The Hero of Ages

The Hero of Ages Brandon Sanderson

Resenhas - The Hero of Ages

1 | 2 | 3 | 4

Newton Nitro 11/06/2013

A trama perfeita de Bradon Sanderson, um final maravilhoso para a trilogia!
Brandon Sanderson é o mestre das tramas entre os autores de fantasia contemporânea. No volume final de Mistborn, Sanderson supreende fechando todas as tramas desenvolvidas no primeiro e no segundo volume da trilogia. É impressionante como todas as pistas dos mistérios do mundo de Mistborn foram salpicadas ao longo de mais de quatro mil páginas.

No terceiro volume da trilogia, Sanderson surpreende mudando radicalmente a estrutura da narrativa, e revelando novos mistérios e variações do intrincado sistema de magia do cenário de Mistborn. O tom é totalmente apocalíptico e apesar de ser um enorme volume, a narrativa é tão boa e intrigante que é impossível parar de ler.

Vários temas da trilogia, como a questão da fé versus o ceticismo, confiar nos outros versus sobrevivência pessoal, situações extremas colocando aliados e amigos em lados opostos de um conflito são realçados nesse livro final. Outros temas abordados são as consequências da liderança e a importância de qualquer tipo de ação, por menor que ela seja, em busca de um bem comum.

O estilo narrativo continua simples e direto, que é a marca registrada de Sanderson. É uma simplicidade que engana, os temas são profundos e os protagonistas e personagens principais tridimensionais, com conflitos internos que os deixam mais próximos ao leitor. O resultado é que Sanderson possui uma enorme legião de fãs; pela internet é fácil encontrar cosplays da personagem Vinn, por exemplo.

Uma das partes que mais gostei de Sanderson é o modo como ele trata de personagens femininas. Normalmente autores de fantasia medieval tem dificuldade de criar personagens femininas realistas, carregando demasiadamente em alguma característica. Ou a personagem é “sedutora”, ou “feminina” demais ou é uma “durona”, etc. Muitas das nuances que aparecem em personagens masculinos normalmente se perdem nos personagens femininos. Sanderson é o oposto disso, sua Vinn é fantástica, uma das personagens mais fascinantes que já vi na literatura de fantasia (e na literatura em geral). Ela possui várias facetas, é paranóica devido a ter crescido nas ruas, porém luta para superar essa característica, criando um arco de personagem muito interessante.

O clímax da história é fantástico, como sempre Sanderson sabem como fechar um livro como ninguém. Aliás, uma das dicas que achei fantástico nessa trilogia é o modo como Sanderson organizou os livros: cada volume contém uma história fechada, porém interligada entre si. Isso deixa a experiência de leitura mais interessante e, ao meu ver, fez com que cada livro funcionasse melhor, unificando a temática e aumentando o impacto emocional da narrativa.

Fica a recomendação, Mistborn é doidimais! :)

Itaa_sampaio 11/05/2024

Fé, confiança e propósito
É isso que constitui a primeira era de mistborn, finalizada neste livro (sem contar a história secreta)
Foi um deleite ler este livro e por mais que seja uma fantasia e isto é, irreal, mudou a minha forma de ver e tratar questões como a fé e religião.
O autor aqui pega uma ideia mínima desde o primeiro livro e faz com que cresça a ponto de que você só se toque o que ele fez quando já está no fim.
Brandon sanderson é um escritor inigualável e se tratando de fantasia rivaliza com Tolkien, entre os autores vivos de fantasia, o melhor deles.

Pão de queijo 06/04/2024

Incrivel
Sinceramente como livro n acho q mereça um 5, mas o conjunto da obra merece.
O meio do livro é realmente meio monótono, mas o final mais q compensa que história incrível.

Bruna 31/03/2024

It was ok.
No final eu estava tão cansada dos personagens que eu nem me importava mais como ia acabar. Me falaram que eu ia chorar, que era pra eu me preparar mas infelizmente não senti nada. Foi com deus, good bye, adios, hasta la vista.

