Bom dia, Verônica

Andrea Killmore

Resenhas - Bom Dia, Verônica

Maria 29/09/2020

Piada de mal gosto
Não vou fazer resenha bonitinha, mas eu PRECISO expressar o quanto esse livro é uma porcaria além do razoável.

Verônica é uma escrivã da polícia civil com complexo de superioridade: incompetente pra cacete com trauma infantil, achando que está destinada pra "brilhar" na polícia que nem o pai corrupto que ela tanto admira.
O título do livro, que você pensa que vai ser incrível quando fizer sentido, é jogado nas primeiras páginas pra você saber de cara que é só isso mesmo: Verônica é patética e ponto final.
Primeiro vem o caso da Marta envolvendo necrofilia (você jurando que vai ser um suspense legal, alerta spoiler: não é), depois tem Janete com a parada da caixa que você também jura que vai ser perturbador (alerta spoiler: TAMBÉM NÃO É!!). Porque isso tudo é história meia boca pra alimentar o complexo de Verônica, a única protagonista.
Aí você para e pensa: temos aqui suspense e crime com uma pessoa sem direitos legais de fazer investigação. Então Verônica vai ser aquela personagem complexa, cheia de pensamentos fora do moralismo, pronta pra ser nossa catarse com nossos pensamentos obscuros, tendo nossa empatia. A receita é essa.
A partir daqui vai ter spoiler? Sim, pra sanar suas dúvidas e te livrar de qualquer curiosidade sobre essa leitura deprimente que é o livro.
Já fica óbvio que Verônica sendo essa pamonha sem graça vai partir pra vida de justiceira e que muita gente ainda vai morrer no meio disso.
Verônica tenta resolver o caso de Janete na base da chantagem e ameaça, tudo pra conseguir seu sucesso único. Janete e as duas últimas vítimas morrem às custas da arrogância dela.
O Gregório necrófilo (extremamente mal construído, como tudo mundo nesse universo tenebroso) vira a caça, Verônica quem enrola o cara e dá o mesmo golpe que ele dava e pega todo o dinheiro dele pra ela, vingou Marta e as outras vítimas, vejam só.
No meio disso, vem o momento de quebra da protagonista quando descobre o marido, que ela traía, também traía ela. O que faz dele pior que Brandão, um maldito serial killer. O chororô vem e ela percebe que é uma péssima esposa, uma péssima mãe e uma péssima escrivã, surpreendo um total de zero pessoas com o plot twist pra justiceira.
Nisso ela finalmente mata os "bandidos" e segue como misteriosa com a nova vida de assassina. Uma personagem sexista, gordofóbica, "machista" e racista sendo o centro de uma história como alguém fora da caixa. É UMA PIADA DE MAL GOSTO.
Isso tudo numa mistura NOJENTA de narrativa pra falar de violência doméstica e feminismo. NOJO.
Raphael Montes e Ilana Casoy deveriam ter vergonha de ter escrito um lixo desses.
Da Darkside eu já cansei de esperar qualidade, só publica conteúdo ficcional de quinta, não poderia ficar surpresa.
Breno 29/09/2020minha estante
"Uma porcaria além do razoável" hahaha

Maria 30/09/2020minha estante
Tem porcaria que a gente aguenta, agora isso aqui???? Fiquei muito indignada, Breno.

maria 02/10/2020minha estante
acabei de terminar e é exatamente isso!!!!! to indignada que tanta gente gostou dessa porcaria

frutodeagosto 02/10/2020minha estante
tentei ler esse livro em 2018, quando ele ainda era vendido sob o pseudônimo ridículo de "Andrea Killmore. Larguei lá pela página 50 ou 60. Além de todos esses problemas que você citou aí na resenha, a estrutura dele também é ruim. Alterna entre primeira e terceira pessoa do nada, os diálogos são sofríveis, a descrição é pobre... os dois autores copiaram na cara dura o básico que se encontra nos livros da Gillian Flynn, com a mulher diferentona e marcada por traumas resolvendo crimes, mas esqueceram de ter pelo menos 1% de qualidade. Esse livro evidencia o pior que a literatura brasileira, especialmente a moderninha, tem a oferecer, e o que me assusta é que é só botar uma capa dura bonitinha e isso vende!!!! Vai virar série esta merda

maria 02/10/2020minha estante
eu gosto do raphael montes, li outros dele que realmente gostei, nao esperava essa merda

Maria 02/10/2020minha estante
Também, Maria, já li outros dois livros dele e fiquei de cara no chão com esse livro, que é mais recente que os outros. Tristeza total.

