Crave a Marca

Crave a Marca Veronica Roth

Resenhas - Crave - A Marca

Emync08 12/05/2024

Gostei mto desse livro, por mais que seja muito difícil entender o começo dele por tantas coisas diferentes do universo em si, foi uma leitura mto boa.
Acho que ambos os protagonistas são mto fortes e que tiveram uma relação ótima, a autora soube construir o desenvolvimento deles juntos e individuais.
Obs: eu adorei quando li a Cyra falando o título do livro, fiquei até feliz.

rbbxcaa 01/05/2024

Ok.
Leitura cansativa, principalmente pelos nomes confusos, não é uma distopia que eu sairia recomendando por ai, mas não é ruim. E gostei muito da relação do Akos com a Cyra.

Ana S 06/04/2024

Crave A Marca
No início eu tava completamente confusa, no final curiosa, muito curiosa!
Acho que é o primeiro livro que eu termino e minha cara ficou entre ? e ?.
Os pequenos detalhes fazem esse livro ser especial, Cyra e Akos ainda tem muito a descobrir... e eu tb kkkkkk.

? "Everytime You Leave" by Sonia B. & Giona O.

Emme3 31/03/2024

EU TÔ EM CHOQUE.
Primeiro, eu tenho esse livro há tanto tempo e eu nem botava tanta fé na história, achei que ia ser uma fantasia bobinha água com açúcar e tal. Mas no momento que eu abri e vi que tinha um glossário e um guia de pronúncia, eu soube que ia ser bom.

Toda a construção do universo, os idiomas, costumes de cada planetinha me deixou impressionado, ISSO É FANTASIA DE VERDADE!! O modo como a autora vai contando a história e desenvolvendo a trama me prendeu do início ao fim, o crescimento da Cyra e toda a dor que ela tem dentro de si, é algo muito difícil de lidar e foi INCRÍVEL quando ela virou a chavinha na cabeça dela. Ao mesmo tempo tem o crescimento não voluntário do Akos como um lutador e alguém que é capaz de matar alguém pra sobreviver e todos os seus dilemas em relação a isso, ao irmão... nossa, perfeito.

Sem contar na escrita que é super leve e não me deixou cansada em momento algum!! Sem querer parecer convencida mas eu imaginei a escrita dela como se fosse a minha de alguns anos atrás, porque é tão fluida, divertida, eu me senti muito familiarizada com a escrita dela.

E o romance deles gente ?? como eu tava com saudade desses flertes no meio do caos e do fim do mundo! Achei muito lindo eles finalmente admitindo e se permitindo gostar um do outro, e na hora que o Akos fala "Sivbarat Zethetet" QUEBROU MINHAS PERNA TODINHA HOMEM. Sério, chorei horrores com eles dois.

Agora eu tô ansiosíssima pra começar o próximo pq teve CADA PLOT TWIST- que meu deus eu achei que ia acabar assim, mas tem continuação amém ?

Jujuh 24/03/2024

Eu iria fazer um título passivo agressivo mas mudei de ideia
Eu acho que o livro tinha TUDO para ser um dos meus favoritos, mas eu achei a história tão arrastada e cansativa.

O romance dos dois é muito bom depois de um tempo fica tedioso só com as migalhas que a gente recebe.

Confesso que depois do primeiro ¼ do livro eu só lia as falas pois o livro é desnecessariamente detalhado, por exemplo, uma página inteira para narrar uma sala e as pessoas dentro dela (que no final eram irrelevantes)

Esther 16/03/2024

A área cinzenta entre o bem e o mal.
Apesar do livro ser um pouco difícil no início, talvez um tanto lento, com palavras difíceis e informações que fogem do nosso conhecimento de mundo, o universo criado pela Victoria é único e original, um mundo de fantasia diferente dos que eu já havia lido e como estudante de letras/literatura, foi interessante ver ser usado a fortuna como um tema central, como desencadeador da trama. O desenvolvimento dos personagens, Akos e Cyra, foi como o esperado, uma espécie de "enemies to lover", porém não, pois já havia algo na Cyra que queria desafiar o irmão e exigia mudança, e o amor pelos Akos foi o estopim final.
Indo além da trama central, eu gostei de ver o desenvolvimento, mesmo que raso, de outros personagens, como Jorek e Teka, que foram essenciais para o avanço da história dos personagens principais.
Contudo, eu esperava mais do final, o desfecho foi desacelerando bastante, ao invés de crescer, o que faria sentido se fosse uma história fechada, mas não, ela terminou em aberto e eu esperava um final que me fizesse querer uma sequência.
Apesar dos pesares, eu leria uma sequência, só pela construção de mundo criativa da autora

