Contos da floresta

Contos da floresta Yaguarê Yamã

Resenhas -

nati.leituras 06/02/2024

É uma leitura bem interessante. Percebermos a relação forte das personagens com a natureza, seus costumes, valores, bravura, valorização da floresta, etc. Tem suspense, assombração e morte, mas também é divertido.

Maira139 09/01/2024

A FLORESTA DOS CONTOS
Contos maravilhosos e até engraçados, é muito bom mesmo, conhecer culturas diferentes, rir com histórias boas e imprevisíveis. Também gostei muito da entrevista feira com o próprio autor no finalzinho do livro, muitas respostas maravilhosas?

Aline.Armond 13/09/2023

Muito bom pra conhecer a cultura indígena e repensar como vivemos. Leitura bem simples e rápida, li o livro todo de uma vez.

nuzinha 26/04/2023

Contos da floresta
Tive que ler esse livro para participar de uma competição no aplicativo Arvore de paródia.
Nao achei o livro nada de mais

Heloisa.Opalinski 13/05/2022

Sem graça
Uma leitura rápida porém sem graça, não me conquistou!
Esse livro seria, provavelmente, interessante para uma criança ler! Lí por conta que minha escola pediu e não indicaria para pessoas da minha idade, talvez se minha irmã, de 9 anos, lesse ela iria gostar, eu achei desinteressante!

marianiscos 07/01/2022

Contos da Floresta na formação de leitores e na sala de aula
Narrativas breves e ótimas para introduzir leitores à cosmovisao indígena. Em sala de aula, é possível trabalhar com 'inferência' pois as histórias trazem vocábulos indígenas que são facilmente interpretados pelo contexto (ha também um glossário ao final). É perceptivel a relação das personagens com a Natureza, sobretudo em atividades práticas do dia a dia. Desperta atenção também a metamorfose em diferentes histórias, e a presença de espiritos, isto é, seres que para os ocidentais são interpretados como 'sobrenaturais'. Possivelmente algumas narrativas podem ser lidas a partir de uma reflexão ética. Algumas em diálogo com elementos do fantastico, do terror, pois são 'narrativas de assombração ' e outras, em especial 'Dois velhos surdos', podem provocar boas risadas se oralizadas de forma performática. Destaco também 'As makukáwas'.

Mirella | @readingmirella 25/04/2021

encantador;
sempre gostei de livros sobre lendas e mitos então fiquei bem empolgada com esse e não me decepcionei! achei todos os mitos e lendas bem interessantes e as ilustrações muito belas.

fev 13/01/2021

As minhas histórias preferidas foram: História de Mapinguary, O bicho e o casamento e Dois velhos surdos.

Adoro ler e conhecer os mitos/lendas/ ou ficções indígenas. É de certa forma aprender um pouco mais sobre parte do Brasil que foi esquecido.

><'',º> 03/10/2020

"O livro reúne três mitos e três lendas do povo indígena Maraguá, conhecido na região do Baixo-Amazonas como “o povo das histórias de assombração”.

Mais recentemente, as histórias desse povo, mantidas ao longo do tempo pela tradição oral, passaram a ganhar uma nova forma de registro, os livros. Nessa edição, os contos foram divididos em mitos e lendas. Os mitos explicam a vida e as leis da natureza, reverenciam a bravura, a verdade. São matéria de fé e traduzem valores sagrados. Já as lendas não tratam de figuras ou elementos sagrados.

As narrativas, criadas há centenas de anos, revelam grande expressividade oral, e contam a rotina das tribos, dos medos, dos conflitos, muitas vezes com razoável dose de humor, caso da lenda ‘Dois velhos surdos’.

Segundo Yaguarê Yamã, as histórias de seu povo foram recriadas e têm em comum a presença de elementos da natureza, usadas para o resgate da sabedoria e valores como bravura e verdade. “Algumas histórias são criadas por mim, como contador de histórias que sou, filho de famosos contadores de histórias. Outras, eu recontei e escrevi do meu jeito, amparado em histórias tradicionais e narrativas dos antepassados”, explica.