Maria 02/10/2020minha estante
frutodeagosto, eu pensei a mesma coisa!!! Miraram na Flynn e, sei lá, acertaram num balde lixo. Extremamente fraco. E realmente, não podem ver uma capa dura que a turminha sai comprando pra exibir, é o que detesto na Darkside, o desespero pra transformar livro num objeto de decoração e inveja alheia. Sobre a série eu achei o trailer sofrível, mas vi um comentário dizendo que corrigiram um pouco a Verônica pra rolar uma conexão melhor. Bom, eu que não vou tirar a prova, passo longe.

frutodeagosto 02/10/2020minha estante
produção original da netflix já é naturalmente questionável, baseada em livro ruim então... deixe este peso pra outros

Poliana99 08/10/2020minha estante
Adorei o "miraram na Flynn" pq foi essa impressão que eu tive - só esqueceram de mirar no talento - nunca vi uma narrativa e construção de personagens tão medíocres

liv 27/10/2020minha estante
li "dias perfeitos" do Raphael Montes recentemente e vejo que "bom dia verônica" é a mesma linha de bosta

Math 13/02/2021minha estante
Nossa, um colírio para os olhos ler uma resenha assim. Terminei de ler o livro e é exatamente o que eu penso! Eu só li o livro até o final de teimosia porque puta merda, o maior desafio de terminar o livro é a própria verônica, que cada vez que começa a reclamar da vida me faz querer tirar um ronco

Giovanna 18/07/2020

Leitura dispensável
Terminei minha leitura em dezembro de 2018 e, depois de dois anos, escrevo essa resenha agora ao perceber que preciso expressar alguns pontos que me incomodam até hoje.

Para começar, sinto que posso afirmar que é um ótimo livro para quem está apenas começando a ter contato com os gêneros de suspense, investigação, e derivados. Nesse sentido, a questão central das minhas colocações são para aqueles que não se enquadram nesse grupo de pessoas (como é o meu caso).

Analisei a obra como um grande compilado de tudo que eu já tinha visto em outros lugares (filmes, séries e livros). Inclusive, em um determinado momento perto do final do livro, eu abri o Google para pesquisar se aquela cena narrada era uma história real ou derivada de alguma outra coisa, porque eu conseguia rever com muita nitidez o trecho de um filme que assisti anos atrás.

Eu comprei o livro logo quando lançou e dei 3,5 estrelas para esse meu primeiro contato com Andrea Killmore. Acredito que fui generosa com a nota. Percebo que o objetivo de Andrea foi chocar. Houve muita preocupação em jogar aleatoriamente alguns acontecimentos chocantes para surpreender o leitor. Porém, como eu mencionei antes, duvido que quem costuma ler muitos livros dessa temática tenha ficado chocado ou meramente surpreendido. Foi mais do mesmo.

Também percebi um pouco de descaso em desenvolver a história e as motivações das personagens (novamente, friso que a preocupação estava concentrada em escrever uma rápida sucessão de fatos incômodos para somente impactar o leitor novato).

Depois de ser revelado quem estava por trás do pseudônimo Andrea Killmore me senti obrigada a diminuir a minha avaliação. Fiquei muito decepcionada em saber que aquele compilado sem sentido de ações foi escrito por dois grandes autores brasileiros que admiro. Com essa nova informação sobre a autoria, tudo o que não gostei no livro passou a fazer muito mais sentido para mim.

Foi uma grande tentativa da Darkside de juntar o melhor de Ilana Casoy e Raphael Montes (e é claro que a editora não vê a hora de ter os direitos sobre o segundo). Porém, acredito que o que não deu certo foi justamente essa junção de grandes mentes. Ilana tem seus processos de criação voltados para a não-ficção, enquanto Raphael trabalha com a ficção. Os dois são perfeitos separados e, nesse livro, não conseguiram conciliar e harmonizar todas as suas ótimas ideias.

O trabalho em conjunto desvalorizou o que ambos possuem de melhor. Tenho certeza de que sairiam duas obras bem melhores se, por exemplo, cada um reescrevesse sozinho a mesma história.

- Conclusão: História sem enredo coerente que foi encomendada pelo desespero da Darkside para ter o Raphael Montes no catálogo.

juliiaaa 23/02/2024

Raphael montes eu espero q vc nunca vá a um psicólogo
Eu amo esse homem perturbado meu deus, eu amo os livros dele sou completamente apaixonado obcecada e com bom dia verônica não foi diferente. SENSACIONAL!!!
Nina 23/02/2024minha estante
SIM!! se ele fizer uma terapia, fudeu. vc ja viu a série amg?? eu acho o livro tao melhor

Esther412 23/02/2024minha estante
Tenho medo de ler maus livros dele e ficar louca JAJWWKKWK

Bel 10/07/2023

Perturbador
Primeiramente é bom avisar que esse livro tem uns mil gatilhos.
bom dia veronica é tenebroso,assustador,bizarro.
a história não possui pontas soltas e prende o leitor,é aquele livro q não dá pra desgarrar nem por um segundo,os personagens são bem construdos e em certos momentos muito odiaveis,principalmente a protagonista.A história é supreendente em certo ponto e curiosamente utiliza o mesmo elemento de um livro do raphael montes e funciona perfeitamente.
é um livro viciante,mas pra lá de maluco.

sofianves 15/06/2021

Estou em êxtase até agora
Que história incrível! A leitura foi bem fluida, a trama realmente me manteve vidrada na história. Por já ter assistido a série (a partir disso me interessei pelo livro), pude associar as personagens e suas respectivas ações, o que tornou a leitura ainda mais interessante. Parece que a série estava dentro da minha cabeça, pois pude imaginar detalhadamente cada cenário, cada ação...
Os autores desse livro merecem ser aplaudidos de pé! Não costumo ler muitas obras de autores brasileiros, mas até então tenho gostado muito de todas que li.
Recomendo demais! ?
Letícia 15/06/2021minha estante
eu amo, nossa senhora

Anabel.Carolina 16/09/2020

Bom dia, Verônica
Geeeeeente que livro! Que história! Que loucura! Cada capítulo é uma bomba!

