A marca da vitória

Phil Knight

Resenhas -

Gustavo.Fortes 21/03/2023

Inspirador
Pra quem gosta de casos de sucesso, esse é um prato cheio.
Um dos fundadores da Nike, Phil Knight escreve de maneira surpreendentemente interessante (uma vez que não é um escritor) a trajetória de sua carreira e fundação de uma das empresas mais conhecidas do mundo.
É notavelmente um livro cujo enredo muitas vezes nos dá a impressão de tratar-se de uma obra de ficção, cheio de reviravoltas e situações intensas.
Gosto muito de biografias e, certamente, esta é uma das que mais me marcaram. Phil é um gênio do empreendedorismo, mostrou-se um bom escritor, e é dono de um história de vida ímpar.

Jéssica Kist 11/03/2023

Virou favorito
Ouso dizer que é uma leitura NECESSÁRIA aos amantes de esporte e empreendedorismo.
Escrita fluida, engraçada, emocionante e real de um cara que VIVEU uma "ideia maluca".
Leiam!

Samuel236 25/02/2023

Leitura bem leve
Confesso que li praticamente todo o livro em um dia. Leitura leve, trazendo bem toda a história e contexto para que fosse possível criar o que é hoje a nike

Me chamou muita a atenção de como era dinâmico mesmo sendo uma época antes do dot.com

Além disso, o conceito de experimentação bem presente também, mostrando que até tênis podem ter seus testes A/B

Evva_sec 22/02/2023

Inspirador
É sempre interessante saber como grandes marcas surgiram. Na trajetória de Phil Knight é possível ver que a caminhada não é fácil e sua narrativa deixa claro que é necessário muita ousadia, coragem e apoio para seguir em frente. Gostei da leitura.

Luiz 20/02/2023

Tenho preconceito com autobiografias. Acho que se uma pessoa acha que sua própria vida deve virar um livro, então isto já é um indicador de que só vamos ler coisas incriveis neste livro. A Marca da Vitória nao foge muito disto: é uma ode aos feitos supostamente incríveis de um mega empresário. Claro que é bacana conhecer alguns episódios da criação de uma das maiores marcas da história; o livro é muito bem escrito também parece um romance e e bem agradável de.ler.Mas esta auto babação de ovo me cansa muito.

Vinicius 17/02/2023

História incrível e inspiradora
Não sou muito adepto a ler biografias, geralmente acho meio maçante conforme a história vai se desenvolvendo, mas, em "A Marca da Vitória" foi diferente.

Uma história linda, incrível e inspiradora que inspira a qualquer um a dar o próximo passo em seu sonho, ou, numa "Ideia Maluca" assim como teve Phil.

Se eu disser que não me emocionei, que não fiquei aflito e apreensivo e que não dei boas risadas em alguns momentos ao lê-lo, estaria mentindo, pois isso aconteceu diversas vezes.

Phil Knight mostrou que não importava o que acontecia, ou o obstáculo que surgiria (e não foram poucos) nada o faria desistir de seu sonho. Mas, arrisco a dizer que talvez só a força de vontade de Phil não adiantaria para ele seguir adiante, as pessoas ao qual ele tinha ao seu lado, vejo que, foram fundamentais para o crescimento da empresa, desde as primeiras importações dos tênis, a escolha do nome Nike e o rumo que empresa tomaria. Isso tudo me tirou a lição de que quando temos as pessoas certas junto com a gente em nosso objetivo, nada impedirá com que aquilo dê certo.

Ler esta obra foi como se eu estivesse sentado junto ao Phil escutando-o a contar essa belíssima história. E, no final, não só criei uma admiração maior ainda pela marca Nike, mas, sim, por Phil Knight.

Ysa 11/02/2023

Incrível!
A história prende a atenção do início ao fim, passando por grandes percalços ao longo do caminho, dos quais podemos identificar como Phil Knight teve uma visão além de seu tempo e não teve medo de se arriscar ... ainda encontrou parceiros que também tinham a mente diferenciada para os modelos da época.