Para explicar o significado das palavras usadas nas histórias, a obra conta com um glossário com termos da Língua Regional Amazônica e do idioma Maraguá, que hoje é usado em apenas quatro pequenas aldeias, com cerca de 250 pessoas. Há também um posfácio com informações detalhadas sobre a cultura dos povos dos quais Yaguarê descende e uma entrevista com o autor."

plurale.com.br

Christine.Jara 31/08/2020

Leitura conjunta
Estou tentando fazer renascer o leitor aqui em casa.Fiz uma leitura conjunta com meu filho de 12 anos. Lemos um conto por dia ( são 6), após a leitura, boas reflexões. Está dando certo. os olhos brilhavam após cada história.

Rodrigo 04/06/2020

Contos de terror indígena
Aos 21 anos, percebi que nunca tinha lido um livro escrito por um indígena. Resolvi remediar isso. Esse já é o meu segundo.
E quem diria que eu encontraria um dos meus gêneros favoritos, o terror, nessa literatura? Adoraria poder ouvir esses contos direto dos Maraguás.

Tainá 09/05/2020

Lendas e mitos do povo Maraguá
Conhecer lendas e mitos de outras culturas é sempre muito interessante. E esse livro nos conta algumas lendas engraçadinhas e outras bem assustadoras. Conhecer algumas criaturas que protegem a floresta e como cada história tem também uma lição, que deve ser aprendida por todos tb, foi bem interessante. Uma leitura rápida e bem enriquecedora.

Matheus Monteiro 02/04/2020

Eu amei esses contos. Conseguem ser assustadores e engraçados ao mesmo tempo, em um equilíbrio único. O conto do Mapinguary e dos Velhos Surdos sendo os meu preferidos.

KeylaPontes 28/03/2020

DESDE QUE COMECEI A PREENCHER A PLANILHA DE LEITURAS ONDE DESTACO DETALHES NÃO SÓ DO LIVRO, MAS DOS AUTORES TAMBÉM (COMO COR, PAÍS DE ORIGEM, GÊNERO ETC), EU PASSEI A SER MAIS CONSCIENTE DOS AUTORES QUE ESTOU LENDO. ENFIM, ONTEM ESTAVA DEDICADA A ACHAR ALGUM LIVRO DE AUTOR (A) INDÍGENA, FOI ASSIM QUE ENCONTREI ESSE LIVRO NO KINDLE UNLIMITED. COMO O NOME JÁ DIZ SÃO CONTOS ONDE O AUTOR PROCURA RECRIAR MITOS E LENDAS DO POVO MARAGUÁ (CONHECIDO COMO O ?POVO DAS HISTÓRIAS DE ASSOMBRAÇÃO?). TEM MITOS SOBRE ANIMAIS FANTÁSTICOS E LENDAS SOBRE AS TRIBOS. CONFESSO QUE TIVE UM POUCO DE DIFICULDADE COM OS TERMOS DA LÍNGUA (TEM GLOSSÁRIO) MAS ACHO QUE EU PREFERIA UMA NOTA DE RODAPÉ PARA FICAR MAIS FÁCIL DE TER ACESSO ALI LOGO (EU LI NO EBOOK ENTÃO NÃO É TÃO PRÁTICO IR PRO FIM DO LIVRO VER). NO GERAL FOI BEM INTERESSANTE E EU GOSTEI BASTANTE DO CONTO MAKAKÁWAS! FOI UMA BOA EXPERIÊNCIA, JÁ COLOQUEI OUTROS AUTORES INDÍGENAS NA LISTA DE FUTURAS LEITURAS

Marcelle Reis 02/04/2019

Contos da Floresta
O livro traz três mitos e três lendas da tradição Maraguá, um dos povos indígenas muito conhecidos por suas histórias de assombração. As histórias falam da tradição, do respeito à natureza e a importância de preservá-la.