A Causa Secreta

A Causa Secreta Machado de Assis




Resenhas - A Causa Secreta


89 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Neto62 13/05/2024

Machado de assis poderia ter continuado histórias assim
O cara traduziu Edgar allan Poe, acho que se fosse outra época ele teria sido nosso mestre do terror e suspense, se alguém tiver mais recordação de obras assim dele me avise!
comentários(0)comente



cakeberry_ 09/05/2024

O conto mostra como Fortunato sente prazer ao ver a dor de outros seres, humanos e animais. A leitura foi tranquila, consegui ler sem muita dificuldade e em um dia.
comentários(0)comente



Ana Menezes 04/05/2024

Mais um conto de Machado de A.
Gosto muito dos contos de Machado de Assis, e esse não foi diferente. É uma história rápida de ler, e sempre nos surpreende.
comentários(0)comente



Luan.NietzsChe 21/04/2024

Inacreditavelmente bizarro!
Este é o conto mais bizarro do mestre, que eu li. Com certeza, é também um dos melhores. Aqui, o sadismo é muito bem retratado, muito bem detalhado, muito bem escrito, tudo feito na mais incrível perfeição, como é de praxe as obras do autor. Esta, me pegou de surpresa, jamais imaginaria o Machado escrevendo sobre tal perversidade: a tortura de animais, como cachorros, gatos e ratos... Por prazer.

O conto inicia-se na casa de Fortunato, junto a ele, sua esposa, Maria Luísa, e seu amigo, Garcia. Os três em silêncio, mas, Maria Luísa e Garcia, nervosos. Algo aconteceu, algo horrível, e para revelar este mistério, Machado descreve onde tudo começou, detalhadamente, e para você, leitor, descobrir tudo o que aconteceu, leia esta delícia imediatamente!

"Castiga sem raiva [...] pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem"

É, para mim, impossível julgar alguém como bom ou mau. Na estória, é julgado como bom o médico-chefe que estava sempre presente em cirurgias, sempre atencioso para com os enfermos. Mal sabia que o seu prazer não estava em ajudar, e sim na satisfação que sentia ao ver os outros sofrendo. Isso me faz refletir que tudo o que fazemos, seja aquilo considerado como bondade ou maldade, tem um porquê próprio, individual, único seu. Por mais que o personagem tenha uma patologia, isto é óbvio na estória, que é o sadismo, bem, vendo por um lado histórico e pessoal, nossas ações muitas vezes são por uma causa própria. Eu mesmo, em meus tempos de crença, após os sucessos de minhas consideradas bondosas ações, pensava na recompensa divina que eu, convicto disso, receberia. Ao analisar, o mesmo vejo nas pessoas ao meu redor, e não só pela recompensa de um deus. Hoje, meus atos são muitos pelo meu próprio prazer, e mesmo não sendo pelo meu próprio regozijo, serão escolhas com um porquê.
comentários(0)comente



JAeh.Pereira 15/04/2024

Sinistro
Fortunato parece uma ave de rapina, ou um verme, que paira em cima da carniça. No meio do conto, eu já tinha sacado a personalidade dele... Ele é aquele típico psicopata, que ninguém desconfia, mas sempre está presente em todas as cenas.
comentários(0)comente



helena del rey 21/03/2024

🤬 #$%!& QUE PARIU!!!!!!
Machado de assis you ARE the moment!!!
que história doidona, muito bem narrada e detalhada - feliz ou infelizmente - , dos poucos contos que eu li dele, esse, com toda certeza foi o que mais me prendeu e me deixou ????? bem assim
eu amo a diversidade de temas das obras dele, tá muito de parabéns, gostei demais, espero que venham mais leituras desse queri
comentários(0)comente



Moony._duda 12/03/2024

Adorei!
Primeiro conto/obra do Machado de Assis que eu li, achei que a linha do tempo que o livro tem faz uma grande diferença na trama, um conto curto muito bem escrito e que consegue te fazer refletir
comentários(0)comente



AndrA.Lima 10/03/2024

Bizarro
O conto trás um personagem bem interessante, que hoje é um tema quase que saturado em diversas mídias, mas acredito que não no tempo em que foi escrito, trata-se de um psicopata sádico, mas só percebemos que isso foi possivelmente mostrado desde o começo da obra quando a encerramos, realmente Machado de Assis é incontestavelmente um gênio.
comentários(0)comente



vick.books 01/03/2024

A causa secreta
Um conto de machado de assis com uma pegada mais diferente doq de costume. com menos de 15 páginas, ele consegui criar uma narrativa que te faz refletir e epnsar muito no ser humano e suas atitudes. a ambientação pesada, o fato do livro começar pela cena em q ele termina, tudo isso contribuiu para q esse conto tão curto tenha um impacto tão forte.
comentários(0)comente



Fabricio.Macedo 18/02/2024

Texto surpreendente. Esperava outro final! rsrs Texto com vocabulário rebuscado, o contexto histórico, as referências geográficas ainda existentes o tornam bem interessantes. Machado tem uma forma única de escrita. Isto já é perceptível logo no início de suas obras.
comentários(0)comente



Esdt 16/02/2024

Que belo horror!
A história começa com aquela estratégia de narrativa tão genial que é começar pelo meio, trazendo algo TCHAAN que ocorreu e dps seguindo (foi por isso que li, inclusive! Faculdade de letras kkk). Mas, nesse conto em específico, foi tão genial o modo como foi feito que, no primeiro parágrafo eu já saí me perguntando ?o que aconteceu?? e ?por que eles morreram?" (Não é lá um spoiler pq isso tá literalmente no primeiro parágrafo) ao passo que minha mente criava UM MONTE DE TEORIAS sobre o que poderia ter acontecido.

Tentei presumir o pior que pude, mas nenhuma das minhas teorias esperaram ***aquela coisa***! Fiquei boquiaberta com as pistas do que era a causa secreta aparecendo desde o início história, mas de modo a ser reconhecidas somente no final.

Foi uma ótima leitura, me interessei bastante no estilo de narração e quero muito ler histórias semelhantes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Liz 02/02/2024

Me lembro bem quando tive que escrever um roteiro a partir desse conto e montar uma peça de teatro para a escola (que vergonha meu deus). Mas foi muito divertido, o primeiro conto que eu tinha lido do Machado e só o entendi porque tive realmente que desvendá-lo para escrever o roteiro, também só descobri qual a real causa secreta porque interpretei o Fortunato.

Esse complicado trabalho me fez ter mais interesse nas obras do autor e em outros de seus contos. Lendo A Causa Secreta pela terceira vez, posso ver agora como estava na cara, bem estampado, a personalidade do Fortunato, e no segundo ano do ensino médio tive que ler muitas e muitas resenhas e explicações para entender esse personagem.

É um conto pequeno e talvez complexo, mas quando você entende, é tenebroso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laura 11/01/2024

O rato preto - Machado de Allan Poe
Esse conto é bem curto e rápido de ler e narra em terceira pessoa um homem frio com atitudes psicopatas (mesmo o termo não sendo utilizado na época). Machado de Assis consegue descrever de forma impressionante pequenas atitudes que nos revelariam essa característica em alguém e só revela a perversidade do personagem no final do conto.
Depois de ler alguns contos do Edgar Allan Poe, é possível identificar muitas semelhanças desse conto com os de Poe, eu acredito que tenha sido uma grande inspiração para Machado de Assis nessa época pois também traduzia os contos do poeta estadunidense.
De qualquer forma, Machado de Assis, utilizando como inspiração a poesia sombria de Poe, escreveu esse conto intrigante e com uma pitada de suspense com maestria.
comentários(0)comente



89 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR