Crave a Marca

Crave a Marca Veronica Roth

Resenhas - Crave - A Marca

meumundinhodoslivr 15/10/2021

?corações frágeis fazem valer a pena viver nesse universo?
| +14 (assassinato, violência, tortura)

Eu li ele pelo simples motivo de ter no K.U (kindle unlimited) mas acabei me surpreendendo bastante.

É aquele livro que te prende, por mais que tenha bons plots twists, muitos você consegue prever, porém mesmo assim, não perde a graça.

A história, basicamente seria um universo, com diferentes povos que tem certa rivalidade.

Nesse universo, cada pessoa nasceria com uma profecia, e um dom. Que podem ser os mais diversos.

Vamos ter, entao, duas famílias principais. A primeira é a realeza, onde conhecemos a princesa, e seu dom é conhecido por ser um dos piores, e um príncipe, seu irmão, o tão temido rei.

A outra família já é mais humilde e foi totalmente destruída por ordens desse príncipe, a não ser dois, que foram presos. Mas, por que?

Bem, a princesa acaba tendo que se relacionar com um dos prisioneiros e por aí começa uma história. Sera verdade tudo que lhe contaram? Do que o príncipe tanto teme?

Eu amei esse livro. Ele traz um ?enemies to lovers?, bem construído, personagens incríveis, um cenário que, na minha cabeça, é simplesmente incrível.

Além disso, traz dois pontos de vista, o da princesa e o do prisioneiro. Tem como ser melhor?

Me prendeu demais, as lutas, os diálogos. E eu sou suspeita porque amo profecias e poderes. A leitura é super fluida e as lutas bem desenvolvidas, embora acho que alguns personagens mereciam maior atenção. Leiammm
moonljte 11/12/2021minha estante
comprei ele ontem, to super animada para ler

camii 11/12/2021minha estante
SUAS RESENHAS>>>> vc faz tudo se encaixar, simplificando tudo e msm assim consegue convencer as pessoas lerem o livro, sério, pfta ??

ARRASOU MT

meumundinhodoslivr 11/12/2021minha estante
@moonljte maravilhoso amg, vc vai amarrr

meumundinhodoslivr 11/12/2021minha estante
@CAMI EU JÁ FALEI O QUANTO VC EH PERFEITA??????

meumundinhodoslivr 11/12/2021minha estante
@cami sempre me inspiro nas suas??

camii 11/12/2021minha estante
@bia AMG SÉRIO---- ????????

cecília 11/12/2021minha estante
eu amo o jeitinho que vc faz suas resenhas ??, concordo com a @camii

meumundinhodoslivr 14/12/2021minha estante
@cecilia e eu amo o seu?? bgd amggg??

Virna 21/01/2017

Crave a Marca – a decepção.
Antes de começar a falar realmente do livro, preciso explicar duas coisas bem importantes: a primeira é que eu amei Divergent com todo meu coração até Allegiant, o qual desprezo pelo plot em si e não pela morte sem sentido algum de vocês-sabem-quem. A segunda é que eu amo Star Wars acima de todas as coisas em minha vida. Se você não reconhece Star Wars como seu salvador de regente do mundo, não podemos ser amigos.

Dito isso, deixo claro que fui ler “Crave a Marca” querendo gostar do livro, já como ele se passa em um universo espacial! Planetas + naves + mocinho ajudando o irmão + mocinha badass!, não tem como dar errado, certo? ERRADO. Tem sim.

Deixo claro que vi muitas pessoas falando que viram racismo no livro, mas eu, enquanto eu lia, realmente não vi – e se você leu e viu, por favor, vem conversar comigo pra gente tentar se esclarecer porque eu realmente não me ofendi com as características físicas dos personagens. Mas, parando de enrolar e seguindo diretamente para os problemas desse livro: ele não te prende. Parece que é um livro que fica no quase: você quase se importa, você quase embarca, você quase acredita nas motivações dos personagens, você quase se importa de estarem em um planeta diferente. Você fica no quase o tempo inteiro e isso é mais frustrante do que você odiar um livro, porque se você odiar significa que o livro acabou. Aqui você continua esperando algo que nunca chega.