Não posso negar que Brandon Sanderson tem uma criatividade incrível e a criação de mundo é super interessante mas tem um pequeno problema e esse problema se chama info dump.

No início de cada capítulo Sanderson usa a ferramenta chamada epígrafe, que são frases usadas para situar ou motivar durante a obra. No primeiro livro, The Final Empire, os epígrafes eram excitantes e eu ficava animada para chegar logo no começo de cada novo capítulo. No segundo livro, The Well of Ascension, os epígrafes já me deixaram meio... Meh. Eram informações que eu não estava mais interessada em saber. Mas nesse terceiro livro... Meu deus. Brandon Sanderson claramente não sabia como adicionar aquelas informações de worldbuilding no texto do livro, na história em si e escolheu a forma mais terrível de fazer isso. Em epígrafes gigantes com uma enxurrada de informações que ele não conseguiu introduzir na história. Yeah.

Ou seja, além do info dump maldito ainda tinha a mania de repetição do autor. O tempo todo ele repetindo coisas que já foram repetidas mil vezes. Esqueceu o que um metal faz? Não se preocupe ele vai repetir mais umas 3 vezes em cada livro. Esqueceu quem é Kelsier? Não se preocupe ele vai repetir mais 50 vezes com palavras poéticas sobre como ele era só um homem nem tão bom assim.

Quase 700 páginas de nadas. Vin e Elend casal mais tedioso possível. Spook o único que tava fazendo alguma coisa interessante. Sazed com essa crise cristã de meia idade foi um terror de aguentar.

Na real, não sei se é a religião mórmon do autor, mas isso aqui não é uma fantasia adulta NUNCA. Ele usa todas as ferramentas possíveis pra não precisar usar gore ou sexo na escrita. O cara literalmente escreveu uma cena sobre um metamorfo retirando as genitais do corpo pra andar pelado ala Ken da Barbie. Like?! WHY????? Um povo que pode usar qualquer tipo de corpo, que pode tirar os genitais e mesmo assim são referidos como ele ou ela? Como assim eles tem gênero?

Sem falar nas questões de personagens femininas... Já reclamei em uma resenha anterior mas só pra constar. Livro final continuou sem nenhuma mulher que fizesse diferença na história. Mas pra que mais né? Só a Vin já está bom, quem precisa de mais mulheres poderosas?! Eu hein.

Graças a deus li essa trilogia com minha querida Aria pois sem ela não sei se teria sobrevivido. Provavelmente eu teria deixado de lado pra pegar de novo daqui uns 5 anos. Se pegasse.

Sérgio 04/10/2022

Abalado.
Não tenho muito o que falar. Para mim, o livro não peca em nada. Ele superou minhas expectativas, em todos os âmbitos de um livro. Mas a lição final, não está doendo, mas deixou um sentimento um tanto quanto real no final. Equilíbrio. O final agridoce me deu um sentimento único que nunca havia sentido. Estou magoado, a realidade, até mesmo em histórias não reais podem doer muito. É, dói, retiro o que disse.

Nath 22/11/2022

Leitura obrigatória pra quem gosta de fantasia
Não achei que fosse me apaixonar tanto por essa saga, pelos personagens e pelo desenvolvimento da história. Li devagarinho os 3 livros para aproveitar o máximo o possível. Sinto que faço parte desse mundo que eu acompanhei durante meses.

Brandon Sanderson se importa com os leitores e preza pelo desenvolvimento dos personagens e da história, sem pecar com plot twists e cenas chocantes que não fazem sentido. Ele escreveu uma linda história de superação, de luta e resistência para inspirar a todos. Ele mostra nessa história que nem tudo é preto no branco e que a vida é feita em escalas de cinza.

Serei eternamente apaixonada por Vin.

Mariottoni 20/02/2023

Mt triste c o final desse livro, definitivamente n esperava q ele fosse matar o Elend e a Vin, mas faz mttttttt sentido c a história, n tinha cm ser de outro jeito e o Sazed virando deus tbm foi td pra mim

1 | 2 | 3 | 4