Amor e Amizade

Amor e Amizade Jane Austen

Resenhas - Amor e Amizade & outras histórias

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 01/01/2021

Não tinha escolha melhor para primeira leitura do ano do que minha autora favorita, Jane Austen. Esse é o único livro dela que eu ainda não tinha lido, e agora estou triste por saber que não tenho mais obras dela para ler e me apaixonar. Amor e Amizade nos entrega bastante da Jane irônica e bem humorada, me lembrou bastante a sensação de ler A Abadia de Northanger e me divertir com o humor da Jane. Esse é o livro dela que dá pra ler mais rápido, tanto por ser curtinho quanto por ser mais simples de entender do que os romances da autora, que normalmente demoram um pouco mais pra gente entender e se envolver na história. Apesar disso, ainda recomendo pra quem já conheço o estilo de escrita dela. Amei ler mais um pouquinho de Jane, uma pena que as obras dela sejam tão poucas, porque eu leria qualquer coisa escrita por ela.

Quel Spell 30/04/2022

Joia bruta
O livro é interessante, mas não indicaria como uma primeira leitura de Jane Austen. Não achei maravilhoso, mas também não é ruim. Os elementos das suas narrativas já estavam presentes ali enquanto ela era ainda muito nova, o livro é quase que uma joia bruta a ser lapidada.

Pri 08/10/2020

Se você nunca leu nenhum livro da Jane Austen, não comece por este!
JA escreveu as histórias deste livro quando era bem jovem, então elas são bem diferentes dos romances pelos quais ela ficou famosa. Estranhei bastante no início, pela mudança de estilo, tom da história e pelo formato. As personagens diziam e faziam coisas tão absurdas, que era difícil de acreditar que poderia existir alguém daquele jeito. Talvez de fato não exista, já que a intenção da autora era fazer piada de alguns grupos da sociedade da época. Tem que ler o livro com esse objetivo em mente, porque daí conseguimos entrar na história.
Eu acho que encarar essas histórias como experimentos, testes, também ajuda na leitura. Volta e meia aparecia uma personagem com o mesmo nome ou sobrenome de um dos romances, com vários traços da personalidade parecidos com a correspondente do romance e isso me fazia pensar que JA estava desenhando seus personagens. Na minha cabeça, todos os personagens dos romances e dessas pequenas histórias fazem parte do mesmo universo. Meu espírito fanfiqueiro gostaria de ler sobre uma reunião deles. Seria divertido.
Depois de me acostumar com a ideia de que as histórias são sátiras, críticas, piadas, e sabendo que muitas delas eram lidas em voz alta pra família Austen, comecei a visualizar exatamente esta cena: Janinha, adolescente, lendo pra família, encenando as falas com voz afetada e gestos extravagantes - exatamente como eu imagino os personagens fazendo - e toda a família caindo na gargalhada a cada fala. Consegue imaginar essa cena? Fazendo isso, a leitura ficou muito mais fluida e agradável.
Infelizmente, há ainda quem ache que as histórias escritas pela JA são romances românticos. Pra mim, este livro é mais um exemplo de que essas pessoas estão enganadas. Há muito humor, sátira, sarcasmo, crítica (nem sempre do tipo que gostamos) em Jane Austen e se não lermos os livros dela sob essa perspectiva, não captaremos nem metade da essência deles.

Melissa 19/09/2018

Como não amar Jane Austen?
O livro de hoje é de contos e pequenas histórias de Jane Austen, se não me engano, todas elas são escritas em formato epistolar e amei cada uma delas. Acho que não vou me cansar nunca dessa autora, uma pena que tenha deixado tão poucas obras, mas as que deixou perpassam os séculos e valem por mil.

Então, a primeira história é Amor e Amizade, que dá nome ao livro, nela acompanhamos a trajetória de Laura, uma mulher madura, e sua troca de correspondências com Marianne, a jovem filha de uma amiga, com o intuito de mostra-la os perigos de mundo. Com um enredo rápido e cheio de acontecimentos, que chegam a parecer esdrúxulos de tão cômicos ou trágicos, nos deliciamos com a sátira dos estereótipos dos romances, o modo de viver, o pensamento e as regras da sociedade da época. Uma crítica tão pungente que é impossível não entender.

A segunda história, As Três Irmãs, mostra a convivência de três irmãs e suas reações quando descobrem que uma dela vai ter que aceitar a proposta de casamento de um homem que todas odeiam e enojam. O interessante aqui é ver como cada uma delas se comporta diante da situação, mostrando seus valores e princípios morais, revelando sua personalidade e a forma como convivem socialmente. Também contada através de cartas que as irmãs enviam cada uma para suas melhores amigas, podemos perceber o absurdo de algumas regras sociais e como a inveja, o ciúme e a posse podem levar o ser humano a aceitar uma vida sem sentido apenas para viver de aparências.

