827 Era Galáctica

827 Era Galáctica Isaac Asimov

Resenhas - 827 Era Galáctica

Wes 29/08/2018

Os pioneiros que foram esquecidos pra dar vida a nova era.
Me senti perdido no meio de tanto vai e vem de planetas e reinos. O governo as políticas são os mesmos da série Fundação, e fica só nisso, um mapeamento de jogo e poder por entre seres mais avançados que os seres humanos que já nem permeiam a terra que virou só uma pedra no céu de tão ultrapassada.

Além de permeia a nostalgia dos antigos habitantes da nova era.

Ernani.Maciel 24/08/2018

Ficção científica com uma leve pegada distópica.
Assim que terminei a leitura pesquisei a respeito da publicação desse livro, assustei-me ao descobrir que foi escrito em 1949 e publicado no ano seguinte. Fiquei mais embasbacado ao constatar que é o romance de estreia do Asimov, que tinha apenas 29 anos quando o escreveu. Com uma escrita tão madura, jamais diria que se tratava de um romance de estreia; que prodígio.
Estas informações deixaram-me ainda mais feliz em adquirir esse livro.

Aqui são narrados conflitos intergalácticos entre povos distintos em uma trama inovadora para a época. Alguns elementos distópicos são utilizados quando um determinado personagem se opõe aos costumes e hábitos de seus concidadãos.
Esse livro é embrionário, serviu, certamente, como inspiração para inúmeros escritores.

Se lido sob a ótima atual, pode parecer razoável, no entanto, acrescendo os fatos de ser o livro de estreia e escrito em 1949, ganha ares de grandeza.
Um legítimo clássico de ficção científica.
Admiro profundamente escritores ousados, inovadores. Devemos a eles o prazer de desfrutar desse estilo literário denominado ficção científica. Sem eles, provavelmente, não desfrutaríamos de filmes como Guerra nas Estrelas, Matrix, Avatar etc. Além de livros como Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e, mais recentemente, a Guerra do Velho de John Scalzi.

Certamente adquirirei outros livros desse aclamado autor.

Nota 10.

Edição: material leve e letras de bom tamanho.

davidplmatias 04/05/2018

A origem de uma série Perfeita
Em uma única história vemos o viajante do tempo, a origem dos humanos mutantes da serie Fundação, o processo de pensamento científico numa analogia à nossas teorias de origem da espécie e nosso intrinseco preconceito com alguns povos e minorias. Um ótimos livro de origem, que da inicio aos contos galáticos de Asimov. Tornou-se um dos meus favoritos do autor.

Marcelo Caniato 29/01/2018

Ótimo primeiro contato com o universo de Asimov
Primeiro romance que eu leio do Asimov. Decidi começar por esse por ter sido o primeiro publicado por ele, e foi uma boa escolha. Publicado em 1950, o livro conta a estória de um homem que sai um belo dia de casa e no meio de sua caminhada é transportado para um futuro distante, no qual a Terra é uma mera figurante da vida na galáxia, sendo um planeta desprezado pelo Império Galáctico (o mesmo Império da trilogia Fundação).

É impressionante como os temas tratados pelo autor ainda são extremamente atuais. No livro, os terráqueos são vítimas de preconceito pelos cidadãos da galáxia. São considerados inferiores, mal educados, perigosos, doentes pelo excesso de radioatividade, e, mesmo embora muitos desses preconceitos sejam infundados, a humanidade que vive fora da Terra não está muito preocupada com a fundamentação dos seus argumentos. Todas as falas e discussões sobre preconceito, se retiradas do contexto do livro, se encaixam perfeitamente nas discussões que a gente vê todos os dias nas redes sociais.

"- Além disso, o senhor vai dizer que somos diferentes. Não somos seres humanos porque sofremos mutação mais rapidamente devido à radiação atômica e, portanto, mudamos em muitos sentidos... Isso tampouco foi provado.
- Mas acredita-se nisso.
- Enquanto se acreditar nisso, procurador, e enquanto nós da Terra formos tratados como párias, vocês encontrarão em nós as características às quais se opõem. Se nos pressionam além do que é tolerável, não é de estranhar que pressionemos de volta? Odiando-nos como nos odeiam, será que vocês podem reclamar que nós, a nosso turno, os odiemos também? Não, não, nós somos os ofendidos, e não os ofensores."

