827 Era Galáctica

827 Era Galáctica Isaac Asimov

Resenhas - 827 Era Galáctica

Brujo 06/06/2022

A Terra é apenas uma pedra flutuando no Cosmos...
Joseph Schwartz é um aposentado de 62 anos que, certo dia, devido a um acidente em um laboratório nas proximidades, é transpostado para milhares de anos no futuro. Chegando lá, Schwartz descobre estar em uma Terra muito diferente do que aquela que conhecia: a língua falada é completamente estranha à ele, boa parte do território terrestre é radioativo e, o principal: a Terra não é mais o único planeta habitado da galáxia, e faz parte de um Império Galático capitaneado pelo planeta Trantor.
Joseph acaba parando no consultório do Dr Shekt, que o submete a um processo experimental que lhe permite aprimorar suas capacidades mentais, fazendo com que aprenda muito rapidamente a língua local e - o mais espantoso! - lhe concede dons telepaticos fantásticos.
Joseph, juntamente ao Dr. Shekt, sua filha Pola e um arqueólogo e cidadão imperial chamado Bel Arvardan, que está na Terra para levar a cabo o estudo de sua teoria de que a Terra é o berço da humanidade, se vê no meio de uma conspiração terráquea capitaneada por um grupo extremista, cujo objetivo é realizar um ataque terrorista biológico que irá destruir o Império.
Este é o resumo da premissa do livro Pedra no Céu (também conhecido no Brasil como 827 Era Galática, ano onde se passa a história - cerca de 50.000 anos no futuro segundo li em alguns lugares), primeiro livro publicado pelo Bom Doutor, no ano de 1950, que viria a publicar mais de 500 livros até a sua morte em 1992. Marca impressionante, não ? E é a presente obra que inaugura uma das mais prolíficas carreiras literárias da história. Pode não ser a melhor obra de sci-fi da história, sequer é o melhor livro do Asimov, mas já é um início (da carreira do escritor e da própria ficção científica) bastante promissor. Se hoje existem clássicos como Eu, Robô e Fundação, devemos agradecer à Pedra no Céu.
O autor já começa acertando ao colocar uma pessoa comum no centro da história, facilitando a identificação do leitor. Outro aspecto que me conquistou foi a genialidade de colocar os terráqueos como objeto de preconceito dos demais planetas da galáxia, o que faz com que qualquer leitor no planeta possa ao menos ter idéia do que seria sofrer preconceito e ser marginalizado.
Outro ponto positivo é a forma fluida com que o texto é escrito. O fim de vários capítulos do livro contém pequenos ganchos que nos mantém interessados no que acontecerá a seguir.
Obviamente que também existem pontos negativos: alguns dos principais acontecimentos do livro possuem pouca ou nenhuma explicação, carecendo de desenvolvimento. Como exemplos, cito a viagem de Joseph ao futuro e a forma como o próprio "resolve" a questão dos planos terroristas, que achei muito repentina (não achei que chega a ser um "Deus Ex Machina" pois todos os elementos dessa resolução estavam presentes anteriormente na história) e até um pouco anticlimática; O desenvolvimento de personagens é bastante superficial, como é comum na maioria das obras de Asimov - sejamos honestos. Ao meu ver, o autor se focava muito mais em construir essa mítica toda que culminaria em " Fundação " do que em seus personagens, que acabavam por serem apenas ferramentas para que o leitor conheça esse mundo criado por ele. O piores exemplos do livro ficam a cargo dos clichês: o vilão maquiavélico (que urra de forma selvagem quando seus planos sãos frustrados) e a mocinha que chora o tempo todo e precisa ser salva.
Apesar destes pequenos poréns, eu indico fortemente esta leitura, por seu caráter pioneiro em diversos aspectos e para o aprofundamento no universo Asimoviano.
Próximo da lista: estou entre " Poeira de Estrelas" e " Robôs e Império ", ambos já me esperando na estante.

