A Grande Ilusão

A Grande Ilusão Harlan Coben

Resenhas - /////

Tuts 17/06/2022

O fantasma da morte a persegue,Maya?
Em ?A Grande Ilusão?,conhecemos a história da personagem Maya Stern,uma ex-militar e agora dá aulas de aviação. A personagem lidou recentemente com o assassinato do marido Joe,num suposto assalto em que ele havia sido vítima de criminosos encapuzados. Apesar de trágico,nada fora do imaginável. Acontece,que dias depois,Maya se depara com uma gravação de seu marido morto brincando com sua filha em sua casa.

A personagem então embarca numa busca por respostas,numa narrativa complexa e muito bem intrincada,que eu não fazia ideia do rumo que ia tomar. O plot é muito bom,a forma como o livro se encerra beira o impecável.

Esse livro vale muito a pena,tudo nele funciona e quando a gente acha que sabe de alguma coisa,logo vem uma outra para descareditar aquilo e nos deixar totalmente confusos. No final é um turbilhão de acontecimentos que unem as inúmeras peças do elaborado quebra-cabeças construído pelo autor. Fantástico.

I. Cristhini 09/05/2023

Levei dez séculos pra terminar esse livro por conta da ressaca literária e me arrependo muito, porque com certeza é um dos melhores finais do Coben

Paola437 01/05/2020

Bom, mas não o melhor
Já havia lido dois livros do Harlan, os quais gostei muito. Confesso que esse livro me deixou sem tanta expectativa. Digo isso porque não conseguia gerar hipóteses sobre a trama, e ai no final tudo se desenrolou muito rápido, foi esclarecido de uma vez só sem causar a sensação de "será que é isso que estou pensando?". E o final eu não esperava, mas também não curti muito. O caminho pelo qual tudo seguiu.
Mas a escrita e o suspense prendem, porém não tanto como os outros que eu li antes.

Na Tancredi 23/10/2020

Final ruim
Gostei da leitura, a escrita dele me pegou de novo. A gente fica querendo ler logo pra saber qual é o mistério. Mas o final fez eu me sentir enganada demais. Ele mentiu mesmo no meio do livro, diferente de esconder pistas, na minha opinião, foi uma enganação. Não apaga o desenvolvimento do livro que foi muito bom (por isso 3 estrelas), mas o final foi bem decepcionante.

A gente acompanha a Maya de perto e a atitude dela não diz com o mistério que é revelado ao final do livro. Se você bota muita importância no final do livro, eu não indico essa leitura, mas se consegue se divertir com o livro e não odiar tudo por causa de um final ruim, ele é um bom passatempo.

Carol 04/10/2021

Harlan Coben como sempre maravilhoso!!!!
Sou fã, amo tudo e esse livro não foi diferente, sempre surpreende

lupid 19/02/2022

Não me arrependo de continuar.
Coisas que quero deixar esclarecido antes de dar minha opinião: peguei esse livro de graça com os cupons da amazon sem fazer ideia do que se tratava, apenas peguei na euforia de saber que teria ele grátis e por ter o nome de alguém que eu gostava muito. Maya.

Após ler a sinopse comecei a achá-lo muito interessante então ele foi o próximo assim que terminei um romance YA, estava com um clima totalmente diferente de qual o clima que é tratado nessa história.
Quase cheguei a desistir antes mesmo
da página 50, mas algo me disse para eu tentar mais um pouco e não me arrependo nenhum pouco.
É de importância saber que, as estrelas que provavelmente darei aqui sempre (ou quase sempre) serão por pura emoção que o livro me trás então não cobre de mim um comentário técnico cheio de críticas profissionais (e quando tiver, deixarei claro qual será minha intenção ao pontuar).
Amei ler os momentos e as descrições de Maya com Lily, primeira vez que tenho contato forte com livro que de mais detalhes da vida materna (nunca procurei muito sobre). E também de como Maya, ex-militar, passou a levar a vida cheia de segredos.
Foi uma aventura intensa e cheia de plot twists que me deixaram empolgada para ler mais, algo que não prometia nada para mim e mesmo assim entregou tudo.

Felipe @quarta.capa 16/08/2020

Esse é o 10° livro de Coben que leio e posso afirmar com toda certeza: aqui foi onde ele mais se reinventou. Já não é mais novidade que sou apaixonado pela escrita e obras que o autor cria, sempre tão incríveis. E que, mais que isso, sempre mantendo seu nível de qualidade, mesmo com tanta estória já contada.⁣

Diferente do seu habitual, a narrativa de "A Grande Ilusão" segue por um caminho diferente, é um thriller muito mais "calmo", onde não presenciamos aquelas cenas eletrizantes e ação desenfreada, típicos desse gênero, e sim uma investigação que se mantém e te prende com base em seus mistérios (que são muitos!), com uma pegada do Domestic Noir. Em alguns momentos, dá uma derrapada em manter o ritmo, mas nada muito grave.⁣

Entretanto, o grande diferencial é o protagonismo feminino, algo que sempre senti falta nas obras de Coben. Maya é uma mulher forte, com personalidade, e que não vai medir esforços para desvendar os assassinatos que a cercam. O autor tem por costume mesclar pontos de vista em suas obras, para depois interligá-los, mas aqui só temos o de Maya, que carrega toda a estória nas costas, e se sai muito bem. Isso não faz com que a estória seja menos complexa ou que tenha menos mistérios a serem desvendados (a grande marca registrada do autor).⁣

Finalmente, somos apresentados a um final que, literalmente, nos deixa de boca aberta. A sensação é: "fui feito de trouxa o tempo inteiro". Caso tenham a oportunidade, leiam e comprovem por si mesmos.⁣

site: instagram.com/quarta.capa

Gabi 20/09/2020

Ilusão de verdade
Dos livros do Harlan que já li esse me prendeu menos e confesso que não gostei do desfecho. Claro que há uma ótima atmosfera, mistério e tudo mais, mas não me prendeu tanto quanto Cilada e Não Conte a Ninguém. Mesmo assim uma boa leitura pra quem curte policial.

