827 Era Galáctica

827 Era Galáctica Isaac Asimov

Resenhas - 827 Era Galáctica

Dheyvison Jr. 31/10/2022

Império Galático Ameaçado.
Gostei dos personagens de Pedra no Céu, sem falar que o bom doutor Asimov é maravilhoso na criação dos diálogos. Nesse livro o planeta Terra é tão menosprezado que chega a ser visto com nojo pelos habitantes de outros planetas, e caso desobedecesse as leis Imperiais eram tratados de forma brutal, e caso que isso chegaria a um ponto que a Terra buscaria vingança. E a iminência da possibilidade da Terra devastar galáxias inteiras é a essência desse primeiro volume da trilogia Império Galático.

Lucas1806 21/09/2022

A Terra é só uma pequena pedra no céu...
Mais um excelente romance de Isaac Asimov pra minha lista de preferidos.
Faz parte da trilogia do Império Galáctico, juntamente com Poeira de Estrelas e As Correntes do Espaço, livros que podem ser lidos em qualquer ordem.
Neste, acompanhamos a jornada de um homem comum do século XX, que devido a um acidente nuclear, é transportado milhares de anos no futuro, para o ano 827 da Era Galáctica, após a humanidade ter colonizado diversos planetas e estabelecido um governo imperial interplanetário, sediado no distante planeta Trantor. A Terra tornou-se um lugar radioativo, com uma população supersticiosa e um governo ditatorial baseado em Costumes, leis rígidas de ordem moral, como a proibição de viver após os sessenta anos. Os transgressores dos Costumes são punidos com a morte.
Os outros planetas, muitíssimo mais avançados, nutrem profunda aversão ao povo da Terra, considerada uma raça inferior. A humanidade não mais se lembra que a Terra é o planeta natal da espécie humana. Neste ponto, a história do pobre viajante do tempo se entrecruza com o cientista Shekt, criador de um instrumento capaz de aumentar os poderes mentais do ser humano, e do arqueólogo Arvardan, vindo do setor de Sírio para estudar a hipótese da Terra ser a origem da humanidade, posteriormente se apaixonando contra a própria vontade por uma moça Terrestre.
Logo, os personagens principais são envolvidos em uma trama arriscada, onde o governo terrestre conspira uma rebelião contra o Império e Schwartz pode ser peça chave para impedir um desastre de proporções galácticas.
Próximo ao clímax, a obra segue uma sequência de tensão de tirar o fôlego, o plot amoroso dá um ótimo tempero à trama, e os personagens são bem construídos - especialmente alguns antagonistas, fazendo o leitor passar bons momentos de raiva...
É uma leitura empolgante, dinâmica e fácil, contrariando o senso-comum que ficção científica é complexo e difícil de ler. Recomendo para qualquer um que deseje conhecer mais desse gênero.

O resenheiro 16/09/2022

A Terra nada mais é do que uma pedra no céu...
Entre um passo e outro, o protagonista da história, Joseph Schwartz, vê sua tranquila vida de aposentado totalmente transformada am algo completamente inesperado. Quando este humilde alfaiate percebe, o chão que tem embaixo de suas pernas não é mais o mesmo, pelo menos não aquele que conhecia em seus sessenta anos de vida.

Sem saber o que aconteceu, este terráqueo quase se desespera ao olhar ao seu entorno e se deparar com um cenário diferente daquele que via a apenas alguns minutos atrás. Antes era dia, agora já era quase noite. Aqui havia uma cidade grande, Chicago, agora não havia nada, apenas mato alto e escuridão.

Com seu jeito peculiar de escrita, Asimov escreveu este livro, o primeiro de tantos outros nessa jornada Robôs, Fundação e Império Galactico. Mas mesmo sendo o primeiro, já conseguimos ter uma ideia de vários conceitos e características inovadoras criadas por este mestre da ficção, como a expansão e ocupação do ser humano pelos planetas de toda a galáxia, a capacidade de controlar a mente de outra pessoa e o chicote neurônio, uma arma capaz de imobilizar o oponente, fazendo este sentir uma dor insuportável!

Recomendo a leitura mesmo para aqueles que já leram as obras mais conhecidas do autor, como a série Robôs ou os livros da trilogia da Fundação. Também acho que este livro pode ser uma boa oportunidade de entrada neste universo ficcional de Asimov, assim como Cavernas de Aço. Ambos têm uma toada leve e de estilo meio policial e suspense que agradam aos não tão aficionados por ficção científica como eu... em resumo, leiam, libertem-se das amarras de nossa civilização, deixem o pensamento voar, deleitem-se com este romance e aoaixonem-se, se possível, por este gênero literário!

