Amor e Amizade

Resenhas - Amor e Amizade & outras histórias

1 | 2 | 3 | 4

helenaslodk 02/02/2022

Genial
Esse livro é um compilado de histórias escritas pela Jane quando jovem. As histórias são mais levinhas e simples, mas dá pra perceber o tom de ironia que ela usa pra representar a sociedade.

Vi algumas notas baixas no Skoob, mas preciso levar em conta que isso foi escrito realmente quando ela era jovem e nenhum autor escreve Emma, Persuasão ou Orgulho e Preconceito como livro de estreia. Enfim, é nítido a evolução e amadurecimento dela. Creio que seja um livro pra quem já está bem acostumado com a escrita genial dela.

Uma frase no prefácio diz bem isso: "Jane Austen não foi inflamada ou inspirada, ou sequer levada a ser um gênio; ela simplesmente era um gênio".
Nanna 02/02/2022minha estante
Que isso ? Kkk eu tava sabendo desse ?

helenaslodk 02/02/2022minha estante
sabendo doq guria ?

Nanna 02/02/2022minha estante
Desse livro kkk

Nanna 27/12/2021

Humor de Jane Austen
Não sabia que precisava ver esse lado da Jane Austen até ler esse livro.

São histórias sem um fim propriamente dito, mas faz muitas sátiras a certos comportamentos da época. Os defeitos dos personagens são bem caricatos e posso até imaginar a Jane sorrindo enquanto escrevia essas histórias.

Eu não sei bem, mas talvez tenha sido resposta não publicada a algumas críticas sobre as obras da Jane por abordar uns aspectos mais românticos e "perfeitinhos" (são coisas que eu ouvi por aí, que eu não concordo, pois acho as personagens da Jane muito bem construídas, fortes...) Se foi de fato uma resposta... Muito bom! Se foi apenas uma brincadeira ou descontração da Jane, ótimo também! Kkk

Mas ainda bem que não passou sem ser publicado.

Super recomendo a leitura, e levem no humor, entendam o contexto da época.

Erica 04/07/2021

Primeiros textos de Jane
Uma pequena piadista de 15 anos, aqui srta. Austen claramente faz críticas as frivolidades da sociedade na época cim muito humor. As situações em muito beiram o absurdo e me vi rindo em várias passagens. Se não gosta de ler histórias sem final talvez não lhe agrade, pois aqui são pequenos recortes de situações diversas, e tudo em formato de carta.

Khaolinha 22/06/2021

Um retrato da visão irônica, do sarcasmo da Jane Austen já desde muito nova

Juh 28/03/2021

Amor e amizade.
Bem diferente dos outros livros dela é claro. O livro é relatado através de troca de cartas de diferentes personagens.
Aqui Jane era adolescente e já percebemos o tom de crítica da escrita dela.
Eu amo o tom de humor sutil que ela coloca nos relatos.
Para quem é fã, sou suspeita para falar. ?
Eu sempre amo Jane Austen.?

Gabi 23/11/2020

Adorável
Uma obra totalmente fora do padrão Jane, maravilhosa, leve e bem humorada. Com certeza uma das minhas preferidas

Oljo 10/03/2023

A ironia que refresca!
Estou começando agora uma maratona Jane Austen. E, muito suspeita para falar, essa história é simplesmente MARAVILHOSA!

Apesar de curta, tem uma dinâmica tão acertada e um humor e ironias tão velados que tornam a obra sublime! E vejam, é a história de uma jovem Austen de 17 anos... se mostrando absolutamente genial.

Essa edição é de bolso e contém não somente Amor e Amizade como também As três irmãs, minha preferida, e Uma coletânea de cartas sobre assuntos diversos e absolutamente divertidos.

São os primeiros rascunhos de Jane, mas ela nunca foi uma amadora.