A última parte do livro é dividida em cinco cartas: A carta da frustrada no amor A carta da mãe preocupada com a educação das filhas A carta da quase cinderela A carta da menina curiosa impertinente A carta da muito muito apaixonada prestes a cair no golpe do dote Não necessariamente nessa ordem, nem com esses nomes, cada carta tem suas delícias e peculiaridades, que as tornam cômicas e trágicas. Com muitas referências culturais e leitura fluída, a autora consegue surpreender com a rapidez do seu raciocínio e a maneira despretensiosa de suas palavras. Simplesmente um encanto. Agora só falta Lady Susan pra completar a obra!

site: https://www.instagram.com/umaleituraideal

Fernanda2477 18/02/2022

Para quem JÁ conhece (e ama) Jane Austen
Este livro reúne três contos escritos por Jane Austen quando era ainda muito nova. "Amor e Amizade" é o único finalizado e apresenta o que pode parecer uma história absurda e com muitos exageros, mas que demonstra a capacidade de satirizar e ironizar da autora já desde muito nova. O conto das três irmãs é incompleto, mas segue a mesma linha do primeiro, enquanto a coletânea de cartas parece reunir passagens que talvez sejam menos absurdas, mas com as ironias já conhecidas da autora.

Não é um livro para quem nunca leu Jane Austen, mas sim um livro para quem gosta muito de suas obras e tem curiosidade de ler mais de seus escritos, mesmo que inacabados. Leitura leve e divertida.

Alessa Luna 20/01/2022

Horrível!
Nunca li nada tão ruim quanto esse livro. Nada faz sentido. Umas mulheres que desmaiam. Um capítulo inteiro sobre alguém batendo numa porta. Aff! Que desperdício de tempo.

Bina 30/04/2021

É...
Um livro ok. Parece histórias que a autora não terminou de escrever. Todas com finais trágicos ou até mesmo sem final. Não recomendo a leitura.

Priscila 01/07/2018

Histórias divertidas
.Do começo ao fim, a leitura desse livro é bastante agradável. Logo no início o prefácio de G.K. Chesterton contém uma bela apreciação da obra de Jane Austen, particularmente do livro em questão. Depois, ao ler as histórias contidas no livro, adorei a espontaniedade e liberdade de escrita características da fase em que Jane Austen as escreveu (ainda adolescente), já mostrando uma habilidade incrível de fazer o leitor conhecer a fundo o que se passava na cabeça de suas personagens, sendo que nessas histórias, coisas muito divertidas. Em especial, gostei muito da história das 3 irmãs, apesar de inacabada. Bem engraçados os conceitos que as irmãs têm sobre os homens e a forma como conduzem suas escolhas matrimoniais. A falta de continuação não trouxe prejuízo para a história, pois pode-se considerá-la finalizada no ponto em que Jane Austen terminou a sua escrita. Finalizando o livro há uma coletânea de cartas onde mais uma vez a autora revela o seu lado cômico e que também proporciona uma ótima leitura.
Renan 20/09/2018minha estante
undefined

Daiane 18/09/2021

Muitas pessoas descrevem que Jane Austen, escrevia a realidade da época em que vivia. Mas lendo o "romance" epistolar Amor e amizade, fiquei o tempo todo me perguntado se realmente a muitos anos atrás existiu pessoa igual a Laura.
Algumas cartas relatam encontros de parentes, que fiquei me questionando: como???? É verdade isso?
Realmente esse romance é muito singular.

Jéssica 26/01/2024

É um livro complicado de ler por causa da linguagem antiga e demorei muito pra engatar no livro de verdade. Sempre abandonava a leitura e ia pra outra coisa. Eventualmente consegui engatar e terminar de ler. Quando o fiz, gostei bastante. Mas acho que é daqueles livros que só se lê uma vez e pronto rsrs

Kézia 03/03/2020

Delícia de leitura
É uma leitura rápida, leve, prazerosa e divertida. Muito amor pela Jane Austen, uma das minhas autoras favoritas.

RGreen 23/01/2023

Essa última obra publicada de Janes Austen é dividida em três partes que conta a história da vida de múltiplas pessoas através de cartas trocadas.
Para pessoas que gostam de Jane Austen e querem conhecer mais de suas obras, esse é um bom livro para isso. Mas se você nunca leu um livro dela, não recomendo que comece por esse.
A leitura desses volume não é tão envolvente quando os seus outros romances e, acredito eu, não teria essa proposta de grande apego com os personagens por ser uma obra que os personagens aparecem por meio de cartas. Além de que, esse livro é uma coleção da escrita da jovem Jane.

Isadora.Nascimento 20/01/2021

Adorável e engraçado
Ri por demais! Que escrita açucarada e dramática hahahha me garantiu boas risadas, especialmente a última carta, do jovem ardentemente apaixonado. Histórias cheias de ironia e romantismo, uma leitura agradável para passar o tempo, gostei bastante!

Luciana 19/12/2020

Cartas
Diversas histórias contadas através de cartas. O livro As três irmãs é um romance inacabado.

Alice 20/06/2019

Miss Austen escreveu esses contos epistolares durante sua adolescência e já esbanjava ironia no romantismo romântico cego, assim como iria fazer em a Abadia de Northanger. As amei!

1 | 2 | 3 | 4