Para depois que eu partir

Para depois que eu partir Heather McManamy
William Croyle

Resenhas - Cartas Para Brianna

Rafa.Meyer 05/07/2021

inspirador
eu amei esse livro, me trouxe uma mistura de emoções e me fez pensar mais sobre a vida, sabe? A Heather foi uma pessoa incrível em todos os sentidos, mas principalmente como mãe! Mesmo com o seu câncer em estágio terminal ela nunca perdeu a sua esperança e entusiasmo com a vida, eu amei saber mais da sua história, queria poder continuar lendo para sempre! Foi lindo!!! super indico
Nina 06/07/2021minha estante
medo de ler este e morrer desidratada!!

Rafa.Meyer 06/07/2021minha estante
@nina amg real! é bem emocionante

Tet 06/07/2021minha estante
meu deeeeus preciso ler amg scr, ja leu "826 notas de amor para emma" ? É parecido, meu livro fav da vida

Rafa.Meyer 06/07/2021minha estante
@tete amiga eu nunca ouvi falar desse, já vou pesquisar sobre agorinhaaa, deve ser mtt bom!

Anaðð« 26/09/2021minha estante
Estou indo comprar agora amo chorar com livros kkkkkkkkkkkkkk ?

Luana 29/08/2022minha estante
Comecei hoje e já estou presa com a história, querendo ler mas e mas. ?

@bibliotecafelina 09/07/2022

Surpreendente ?
Pra depois que eu partir, é lindíssimo, me surpreendeu muito a forma como a narrativa é trazida, leve, fluida, com pitadas de humor (sim, a Heather era uma pessoa hilária!) e muito amor!

O livro fala mais sobre o valor da vida, o amor de uma mãe pelo filho e mostra que as vezes não temos como mudar a situação sendo o melhor a fazer: abraçar e dançar com a realidade.
Fala também sobre amizades, sobre como pacientes terminais não são incluídos na sociedade e nas campanhas, usa um humor ácido, mórbido e engraçado.
Diversos momentos eu só pensei: QUERIA TER SIDO AMIGA DELA!

Me senti próxima dela a cada página, ouvi as músicas que ela indicou, refleti nos momentos que ela pediu.
Quase fiquei triste, no final, mas a Heather não ia qrer ninguém triste após ler o livro, então apenas fiquei grata por ter conhecido sua história e os ensinamentos que ela passa levarei pra vida!
Rapha 11/07/2022minha estante
Amei a resenha. Me deu muita vontade de conhecer. Colocarei na lista! Obrigado =)

@eu_sandroka 29/07/2022minha estante
Que resenha mais linda!
Esse livro é tocante demais!!!
S2

gabihott 05/03/2022

Leitura dolorosa!
O livro é curto e com pouco mais de duas horas voce finaliza a leitura, mas de forma alguma eu diria que foi uma leitura fácil. É dificil demais acompanhar as páginas de uma história real onde uma filha, mulher, esposa, mãe recebe o diagnóstico de que no máximo dois anos ela perderia a batalha pro cancer de mama. É bem doloroso mas me fez enxergar de forma diferente a vida como ela é e me fez aprender muita coisa em relação a essa doença terrivel. Recomendo!!!
Juliana Rodrigues 05/03/2022minha estante
Tenho medo desses livros, ainda mais sendo baseado em história real ?

gabihott 05/03/2022minha estante
É triste! ?

Tamy.Queiroz 21/03/2018

Bora chorar? Bora. (mentira, nem chorei lendo esse)

Para depois que eu partir tem quase todos os elementos essenciais de um bom drama e eu já consigo imaginar as pessoas chorando no cinema se o livro virasse uma cinebiografia. Mas o conceito aqui é completamente diferente. Ao invés de uma biografia chorosa, que a autora não teria nem tempo nem disposição para escrever, temos uma coleção de conselhos vindos de uma pessoa cuja morte está mais próxima que a nossa. O livro intercala trechos dos cartões que Heather escreveu para a filha com relatos da descoberta do câncer, do tratamento e de como sua rede de apoio ajudou sua família a viver seus últimos dias da melhor forma possível.