PS: Relendo aqui a resenha percebi que o título deste livro me remeteu à " Pálido ponto Azul ", do Sagan. A lógica por trás de ambos os títulos é praticamente a mesma...
Renan.Menchik 07/06/2022minha estante
Que bela resenha! ???

Brujo 07/06/2022minha estante
Obrigado, Renan !!!

Núbia Cortinhas 08/06/2022minha estante
Uauuuu! Que resenha completa! Adorei! ??????

Raimundo.Sales 08/06/2022minha estante
Mais um autor Russo? Linda e profunda análise, Brujo!

Brujo 08/06/2022minha estante
Obrigado, Núbia!!! ?

Brujo 08/06/2022minha estante
Sim, Raimundo, ele nasceu na Rússia mas foi pros EUA bem pequeno...

Agradeço o elogio !!!!

Wane 01/05/2022

Isaac Azimov na minha estante pra ontem
Eu nunca fui uma grande apreciadora do gênero, mas ultimamente tenho me proposto a ler coisas diferentes do que estou acostumada, e essa obra me conquistou de uma maneira maravilhosa.
Para a compreensão do livro não é preciso ser um grande conhecedor do universo Azimov (inclusive eu não sabia nada) para entender.
A forma pura e a essência dos personagens deixam o coração quentinho e nos aproximam mais dessa história fenomenal.
Fui sem expectativa nenhuma, levei uns 3 tapas na cara e aguardo ansiosamente a próxima leitura desse fantástico autor.

Izabella Jastrow 23/03/2022

Encerramento de um ciclo
Li a saga da Fundação de maneira não muito ortodoxa (eu acho), que resultou nesse sendo o último livro lido desse universo.
A saga em si se mostrou excelente, já está entre minhas favoritas, e creio que isso deixou um sentimentalismo em relação a esse livro.
Como parte da saga, foi interessante ver como os terrestres lidaram com a radioatividade aumentando com o tempo. Olhando para a história em si, creio ter sido um pouco fraca na construção de personagens e enredo
em comparação com outras obras.
Leve e divertida leitura, porém eu, que estou em um intensivão de Asimov, senti falta da grandiosidade do autor.

?Envelheça ao meu lado! O melhor ainda está no porvir. No resto da vida, construído em nossa mocidade...?

Nice Freiry 25/02/2022

Finalizei esse livro em janeiro e fiquei pensando sobre o que escrever sobre ele... Gostaria de ter gostado mais da leitura, confesso que em muitas partes, como nas explicações muito detalhadas e científicas, eu me cansei.
E outro motivo que me fez desgostar da leitura foi o fato de eu não ter me identificado, e nem simpatizado, com nenhum personagem.

Romulo 20/02/2022

Excelente
Continuando a caminhada rumo à Fundação.. livro excelente que situa o leitor em uma terra radioativa e praticamente ignorada pelo Império Galático.. a história é envolvente e nos prende muito! Show!

Nicole710 31/01/2022

É um livro OK
Não achei ruim, mas tbm não foi muito bom e nem me envolveu demais, o final achei legal. Não me encantou e não me entediou, foi uma leitura rápida e sem grandes emoções. Gostei das reflexões em torno da sociedade e tals.

Gabriel.Chiquito 19/01/2022

Bem ruim, mas ajuda a contextualizar a saga Fundação
Apesar de ser fã do asimov, esse livro não me desceu. Personagens são bem fracos e o enredo é bem ruim, com explicações bem meia boca e pouco criativas, fora o romance péssimo, como de costume. A única coisa boa foi mostrar o cenário da Terra e entender um pouco sobre como ela passou a ser mostrada da forma que é na saga da fundação

Jane.FAlix 08/01/2022

Pedra no céu de Isaac Asimov
"qualquer planeta é na Terra para aqueles que nele vivem"

Mais um livro de ficção pra conta.
Escrito em 1949, apenas quatro anos depois de Hiroshima, o livro Conta a história de Schwartz, um alfaiate que foi transportado para milhares de anos no futuro e deu de cara com uma Terra completamente diferente e dominada pelo Império Galáctico. Sem entender o que acontece e muito menos o idioma, Schwartz acaba envolvido em uma complicada trama que pode abalar toda a galáxia.

