisas e nossa forma de pensar. Tanto que, foi por causa do filme e do conto que decidi tornar-me tradutora. Recomendo demais esta coletânea e esteja preparado, pois não é nada leve. Mesmo quem não tem o hábito de ler contos, conseguirá ler tranquilamente, pois todos os contos são muito diferentes entre si, uma ótima diversidade temática. Por favor, leiam!

site: https://www.instagram.com/hyggelibrary/
Luana Sousa 25/12/2020minha estante
Caramba, assim nossa lista nunca diminui.

Bel * Hygge Library 25/12/2020minha estante
@Luana JAMÉ hahahahaha!

Marquim 22/12/2020

Ted Chiang me surpreendeu
Olha, estou muito impressionado com a escrita de Chiang. Eu fiquei interessado em ler o livro pelo fato de ter assistido ao filme ?A chegada? e ter gostado muito (acho que a indicação ao Oscar de melhor filme foi bem merecida).
O livro possui uma seleção de contos do autor. Todos eles são ?fantásticos? e têm uma abordagem científica muito interessante. Gostei das críticas explicitadas em vários deles e também dos questionamentos advindos de cada leitura.
Recomendo!

Pedróviz 28/11/2020

Temas instigantes
O livro Historia da sua vida e outros contos é uma antologia de contos publicados por Ted Chiang. São contos de ficção científica muito bem escritos e que abordam temas instigantes e que dão o que pensar. O autor faz uma rápida e esclarecedora explanação sobre cada conto ao final do livro.
"A torre da Babilônia" é um conto sobre uma torre construída para se chegar ao Céu. É um conto com uma concepção mecanicista, segundo o próprio autor. Achei este o conto mais borgeano do livro.
"Entenda" aborda os temas da memória, da ampliação da inteligência através de hormônios,  e da manipulação da mente. No conto, chocam-se os interesses de um idealista aos de um defensor da estética.
"Divisão por Zero" é um conto que paralelamente discute alguns princípios matemáticos enquanto desdobra um relacionamento problemático.
"História da sua vida " é um conto que aborda os temas da linguística e do determinismo. O  conto rendeu os prêmios Nebula e Sturgeon e ainda a adaptação para o cinema para o filme A Chegada.
O conto "Setenta e duas letras" aborda alquimia e cabala no tema dos autômatos ou golems inserido no contexto do interesse dos menos favorecidos. Um conto, ao meu ver, com forte tempero político.
 "A evolução da ciência humana " trata de como seria a ciência numa certa época em que a humanidade tivesse se habituado a engendrar meta-humanos com maiores capacidades mentais.
"O Inferno é a ausência de Deus" é um conto que fala, de modo inquietante, sobre a fé e a devoção a Deus.
"Gostando do que se vê  -  um documentário" é um documentário fictício no qual as pessoas dão suas opiniões sobre um método de intervenção neurológica de inibição da capacidade de diferenciar o belo do feio. São feitas considerações dos prós e contras através das entrevistas.
Quatro estrelas.

Caique 22/11/2020

Único
Todos os contos são incríveis e únicos. O autor é muito criativo em todos os mundos e consequências que cria, me lembrou muito a série Black Mirror. Ancioso para ler mais do autor.

Albieri 20/10/2020

O melhor do Sci-Fi
História da sua vida e outros contos ? Ted Chiang

Não sei nem por onde começar a falar dessa obra prima, sim pois para mim isso aqui é uma obra prima de primeira em relação as Sci-Fi que vemos por ai.

O autor deu detalhes tão técnicos que parece que poderia estar ocorrendo em nosso tempo.

Todos os contos sem exceção são de tirar o folego, claro que o conto que eu mais gostei foi História da sua vida, onde o filme A Chegada foi baseado.

Todos os contos tem algo importante a ensinar, dependo da perspectiva de cada leitor.

Eu agradeço demais a indicação recebida por amigo, que me apresentou essa obra, pena que não achei um romance do autor.

#TedChiang #Historiadasuavidaeoutroscontos #indicação #leitura #livro #book #minhaestante #cabeceira #skoob #Sci-Fi
Eduardo 20/10/2020minha estante
Agora vamos pressioná-lo para ele escrever um romance haha

Cristian 20/10/2020minha estante
Genial mesmo!

Dani 16/02/2023minha estante
Esse livro é fantástico!