Parte do livro é um manual do que não dizer a pessoas com câncer. Eu sei que as pessoas tem as melhores intenções do mundo mas às vezes a gente não percebe o quão ruim é o que a gente diz. h
Heather dá algumas dicas do que dizer e/ou fazer ou não. Seus conselhos são cheios de leveza e bom humor, e um pouco de tristeza também, mas ela acredita ter sorte por conseguir se acostumar com a ideia e planejar o futuro de sua família, o que é mais do que algumas pessoas conseguem (Caitlin Doughty chama de "a boa morte" aquela pra qual nós podemos nos preparar). Um dos momentos mais interessantes do llivro é quando ela fala sobre a invisibilização de pacientes terminais, sobre como eles são excluídos de grupos de apoio por serem "mórbidos demais" e sobre como seu sofrimento é ignorado porque preferimos focar nas histórias de superação. Heather aponta que nem todos vão sobreviver ao câncer e que é preciso falar sobre morte e cuidados paliativos e validas a vivência de pessoas como ela.

Se o livro parece um pouco curto é porque a autora faleceu logo depois de escrever os últimos capítulos no fim do ano passado. Isso poderia ter sido mencionado num epílogo, já que o livro não dá nenhuma informação a respeito dela ou da família depois do lançamento.

A princípio, este parece um projeto pessoal demais para ser publicado e parece ser mais um aglomerado de conselhos do tipo "passe mais tempocom sua família porque não se sabe o dia de amanhã". Mas Heather conta histórias sobre sua família e amigos e dá conselhos divertidos que nos fazem desejar tê-la conhecido pessoalmente. Este é um livro que nos ensina mais sobre uma doença de que muita gente já falou antes. Então pode ler sem medo de desabar de chorar e com a certeza de aprender um pouco.

site: disponível em detudoumpouquinho.com
Terezinha Soares 05/01/2019minha estante
Mas na página 182 "Sobre a autora" fala que ela escreveu o livro em 49 dias e no 50°, horas depois de entregar o manuscrito, ela faleceu.

Robs - @biblioteca.paralela 30/03/2021

Não há muito o que dizer, uma história tocante e inspiradora. Viva a vida e faça valer a pena!
costa 04/04/2021minha estante
Amei s sinopse prfvr, qual é a classificação indicativa para ler??

Bru 13/05/2024

Emocionante
Uma história muito triste, mas é muito bonito ver o tamanho do amor dessa mãe, me senti muito emocionada.

Espero que a filha e o marido estejam bem hoje!

Cacau 15/09/2017

Triste
Pra mim que já perdi algumas pessoas da família para essa doença cheguei a ter pesadelos, quando lia a noite antes de dormir, pois retrata com muita realidade o dia a dia de quem tem a doença.
O livro é muito bom porem triste, então meu conselho é se você não estiver bem psicologicamente não leia, porque caso contrario você irá ficar mais pra baixo ainda.
Achei que a leitura tenta nos passar a lição para viver o hoje como senão houvesse o amanhã ou não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.
Tirando isso o livro é muito bom e vale muito a pena a leitura

Karini.Couto 15/09/2017

Esta é uma história real e muito tocante de uma mãe com câncer em estágio terminal, que decide deixar mensagens para sua filha, para que em sua ausência física possa estar presente de alguma maneira.

"Esteja você prestes a morrer com a idade de 36, 66 ou 96, a vida sempre lhe parecerá muito curta se você não vivê-la de fato. Encontre a sua esperança. E nunca se esqueça de que cada dia conta."

Como mãe confesso que isso é algo que sempre me apavora; a possibilidade de não estar presente para criar e amar meus filhos, acompanhando o curso de suas vidas e apoiando-os sempre que necessário.

Ao iniciar essa história eu já estava me debulhando em lágrimas, pois sou dessas.. Senti com minha alma e todo meu ser os relatos dessa mãe e não tem como sair impune de sentimentos que irão te devastar e abrir seus olhos para uma vida mais plena de realizações, mesmo que simples e pequenas, mas realizações que lhe trará grande alegria ou paz, ou amor..

"Eu amava a minha vida. Ela era perfeita. Eu era a esposa de 33 anos de um marido maravilhoso e mãe da garotinha mais linda do mundo. Tinha um trabalho que eu simplesmente adorava. Tínhamos uma casa modesta e confortável. É sério.. Eu estava vivendo um sonho."