Loan 10/03/2024

Livro bem razoável...
Esse livro não funcionou para mim, definitivamente. Eu estava gostando no começo, a história é realmente criativa, tem uma trama diferente e um mundo completamente novo, cheio de crenças e poderes. Um mundo novo no futuro, que misturou distopia com fantasia, que são dois gêneros que eu adoro. Mas infelizmente, nesse livro, a autora errou naquilo que eu mais valorizo em uma obra literária: a construção dos personagens. Não consegui me convencer de que todas as decisões e pensamentos de Cyra Noavek pertenciam a ela 100% do tempo. Para mim, parece que ela trocou de personalidade ou desviou de quem ela era inicialmente, e eu não vi essa mudança acontecendo gradualmente. Foi muito repentino e confuso.

Embora eu tenha me desagradado bastante com Cyra, a construção de Akos foi boa e me fez zelar por ele a trama inteira.

Outro ponto a mencionar é que eu não ficava curiosa com a história. Todo final de capítulo não me instigava a continuar e eu tenho que confessar que me arrastei um pouco de um ponto até o final. Não é a toa que eu demorei meses para concluir a leitura. E mesmo concluindo, não me sinto curiosa a respeito do segundo livro, portanto vou parar por aqui.

Eu também gostaria de ver mais a respeito da política no livro, que é muito deixada de lado em muitos pontos, mesmo tendo um grande potencial para críticas sociais impecáveis, que não foi aproveitado.

Fico triste por saber que é um livro que tinha tanto potencial, com uma cultura totalmente diferente (o que eu amo) e um mundo inovador. Apenas por isso, minha nota não foi menor.

Devo ressaltar que o livro não funcionou para >mim

Carolina1220 09/03/2024

??????
Num geral bem geral mesmo é até um livro bom. A escrita é até fluída, mas a narrativa é muitas vezes meio morna e se perde com facilidade. É até bom, mas nem tanto assim.

Tentei não gerar muita expectativa com esse livro, tenho alguns pés atrás em relação a essa autora assim como quase toda uma comunidade. Sempre colocando as minhas expectativas em um padrão considerado mediano, a leitura, com toda a sinceridade, não chegou exatamente nas expectativas já médias, talvez bem em cima, na real, da linha mediana que eu estabeleci.

A história conta com uma base sólida, com um universo bem definido e realmente organizado, dá pra entender após um tempo como funcionam as coisas, mesmo que possa haver algumas confusões pelo caminho. O problema, é que parte dessas confusões podem ser feitas não por falta de compreensão dos leitores e sim pelos furos que se colocam como espaços vazios na narrativa.

Sério, é uma história tão esburacada de tanto furo que deixa a história muito mais difícil de compreender. Desde coisas mais simples até coisas que fazem certos sentidos da história mudarem sem a menor necessidade e as vezes nem mesmo com coerência.

Senti também que muito da história ficou rasa demais, as relações e interações entre os principais poderiam ser melhores trabalhadas no lugar de algumas coisinhas desnecessárias. As cenas de combate são muito pouco construídas, as vezes acabando rápido demais dando uma quebra no clima, nunca chegando a um clímax real. Alguns personagens chegam a cometer erros tão burros que chega a irritar, incluindo a própria Cyra que se diz A estudada mas não pensa em coisas tão básicas que parece que tão só passando um pano pra ela o tempo todo ao invés de ter realmente ter a construção de uma personagem que além de forte seja inteligente, como tentaram fazer. Cyra tem muita força e resistência, mas a mente dela é fraca em questão de por em prática seus conhecimentos.