Sofista Prateado 18/10/2020

Um melhor do que o outro!
Adoro esses contos de ficção científica que extrapolam os limites do mundo! O autor começa com a Torre de Babel, depois um homem super-inteligente e depois não para mais! Adorei! Até o conto que deu origem ao filme "A Chegada" é de explodir a cabeça!

subversivegrrl 28/08/2020

Que coletânea incrível!
Não acho que posso acrescentar muito à essa leitura visto que já existem tantas resenhas aqui. Essa resenha tem propósito de registrar meus contos preferidos pra uma facilitação numa possível releitura. Mas no mais, recomendo, alguns contos aqui, principalmente o último, acredito que deveriam ser lidos por todos!
Os melhores para mim:
Entenda
História da Sua Vida
O Inferno é a Ausência de Deus
Gostando do que vê: Um documentário

Diego Nogueira 17/08/2020

Poderia ser melhor....
Esse é o raro caso em que o filme é melhor do que o livro. Contos cansativos e desinteressantes.

Karoline 13/08/2020

"A existência do livre-arbítrio vai resultar em nossa incapacidade de ver o futuro. E sabíamos da existência do livre-arbítrio porque tínhamos experiência direta com ele. A vontade era parte intrínseca da consciência.

Era mesmo? E se a experiência de conhecer o futuro mudasse uma pessoa? E se evocasse um sentido de urgência, um sentido de obrigação de agir do modo que sabia que agiria?"

Ler os contos do Chiang foi uma experiência fantástica pois me fizeram refletir sobre muitas coisas diferentes. E se descobrissemos o segredo da criação do nosso mundo? E se conseguíssemos ver Deus? E se soubéssemos do nosso próprio futuro? E se não pudéssemos mais distinguir a beleza? Será que um dos grandes problemas de nossa sociedade se deve ao fato de que nos importamos demais com a aparência?

Fiz a leitura desse livro aos poucos, primeiro porque tive a ideia de ir lendo um conto por dia (um jeito que encontrei para ler mais desse gênero), mas conforme o tempo foi passando vi que era a melhor coisa a se fazer pois, cada uma dessas histórias se mostrou bastante densa e mexeu tanto comigo que precisava de um dia inteiro para me recuperar haha

Qnat 31/07/2020

Muitos bons contos. Originais, bem escritos e trazem importantes reflexões.

Não há um que seja ruim.

Destaque, claro, ao História da Sua Vida, que baseou o filme A Chegada.
O conto e o filme são diferentes. Saber já de um, não prejudica explorar o outro.

dami 24/07/2020

Minha opinião
Ganhei esse livro do meu marido, fazia tempo que eu queria ler porque eu gostei muito do filme A chegada. PORÉM, para mim, foi um livro decepcionante. Em primeiro lugar, os contos são chatos, sem algo que me chamasse realmente a atenção. O primeiro eu até gostei um pouco, a partir do segundo eu fui ficando entediada, fora que ele escreve de uma forma que, usando o português correto, NÃO DÁ PRA ENTENDER NADA!
Não posso negar que ele tem muito conhecimento científico e muita criatividade. Eu até gostei do último conto, o do documentário. O conto que deu origem ao filme é bem mais ou menos, o filme ficou sensacional, se eles tivessem sido fieis ao conto não teria ficado tão bom. Fora que é um livro super blasfemo, né, eu que sou cristã não gostei disso, nada contra a opinião dos outros, eu entendo, só não gostei.

Gui Dante 12/07/2020

No geral, quase todos os contos usam de ciência de alguma forma a ajudar a contar a história. Achei interessante que o autor faz isso de uma forma que soa bastante palpável e não fantasioso como em muitas obras do gênero. Meus preferidos foram "Entenda", "História da sua Vida" e "A Evolução da ciência humana"

Davenir - Diário de Anarres 30/06/2020

Ficção muito além do filme!
"História da Sua Vida e outros contos" é uma coletânea que ficou conhecida pelo conto "História da Sua Vida" que serviu de base para o filme "A Chegada" de 2016, mas o livro faz muito mais que isso: nos entrega uma coleção muito coesa, que mostra um autor que usa a ciência para fazer ficção viajando pelo fantástico com muita criatividade. As influências de Philip K. Dick e Borges, são presentes mas numa escrita bem diferente.