Bom.. Heather, mãe e esposa, feliz e realizada, de repente descobre um caroço em seu seio e se pergunta de onde veio isso?.. Afinal ela não percebeu antes. E então as cores do seu mundo começam a desbotar e momentos de puro terror e impotência surgem. A surpresa inicial de encontrar um caroço em seu seio, no mundo moderno que vivemos fez Heather dar um "Google" em "caroço no seio" na esperança de que a palavra tão temida por muitas mulheres não aparecesse: "câncer". Mas .. Claro que no mundo real, as coisas são o que são e ao ir ao médico veio a bomba - "câncer se mama estágio II". Pouco tempo após esse diagnóstico, Heather passou por uma mastectomia dupla e deu início a quimioterapia por mais de um ano.. Mas infelizmente o câncer continuou avançando e vencendo se tornando terminal se espalhando para ossos e fígado, agora estágio IV e um máximo de dois anos de vida a partir daí. E não para nunca; depois disso foi só notícias ruins.

Achei interessante a forma como o médico lhe dei a notícia e se referiu ao que viria - "Será como um passeio infernal de.montanha-russa". "Você vai receber uma notícia ruim atrás da outra. E precisa se segurar firme pelo máximo de tempo que conseguir."

Eu, leitora ser humano e mãe, apenas posso imaginar o choque e agonia em tal situação.

Porém por mais que tudo estivesse desabando, Heather viu que o mundo continua, as coisas fluem, as pessoas seguem o fluxo, o mundo não para porque você tem câncer terminal e cada momento passa a ser como o último.. Com.isso essa mãe e esposa tira forças inimagináveis sabendo que seu esposo e filha precisam dela; então mesmo sabendo que o fim é certo e a cada dia mais próximo dedicou-se a assumir as rédeas de todos os momentos que lhe restasse, tornando cada um deles únicos e especiais.

Essa história, como disse no começo da minha resenha é de tocar o coração e tenho certeza que ninguém sai imune a mensagem deixada e implícita em suas páginas.

"Eu tive uma vida incrível, com zero arrependimentos. Ter câncer é terrível, mas tenho que lhe dar crédito por abrir meus olhos a tantas oportunidades incríveis - oportunidades que sempre estiveram lá, mas que eu não aproveitei antes do câncer, porque não vivia cada dia como se fosse meu último. Não espere ter câncer ou alguma outra doença ou circunstância devastadora para força-lo a encontrar sua esperança. Encontre-a agora. Busque raiozinhos de esperança em tudo o que fizer. Minha esperança maior e fonte de todos esses preciosos raiozinhos foi minha família."

Após uma publicação pessoal no face em que Heather diz ter comprado cartões de felicitações para sua filha Bri, no intuito de deixar algo de si para cada momento de sua pequena.. Um amigo sugere que ela dê mais um "google" com a frase "mãe morrendo" e sua história estava no toda rede, pairando por todo o mundo em diversas línguas, então se formou mais um propósito de deixar o livro "Para deois que eu partir" não apenas como uma forma de se expressar, mas como um presente para todos aqueles que ela ama e também para você leitor e para mim.

"Eu fui verdadeiramente abençoada por ter sido capaz de compartilhar catorze anos com o amor da minha vida e mais de quatro anos e meio com a minha linda e saudável filha."

Ao ler essa história percebemos que mesmo o câncer sendo devastador ele também trouxe vários momentos únicos para Heather e percepções que antes apenas pairavam passando despercebidos. Heather, conseguiu transmitir sua mensagem com êxito e recheado de sentimentos reais e palpáveis, que me fez refletir muito. Apesar de ter um tema forte, como uma doença terminal e morte.. Também fala de amor, esperança, compaixão, entre outros.

"Agora que você está terminando o livro, por favor, faça-me um favor: deixe o livro de lado e tome alguns minutos dessa frágil montanha-russa chamada vida. Como? Faça algo que você sempre quis fazer, mas nunca tentou. Dê um abraço inesperado em alguém. Vá ver o por do sol. Ligue ou mande uma mensagem para alguém com quem você não fala há algum tempo. Faça as pazes com as pessoas. Viva. Ria. Ame. Muito. E então, depois de fazer seja lá o que você decidir fazer crie o hábito de todos os dias continuar a festejar a vida de alguma forma. Apenas alguns minutos por dia. Acredite, você verá e sentirás diferença em sua vida."