Na verdade, o espaço é o que menos nesse livro. A história termina sendo tão genérica que poderia se passar em qualquer época – medieval, hoje em dia, outro planeta, em um futuro distópico, em um futuro sem tecnologia, enfim. Eu me perguntei diversas vezes qual a finalidade da historia se passar em um planeta diferente, com “tempo” diferente, com costumes diferentes e a verdade é que não faz diferença. Simplesmente não faz.

No resumo, o livro conta a história de Akos e Cyra – ele tentando salvar seu irmão e ela tentando fugir do seu – que ganham dons de algo chamado “corrente” e que na verdade é uma espécie de... força que rege o universo e passa por todos e liga todos e tudo. É. A força. Enfim. A história vai e volta no tempo de acordo com os POVS e diversas coisas que acontecem são contadas e mostradas duas vezes para mostrar os dois personagens, onde estavam, o que sentiam e etc. No final das contas, eu não comprei o romance deles e quase desejei que eles tivessem outros pares.

Não vou mentir e dizer que não tem nada que funcione nesse livro: tem sim, a Cyra. Ela é uma ótima personagem, alguém que sofreu com um “dom” e que ainda tenta entender o que pode fazer e como fazer, além de ter um grande trauma. Adorei o fato dela lutar e ser boa nisso, sem precisar de um homem para a ensinar. Tudo nela funcionou até o romance começar, porque dai em segundos ela precisava de alguém para motivá-la e tinha “alguém pra perder”.

O Akos é um personagem bem menos interessante, apesar de sua motivação. Talvez porque ele seja focado tanto em somente uma coisa que não importa muito o que esteja acontecendo ao redor além de tentar ajudar seu irmão – e deixo claro que eu amo demais plots de irmãos.

Para encerrar, o universo parece que não está todo construído. A sensação que eu tive é que existe muito mais do que foi apresentado e que nem mesmo a escritora sabe tudo ainda. Parece que está no ritmo “vamos ver aonde que isso aqui vai dar!” e isso termina sendo claro em diversas contradições que os personagens apresentam durante o desenvolver da historia.

Eu não senti nenhum prazer em fazer essa resenha, mas não vou mentir: o livro não vale a pena. É tão desinteressante que eu nem sei se lerei o segundo livro e olha que eu realmente gostei do conto da Veronica Roth em “Aconteceu naquele Verão”. No final das contas, acho que cada um deve ler e tirar suas próprias conclusões, porque, pra mim, não funcionou. Nem nessa galáxia e nem em nenhuma outra.
carlos 21/01/2017minha estante
adorei sua resenha! ainda estou na primeira metade do livro mas concordei com tudo o que você disse. nada me chamou a atenção até agora e a história está se arrastando demais. o que aconteceu com você, veronica?

Suh 25/01/2017minha estante
Concordo totalmente com sua resenha, achei uma decepção completa esse livro :'( , acho que era por que tinha muitas expectativas e nenhuma foi concretizada

Ghoulbot 01/02/2017minha estante
Eu estava considerando seriamente em pegar este livro como minha próxima leitura. Estava.
E não é que eu tenha detestado "Divergente", mas eu achei um livro muito, muito fraco, tanto que nem li os outros da série. Um dos pontos que contribuíram pra isso foi justamente a impressão de que Veronica Roth não sabia o que fazer com a história nem com os personagens. Que ela estava escrevendo meio que no "improviso".
Como, pelo que você escreveu, ela repete o feito nesse livro, acho que vou coloca-la na minha seleta e felizmente pequena lista de autores que considero fracos.
Resenha muito util a sua, obrigado por ter me poupado tempo. :)

Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 18/02/2017minha estante
acho que vou passar esse livro, todos que ja leram dizem que não vale a pena, adorei a resenha.

@estante.roxa 20/12/2017minha estante
Concordo totalmente, leio muitos livros, mas esse realmente esta se arrastando, literalmente, comecei o livro agora e já estou querendo parar, provável que eu deixe para ler só ano que vem mesmo, tipo lá para março, a sinopse do livro chamou totalmente minha atenção, mas gosto de livros que já no terceiro capitulo as coisas comecem a ficar emocionantes, mas não esta rolando.

