Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Jorge.Raitz 04/09/2020

Simplesmente impressionante
Livro que envolve você é faz você esquecer do mundo fora do livro, simplesmente o melhor livro de contos que já li.

Stéphanie 12/11/2021

Impecável
O carinho e cuidado da DarkSide com as obras que publica não é novidade alguma, a maestria de Poe em seus contos tampouco, a junção dos dois só poderia resultar em sucesso.
As traduções não devem nada à versão original dos contos e a seleção de quais histórias colocar na obra fazem da leitura uma experiência irretocável.
Edgar Allan Poe é um mestre do mistério e do horror, considerado por muitos autores renomados como um dos maiores do século XIX e responsável direto por moldar a literatura das épocas seguintes. Nesse conjunto é possível compreender um pouco dos motivos que levam a fama de Poe a atravessar as eras com tanta facilidade fazendo com que até mesmo a ambientação, que poderia deixar suas obras datadas, crie um fator a mais de fantasia nas décadas mais recentes.
A todos que lerem, espero que gostem, aos que não gostarem, espero que releiam.

Muna.Mendes 08/09/2023

DarkSide eu te venero
As obras do Edgar Allan Poe nunca perdem o encanto. Então, vou comentar mais sobre a edição da Darkside e, meu amigo, que edição linda.

Do início ao fim, das escolhas de tradução, a dedicatória, a ordem em que os contos foram ordenados, quem organizou o volume de Edgar Allan Poe: medo clássico tá de parabéns. Eu já conhecia todos os contos presentes em ambos os volumes, mas até então a melhor tradução foi a da Dark. Não ficou cansativa, manteve o suspense necessário, e não se arrasta desnecessariamente como algumas outras editoras fazem. As ilustrações maravilhosas também, não tem o que reclamar do trabalho da editora, sinceramente.

Ótimo livro pra quem está tendo um primeiro contato com as obras do Poe, e perfeito para quem já conhece e sempre gosta de reviver as tramas.

Vanessa.Lima 13/12/2021

Poe ??
Comecei a ler achando que Edgar Allan Poe era um escritor de terror daqueles com espíritos, coisas macabras e etc.
Mas que maravilhosa surpresa quando vi que ia muito além disso. Cada terror psicológico, cada detalhe da mente humana é explorado de uma forma magnífica por esse cara.
Não esqueço da aflição que tive lendo o poço e o pêndulo, a curiosidade instigada lendo William Wilson e o fascínio ao ler as aventuras do Dupin
Além disso, é fascinante ver como coisas que conhecemos hoje eram vistas e retiradas em uma época que a ciência estava começando a ser concebida.
Com certeza quero ler tudo que o Poe escreveu e não vejo a hora de ter isso

Fran 07/05/2020

Amooo
As histórias possuem um toque de humor, terror atrelados à romances. Amo a maneira que o Edgar transforma simples histórias em grandes contos.

leitora forense 26/04/2022

Edgar allan poe
A escrita do autor é sensacional! eu simplesmente adorei o livro, com contos muito bons (outros, não tão bons assim), mas com vários contos macabros e que são de boa reflexão, eu simplesmente adorei. Além da edição do livro feito pela Darkside, que é simplesmente impecável! Eu adorei e vale a pena a escrita.

Francyelle9 20/12/2020

O Mestre Alan Poe!!
Nossa, eu me empolguei e acabei resenhando no meu histórico de leitura... (passa lá, para ler?) ME SIGUAM, nunca pedi nada!
Falando um pouco dessa obra prima, posso dizer que não poderia ter escolhido melhor forma de começar a ler algo que fosse sobre terror, sim é minha primeira leitura do gênero.
Arrasei, sim ou com certeza? CRARU!!!!!
SUPER INDICO!

Roberta 09/07/2020

Poe - mestre. Edição belíssima
Esse livro é tão completo e perfeito que não dá pra ler uma vez só.

Giovanna.paginasda 16/06/2022

Cansativo de ler,mas alguns contos valem a pena @paginadagio
Já devo começar dizendo que é um livro complicado de ler, são contos que datam de 1831 até 1845, então é um linguajar bem rebuscado, muito detalhe que talvez nos dias atuais não teria tanta necessidade de ter.

Eu tenho certos traumas quando o assunto é livro de contos, porque normalmente são vários contos e no final só gosto de dois ou três. O que aconteceu com esse livro, na verdade, foi mais o fato do linguajar ser muito complicado. Eu me cansava de ler em alguns contos que tinham só 7 páginas, as vezes um conto de 7 páginas só realmente começava lá para a página 3, e aí você já estava cansada de ler.

