A Causa Secreta

A Causa Secreta Machado de Assis

Resenhas - A Causa Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

wisegrl 16/08/2022

nem raiva, nem ódio, tão somente um vasto prazer.
de novo, pra um livro lido pra escola é bem ok!
é um conto, então é rápido de ler, e tem um suspense legalzinho (com a causa secreta sendo um tanto quanto sombria)
lis b. 16/08/2022minha estante
pq você tá resenhando tudo que você já leu na vida?

wisegrl 16/08/2022minha estante
pq descobri que resenhas são interessantes ? (e resolvi participar daquele desafio do skoob

uau

lis b. 16/08/2022minha estante
nunca participei de um desses
e se

wisegrl 16/08/2022minha estante
o de quantos dias seguidos voce consegue ler é meio sem graça pq a gente não atualiza o skoob a cada cinco páginas lidas
mas esse é super legal eu te apoio

Segislane 19/05/2012

A causa secreta - Machado de Assis
Em questão de minutos em que leva-se para ler o livro senti-me como se vivesse aquele momento tão intensamente, Machado consegue transmitir a falta de sensibilidade de Fortunato em palavras que se tornam reais a nossa imaginação, a dor, sofrimento e a insanidade psicológica saem das palavram e invadem o mundo da imaginação.
walter edson 09/10/2012minha estante
é muito legal esse livro pois eu gostaria ler todos os livro de machado de assis.

Vieira 04/07/2013minha estante
De fato um grande conto do mestre Assis!

@lucassntn 14/11/2009

Machado de Assis descreve de modo majestoso a face de um verdadeiro sádico psicopata, Fortunato. O conto é curto e de fácil entendimento - além de divertido, como muitos contos de Machado -, enfim, uma ótima leitura.
walter edson 09/10/2012minha estante
e verdade eu tambem gostei muito desta fomar fica mais facil de acimilar a leitura.

Tassio.Ferreira 30/03/2018

Tassio2f
Veio namoral esse conto A Causa Secreta é um dos mais fortes de Machado de Assis. Sua estrutura narrativa lembra um pouco a de A Cartomante, com início abrupto, flashback e retomada do eixo em direção ao desfecho.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Não faz parte da seleção de contos do paradidático.

Raquel Lima 23/05/2010

Mais uma do bruxo.
Mais uma vez Machado de Assis consegue transcender o ato de simplesmente escrever palavras que formam frases e um texto. No conto o ato salta do papel, o esquartejamento do rato pelo Fortunato é dolorido,é "real", "vemos" e sentimos o seu prazer...Sinceramente, um "Spielberg" das letras!...rsrsr...

z..... 18/07/2017

Edição Literatura Brasileira em Quadrinhos (Escala Educacional, 2006)
Adaptação em quadrinhos espetacular, que reproduz com fidelidade a história e eleva a percepção. A cena de tortura do rato, por exemplo, está mais impactante que a simples leitura do texto. Ressalte-se que o roteiro procura preservar também várias frases do conto e essa é uma das melhores características dessa HQ. Li o conto e fiquei impactado pela morbidez, mas a leitura nessa adaptação foi mais emocionante. A arte não é das melhores, mas está bem arranjada com o roteiro em detalhamentos. Penso também que ficaria interessante se fosse em preto e branco (acentuaria mais o clima dark). Mas independente de qualquer coisa, gostei muito do jeitinho como foi idealizada. Legal!

Fabio Shiva 04/04/2018

Genial!
Graças ao P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante) tive acesso a esta obra, publicada pela célebre editora de arte Cosac & Naify. Fiquei bastante curioso e observei mais do que de costume os detalhes de diagramação etc., o que me propiciou uma bela oportunidade de reflexões.

A conclusão a que cheguei, ao menos em termos de design, é que sou uma alma simples e pragmática. Pois admirei vários detalhes “espertos”, como já começar a narrativa na capa, utilizar um único detalhe em lilás em uma capa PB, diagramar o texto do miolo com uma grande margem inferior, de forma a deixar um terço da página em branco, entre outros. Mas diante de cada um desses detalhes, se fosse eu o responsável pelo livro, teria optado por uma solução mais “popular” e econômica, como por exemplo: publicar a capa PB mesmo, ou então aproveitar mais a policromia, e no mínimo aumentar o tamanho da fonte, ou então fazer o livro com menos páginas...

Enfim, um “livro de arte” não se faz pensando no custo final ser o menor possível, mas em proporcionar um deleite estético a mais para o leitor. Não pretendo de forma alguma desmerecer essa prática ou motivação, mas em meu caso particular gosto mesmo é do deleite das palavras bem concatenadas ao contar uma história de atração e impacto, que me possibilite descobrir algo mais sobre mim mesmo e sobre o mundo. Ou seja, guardo meu refinamento mais para o conteúdo e menos para a forma.

E quanto ao conteúdo, só posso dizer que os cuidados e esmeros da Cosac & Naify foram dedicados a uma obra muitíssimo digna deles. Um dos melhores contos de Machado de Assis – o que não é pouca coisa, considerando-se ser ele um dos melhores contistas da língua portuguesa de todos os tempos!

A história é bem sinistra, tanto que chega a evocar uma atmosfera de Allan Poe, sobretudo pelas ilustrações trevosas de Oswaldo Goeldi, essas sim autênticas obras de arte!

Com o Machado de sua ironia afiada de sempre, a proposta é cortar a camada superficial de um gesto socialmente aceito e até louvável, para extrair das profundezas a terrível e inconfessável causa secreta...

Genial!

***
“(...) não havia mais que aceitar o coração humano como um poço de mistérios.”

#1livropordia

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Thaís 10/11/2018

A narrativa intrigante,o perfil psicológico evidente,a mente dominando o personagem, o foco no que não se espera e a eterna dúvida do como...Um conto de Machado.

Mariane 14/02/2019

Este livro em história em quadrinhos é baseado em um conto de Machado de Assis. Nos apresenta a amizade e os segredos que podemos esconder. Bem rapidinho para ler e uma ótima dica para quem quer ler clássicos da literatura brasileira.

Anienne 09/10/2019

A causa secreta
Machado de Assis é um Gênio!

Ingrid 06/08/2020

De todos os contos que li nesse último mês do Machado de Assis, esse foi o que menos me impactou até agora! Mesmo assim gostei do conto. Como sempre, Machado de Assis trata de uma tema pouco falado em sua época: a psicopatia. Ele traz um personagem frio perante as mazelas e dores dos outros. Fortunato não demonstra nenhuma repulsa frente a ferimentos e sofrimentos, razão que intriga Garcia. Isso fica mais claro quando Fortunato monta um hospital, e Garcia vai trabalhar com ele; bem como a mulher de Fortunato, Maria Luísa, também sofre com o modo de ser do marido!

Siqueira 07/08/2020

Que maravilha de conto, realmente Machado de Assis é muito bom, valeu a leitura, pena que acabou rápido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6