Julia.Everton 03/06/2021minha estante
Eu concordo com certas coisas . Esse negócio de não poder tocar foi meio estranho , e ela sofreu de mais . Meninas , os flashbacks foram os que eu mais gostei , e tem muito disso no segundo livro .Mas eu amei ter conhecido a Cyra , ela virou minha protagonista favorita .Eu também não entendi esse negócio de racismo nesse livro , mas quem sou eu pra julgar né

ACarolinneUs5 20/02/2020

Amei amando
Criei expectativa e não me decepcionei. Adoro a Roth, Adorei Divergente e agora adorei Crave a Marca, envolvendo outros planetas e tal... Amei.
Os personagens são muito legais, a trama é muito boa, e o livro todo muito bem escrito e desenvolvido.
Mesmo tendo quase 500 páginas, me surpreendi pois em nenhum momento, repito, em nenhum momento, o livro fica cansativo.
Recomendo muito a leitura pra quem gosta de ficção juvenil.
Estou doida para ler o segundo volume !
Luiz 27/02/2020minha estante
Já estava meio de olho nesse livro, vou comprar ele

Pedro Neto 06/03/2020minha estante
Que resenha!

Já quero!

??????

Clayne.Martins 09/05/2021minha estante
Amei a resenha já quero ler? só uma pergunta vc sabe qual é a classificação indicativa?

ACarolinneUs5 15/05/2021minha estante
Acredito que 14 anos, Clayne

Clayne.Martins 30/05/2021minha estante
Obrigada! Vou ler?

madu 21/09/2021minha estante
amgg, urgente, tem hot?

Desi Gusson 12/02/2017

Manual Para Deixar Seus Leitores a Deriva
Vamos começar falando sobre como esse livro é chato...

Sim, foi um choque pra mim também, apesar de depois eu ter mentalmente chutado minha canela depois por isso. Eu evito ler logo livros ultramegasuperesperados justamente por isso, as chances de me desapontar são enormes e meu coraçãozinho já sofreu decepções literárias o suficiente por uma vida. Mas a blogueira ouviu o próprio conselho? Nãããããão. Bem feito pra blogueira.

Não me levem a mal, eu respeito muito a Veronica! Tive um caso de amor com Divergente do momento em que coloquei minhas mãos nele até o virar da última página. E assim foi com Insurgente e até tolerei o fim de Convergente, mas sempre gostei muito do que lia dela. Isso explica o duro golpe que sofri.

Na primeira parte do livro temos muitas cenas e ainda assim NADA ACONTECE. É frustrante e desanimador, porque eu não tinha vontade de pegar ele pra ler, acabar logo com a tortura e partir pra outra! O pior é que a Veronica não aproveitou esse grande vácuo pra explicar a sociedade extremamente complexa onde somos jogados. Fiquei tempo demais me sentindo muito burra por não estar entendendo nada! Culpando minha falta de interesse, mas voltei e reli boa parte do começo procurando respostas, procurando alguma coisa, e nada! São muitos planetas, muitas culturas, muitos termos diferentes, e normalmente eu amaria tudo isso, mas faltou uma mãozinha amiga ali pra esclarecer o leitor. Eventualmente você se acostuma (ou desiste) e incorpora todas as novidades, mas só depois de metade do livro e o final da sua paciência.

Não tinha uma alma pra dizer: "Veronica, é muita informação, filha! Vamos explicar melhor essa loucura toda?"

Dica: tem um glossário no fim do livro. Depois de tudo que passei, quase mastiguei aquelas páginas de pura raiva.

Mas não quero ser injusta. Depois da metade as coisas melhoraram, tanto que o final foi digno da Roth genial que conhecemos!

E os personagens são impecáveis. Mais uma vez temos uma mocinha meio atormentada, mas que não se desculpa por ser um "prego enferrujado". A diferença é que o mocinho não é nenhum Quatro. Akos é sensível e acredita que as coisas podem ser melhores, que as pessoas podem se redescobrir mais gentis. Quando Akos e Cyra se vem presos um ao outro, essa sensibilidade faz toda a diferença.