Em específico, os contos da sessão Detetive Dupin, não gostei de quase nenhum. Tinha um conto de 60 páginas que eu simplesmente desisti de ler, de tão grande, lento e complicado de ler.

Porém, tiveram outros contos que eu gostei bastante e fiquei impressionada, o primeiro conto do livro eu já adorei demais. Então tiveram boas surpresas.

O último conto do livro é o famoso O Corvo. Ele está em 3 versões, a original em inglês, tradução em português de Machado de Assis e tradução em português de Fernando Pessoa. Indico ler o de Fernando Pessoa que foi traduzido em 1924, então como está mais "próximo" da gente, é mais fácil de compreender.

Abaixo, deixo a lista de contos e as notas que dei para cada um.

??O poço e o pêndulo - 5
??A queda da casa de Usher - 3
??O baile da Morte Vermelha - 3,5
??O gato preto - 5
??O barril de amontillado - 3
??O coração delator - 4,5
??Os assassinatos na rua morgue - 2,5
??O mistério de marie rogêt - não lido
??A carta roubada - 2,5
??Berenice - 4
??Ligeia - 3
??Eleonora - 4
??Manuscrito encontrado em uma garrafa - 3
??O escaravelho de ouro - 4,5
??Nunca aposte a cabeça com o diabo
??O corvo - 4

Daniel.Paulo 26/07/2021

Horroroso e genial
Não vou falar mais do que eu ja disse sobre os outros livros, Poe realmente é um genio, é uma pena ele ter falecido tão jovem, fiz a releitura dos contos do detetive Dupin, e ainda não consigo gostar dos contos, ele é um bom personagem mas acho a estoria muito maçante, sem contar que Poe enrola muito eles, em especifico o misterio de Marie Rogêt, mas tiveram alguns contos que me surpreenderam e que com certeza entraram para os meus favoritos de Poe, desntre eles: Berenice, o escaravelho de ouro, o coração delator e nunca aposte a cabeça com o diabo.

Mayara Cardoso 27/12/2020

Medo clássico - Edgar Allan Poe
Como já esperado, esse livro é muito bom, com contos mais famoso de Poe, bem como alguns que eu nao conhecia.
Apesar de ser muito bom, alguns pontos me deixaram desanimada na leitura, a diagramatura é bem apertada, o que faz você ler por horas e só ter lido 3 páginas, o que pra mim faz é desanimador. Amo as edições da Darkside, mas a diagramatura deles é um ponto que precisa ser repensado e melhorado. Enfim, recomendo esse livro para amantes de Poe como eu.

Lih 26/03/2020

Intrigante..
Contos como O Gato Preto me deixou arrepiada, pela crueldade que é escrita..
Mas em resumo são todos ótimos contos, esse foi o meu primeiro contato com Edgar e me surpreendi!

Gabriel 27/03/2020

Primeira experiência com Poe
A princípio não sabia exatamente o que esperar, tendo lido diversos contos de Conan Doyle, imaginava algo nesse sentido, principalmente sabendo que Dupin foi uma das inspirações para o personagem Sherlock Holmes.

No entanto, os primeiros contos acabaram sendo bem mais macabros rsrs, ainda que eu não os achasse tão interessantes.

Já nos contos do detetive Dupin propriamente ditos nós somos bombardeados com diversas informações, são contos cheios de detalhes, reportagens, entrevistas, talvez até em excesso eu diria, fica claro aqui em Dupin e seu amigo a inspiração para Holmes e Watson, estes dois últimos personagens mais carismáticos na minha opinião.

Os contos que mais me empolgaram foram os da temática de espírito aventureiro, onde dois dos três contos ficaram certamente entre os meus favoritos de todos do livro.

Já a parte final dedicada ao Corvo é fabulosa, trazendo uma explicação do próprio Poe de como ele escreveu seu trabalho mais famoso, além de trazer a versão original e duas traduções (Machado de Assis e Fernando Pessoa), sem palavras para descrever, uma poesia única e empolgante, original tal qual Poe fazia questão de ser.

No geral tive uma experiência positiva com esse compilado de contos trazidos pela Darkside, o suficiente para querer ler o segundo volume, ainda que não tenha tanta pressa para tal, pois é uma leitura (pelo menos pra mim) um tanto quanto arrastada ?