Akos é um amor, mas esse arco de personagem bom demais é meio irritante as vezes. Gosto de que ele faça mesmo quando não gosta simplesmente porque é necessário, gosto que ele tenha bondade mesmo em um mundo ruim, mas as vezes é um tanto irritante a pegada de bom moço e é um tanto que tentam forçar isso dele ser mais bom que todo mundo e tals. Ele é um personagem que eu realmente me apeguei, ele tem uma história difícil, um arco de superação bonito, um bom perfil de herói, uma personalidade marcante e reconfortante, uma ousadia inesperada que dá aquela sensação boa que te faz dar risadinhas. Entretanto, tem algo nessa vibe de bom moço excessivo que me irrita um tanto.

Tem uma boa construção dá parte distópica em que o governo tirano é muito bem construído, mas a parte da revolta, a parte da resistência até o momento precisa melhorar muito pra ser o suficiente, precisam se mostrar mais para que vitórias sejam justificadas.

Tem personagens mal construídos, furos na narrativa, poderes muito chulamente explorados, contradições e as vezes é meio cansativo. Entretanto acaba sendo uma história que cativa, com um mundo bem construído, frases de efeito impactantes, personagens com potencial de apego alto. É bom e ruim, ruim e bom, tudo ao mesmo tempo.

Existem coisas que podem ser consertadas futuramente, lacunas que podem ser preenchidas, mas outras que muito dificilmente vão fazer sentido o que debate e caí com a qualidade da história.

Não me arrependo de ter lido, mas me deixou sem muita vontade de ler o segundo agora, fiquei realmente curiosa mas pouco, não o suficiente pra eu engatar logo no próximo livro.

Entendo muito quem gosta, mas não me pegou o suficiente, foi superficial demais pra mim meu envolvimento com essa história. Potencial? Tem. Entregou? Pra mim não.

Milene.Kate 21/01/2024

Moral da história: a paixão deixa as pessoas burras
Essa história demorou para me prender, era tudo muito confuso, muita informação, muito detalhe, portanto, quando começou fluir eu fazia grandes progressos.

Nessa história a Cyra (protagonista) se mostrou para mim com um GRANDE potencial. Ela era simplesmente indestrutível, inteligente, habilidosa, esperta e eu sinto que isso se perdeu quando Akos apareceu.

As questões políticas são bem estruturadas, Ryzek tem meu ódio EXTREMO e eu ainda suspeito de um plot sobre a família Benesit.

Outra coisa que quero deixar claro aqui (pra quando eu reler essa resenha no futuro) AKOS E CYRA E SIFA eU ODEIO VOCÊS DE VERDADE A, ISAE KINGA RAINHA.

Pronto kkkkkkk já expressei meu ódio.

No mais, é uma leitura bem interessante, as últimas 200 páginas eu devorei, foi muito bom!!!

Laura2117 20/01/2024

Estava enrolando para ler esse livro a muito tempo, mas daí ele estava disponível no Kindle Unlimited então resolvi ler logo. Gostei bastante da história, várias coisas não aconteceram como pensei que seria, então foi muito bom. A única coisa ruim, ou boa, foi que pensei que ele era um livro único, mas perto do fim deste primeiro descobri que na verdade são dois livros nesse universo.

Daniely2 17/01/2024

Crave a marca
A primeira vez que li esse livro foi uma coisa muito confusa, eu não conseguia acompanhar. Agora dá 2° vez, eu tive um experiência completamente diferente, amo a forma que a Verônica escreve, como os personagens são bens feitos e tudo se entrelaça, dos detalhes em cada coisa! Simplesmente amei essa releitura, e já estou partindo para o próximo livro, destinos cruzados com várias teorias.

Tiago727 12/01/2024

Um livro bom! ótima história, um universo bem legal, ótimo personagens, que cativam, porém falta ação, se tornando maçante. Em certos momentos tem detalhes desnecessário, em outros falta detalhes que em minha concepção faria diferença, na história, mas ainda sim é um livro que eu indico. Não me deixou tão empolgado para a continuação, mas ainda pretendo ler, e espero que seja mais desenvolvido

Gabs 09/01/2024

Gostei..
O livro tem um universo incrível e personagens cativantes, o que falha é a falta de ação e uma fonte de detalhes um pouco desnecessária, tornando o livro um pouco maçante! Entretanto, o livro é bom e recomendo, mas não me cativou ao ponto de me fazer ler a continuação