Diego 14/12/2021

Asimov sempre fantástico
"Envelhecemos agora
O melhor não demora
Para o fim da vida se faz o início..."

Uma fantástica obra de Asimov, ele consegue nos surpreender em todos seu livros e conecta como ninguém suas obras.

Anderson916 24/11/2021

Que universo Incrível!!!!
To doido alucinado pra ler o máximo de livros desse autor antes de morrer... Primeiro livro que vai de encontro com a Fundação, adorei, me fez viajar entre as estrelas.

Adolfo 27/10/2021

Até então o único modesto dos romances que li de Asimov. Ainda assim, Schwartz foi uma ótima conexão ao próprio e inconcebível Mulo lá da grande trilogia, o que me deixa com uma puga atrás da orelha: se bem lembro, foi dito que as habilidades do Mulo se dão devido a um acaso evolutivo, a uma mutação genética que além de tudo o fez estéril (e por isso o nome), entretanto não terá o sinapseador e assim o próprio Schwartz relação mais direta com os integrantes da Segunda Fundação, sua contraparte...? É o que espero elucidar ao longo dos demais livros do Bom Doutor.

Calebe 20/09/2021

Crise política, conspirações, viagem no tempo e muito mais
Talvez um dos melhores romances ambientados nos tempos do Império Galático. Pedra no Céu ou 827 Era Galática (título da primeira tradução no Brasil) nos traz um romance ambientado na terra distópica e triste, radioativa, doente.
A revolta dos Terrestres, o romance proibido entre duas etnias distintas, viagem no tempo e crises políticas são temas muito abordados neste livro.
Escrito naquele bom e velho estilo de terminar capítulo deixando um gancho para o seguinte, fazendo o leitor prender-se a leitura.
Em resumo, vale muito a leitura. Extremamente recomendado.

Rafa569 07/09/2021

"Para o fim da vida se fez o início"
Minha primeira experiência com Isaac Asimov foi a leitura de Eu, Robô. A leitura de Pedra no Céu foi muito prazerosa também. Encantadora, eu diria. Os personagens nos cativam, cada qual a seu modo, com seu temperamento, e cada um deles tem sua contribuição, seu papel no desenrolar da trama. Asimov imagina não só a Terra daqui a milhares de anos, como também a galáxia toda. O texto foi escrito no pós-guerra, apenas 4 anos após a detonação da última bomba atômica, em Hiroshima, o que nos leva a entender a proposta de uma Terra tão radioativa, ponto fundamental para a história a ser contada. Não consigo neste momento encontrar defeitos na narrativa, ou algo que me desagradou, principalmente quando se leva em conta que este foi o primeiro romance lançado pelo autor, ainda em 1950. O texto consegue prender o leitor até os momentos finais com reviravoltas e plot twists que nos surpreendem. Espero poder ler A Fundação em breve, um livro que é ainda mais elogiado do que este.

Duda 29/08/2021

827 Era Galáctica
O livro é bem interessante, aborda temas populares, como a viagem no tempo e habilidades mentais melhoradas, mas do ponto de vista tecnológico e científico de algumas décadas atrás. Entretanto isso não impede o aproveitamento da história.

Pode-se perceber claramente a habilidade do autor em escrever sobre assuntos que se entendia muito pouco ou nada em sua época e ainda ter um desenvolvimento da trama e das personagens de forma clara e equilibrada.

A narrativa acompanha várias personagens, também auxiliando na compreensão das ações e esclarecendo questões que são propostas durante a leitura.

Então, para quem gosta de ficção científica, recomendo o livro e, principalmente, o autor.