Gostei da parte onde os poderes não são os protagonistas na história. Quero dizer, eles tem muita importância sim, alguns personagens se definem por eles. Porém, diferentemente da maioria dos livros com gente cheia dospoder, aqui todo mundo tem um dom, seja um bem dahora, até um bem inútil. E as pessoas no topo das cadeias de poder estão lá por serem as mais espertas e maquinadoras, não por terem os melhores poderes... isso muda tudo! Gente, temos um vislumbre de um soldado figurante (sério, é um figurante, não tem nem meia linha escrita sobre esse personagem) que solta FOGO PELAS MÃOS e ele morreu igual uma mosca. Tipo, a Veronica samba na cara de todos aqueles livros nas nossas estantes com gente que chega até na realeza por ter poderes especiais!

Crave a Marca está longe de ser o que eu esperava ou gostaria. Mas seu final compensa boa parte do tédio que foi o começo, e o que não compensa nós conseguimos lidar. Ele acabou no embalo de grandes revelações e com certeza deixou um gostinho de quero mais...acho que serei obrigada a ler a continuação, ainda tenho fé na Veronica. Apesar de não confiar muito nela depois do final de Convergente.

P.S.: Pra me sentir menos obtusa procurei na internet e descobri que MUITA gente ficou boiando com a construção do universo de Crave a Marca. Ufa.

Para essa e outras resenhas na integra, acesse o blog!

site: www.desigusson.wordpress.com
Paula 12/02/2017minha estante
Disse tudo e mais um pouco! Porém eu não fiquei nem com vontade de ler a continuação :(

Lila 12/02/2017minha estante
Jesus, Veronica. PORQUE?! Eu fiquei completamente desanimada com o final de Convergente, então a queridíssima Veronica não entrou na lista dos autores que gostaria de ler novamente (PEGUEI RANÇO MESMO!). Mas tá um vuco-vuco tão grande na internet que me fez colocar esse livro na lista de desejados. Apesar de sua resenha ter sido até que animadora, ainda não me convenceu de que ela não partirá meu coração novamente. Fico logo imaginando quem será que ela vai matar dessa vez...

Desi Gusson 12/02/2017minha estante
Pior que eu gosto dela, então cada vez que penso nisso me sinto mal por ter ficado com tanta raiva desse livro! Vai entender...

Hellen Buckel 13/02/2017minha estante
Eu ganhei de presente da minha tia esse livro. Agora fiquei meio receosa em lê-lo kkkkkkk
Vou deixar ele para o final. Para eu não perder meu precioso tempo lendo ele

livrosepixels 15/02/2017minha estante
Apesar de não ter gostado de Convergente (achei sem sentido a narrativa inteira do terceiro livro), me senti atraído por esse novo. Estou no começo ainda, vamos ver no que dá :D

Jé Santos 18/10/2020

Incrível!
Que universo maravilhoso que a autora criou! No começo eu fiquei perdida por causa dos lugares, os termos usados, os nomes tbm.. Mas depois vi um mini dicionário no final que me ajudou mto. Enfim, a história é incrível, eu fiquei apaixonada e mega curiosa! Não vejo a hora de ler a sequência. Sou mto apaixonada pela força e inteligência da Cyra e do Akos, além da bondade dele.
JesuisCami 18/10/2020minha estante
É uma série de livros? Como ainda não li nada da autora, fico desconfiada, mas que bom que gostou. ?

Jé Santos 18/10/2020minha estante
Até onde eu sei, são 2 livros apenas. Tem esse e o outro chama "destinos divididos".

JesuisCami 18/10/2020minha estante
Humm interessante, vou procurar. ?

Jé Santos 18/10/2020minha estante
O primeiro foi mtoooo legal, sério! Se vc gosta de distopia, vale mto a pena vc ler!

annacê 04/10/2021

Cansativo.
Vou começar dizendo que eu gostei, é uma história boa. Tem um enemies to lovers gostosinho e um plot interessante. Um universo bem criado.

MAS, é um livro extremamente cansativo de se ler, ele não te prende e te faz ficar horas dentro dele, não na verdade ele te cansa, porque a autora é muito prolixa, e isso te faz parar várias vezes, ou pra descansar a mente, ou porque você está entediada.

O livro é separado em 4 partes e TUDO de bom só acontece na última parte. Tudo que te prenderia no livro tá só na última parte dele, e as 3 primeiras partes tem capítulos super longos, cansativos e redundantes, e quando você chega na ação você esta mentalmente cansado e só quer terminar o livro.