Dave.Christian 07/09/2022

Conexão importante com Fundação
Conta sobre a terra radioativa, o desprezo do império a ela e o nascimento de uma figura importante em fundação.

Brujo 06/06/2022

A Terra é apenas uma pedra flutuando no Cosmos...
Joseph Schwartz é um aposentado de 62 anos que, certo dia, devido a um acidente em um laboratório nas proximidades, é transpostado para milhares de anos no futuro. Chegando lá, Schwartz descobre estar em uma Terra muito diferente do que aquela que conhecia: a língua falada é completamente estranha à ele, boa parte do território terrestre é radioativo e, o principal: a Terra não é mais o único planeta habitado da galáxia, e faz parte de um Império Galático capitaneado pelo planeta Trantor.
Joseph acaba parando no consultório do Dr Shekt, que o submete a um processo experimental que lhe permite aprimorar suas capacidades mentais, fazendo com que aprenda muito rapidamente a língua local e - o mais espantoso! - lhe concede dons telepaticos fantásticos.
Joseph, juntamente ao Dr. Shekt, sua filha Pola e um arqueólogo e cidadão imperial chamado Bel Arvardan, que está na Terra para levar a cabo o estudo de sua teoria de que a Terra é o berço da humanidade, se vê no meio de uma conspiração terráquea capitaneada por um grupo extremista, cujo objetivo é realizar um ataque terrorista biológico que irá destruir o Império.
Este é o resumo da premissa do livro Pedra no Céu (também conhecido no Brasil como 827 Era Galática, ano onde se passa a história - cerca de 50.000 anos no futuro segundo li em alguns lugares), primeiro livro publicado pelo Bom Doutor, no ano de 1950, que viria a publicar mais de 500 livros até a sua morte em 1992. Marca impressionante, não ? E é a presente obra que inaugura uma das mais prolíficas carreiras literárias da história. Pode não ser a melhor obra de sci-fi da história, sequer é o melhor livro do Asimov, mas já é um início (da carreira do escritor e da própria ficção científica) bastante promissor. Se hoje existem clássicos como Eu, Robô e Fundação, devemos agradecer à Pedra no Céu.
O autor já começa acertando ao colocar uma pessoa comum no centro da história, facilitando a identificação do leitor. Outro aspecto que me conquistou foi a genialidade de colocar os terráqueos como objeto de preconceito dos demais planetas da galáxia, o que faz com que qualquer leitor no planeta possa ao menos ter idéia do que seria sofrer preconceito e ser marginalizado.
Outro ponto positivo é a forma fluida com que o texto é escrito. O fim de vários capítulos do livro contém pequenos ganchos que nos mantém interessados no que acontecerá a seguir.
Obviamente que também existem pontos negativos: alguns dos principais acontecimentos do livro possuem pouca ou nenhuma explicação, carecendo de desenvolvimento. Como exemplos, cito a viagem de Joseph ao futuro e a forma como o próprio "resolve" a questão dos planos terroristas, que achei muito repentina (não achei que chega a ser um "Deus Ex Machina" pois todos os elementos dessa resolução estavam presentes anteriormente na história) e até um pouco anticlimática; O desenvolvimento de personagens é bastante superficial, como é comum na maioria das obras de Asimov - sejamos honestos. Ao meu ver, o autor se focava muito mais em construir essa mítica toda que culminaria em " Fundação " do que em seus personagens, que acabavam por serem apenas ferramentas para que o leitor conheça esse mundo criado por ele. O piores exemplos do livro ficam a cargo dos clichês: o vilão maquiavélico (que urra de forma selvagem quando seus planos sãos frustrados) e a mocinha que chora o tempo todo e precisa ser salva.
Apesar destes pequenos poréns, eu indico fortemente esta leitura, por seu caráter pioneiro em diversos aspectos e para o aprofundamento no universo Asimoviano.
Próximo da lista: estou entre " Poeira de Estrelas" e " Robôs e Império ", ambos já me esperando na estante.

PS: Relendo aqui a resenha percebi que o título deste livro me remeteu à " Pálido ponto Azul ", do Sagan. A lógica por trás de ambos os títulos é praticamente a mesma...
Renan.Menchik 07/06/2022minha estante
Que bela resenha! ???