"A torre da Babilônia" abre o livro com um conto que acompanha a história de Hillalum que foi convocado para trabalhar na torre da Babilônia e narra todo o seu caminho até o topo da torre que ainda não foi concluída. O olhar científico do autor esmiúça os aspectos técnicos da torre, como se estivesse especulando tecnologias possíveis para a mítica torre. Além disso também fala do aspecto social ao contar como vive o povo que trabalha e habita por lá. O final é digno de um Borges, mas bem menos prolixo.

"Entenda" conta a história de Leon: um paciente com graves lesões no cérebro tratado com um hormônio K (experimental). A droga faz Leon recobrar as funções cerebrais perdidas, mas também ativa uma inteligência muito acima do comum. Começa uma caçada para fugir das autoridades que querem prendê-lo para testes e para encontrar possíveis superdotados com a mesma droga. O conto daqueles que o faz aprender ciência, divertindo o leitor com inteligencia e tensão até o último momento.

"Divisão por zero" conta a história de Renee e Carl. Renee é uma matemática que descobre uma fórmula que invalidaria praticamente todos os axiomas da sua área, o que a deixa arrasada. O conto é narrado por Carl que não consegue ajudar a sua esposa a lidar com tudo isso, alternando entre os momentos em que conheceu ela e quando ele a traz de volta de uma clínica. Conto dramático que mescla bem a ciência e a situação do casal.

"História da sua vida" conta sobre a Dra. Louise Banks, uma linguista convocada para estabelecer contato com alienígenas. O conto alterna entre as descobertas de Banks com momentos dela com sua filha em vários momentos aleatórios. As revelações de Banks começam a se interligar com suas lembranças. Temos uma narrativa que é um deleite para quem gosta de linguística, intercalada pelas lembranças e a curiosidade que despertam em relação a trama linear de descoberta da protagonista.

"Setenta e duas letras" conta a história de Robert Stratton que estuda nomenclatura na Inglaterra vitoriana. Chiang volta a trabalhar com um olhar científico apurado sobre temas mitológicos. Aqui, é a existência de Golens na Inglaterra do século XVIII. Quase como um mundo Steampunk mas ao invés de termos uma Revolução Industrial movida por máquinas à vapor avançadas, é tomada pela técnica de reanimar construtos com palavras escritas num papel. Contudo, Stratton quer dar um passo além escrevendo nomes em óvulos femininos para animar seres humanos completos. O que é muito debatido durante todo o conto, desde as implicações sociais até as possibilidades técnicas e científicas de fazê-lo. O conto reserva uma pequena parte para a ação, mas o grosso do conto é o debate as intrigas sobre o uso dos golens.

"A evolução da ciência humana" narra como a ciência é feita no próximo milênio, na forma de um artigo científico. De fato, esse conto foi solicitado por uma revista deste tipo que queria especulações sobre como a ciência seria feita. Chiang faz nesse conto, o mais curto da coleção, - na verdade o único conto curto do livro - é imaginar uma raça de metahumanos que desenvolveu a ciência a um ponto em que humanos normais não conseguem mais acompanhar seus avanços, restando poucas opções para nós.

"O inferno é a ausência de Deus" conta a história de Neil Sparks, que trava uma luta para tentar amar a Deus depois que lhe é tirado tudo. A narrativa faz uma óbvia referência ao livro de Jó. Nesse mundo as passagens dos anjos entre os planos, deixam rastros de destruição e/ou bençãos para os que ficam perto destes eventos. A ordem desses eventos é completamente aleatória para a percepção humana e existe uma angústia para explicar as razões. As vezes é possível, avistar o inferno, onde muitos dos que morreram são identificados, e o que se revela confunde ainda mais as pessoas acabando com qualquer tentativa de estabelecer um padrão que encaixe a doutrina religiosa. Nesta versão do Livro de Jó, Chiang traz um final macabro, mas segundo o próprio, mais corajoso.

"Gostando do que vê: um documentário" o conto é narrado como se fosse um documentário, com depoimentos alternados sobre o uso de uma técnica que induz as pessoas a não se sentirem mais atraídas por um rosto bonito, a caliagnosia, ou cali para os íntimos. Chiang usa personagens de diversos tipos, de professores, especialistas, adolescentes e políticos que expõe seus argumentos ou dramas pessoas com o uso da tecnologia.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2020/06/resenha-137-historia-da-sua-vida-e.html