São 472 páginas, e quando você chega na página 472 o capítulo termina e você virá a folha e o livro acabou. O livro acaba com um final de capítulo, não com um final de livro. Não é nem um final bom o suficiente para você querer ler o segundo livro. Fiquei bem decepcionada porque eu estava colocando algumas expectativas nele. Mas demorei quase dois anos para terminar esse livro, comecei a ler ele no início de 2020, parei e voltei a ler em agosto de 2021.

Um livro de 400 páginas que poderia facilmente ser um livro de 200. Cortava todas as partes desnecessárias, ligava as várias pontas soltas que a autora deixou largada, metia mais 100 páginas do romance do casal principal e pronto, 5 estrela e uma fantasia gostosinha de se ler. Mas não, a autora fez exatamente o contrário.

Cyra e Akos, são dois bons personagens, bem construídos. Mas apenas eles.

Vou dar 2 estrelas para esse livro, pela história, enredo e construção, e mais 1 estrela porque por causa dele eu entrei numa L.C. maravilhosa e fiz ótimas amigas. E porque paguei só 16 reais nele.
thehoneyz 22/07/2023minha estante
sua mentirosa dizendo que gostou na resenha e no zap faltou queimar o livro na fogueira

thehoneyz 22/07/2023minha estante
eita vdd a melhor parte é o final pq é onde acontece coisas

thehoneyz 22/07/2023minha estante
QUE FOFINHA VC FALANDO DA LC ??????????????

annacê 22/07/2023minha estante
melhor parte é o final pq é onde acaba o livro

Luaa_ 16/11/2022

Sentimentos confusos...
Acho que a classificação de 3 estrelas nunca se encaixou tanto em um livro como se encaixou nesse.
"Crave a marca" é, sem dúvidas, um dos livros com mais potencial que li esse ano, mas que, por alguns fatores, não conseguiu alcançar um patamar tão alto quanto a premissa da história merecia.
Primeiro eu preciso falar em como a história desse livro é boa: os personagens, o universo, a trama e o enredo. Tudo isso ficou incrustado em minha mente mesmo depois de terminar, enquanto eu só conseguia pensar em como queria passar mais um tempinho naquele mundo com o Akos e a Cyra.
Mesmo assim, não posso deixar esse sentimento final resumir toda a minha experiência com "Crave a marca".
De início demorei bastante para engatar no livro, o que impactou bastante o meu tempo de leitura. A história, apesar de muito Interessante, apresenta algumas falhas na temporalidade e na ambientação do leitor no universo criado. Outros fatores que me incomodaram bastante foi a oscilação da narração entre 3° e 1° pessoa, não sei se por um erro na tradução ou por uma escolha da autora, e a carência de mapas para ajudar o leitor a compreender aquele mundo.
Sim! Eu gostei do livro e acho que, de alguma forma, ele conseguiu ganhar um espaço especial em meu coração, mas o questionamento que fica agora é sobre a continuação. Se a tivesse em mãos, provavelmente já teria começado a ler, mas ainda estou indagando se vale realmente a pena comprá-la.
Raquel1299 07/01/2023minha estante
Olha, não recomendo muito a continuação,b
pq por mais q ainda seja boa, deixa muitos furos na história

Raquel1299 07/01/2023minha estante
E ainda tem o fato de q o primeiro é com certeza o melhor entre eles, então se já achou isso com Crave a Marca, vai se decepcionar muito com o próximo

Luaa_ 11/01/2023minha estante
Aaaaa, sério?? :(

Raquel1299 11/01/2023minha estante
Infelizmente... Tipo é bacana tmb, mas é bem decepcionante..

Patricia Lima 02/05/2019

Crave a Marca
Esse livro tem muita informação só no início dele, e esse foi o meu maior problema durante a leitura, porque demorou muito pra eu entender todo esse contexto, acho que lá pela metade do livro que eu realmente me situei nesse universo, então demorou muito pra eu me conectar com a história.

Mas eu achei muito legal toda essa coisa que envolve o dom da corrente e as fortunas do personagem, definitivamente são as coisas mais interessantes do livro.

O vilão eu também achei muito bom, e o livro no final deixou vários mistérios que te deixam bem instigado pra ler a continuação.

Mas no geral eu não gostei tanto do livro, a forma que as informações foram sendo colocadas na narrativa não funcionou muito comigo e me deixaram bem confusa.