Pri 08/10/2020

Se você nunca leu nenhum livro da Jane Austen, não comece por este!
JA escreveu as histórias deste livro quando era bem jovem, então elas são bem diferentes dos romances pelos quais ela ficou famosa. Estranhei bastante no início, pela mudança de estilo, tom da história e pelo formato. As personagens diziam e faziam coisas tão absurdas, que era difícil de acreditar que poderia existir alguém daquele jeito. Talvez de fato não exista, já que a intenção da autora era fazer piada de alguns grupos da sociedade da época. Tem que ler o livro com esse objetivo em mente, porque daí conseguimos entrar na história.
Eu acho que encarar essas histórias como experimentos, testes, também ajuda na leitura. Volta e meia aparecia uma personagem com o mesmo nome ou sobrenome de um dos romances, com vários traços da personalidade parecidos com a correspondente do romance e isso me fazia pensar que JA estava desenhando seus personagens. Na minha cabeça, todos os personagens dos romances e dessas pequenas histórias fazem parte do mesmo universo. Meu espírito fanfiqueiro gostaria de ler sobre uma reunião deles. Seria divertido.
Depois de me acostumar com a ideia de que as histórias são sátiras, críticas, piadas, e sabendo que muitas delas eram lidas em voz alta pra família Austen, comecei a visualizar exatamente esta cena: Janinha, adolescente, lendo pra família, encenando as falas com voz afetada e gestos extravagantes - exatamente como eu imagino os personagens fazendo - e toda a família caindo na gargalhada a cada fala. Consegue imaginar essa cena? Fazendo isso, a leitura ficou muito mais fluida e agradável.
Infelizmente, há ainda quem ache que as histórias escritas pela JA são romances românticos. Pra mim, este livro é mais um exemplo de que essas pessoas estão enganadas. Há muito humor, sátira, sarcasmo, crítica (nem sempre do tipo que gostamos) em Jane Austen e se não lermos os livros dela sob essa perspectiva, não captaremos nem metade da essência deles.

Gabi 01/01/2021

Não tinha escolha melhor para primeira leitura do ano do que minha autora favorita, Jane Austen. Esse é o único livro dela que eu ainda não tinha lido, e agora estou triste por saber que não tenho mais obras dela para ler e me apaixonar. Amor e Amizade nos entrega bastante da Jane irônica e bem humorada, me lembrou bastante a sensação de ler A Abadia de Northanger e me divertir com o humor da Jane. Esse é o livro dela que dá pra ler mais rápido, tanto por ser curtinho quanto por ser mais simples de entender do que os romances da autora, que normalmente demoram um pouco mais pra gente entender e se envolver na história. Apesar disso, ainda recomendo pra quem já conheço o estilo de escrita dela. Amei ler mais um pouquinho de Jane, uma pena que as obras dela sejam tão poucas, porque eu leria qualquer coisa escrita por ela.

Katherine 29/06/2018

Uma amorzinho de compilação de histórias
O texto que dá título ao livro, "Amor e amizade", é delicioso de ler, e eu só percebi isso após a segunda tentativa de leitura. Não adianta começar a ler as histórias da juventude de Jane Austen esperando algo como Orgulho e preconceito, e acho que é justamente por serem diferentes, que são tão interessantes. O humor sarcástico está presente em ambos os momentos da literatura da autora.
O conto "As três irmãs" é muito engraçado, e retrata uma realidade presente até hoje: a competição feminina, mostrando o quão contemporânea Jane Austen é.
A antologia de cartas esparsas me deixou com um gostinho de quero mais. E foi exatamente com essa sensação que terminei essa leitura, querendo mais.

Evy 27/01/2022

Resenhasdaevy
Que descoberta esse livro, ler essas novelas da Jane Austen fez eu conhecer mais da sua época.
E na moral, eu amo o humor que a Jane tem

Dri 20/03/2020

Escrito na adolescência da autora
Contém pequenas histórias escritas durante a juventude de Jane Austen, mas a ironia e a crítica social já se faziam presentes. Divertido e interessante para quem conhece as obras principais e tem curiosidade pela autora.

Quel Spell 30/04/2022

Joia bruta
O livro é interessante, mas não indicaria como uma primeira leitura de Jane Austen. Não achei maravilhoso, mas também não é ruim. Os elementos das suas narrativas já estavam presentes ali enquanto ela era ainda muito nova, o livro é quase que uma joia bruta a ser lapidada.

Larissa 20/05/2024

Não foi pra mim
Eu gostei muito da história e escrita de Persuasão e Orgulho e Preconceito, mas as histórias desse livro não me envolveram tanto, em alguns momentos sim, mas no geral acho que eu não tava na momento de ler esse livro ou ele só não funcionou pra mim mesmo. Principalmente na primeira história, apesar de achar interessante o enredo, mas achei confusa a escrita. E é isso

Lobinha Sincera 07/06/2021

Inicialmente estive frustrada com as primeiras historias do livro, mas logo com as ultimas me peguei novamente cheia de admiração pela escritora

1 | 2 | 3 | 4