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/

Arca Literária 20/09/2017

resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/para-depois-que-eu-partir-heather-mcmanamy-e-william-croyle/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/para-depois-que-eu-partir-heather-mcmanamy-e-william-croyle/

Maravilhosas Descobertas 04/10/2017

PARA DEPOIS QUE EU PARTIR, DE HEATHER MCNAMY
Receber o diagnóstico de câncer já deve ser difícil. O de câncer terminal, então, nem se fale. Acrescente a isso você ser jovem (menos de 40 anos) e ter uma filha pequena, com menos de 4 anos.

Qualquer pessoa nessa situação surtaria. A Heather também surtou, mas por fim resolveu escrever mensagens para a filha e, dessas mensagens, surgiu a ideia do livro.

"Eu ainda estou me segurando firme, embora, às vezes, nas descidas mais íngremes, solte as mãos corajosamente e as erga no ar... só porque a vida é mais legal desse jeito."

Com sua vida cheia de realizações, um marido que é o amor da sua vida e uma filha criança ainda, um dia Heather descobre um caroço no seio. Desse caroço veio o diagnóstico: câncer – a princípio, curável. Depois de um tempo de tratamento, a triste notícia: Heather teria poucos anos de vida.

Os capítulos do livro se iniciam com mensagens que Heather escreveu em cartões para a filha Brianna e alguma história relacionada com o tema da mensagem, que nos levam por toda a trajetória da autora desde a descoberta da doença até dias antes de sua morte.

Os temas das mensagens (praticamente bilhetinhos) de Heather para Bri variam bastante, desde como passar por um dia difícil até sua primeira aula de direção. Já as histórias incluem como foi receber o diagnóstico de câncer terminal, como sua família e amigos se comportam, como é planejar o próprio enterro e, principalmente, como é sentir que você não vai acompanhar sua filha crescendo.

Em Para Depois que eu Partir, Heather relata como sua vida mudou com o câncer. Da aposentadoria precoce ao “cancercard” (leia o livro e entenda rs), temos o relato da doença pelos olhos da paciente, com todos os altos e baixos.

"Quando um urso decide que quer comê-lo, ele vai comê-lo. Ursos, assim como a morte, não negociam."

Essa é uma história sensível e tocante, perfeita para ler agora durante o Outubro Rosa.
Encerro essa resenha com uma pergunta: o que você faria se descobrisse que tem uma doença terminal?

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/10/para-depois-que-eu-partir-de-heather.html

LT 18/10/2017

Bom... Vamos lá! Assim que esse livro foi anunciado, eu, de cara, me interessei por ele. Sabia que seria uma leitura prazerosa e incrível, de fato, o livro é tudo isso, e vou tentar passar para vocês o que senti durante a leitura, e principalmente qual a mensagem que Heather nos trás nas páginas desse livro maravilhoso.

É de conhecimento geral que sou uma manteiga derretida, partindo desse principio, pegue seu lencinho e vem comigo!

Essa é uma história real, de uma mãe/mulher que percebe um caroço em seu seio, e a primeira coisa que faz é pesquisar na internet, para seu desespero, a única resposta que tinha encontrado era essa doença destruidora. Portanto, Heather procura um médico e depois de exames e muitas idas ao consultório, tem o diagnóstico de câncer de mama em estágio II.

A doença veio pesada e logo ela precisou fazer uma mastectomia dupla – termo técnico para a retirada total das mamas – e iniciou a quimioterapia, mas sem sucesso, pois o câncer se espalhou para os ossos e o fígado. Agora Heather estava com um câncer em fase terminal de nível IV.

No entanto, Heather era guerreira, não se deixou abater, tinha uma filha, a pequena Brianna, uma família linda, um marido que a apoiava e amava. Claro, ela teve suas dúvidas e medos, mas escolheu viver e marcar a história dos que a rodeavam.

::: Viva o momento. Esqueça o passado. Esqueça o futuro. Eles não importam. O que importa é o agora. Viva. Ria. Ame. :::

Assim começou a ideia de criar lindos cartões que ficariam para a filha ler em determinados momentos da vida: como o primeiro dia na escola, o primeiro namoradinho, a primeira menstruação, casamento, virgindade e outros assuntos em que ela sabia que seria importante sua opinião para a filha.