O Romance também é muito sem graça, cheguei a conclusão que Veronica Roth não sabe escrever casais no qual eu me importo.
Sam || @louca.do.livro 04/07/2019minha estante
Pois eu ja gostei do romance, acredita?! Kkkk gosto dessa pegada mais real, nada tão melodramático e nem amor a primeira vista. Pq num mundo em que ta todo mundo em guerra ou fugindo dela, é bem mais real que o romance esteja em segundo plano, e mais sutil. Mas mesmo assim eu amei eles dois. Como vão confiando um no outro.

Sam || @louca.do.livro 04/07/2019minha estante
Tbem achei que era muita informação no começo, mas como ja tenho costume com esse tipo de livro consegui entender tudo direitinho. Ainda mais pq no final do livro tem um guia que facilitou muito kkkkk mas nem todo mundo viu ele no início. Mas amei sua resenha

Letícia - @lercomaleh 17/07/2019minha estante
Estou lendo ele agora. Depois de bastante tempo pegando poeira na estante resolvi dar uma chance. Eu até que estou gostando. Pelo modo como falavam, achava que iria querer abandonar.

Ingrid06 29/05/2021

Num planeta em guerra, numa galáxia em que quase todos os seres estão conectados por uma energia misteriosa chamada “a corrente” e cada pessoa possui um dom que lhe confere poderes e limitações.
luiza luiza 29/05/2021minha estante
Vc gostou??? Tenho esse ebook no meu celular e está parado faz muito tempo

Ingrid06 29/05/2021minha estante
Luiza, gostei bastante. Não vejo a hora de ler o segundo.

luiza luiza 29/05/2021minha estante
Que bomm, talvez seja minha próxima leitura

Rahh 09/09/2021

Um livro surpreendente?

Comprei ele apenas porque estava barato e comecei a ler sem muitas expectativas, porém fui surpreendida positivamente.

Como todo começo de fantasia, nos primeiros capítulos é bem confuso (mesmo com a disponibilidade de um glossário no fim do livro), mas depois a leitura se tornou bem fluída.

Um ambiente galáctico, bem diferente do que eu estou acostumada, com muitos nomes, costumes e objetos diferentes.

Amei os personagens. Ambos os protagonistas são cativantes, lutando por seus objetivos e superando seus desafios.

A relação dos protagonistas é linda, se desenvolve nem tão lenta, nem tão rápida. A amizade dos dois é muito legal de acompanhar, sem contar a química gostozinha que eles têm.

O fim fica em aberto, visto que, se trata de uma duologia e agora me encontro desesperada pela continuação, que eu não tenho dinheiro para comprar?

Super recomendo, se tornou um dos meus favoritos!
@books_duda 13/09/2021minha estante
É um livro único?

Rahh 13/09/2021minha estante
Não amg, é uma duologia

@books_duda 13/09/2021minha estante
Aa vlw mana

Bia Cattaneo 08/09/2022

Crave a marca
Nada ruim, estória bem fluída e interessante. Se mais nova teria gostado mais, pois tenho muitas ressalvas em alguns eventos do livro, mas as jogo na conta de eu estar perdendo o interesse em livros do gênero. Aos amantes do espaço, aproveitem!
Maria 14/09/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Bia Cattaneo 22/09/2022minha estante
15+

Maria 23/09/2022minha estante
Obrigada

Lauri 17/07/2021

Foi o primeiro livro sci-fi que eu li, e adorei. Demorei horrores para terminar, mas não achei a escrita arrastada. Os capítulos grandes, e algumas partes mais descritivas atrapalharam um pouco, mas no geral, foi uma leitura ótima.

Particularmente, acredito ser um livro lento. As coisas demoram um pouco para acontecer, e por conta de várias descrições, alguns capítulos ? ou acontecimento, ? pareciam estar ali só para enrolar. Mas a verdade, é que cada detalhe, servia para um desenrolar do próximo capítulo. Os plots são bons, ? a autora pensou muito bem na maioria dos detalhes da história. E o final tem algumas revelações bem ?uau?, mas ao decorrer da leitura já tem alguns índices que isso aquilo iria acontecer.

Cyra e Akos são muito bonitinho, não me apaguei a eles, mas gostei de ver a maneira como o afeto e o amor entre eles foi acontecendo. As integrações românticas entre eles são migalhas.