Brujo 07/06/2022minha estante
Obrigado, Renan !!!

Núbia Cortinhas 08/06/2022minha estante
Uauuuu! Que resenha completa! Adorei! ??????

Raimundo.Sales 08/06/2022minha estante
Mais um autor Russo? Linda e profunda análise, Brujo!

Brujo 08/06/2022minha estante
Obrigado, Núbia!!! ?

Brujo 08/06/2022minha estante
Sim, Raimundo, ele nasceu na Rússia mas foi pros EUA bem pequeno...

Agradeço o elogio !!!!

Wane 01/05/2022

Isaac Azimov na minha estante pra ontem
Eu nunca fui uma grande apreciadora do gênero, mas ultimamente tenho me proposto a ler coisas diferentes do que estou acostumada, e essa obra me conquistou de uma maneira maravilhosa.
Para a compreensão do livro não é preciso ser um grande conhecedor do universo Azimov (inclusive eu não sabia nada) para entender.
A forma pura e a essência dos personagens deixam o coração quentinho e nos aproximam mais dessa história fenomenal.
Fui sem expectativa nenhuma, levei uns 3 tapas na cara e aguardo ansiosamente a próxima leitura desse fantástico autor.

Izabella Jastrow 23/03/2022

Encerramento de um ciclo
Li a saga da Fundação de maneira não muito ortodoxa (eu acho), que resultou nesse sendo o último livro lido desse universo.
A saga em si se mostrou excelente, já está entre minhas favoritas, e creio que isso deixou um sentimentalismo em relação a esse livro.
Como parte da saga, foi interessante ver como os terrestres lidaram com a radioatividade aumentando com o tempo. Olhando para a história em si, creio ter sido um pouco fraca na construção de personagens e enredo
em comparação com outras obras.
Leve e divertida leitura, porém eu, que estou em um intensivão de Asimov, senti falta da grandiosidade do autor.

?Envelheça ao meu lado! O melhor ainda está no porvir. No resto da vida, construído em nossa mocidade...?

Nice Freiry 25/02/2022

Finalizei esse livro em janeiro e fiquei pensando sobre o que escrever sobre ele... Gostaria de ter gostado mais da leitura, confesso que em muitas partes, como nas explicações muito detalhadas e científicas, eu me cansei.
E outro motivo que me fez desgostar da leitura foi o fato de eu não ter me identificado, e nem simpatizado, com nenhum personagem.

Romulo 20/02/2022

Excelente
Continuando a caminhada rumo à Fundação.. livro excelente que situa o leitor em uma terra radioativa e praticamente ignorada pelo Império Galático.. a história é envolvente e nos prende muito! Show!

Nicole710 31/01/2022

É um livro OK
Não achei ruim, mas tbm não foi muito bom e nem me envolveu demais, o final achei legal. Não me encantou e não me entediou, foi uma leitura rápida e sem grandes emoções. Gostei das reflexões em torno da sociedade e tals.

Gabriel.Chiquito 19/01/2022

Bem ruim, mas ajuda a contextualizar a saga Fundação
Apesar de ser fã do asimov, esse livro não me desceu. Personagens são bem fracos e o enredo é bem ruim, com explicações bem meia boca e pouco criativas, fora o romance péssimo, como de costume. A única coisa boa foi mostrar o cenário da Terra e entender um pouco sobre como ela passou a ser mostrada da forma que é na saga da fundação

Jane.FAlix 08/01/2022

Pedra no céu de Isaac Asimov
"qualquer planeta é na Terra para aqueles que nele vivem"

Mais um livro de ficção pra conta.
Escrito em 1949, apenas quatro anos depois de Hiroshima, o livro Conta a história de Schwartz, um alfaiate que foi transportado para milhares de anos no futuro e deu de cara com uma Terra completamente diferente e dominada pelo Império Galáctico. Sem entender o que acontece e muito menos o idioma, Schwartz acaba envolvido em uma complicada trama que pode abalar toda a galáxia.

Diego 14/12/2021

Asimov sempre fantástico
"Envelhecemos agora
O melhor não demora
Para o fim da vida se faz o início..."

Uma fantástica obra de Asimov, ele consegue nos surpreender em todos seu livros e conecta como ninguém suas obras.

Anderson916 24/11/2021

Que universo Incrível!!!!
To doido alucinado pra ler o máximo de livros desse autor antes de morrer... Primeiro livro que vai de encontro com a Fundação, adorei, me fez viajar entre as estrelas.