Livrendo 23/07/2023

NÃO VAI SE ARREPENDER..
A Grande Ilusão Coben monta uma intrigante história que poderia nos levar a vários caminhos, mas o resultado final é inacreditável, surpreendente e de tirar o fôlego, mais uma vez. O autor, como sempre, consegue nos fazer acreditar que seus crimes e mistérios são meros clichês até que em determinado ponto dos seus livros os acontecimentos te levam pra outro nível, saindo totalmente do senso comum do que você pode imaginar a cada página que avança.

Na história, conhecemos Maya, uma ex-piloto de guerra, que recentemente voltou do campo de batalha. Poucos dias depois, ela se depara com a dor da morte de seu marido. Certo dia, conferindo as gravações de uma câmera de segurança de sua casa, quem aparece na fita? Ele mesmo, o marido enterrado duas semanas antes. Pronto! A partir daí começa um jogo para saber como ele esteve ali, se realmente está vivo, e se estiver, porque simulou a própria morte? É uma corrida contra o tempo para proteger a si própria e a todos que ama.

Se você já um fã do Coben, como eu, não deixe de ter mais esse livro para sua coleção. E, caso você ainda não tenha tido contato com o autor, essa é uma leitura fascinante para que você possa, enfim, mergulhar de cabeça nos mistérios investigativos do autor. A leitura é leve, corre muito fácil, daquelas que você abre o livro, começa a ler e nem percebe que já está acabando. Sem dúvida alguma você não irá se arrepender.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

moletom8 18/06/2021

Que livro booooom, estava com saudade de ler um livro assim
Não sei dizer se foi o melhor livro de Harlan Coben que eu já li (li o primeiro há 8 anos atrás, quando tinha 12, então fica difícil comparar o impacto se levar em conta idade etc).

Só sei que eu super recomendo a leitura desse livro, mesmo que uma coisa ou outra tenha me decepcionado um pouco. Eram revelações que eu não esperava que tivessem acontecido e até foram "legais", mas eu não gostei da forma como foi abordado sla me deixou mais frustrada do que em choque e entusiasmada.

Analu. 01/11/2020

Porque Harlan?
Estou surpresa desse livro ser do Harlan, nem se compara ao outro livro eletrizante que li dele.
Resumindo: Livro totalmente arrastado e chato até 80% da leitura. As coisas só começam a ficar interessantes quase no final (odeio quando isso acontece faz a gente querer terminar de raiva).
E o final? Não achei surpreende, achei previsível tava totalmente na cara pra mim. Consegui enfim terminar graças ao clube de leitura, grande ilusão foi eu ter achado que esse livro seria bom kkkk

Adrielle104 31/05/2020

Harlan, Harlan..
A grande ilusão- Harlan Coben

Esse autor é meu antídoto ao tédio, a solução para a vontade de ler algo rápido, que flua bem e me distraia. Tipo de livro que mato em dois dias, as vezes em um só.

Esse livro, acredito, que seja um dos melhores dele que já li. Fiquei tonta com tantas reviravoltas.

Maya, recém viúva, ex militar, traumas de guerra, irmã morta, pais mortos, chunhado alcoólatro, sogra manipuladora.. a morte está ao seu redor e pessoas suspeitas também.

Algo está estranho, porque ela vê um vídeo com o marido morto quase em tempo real. Tudo isso desencadeia uma série de investigações e desconfianças. Maya passa a buscar respostas para as mortes em torno dela e suas conexões.

Será que o marido está vivo? O final é daqueles que você lamenta, porque né, a gente costuma gostar das coisas mais felizes hahaha.

Não me canso desses livros, mesmo que as vezes sejam previsíveis. Gosto da adrenalina e esse entregou com honra as expectativas.

Harlan continua me entretendo muito bem, e claro, não deixaria de acompanhar o que ele tem escrito para Netflix. Quem já assistiu Safe e Não fale com estranhos? Ainda preciso assistir Silêncio na floresta.

Dai 06/01/2021

Sensacional
Eu não tenho nem palavras para descrever como fui ludibriada nesse livro; que autor meus amigos!

Maya Stern é uma ex capitã das forças armadas, e tem sua vida virada do avesso ao ver um vídeo gravado pela sua câmera escondida em que o seu marido aparece brincando com a filha deles no sofá da sala. O problema? O marido faleceu há apenas alguns dias.
Lutando contra fantasmas que a assombram dos tempos de guerra; Maya precisa urgentemente descobrir o que há por trás do vídeo, e se existe possibilidade do seu marido estar vivo, ou se ela esta realmente enlouquecendo.

Vem ser enganado comigo, vem!

Inspirações Literárias 31/10/2021

EU SIMPLESMENTE AMO HARLAN COBEN
Não imagino como Harlan Coben faz isso, o rei da Netflix e das noites em claro, que suspense incrível e eu chorei a cada frase do último capítulo.

Senti as dores e emoções profundamente humanas de Shane.

Nunca saberei se a vida é justa, mas sem dúvida a vida promove sua própria justiça.

Esse homem merece que todos os seus livros se transformem em filmes.

bookslynne 12/03/2022

Eu tinha me esquecido o quanto a escrita do Coben é maravilhosa e nos prende totalmente ao livro.

Recomendo muito.