A noite escura e mais eu

A noite escura e mais eu Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Noite Escura e Mais Eu

1 | 2 | 3 | 4

tabatatucat 22/07/2023

Livro sensacional, cada conto é melhor que o outro. Já está na minha lista de livros para releitura.

Andressa 04/03/2022

as coisas que morrem com a gente
????? 21/02

lyginha eu te amo!!!! o menor que li dela até agora. achei tudo muito coeso, todos os contos passam de alguma forma pelos temas da morte, doença e velhice. a escolha da ordem foi mto acertada.
top 3: a rosa verde, papoulas em feltro negro, anão de jardim

Thiago275 18/05/2021

A morte e o luto
Publicado pela primeira vez em 1995, A Noite Escura e Mais Eu é o quarto livro de contos de Lygia Fagundes Telles e traz nove histórias curtas cujo tema principal é o luto e a morte.

Permeados por certa dose de melancolia perante a vida (com a qual me identifico bastante) seis dos nove contos mostram situações em que estão presentes a morte ou a iminência da morte, seja do protagonista ou de pessoas próximas.

Luto, remorso, medo e solidão são algumas das circunstâncias com as quais os personagens têm de lidar nesses contos em que Lygia demonstra mais uma vez sua incrível capacidade de se transformar nos mais diversos narradores: meninas mal saídas da infância, senhoras de meia idade, garotas no auge da juventude, um cachorro, um anão de jardim.

Toda coletânea tem altos e baixos e aqui não é diferente. Não é meu livro favorito da autora, mas destaco os contos "Boa Noite, Maria"; "Anão de Jardim" e o incrível e destruidor "Uma Branca Sombra Pálida", um dos melhores contos que já li.

Samylle 01/08/2020

Encantador
"A vontade da esperança e a vontade do sonho, eis a energia maior que alimenta as personagens deste livro escrito com as qualidades únicas que se exige do artista, a competência. E o amor."

drikamath29 01/06/2020

Maravilhoso!
Livro de contos da Lygia. Cada leitura melhor que a outra. Não gostei tanto dos dois primeiros contos, mas, ainda assim, vale a pena cada página.

Maiara.Alves 24/12/2019

Lygia, sempre maravilhosa! ❤️
Contos que envolvem, surpreendem e abalam! Leitura provocadora de sensações e sentimentos inenarráveis!

Flavia 01/08/2013

A Noite Escura e Mais Eu
Não conhecia a escritora anteriormente, porém me agradou muito seu estilo. Numa linguagem que oscila entre o delicado e o intenso, Lygia narra contos que nos desnudam diante dos conflitos humanos e na crueza das relações estabelecidas no dia a dia. Excelente para quem gosta de devanear nas entrelinhas e refletir além do óbvio.

Cat Lu 18/11/2023

É sobre a escrita, mas é mais sobre a escritora
A obra reúne contos de Lygia, todos revelando a genialidade da escritora que conheci dois livros atrás e que já se tornou uma das minhas preferidas.

Seus contos possuem estruturas parecidas: longos parágrafos com fluxos de consciência. Algo também muito recorrente, pelo menos para mim, é uma certa confusão nas falas das personagens, que nunca sei se são realmente falas, pensamentos ou divagações. O passado, presente e futuro se misturam na cronologia psicológica. E daí? A leitura não é a interpretação singular de cada um? Ela gosta de brincar com isso, a Lygia, deixando seus contos entreabertos e você e sua curiosidade que se virem.

Os contos, ao meu ver, são fotografias, é o que a escritora me faz perceber. É quase como se ela sorteasse alguém no mundo e contasse um pouco de sua história. É preciso atenção para ler seus textos e se afundar na perspicácia da autora. E algo que gosto muito é como a Lygia se torna nítida! É quase como se ela estivesse sentada ao meu lado e eu pudesse vê-la escrevendo ou me contando a história de alguém, mesmo que as narrativas sejam em primeira pessoa. É possível ver Lygia por trás de todas elas.

Meu conto preferido foi "Anão de Jardim". Nele fica claro a intenção dela de denunciar. O que, eu não sei, talvez a humanidade. Fagundes Teles nada mais faz que usar as personagem como pretexto para xeretar o íntimo dos seres humanos. É como se ela olhasse dentro de nós, sem aviso ou permissão, revirando tudo e deixando apenas a perplexidade do enxergar de nós mesmos.