A ambientação do livro é um dos pontos fortes. Confesso que, achei um pouco difícil imaginar o lugar onde eles viviam. É um universo bem diferente, e são tantos detalhes, culturas, políticas ?, que enriquecem ainda mais toda a história. Mas dificultaram um pouco para minha imaginação.
Sara355 17/07/2021minha estante
To desde o ano passado pra ler esse livro.....so li 2 capítulos e não consigo avançar ;-;

Lauri 17/07/2021minha estante
pra mim a leitura desse livro é arrasada, mas compensa muito terminar amg. a história vai evoluindo muito, principalmente no final

Malphus 04/09/2019

Tédio define
Não se enganem. É um livro de romance com alguns elementos de ficção científica.
Apesar da autora tentar estabelecer que a sociedade descrita no livro abarca uma galáxia inteira (na verdade só um sistema solar habitado), ela concentra tudo no casal principal da trama. Seus pensamentos, sentimentos e seus dramas.
O livro todo é, no máximo, morno. Vários parênteses são abertos e nenhum deles é fechado. A mitologia da história, que foi o que me deixou interessado, na verdade, resulta em um problema. Como cada pessoa possui um "Dom da Corrente", uma habilidade especial dada pelo estranho fenômeno que liga todos os mundos daquela galáxia, eu me preocupei que a autora simplesmente criasse poderes convenientes para o roteiro. E é exatamente isso que acontece em vários momentos.
Concordo com o que algumas pessoas disseram sobre o capitulo final. Parece fora de ordem, o que deixa tudo muito anticlimático. O que seria a "revelação bombástica" fica no final do penúltimo capitulo. E nem é isso tudo.
Achei um monte de material desperdiçado. Empolga pouco e não satisfaz em momento nenhum. Nem vou ler a continuação.
Marcos Conte 01/11/2019minha estante
Eu não consegui sentir nenhum empatia por Cyra ou Akos. Na realidade eu imaginei uma Cyra muito mais emplacável, porém as suas defesas foram postas abaixo muito facilmente. Eu não consegui entrar na história de maneira alguma. O mundo criado pela autora é interessante, porém também tive dificuldade de entrar na história por vários termos usados para seres ou lugares que não foi explicado de forma clara na história. Provavelmente não lerei a sequência.

Malphus 06/12/2019minha estante
Tive a mesma impressão. Não consegui me ligar aos personagens e história, apesar de ter elementos interessantes, não trabalhou isso direito.

Lenas 09/06/2021

Vou começar dizendo que tinha 0 (zero) interesse nesse livro antes... Não me parecia bom e a forma como a autora finalizou a série Divergente me deixou meio com o pé atrás com esse aqui também. Porém, minha namorada sugeriu que lêssemos juntas e aceitei.

Demorei um pouco para entrar na história nos primeiros capítulos porque além de ter um ritmo bem lento, tem muitos nomes estranhos/diferentes e eu fiquei meio perdida. Mas assim que tudo se organizou na minha mente, não consegui parar de ler.

A construção do universo é ótima e amei o quão forte é a personagem da Cyra. Lutar contra o dom da corrente dela não deve ter sido fácil. O tanto de esforço que ela fazia, as vezes até para se vestir, era de triste demais. Só que ela não desiste, continua e segue em frente. Me apaixonei por ela completamente.

Adorei vê-la decidindo se impor e não se deixar mais ser usada como arma pelo seu irmão. Também adorei ver o Akos e ela se apaixonando sem perceber (embora tenha tudo acontecido muito rápido depois que eles decidiram que estavam, de fato, apaixonados).

Simplesmente amei o livro. Estou feliz por ter lido e mal posso esperar para ver o que acontece no próximo, porque aquele plot twist no final... O que isso significa?? O que tá acontecendo?
lasthours 09/06/2021minha estante
E a sua namorada fez tudo mesmo, perfeita parabéns

isa pereira 16/12/2021minha estante
adorei a personagem forte que a Cyra é, mostrando que independente de estar acompanhada ou não é capaz de tudo, sem dúvida lidar com seu dom da corrente não foi nem um pouco fácil, e sem poder encostar nos outros também, teve alguns plots que me surpreenderam, gostei bastante!!