3.5/5

Beea 04/09/2023

Esse é o primeiro contato que tive com o autor e estava gostando bastante, de alguns contos mais que outros, mas o que me desanimou na leitura foi a parte do detetive Dupin, os contos dali para frente vão ficando mais longos e enfadonhos

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - EDGAR ALLAN POE - MEDO CLÁSSICO (VOLUME 1)
Edgar Allan Poe é um famoso escritor norte-americano do século IXX e, quando vi essa edição incrível, obviamente não resisti e aproveitei para reler alguns contos do autor, bem como ler textos que eu ainda não havia lido. Quem acompanha o blog, sabe que desenvolvi um apreço muito grande pelos escritos de Poe, quando fiz o projeto 12 meses de Poe (clique aqui), pois fiz primeiro contato com contos muito famosos. Entretanto, agora eu pude ler em uma edição linda e admirar ilustrações sensacionais!

Esse primeiro volume é dividido em seis partes: Espectro da Morte, Narradores Homicidas, Detetive Dupin, Mulheres Etéreas, Ímpeto Aventureiro e O Corvo.

Em Especto da Morte, estão contos que trazem a morte de um jeito muito bizarro! São eles: O poço e o pêndulo , A queda da casa de Usher e O baile da morte vermelha.

Em Narradores Homicidas, o título já se autoexplica, pois traz personagens assassinos nos contos: O gato preto , O barril de amontilhado e O coração delator .

Em Detetive Dupin, temos textos de Detetive Dupin e essa foi a maior novidade para mim, porque eu não sabia dos textos de investigação de Poe e gostei bastante! Os contos são: Os assassinatos na rua Morgue, O mistério de Marie Rogêt e A carta roubada.

Em Mulheres Etéreas, estão três contos de personagens femininas que acabam morrendo fatalmente de alguma doença, deixando um homem apaixonado e mergulhado em melancolia. São os contos: Berenice , Ligeia e Eleonora.

Em Ímpeto Aventureiro, estão três contos com personagens que acabam vivendo alguma aventura. São eles: Manuscrito encontrado numa garrafa , O escaravelho de ouro e Nunca aposte a cabeça com o diabo.

Por fim, O Corvo traz o texto do próprio Edgar Allan Poe sobre como foi escrever o poema, mais as três versões do poema mais conhecido do autor: em inglês (original), tradução de Machado de Assis e tradução de Fernando Pessoa. Eu amei a versão original, mas se tivesse que escolher uma das traduções, acho que eu ficaria com a de Machado de Assis. Não sei vocês, mas eu acho essa mais fiel. Você pode ler a de Machado (aqui) e a de F.P. (aqui).

Não pretendo resenhar todos os textos aqui, do contrário eu teria feito um projeto para resenhar cada conto com calma (como fiz com Clarice Lispector). Além disso, vários desses contos já estão resenhados por conta do projeto 12 Meses de Poe, então basta explorar o blog! Pretendo trazer mais Poe por meio da coluna "Você, Escritor!" em breve, mas por hoje vou apenas fazer um breve comentário sobre a edição da Editora Darkside Books.

A edição é simplesmente maravilhosa. As ilustrações são tão incríveis, que chega a dar vontade de tatuar todas. O trabalho feito foi inegavelmente impecável e o preço está bastante justo na internet. O único problema, é que eles inventaram de dividir em 2 volumes (para fazer os clientes gastarem mais, claro). A revisão está perfeita, a divisão dos contos está ótima, não há nada do que reclamar!

Há também um prefácio escrito por Charles Boudelaire, um admirador de Poe e o primeiro a traduzir os seus textos para o francês. Também é importante salientar que a edição traz notas de rodapé muito úteis!

Como minha irmã tem a edição "Edgar Allan Poe - Histórias Extraordinárias", da editora Companhia das Letras, eu gostaria de compará-las.

A edição da Companhia das Letras é mais completa, tem muitos outros textos, mas é uma edição única e não dividida como a da Darkside. As duas edições trazem ilustrações, mas eu gosto mais das ilustrações da edição da Darkside. A edição da Companhia é LINDA, mas ainda assim, o aspecto macabro e sombrio da edição da Darkside me chama mais atenção e, querendo ou não, é uma edição mais trabalhada. De qualquer forma, ainda pretendo ler a edição roxa e, ainda assim, comprar o volume 2 da Darkside, afinal, Edgar Allan Poe nunca é demais!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/03/resenha-edgar-allan-poe-medo-classico.html