Não recomendo pra quem tem gatilhos! Pq é realmente pesado! É nojento, agoniante! É horrorizante!

Tem estupro, rituais macabros, traição, necrofilia e por aí vai...

A leitura é super fluida, cada final de capítulo deixa aquele gostinho de quero mais o que faz a gente devorar o livro!

Fabsuper 03/01/2022minha estante
Li ano passado, me surpreendeu.

Maaria_ 22/10/2023

Verônica não teve um bom dia!
A escrivã da Polícia Civil de São Paulo, Verônica Torres, recém formada no concurso, acaba se encostando no cargo de secretária do delegado Wilson Carvana, após a ?suicídio? de seu pai por suposto envolvimento criminal. Verônica caba pegando dois casos e investigando de forma ilegal e isso a leva a um turbilhões de acontecimentos em sua vida obrigando ela a tentar resolver da forma mais rápida e segura possível.

Simplesmente presa nesse livro. Repleto de detalhes e personagens com uma personalidade única. Como se realmente fosse uma história verídica e os autores só tivessem passando pro papel o relato ouvido. Esse é o primeiro livro que leio do Raphael Montes por total influência do meu namorado e facilmente fiquei tensa e dominada de uma forma que meus dois últimos dias foram só lendo o livro. Também me chamou atenção por sua forma coesa e limpa na elaboração.

No meu ver, o livro deixou muitas lacunas em aberto, como os detalhes da aldeia indígena, que foram mencionados em alguns momentos, mas de forma bem rasa, o porquê daquele ritual, o porquê das mortes e o porquê dele sempre degolar os braços das vítimas e enterrar o membro distante do corpo. A história deveria ter se desenvolvido bem mais se todas as perguntas tivessem as respostas manifestadas durante a leitura.

Fernanda.LeAncio 11/10/2020

E se tudo fosse verdade?
Eu me senti muito incomodada como os autores retrataram a polícia civil. Imaginar que existem pessoas que se importam tão pouco com o que acontece ao outro ou motiva uma ação tão desesperada foi bem complicado para mim.

Gabs 03/02/2022

bom dia, veronica
DE MILHOESSSSSSSS!!!!!!! mal vejo a hora de sair a continuação, e vou agora pra netflix assistir a série pq deve ser babado também
03/02/2022minha estante
a série é boa!! mas veja com outra perspectiva, porque eu fui achando que era 100% o livro e me decepcionei ?

Gabs 03/02/2022minha estante
nossa, sim! já até me decepcionei um pouco nos primeiros episódios porque é bem diferente. a veronica parece outra pessoa, mas entendo que tiveram que acontecer algumas adaptações.

Mila.Maluka 05/11/2022

Crime Perfeito!
Livro sensacional. Quis ler antes de assistir na Netflix pra saber se era bom mesmo. E podem apostar. É excelente. Merece a honra de virar minissérie.

Parabéns aos escritores. Quero mais livros assim.

TheBoy 02/11/2020minha estante
Resenha daora, parabéns cara! Esse livro é bom demais.

Michele F. 02/11/2020minha estante
Gente, ameiiiiiiiiiii. Porém preguiça de ler.

Daniel Miguel 02/11/2020minha estante
Kkkk maravilhosa

Raphael Montes 02/04/2017

Recomendado! =)
BOM DIA, VERÔNICA é o ótimo suspense de estreia da brasileira Andrea Killmore. 😊Publicado pela @darksidebooks, o livro apresenta uma espécie de "O silêncio dos inocentes" nacional, com muitas viradas, cenas chocantes, um assassino em série cruel e uma protagonista tão forte quanto polêmica. Adorei os elementos brasileiros do livro, como a burocracia da nossa polícia e as práticas da cultura indígena. Recomendo muito para quem curte um bom suspense investigativo com final surpreendente.
Alice.Petrucci 24/04/2017minha estante
Amei o livro ??

Alice.Petrucci 24/04/2017minha estante
Mtoo bom, amei.

Belarmino.Alves 12/10/2017minha estante
Considero huns dos melhores thiller que já li, ele e o jantar secreto..

Fernanda.Cabral 20/04/2021

Ameii
Fico triste por ter visto a série antes de ler, mas amei a trama e estou esperando as continuações.
Pedro Gama 20/04/2021minha estante
tô doido pra ler esse livro, msm mta gnt falando mal

Aline 05/06/2022

Bom dia Verônica
Livro muito bom mas com detalhes diferentes da série ( graças a deus pq é pesadíssimo )

Classificação +18 óbvio, mts gatilhos