Um dos interessados em provar a humanidade dos terráqueos é o arqueólogo Bel Arvardan. Ele decide viajar à Terra para provar sua teoria de que a humanidade se originou há milhares de anos na Terra. Tanto tempo se passou desde então, e a humanidade se expandiu tanto pelo espaço, que sua origem foi esquecida e somente os terráqueos acreditam nisso. O consenso no meio científico é o de que a humanidade se desenvolveu independentemente em diversos globos e aos poucos se conectou através do Império. Mesmo essa teoria tendo bases não muito sólidas, não há um interesse em provar que os terráqueos possam de fato estar certos.

Ainda sobre o tema do preconceito, é interessante também a posição de Arvardan. Mesmo ele, sendo um defensor dos terráqueos, se vê a todo momento em conflito, tentando negar seu preconceito intrínseco a todo custo. Tem uma cena no avião que chega a ser engraçada, em que ele tenta provar a si mesmo que não é preconceituoso. É quase um "eu não sou
preconceituoso, tenho até amigos terráqueos" rsrsrs. A cena mostra bem o esforço que é necessário para desconstruir um preconceito e como é difícil impedir que ele brote em uma sociedade fortemente intolerante.

"Contudo, não dava para negar que sempre teria consciência do fato de que um terráqueo é um terráqueo. Ele não podia evitar. Esse era o resultado de uma infância imersa em uma atmosfera de intolerância tão completa que era quase invisível, tão absoluta que seus axiomas eram aceitos como uma segunda natureza."

Fora isso, há também a preocupação com o uso bélico de invenções científicas e com a questão nuclear, natural da época em que Asimov escreveu o livro. O autor também aborda a questão da velhice, que é, digamos, "proibida" na Terra do futuro. O Sexagésimo é um costume local que força a eutanásia nos indivíduos que atingem 60 anos. O Sexagésimo pode ainda ser antecipado caso a pessoa não consiga mais ser produtiva. A vida sem produtividade não tem valor para a população local, uma realidade assustadora para Schwartz, que estava entrando feliz na casa dos 60, aposentado, e sempre repetia para si os versos de Robert Browning:

"Envelheçamos agora
O melhor não demora
Para o fim da vida se fez o início..."

Mesmo se desconsiderarmos as questões sociais, a trama ainda assim é muito interessante e o livro consegue te prender com facilidade. Há algumas reviravoltas e os diálogos são excelentes. Como pontos negativos, elencaria só 2 (LEVES SPOILERS): o romancezinho entre Arvardan e Pola me pareceu meio bobo e desnecessário, e o final que, apesar de ter gostado, achei que poderia ter sido melhor. Fiquei pensando que se o livro terminasse no penúltimo capítulo, com um final aberto após a argumentação de Balkis, seria mais intrigante.
Saionara.Zakrzevsk 30/01/2018minha estante
Isso me lembrou um pouco de Huxley, achei interessante! Vou adicionar à lista.

Marcelo Caniato 31/01/2018minha estante
Taí um que preciso ler também, nunca li Huxley!

Saionara.Zakrzevsk 01/02/2018minha estante
Você vai adorar.

Grazi Comenta 08/11/2017

Não favoritei, mas certamente é um grande exemplo de narrativa scifi
Contexto: Esse livro foi o primeiro romance escrito pelo Isaac Asimov e permeia a época da Guerra Fria.

Assim como nas outras histórias consagradas do Asimov, em Pedra no Céu ele não demora muito a chegar na cena que dá o twist da história. Joseph Schwartz, inadvertidamente, passa por um local onde havia acontecido algum tipo de distorção no tempo e espaço e com apenas um passo é transportado anos no futuro, chegando à época do Império Galáctico (que é utilizado na saga da Fundação) onde a Terra está radioativa e desacreditada. Obviamente, como acontece com toda civilização, tudo está diferente, especialmente a cultura da Terra. Existe um Costume, em especial, que obriga os cidadãos com mais de 60 anos a realizar eutanásia (para dar lugar aos jovens fortes e trabalhadores), evitando que utilizar os - agora - escassos recursos do planeta com pessoas que não produzem. Claro que haverá pessoas na história que querem quebrar esse costume. Voltando ao Joseph... ele encontra-se então em tempo diferente, sem falar a mesma língua que sua própria espécie e sem entender absolutamente nada de como as coisas funcionam. Ele acaba sendo acolhido por um casal e aí começamos a conhecer as tramas.