É realmente fascinante chegar ao final do livro e ver o desenrolar emocionante em que a história se encerra ... Na verdade, não se encerra, podemos continuar vendo o fenômeno da marca até hoje.

Eduardo 26/01/2023

Nota 10
Excelente leitura que narra a criação e consolidação da marca esportiva.

Destaque para a mentalidade de crescimento do autor e fundador da Nike, o reconhecimento do trabalho das pessoas, a comemoração de pequenas vitórias e o incentivo ao erro (quanto antes eu erro, mais cedo eu acerto)

Lipehag 22/01/2023

Sempre fui fã de carteirinha da marca, conhecer sua história foi muito enriquecedora. Além de ter várias lições de resiliencia e empreendedorismo, a história da Nike é inspiradora. Continuo muito presente e consumidor da marca. A leitura vale a pena!

Aysllan.Gabriel 21/01/2023

Realmente a marca da vitória
Para quem gosta de ler, uma boa história?
Para quem gosta da marca Nike, uma história inspiradora?
Para quem, assim como eu, tem um negócio, uma história que deve ser usada com exemplo de como alcançar o sucesso!!!

Gabi 12/01/2023

?-Não existe um caminho certo.
-Faça o que você sabe e ama fazer.
-Trabalhe muito.
-Não tenha vergonha de pedir conselhos.
-Faça um trabalho que signifique algo para você.
-Perceba que trabalho em equipe importa.
-Quando a porta se fecha diante dos seus sonhos, olhe para além do que todos os outros consideram normal.
-Existe algo chamado criatividade administrável.
-E mais importante de tudo: ouse arriscar-se para não deixar seu talento enterrado.?

Fabio 10/01/2023

Envolvente
Uma leitura que te prende do início ao fim. Segue uma linha cronológica. Muitos conselhos e reflexões para a vida. Uma leitura leve.

Jônatas 04/01/2023

Sensacional
Se você gosta de estabilidade e coisas saindo como planejado, esse livro será um soco na cara! Nele está contido toda a garra e força de vontade dos co-fundadores da Nike para fazer essa brilhante empresa dar certo!

Edu 19/12/2022

Just do it
Me surpreendeu bastante, tanto pelo desenrolar quanto pela forma como toda a história é contada. Por vezes, temos a sensação de estarmos conversando com Knight, nos solidarizando com os tropeços e torcendo pela reviravolta.

Claro que toda trajetória de sucesso será recheada de dramas e componentes que emprestem impactos e grandiosidades. Ainda mais quando contada pelo "vencedor".

Porém, precisamos reconhecer a resiliência de Phil. Nem sempre era claro onde ele queria chegar, talvez nem ele mesmo tivesse tempo de pensar. Mas, em hipótese alguma, se imaginou não vendendo tênis. Isso simplesmente o motivava, era o seu propósito.

Outro ponto que levarei é a ousadia em contornar as barreiras que iam surgindo. Tem que ter muita coragem e acreditar verdadeiramente no que está fazendo para pegar um avião e ir negociar com Japoneses. Pegar um atalho com investidores quando o banco não o apoiava mais ou burlar a concorrência mudando sua fábrica para o oriente.

Sobre este último, acredito de fato que exista uma exploração da mão de obra em países pobres, assim como não posso deixar de acreditar no depoimento de Phil ao dizer que ao chegar nessas fábricas as condições eram ainda piores e foram reformadas com ajuda da empresa.

Pra finalizar, de tudo o que li, ficou claro que o diferencial da "Nike" era conhecer a fundo o seu público, entender qual o papel do tênis para o corredor, estar nos eventos certos, patrocinar atletas em sinergia com a proposta da marca e ampliar a distribuição no território norte americano.

O erro, que certamente foi ajustado com o tempo, era transformar tudo isso em um conceito. Evoluir de uma marca de tênis para uma marca da vitória.