Nesse livro, você experimentará da crueldade crua de algumas pessoas. Não é ficção, por mais que seja. Só depois de terminar de lê-lo percebo o quão mórbido ele é e me pergunto como a escritora teve coragem de despir a todos nós tão profundamente, sem cerimônias.
Guilherme 19/11/2023minha estante
Essa foi a resenha mais bem elaborada que já li em toda a minha vida, descreveu a escrita da Lygia com perfeição. Tenho sorte de conhecer duas escritoras tão incríveis como você e ela.

ArnaldoJr 11/03/2022

Maria me deixou aos prantos
Por ser meu primeiro contato com a escritora Lygia Fagundes Telles, optei por um livro de contos da autora. Dentre as nove estórias presentes na obra, o que leva o nome de ?Boa noite, Maria? me deixou aos prantos. Em poucas páginas, a autora nos leva a lugares que só conseguimos chegar através da literatura. É de uma sensibilidade e sutileza notáveis. No alto da montanha, havia um lindo chalé...

Thales 27/11/2021

Alguns contos não me marcaram em absolutamente nada. Alguns são geniais.
Destaco Dolly e Uma Branca Sombra Pálida.
O Anão de Jardim encerra muito bem a obra.

Pedro.Reis 16/10/2021

Novas aventuras na narrativa de Lygia
Eis que cheguei a este livro de contos esperando a mesma experiência que tive em Seminário dos ratos.
Porém não obtive a mesma experiência, aqui alguns contos não são tão emocionantes, o primeiro tem um desfecho um pouco decepcionante para quem está acostumado com os finais que a Lygia dá para os outros contos dela.
Mas também há contos lindos neste livro, em especial: O crachá nos dentes, Uma branca sombra pálida e Anão de jardim. Esses três constos são verdadeiras peças primorosas na obra de Lygia. Cada um trata de uma temática diferente e que traz uma reflexão poderosa sobre os nossos costumes nada civilizados. Em especial, o pobre Anão Kobold que sofre a deteriorização do tempo e que é testemunha de uma injustiça enorme.
Os contos: Papoulas em feltro negro e A rosa verde possuem uma melancolia tão grande, não são contos com finais sensacionais, mas possuem uma narrativa lúgubre que faz qualquer leitor mais atento sair com uma crise existencial bem grande: Será que a proteção de nossos responsáveis é boa? Será que podemos ser deuses e como tal temos direito de interferir na natureza? Tudo são questionamentos que esse dois contos abordam.
Contos que realmente precisam ser pensados para serem entendidos: Boa noite, Maria e Você não acha que esfriou?
Mais um belo livro da gigante da língua portuguesa.

Arthur Sanches 31/07/2021

Este foi o meu primeiro contato com a escrita desta autora e posso dizer que quero conhecer tudo o que ela já escreveu. Ela tem uma escrita sensível e profunda, cheia de metáforas e verdades. Dentre os meus preferidos estão os imperdíveis contos: Boa noite, Maria; Uma Branca Sombra Pálida e Anão de Jardim.

Syl 16/05/2020

Um mundo incrível repleto de significados.
Lygia Fagundes Teles uma contista exímia com as palavras . Cada conto muito bem representado com personagens e até mesmo objetos que criam uma " vida" em particular. Esses, tornam -se narradores personagens com pontos de observação indiscutível. Todos os contos muito bons, fechando com O anão de jardim. Uma viagem junto com a reflexão .

Biblioteca Álvaro Guerra 24/10/2019

Noite Escura e Mais Eu enfeixa nove contos breves. Usando ora a primeira, ora a terceira pessoa narrativa, Lygia Fagundes Telles parece colher sempre suas personagens no contrapé, em situações-limite que revelam o que elas têm de mais secreto e incomunicável. São, em geral, histórias de destinos frustrados em algum momento, seja por circunstâncias externas, seja por traumas e fantasmas interiores.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535915464

JAssica 19/02/2011

O enigma do escuro.
O leitor fica livre para imaginar, dar finais, soluções para os contos.
É mágico ter esse poder nas mãos.

1 | 2 | 3 | 4