Assim como em outras obras, Asimov não constrói um enredo linear nem escolhe um protagonista máximo: o livro é dividido entre diversas tramas que acontecem separada e simultaneamente e que acabarão encontrando-se de alguma forma para fechar o arco dramático e misterioso que ele vai talhando com cada diálogo tenso.

Eu contextualizei-os sobre a época em que o livro foi escrito porque é nítida a atmosfera de paranoia criada pelo Asimov para demonstrar como viviam as pessoas desse tempo. As informações que vinham pela metade, o medo de todos em qualquer lado do impasse - que no caso é Terráqueos vs. Imperialistas. Em Pedra no céu os terráqueos são os excluídos da sociedade da galáxia, relegados a aceitarem que seu planeta foi estragado por uma guerra nuclear e não tem nenhuma importância real ao Império. Os habitantes da Terra são tratados como párias pelo medos dos Imperiais de contraírem doenças causadas pela exposição à radiação (aqui esta é um tanto subestimada uma vez que seus efeitos não era bem conhecidos; os terráqueos não são deformados, nem morreram aos montes por causa dela).

Há uma trama bastante bem utilizada e fácil de identificar a que se refere: há grupos que defendem que a Terra é o planeta de origem do Império (sendo esta uma teoria ridicularizada) e a grande maioria achar que o Império começou em diversos planetas e tornou-se a potência que é com a junção deles. A primeira teoria é defendida por um cientista importante e é veementemente negada e ridicularizada por teóricos religiosos. E aí, lembrou da teoria da evolução de Darwin?

A partir de um certo momento a trama começa a engregar com discussões e ideias inerentes à ficção científica: a política, psicologia e sociologia. Asimov, já em seu livro de estreia, trabalha muito bem conceitos sobre a sociedade e dá o pontapé para seus próximos trabalhos.

Pedra no Céu, sem surpresa para mim, é um livro inteligente, tenso, complexo em sua simplicidade (o que quer dizer que não é difícil de entender, mesmo com todos os conceitos apresentados) e original. É um livro curto no qual - devido à sagacidade do autor - acontecem muitas coisas. Depois de ''O Fim da Eternidade'' é o melhor livro para iniciar-se no mundo da ficção científica.

site: http://cantaremverso.blogspot.com.br/2017/01/resenha-pedra-no-ceu-isaac-asimov.html

Antonio Cesar 29/04/2017

“... Ele se queixou disso para Shekt ...”

Pág.: 56
5º período
Pedra no Céu
(Pebble in the sky)
Isaac Asimov.

Já em seu romance de estreia, o livro foi escrito em 1949, Asimov nos brinda com uma previa do que viria a ser o império galáctico narrado na serie fundação. Muito bom.

Lindsey 22/03/2017

Ficção científica ou previsão do nosso futuro?
Isaac Asimov, famosíssimo autor russo especialista em ficção científica distópica, além de escritor era bioquímico e tinha um quê de Nostradamus, já que previu a criação da internet, celular, TV em 3D, microondas, dentre diversos outros aparatos tecnológicos. Esse livro '827 Era Galáctica', que tem o título original 'Pebble in the Sky' e hoje está sendo impresso no Brasil com o nome 'Pedra no Céu', foi sua primeira obra a ser publicada, em 1950. A história tem como personagem principal o alfaiate Joseph Schwartz, que estava andando despreocupadamente pela rua quando acabou sendo atingido por uma onda radioativa que o transportou para milhares de anos no futuro. Lá a Terra é um planeta tóxico e pouco habitado. O ser humano teve que aprender a viver nos outros planetas e, depois de tanto tempo, ninguém mais lembra que a Terra foi nossa primeira casa, sendo agora lar das pessoas mais humildes e excluídas da galáxia. Schwartz não entende nada e nem consegue explicação alguma, já que até a língua das pessoas é diferente. Acaba sendo visto como um deficiente mental e é levado para servir de cobaia a um cientista, que promete o deixar ‘mais inteligente’. É uma história bem interessante e divertida, que trata sobre assuntos sérios como descriminação, questões ambientais e até mesmo política.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

kunstkato 02/03/2017

Começar Sci-fi leve e suave.
Quer começar a ler ficção? A melhor porta de entrada é com Asimov e neste incrível livro.