Em um primeiro momento a gente imagina um livro diferente, mas a surpresa em conhecer a história da Heather nesses últimos momentos, foi muito mais interessante do que apenas ler conselhos que uma mãe daria para a filha. Seu bom humor, sua força e sua energia diante de tantos percalços que a vida lhe impôs, foi a maior mensagem que ela poderia deixar, não só para a pequena Brianna, mas também para todos os leitores que, assim como eu, se apaixonaram pelo livro e tudo o que ele representa.

::: ...Não espere ter câncer ou alguma outra doença ou circunstância devastadora para forçá-lo a encontrar a sua esperança. Encontre-a agora. Busque raizinha de esperança em tudo o que fizer. :::

A capa do livro é absurdamente cativante, o livro é lindo! A diagramação perfeita, cada capítulo tem a arte de um dos cartões que Heather deixou para a filha, mais uma vez o Grupo Editorial Universo dos Livros fez um excelente trabalho com o livro.

Resenhista: Aricia Aguiar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Djenny 19/11/2017

Maravilhoso
Que livro incrível esse, com grandes ensinamentos de vida, nos mostra que a felicidade está nos pequenos detalhes e nas coisas que acabamos não dando muito valor no nosso dia a dia.
Me peguei torcendo e orando por Heather, e esperava que o seu final pudesse ter sido diferente
A idéia de deixar cartas para a filha e também para o marido e pessoas próximas é ótima, e sobre a dúvida que ela tinha sobre se sua filha gostaria ou não, só digo que amaria saber que minha mãe me deixou uma carta ?

Fabi | @ps.leitura 10/12/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Sabe aquele livro triste, mas que ao mesmo tempo apresenta uma grande mensagem e pode ser lido em apenas um dia? "Para depois que eu partir" é esse livro.

Heather McManamy foi diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos e já em estágio terminal. Sua vida começou a desmoronar após a essa trágica notícia. Sua vida mudou completamente de rumo, virou de cabeça para baixo e começou a passar por diversas quimioterapias e cirurgias para combate-lo.

Após o choque inicial, Heather começou a ver a vida com uma nova perspectiva: ela precisava viver cada dia como se fosse o último; precisava dedicar mais tempo a sua filha Brianna de apenas quatro anos, mais tempo para o seu marido, aproveitar melhor suas amigas e os momentos que a vida ainda tinha para lhe proporcionar.

Com esse novo pensamento, ela escreveu diversas mensagens de como enfrentar alguns momentos difíceis da vida, o primeiro dia de aula, a morte de um animalzinho querido, o dia do casamento, o aniversário de 21 anos... Heather deixou diversas mensagens para diversos momentos da vida de sua amada filha e seu marido saberia o momento ideal para entregar cada uma.

Uma história completamente real e comovente. Você já imaginou ser diagnosticada com câncer já em fase terminal e seus dias serem contados até a sua morte? Heather enfrentou momentos difíceis, mas mostrou que é possível aproveitar a vida da melhor forma possível enquanto ainda há tempo.

É completamente triste ver como ela descreve os cartões que ela deixou para a sua filha. Ela sabe que não estará presente em muitos momentos da vida dela, então ela quer lhe dar apoio nesses momentos de alguma forma, fazendo com que esteja sempre presente na vida e no coração de Brianna.

Nesse livro também somos apresentados aos momentos vividos pela Heather e como ela aproveitou o último ano de sua vida. Mostra todas as experiências que ela aprendeu desde que o câncer tomou conta dela e faz tudo isso com humor.

A mensagem mais linda que esse livro representa é para você viver sua vida o máximo que puder: chore, sorria, grite, se diverta, seja feliz! Faça tudo que desejar no momento que desejar. Não deixe para outro dia porque não sabemos o nosso caminho, não sabemos o dia de amanhã. Aproveite o máximo da vida!

Essa é uma história sensível e completamente tocante. Aborda um tema forte, mas apresenta também amor, esperança e compaixão, e mostra que, apesar do câncer ser devastador, o amor de uma mãe é capaz de superar qualquer dor e sofrimento.

site: https://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/12/resenha-para-depois-que-eu-partir.html

Emy 15/01/2018

Impossível descrever esse livro, cheio de emoção e aprendizados profundos. Super recomendo

Lúh Muniz 20/01/2018

Emocionante ...
Nos leva a pensar sobre o nosso tempo aqui e o que fazemos p melhor vive lo.