Edson Camara 01/01/2017

Imagine a seguinte situação, você vem calmamente andando na rua de seu bairro, pensando na vida e de repente num piscar de olhos é transportado para o mesmo ponto, só que milhares de anos no futuro? Que tal? Foi o que aconteceu com Joseph Schwartz um alfaiate aposentado de maios de 60 anos que vê sua vida virar de ponta a cabeça e um tempo onde nada lhe era comum, nem a língua inglesa e nem os costumes das pessoas. Este é o enredo do livro de estreia na ficção cientifica de Isaac Asimov, uma especie de previa da Fundação. Este livro escrito no final dos anos 1940 mostra o estilo que deixaria marca no estilo de escrever de Asimov.
Há um capitulo que descreve uma partida de xadrez, emocionante, mesmo sendo uma descrição de uma partida de xadrez. Vale a pena ler.

Horroshow 13/12/2016

Resenha por Wallace Santos (Blog Horrorshow)
Isaac Asimov é um dos principais pilares da ficção científica. Autor de inúmeros sucessos de crítica e de vendas como Fundação e Eu, Robô, Asimov se tornou um autor indispensável no gênero e seu começo foi tão incrível quanto seu desenrolar. Prova desse começo espetacular foi seu primeiro romance Pedra no Céu, escrito em 1950 e relançado em 2016 pela Editora Aleph.

Asimov era um autor com visão. Antes de sequer termos TV a cores, ele já imaginava com vivacidade viagens no tempo e naves espaciais. Sua riqueza de detalhes em cada descrição de objeto ou cenário é tanta que não sei como foi possível. Asimov foi uma espécie de profeta do futuro quando, nas décadas de 50 e 60, imaginou coisas como TV de tela plana, celulares, internet e, até mesmo, a depressão como mal do século.

(...) Leia mais no link abaixo

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2016/10/pedra-no-ceu-isaac-asimov.html

Marcos 14/10/2016

Após encarar uma viagem no tempo para o futuro, o alfaiate Joseph Schwartz se depara com um planeta completamente diferente daquele em que vivia. A Terra agora é um planeta de baixa categoria, ficando às margens de um império maior. Por ter sido tão exaurida e explorada, seus recursos naturais se liquidaram e agora todos os habitats não passam de grandes selvas descampadas e muito quentes. Tendo que explorar esse novo lugar e, ao mesmo tempo, descobrindo os novos sistemas políticos que estão regendo o universo inteiro, Joseph seguirá numa jornada de novidades e reflexões internas.

Uma Pedra no Céu é o primeiro livro escrito por Isaac Azimov. Nele temos um resumo de basicamente todos os universos que ele criou e desenvolveu em suas séries de livros posteriores. Esse é ainda meu segundo contato com o autor, só li dele Eu, Robô, mas, sabendo do que se trata a maioria de suas outras obras, consegui captar as premissas de muitas delas nesse livro. Temos elementos da série Fundação e até mesmo robôs são inseridos em algumas partes do livro.

A genialidade de Azimov é incrível. O livro foi escrito na década de 50, ou seja, há mais de 60 anos atrás. Mesmo assim, já traz em seu texto temáticas polêmicas e atuais, bem como críticas sociais que podem se respaldar na sociedade de hoje em dia. Temas como o aquecimento global, a destruição d natureza pela ganância humana, entre outros, já apresentam discussão relevante dentro da narrativa. Isso é sensacional. É interessantíssimo ler o livro é ir percebendo o quão ele facilmente poderia ser lançado como se escrito ontem. É algo muito difícil de se achar em autores e é também a clara característica da qualidade literária do autor, tornando-o um clássico.

Recomendo a todos que queiram começar a ler o autor, bem como aos que já o conhecem, para saber onde tudo começou.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2016/10/resenha-pedra-no-ceu-de-isaac-azimov.html

Sra.Flowers 10/08/2016

Resenha Pedra no Céu
Uma leitura muito envolvente!

site: http://contandoestrelas.com.br/4201-resenha-pedra-no-ceu-isaac-asimov/40

Fernanda 08/08/2016

Pedra no céu
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/08/resenha-pedra-no-ceu-isaac-asimov.html
Thiago 12/09/2016minha estante
Porque não postar aqui?

Lunardi 18/09/2016minha estante
Se já tem a resenha pronta posta aqui.

liozek 25/03/2016

Excelente livro
A história prende do início ao fim. Situações inesperadas e argumentações inteligentes das personagens são frequentes.
Fica também a reflexão sobre o futuro que estamos construindo hoje.

dudu28 10/09/2012

gsotei muito, me falaram que e uma trilogia, vou ver se acho os outros 2 livros pra ler.