Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

Karol 25/01/2022

De um jeito bem peculiar, conhecemos e adentramos na vida de uma gueixa, no início tinha ideia acerca dessas mulheres, mas com a leitura percebi como adentraram é como viviam. Gostei muito.

Mais1Livro 08/04/2010

Mais1Livro.com
Rostos redondos, olhos puxados, maquilagem branca e quimonos exuberantes; Memórias de uma Gueixa vai além do estereótipo e nos leva para passear por uma das mais peculiares culturas japonesas. Somos guiados pela memória da pequena Chiyo, em seu caminho para se tornar a gueixa de olhos azul-acinzentados Sayuri. No trajeto, vamos conhecendo os dramas pessoais, as intrigas, as passagens históricas e descrições detalhadas dos costumes japoneses...

[gostou? Leia o restante da resenha no blog www.mais1livro.com // http://migre.me/uUNE]

Bruna 26/02/2020

Não tem como não se apaixonar por este Livro e voltar décadas com a riqueza de detalhes narrada. Pra derrubar preconceitos, aprender sobre uma nova cultura, se perder entre as páginas e querer mais..

Lola444 13/02/2020

Que obra prima! Inesquecível!
Eu lembro quando o filme "Memórias de uma Gueixa" foi lançado e eu nunca me interessei de assistir, então um dia desses pedi indicação de um romance - uma história de amor - e muitas pessoas me indicaram esse livro, vim ver a nota no Skoob e estava altíssima. Resolvi apostar nele. Bem, essa foi, sem dúvida, uma das melhores escolhas da minha vida literária.

Aos 9 anos de idade a pequena Chiyo morava em um vilarejo de pescadores e tinha uma casinha torta a beira mar (que ela chamava de casa bêbada), onde morava com sua família (mãe, pai e irmã), devido a uma doença terminal, sua mãe se viu prostrada em uma cama, e o pai se achou perdido sobre o que fazer com as meninas sem a mulher - refletindo como era distante o relacionamento pai e filha na época e demonstrando um pouco da formalidade japonesa típica também. Assim, Chiyo acaba vendida para uma casa de gueixas em Gion o bairro das gueixas de Kyoto (não vou entrar em muitos detalhes de como isso aconteceu), que chamam de Okiya, e tem sua vida completamente transformada.

A história de Chiyo, que depois se torna a bem sucedida gueixa Sayuri, é APAIXONANTE, a personagem é uma das mais reais e adoráveis que já li, eu acho chocante o fato de que foi um HOMEM OCIDENTAL que escreveu esse livro, mas ele realmente fez o dever de casa, além de ter talento nato mesmo, pois o livro não é uma enciclopédia didática sobre como viviam as gueixas, não, ele tem ALMA, tem VIDA, tem sentimento! A sensibilidade de Arthur Golden é tocante!

Todo personagem do livro é muito bem construído, principalmente da protagonista, você se apaixona pela transformação da menina em mulher, sofre junto com ela e, principalmente, se apaixona pelo Presidente junto com ela, é impossível não amar esse homem, ele é maravilhoso, bondoso, respeitador, um sonho. O primeiro encontro deles é uma das cenas mais lindas do livro, o coração aquece.

É a partir desse encontro que Chiyo decide que quer ser uma gueixa, pois sendo uma gueixa pode chegar perto daquele homem e, talvez isso fosse incômodo em uma outra história, mas nessa eu acho perfeitamente compreensível que a vida dela como gueixa se paute em estar com esse homem, ela acredita que ele seja seu destino, e faz disso seu objetivo, pois, do contrário, o que lhe restava? Ela via a amargura na maioria das mulheres que conviviam com ela, e sentia que a única coisa que a mantinha em pé era a esperança. Quem pode culpá-la?

Nós acompanhamos o crescimento de Chiyo, seu aprendizado com Mameha, sua evolução nas artes de gueixa e finalmente sua ascensão como Sayuri, e vamos adentrando de forma absurdamente profunda nessa nova rotina, mas não é só isso, os relacionamentos humanos são incríveis, ele sabe abordar tão bem a cultura japonesa, o comportamento do povo japonês, os diálogos, é simplesmente surreal! Além de equilibrar perfeitamente o enredo com fatos históricos como a grande depressão, a segunda guerra mundial, a bomba de Iroshima, etc. Enfim, a vida de Sayuri é FANTÁSTICA de ler, seu amadurecimento é fabuloso, ela é fabulosa e, sem dúvida, já é uma das melhores protagonistas que li na vida.

Mas enfim, como nem tudo são flores, vou dizer o que eu não gostei - ou melhor, o que eu mudaria - (e daqui pra frente tem LEVES spoilers) eu realmente acho que a relação entre ela e o Presidente deveria ter sido mais explorada, não sei se é porque eu fui com a perspectiva de romance (tendo em vista que foi assim que me indicaram), mas eu gostaria de ter tido mais cenas deles juntos e que não ficasse apenas tão para o final o acerto entre eles. É lindíssimo o diálogo que eles têm quando finalmente ele resolve contar tudo para ela, mas poxa, eu queria tanto que tivesse tido mais pistas durante o livro dos sentimentos dele, enfim, eu sou uma romântica e não consigo evitar querer mais romance, haha. Vale ressaltar que isso em NADA diminui a qualidade do livro, tanto que mantenho as 5 estrelas e favoritado, apenas foi uma expectativa que EU alimentei, provavelmente se eu tivesse pegado o livro sem esperar um romance teria ficado plenamente satisfeita.

Portanto, apesar dessa ressalva, eu entendo que o foco do livro não é o casal em si, mas sim a vida da Sayuri, o Presidente apenas faz parte dela. Além disso, tem o fato de que ele era um homem japonês em pleno anos 30/40/50, ou seja, a formalidade era imensa e ele já é até bem apaixonado para o contexto histórico social, então acho que essa certa distância era inevitável, do contrário poderia perder a verossimilhança que é algo que o livro valoriza muito, tanto nas questões históricas quanto humanas.

Bem, o que eu sei é que mesmo não sendo exatamente o romance super romântico que me fizeram acreditar quando pedi indicações, agradeço ao povo que me indicou, porque foi um dos melhores livros que li na vida, favoritei com gosto e não consigo parar de pensar sobre ele, fazia muito tempo que eu não ficava assim tão impactada com um livro. Já estou morrendo de saudade de Sayuri, do Presidente, de Mameha... Hatsumomo e Abóbora, vocês não (hahaha).

Eu me apaixonei profundamente por cada palavra dessa pequena grande mulher, chorei com ela, sorri com ela, admirei sua força, sua perseverança, sua ingenuidade, sua resiliência e, principalmente, sua sabedoria de olhar para trás e saber tirar tantas coisas boas de todo o sofrimento que ela foi submetida. Sayuri é uma heroína, uma vencedora, e eu sou grata por ter tido a oportunidade de ler sua história.

cristotola 10/04/2011

Maravilhoso!
Memórias de uma Gueixa conta a história de Sayuri, gueixa muito famosa em Kyoto, de olhos cinza-azulados que já em idade avançada vive em Nova York e dita suas memórias. Sua trágica vida desde que foi vendida ainda criança para um okiya (casa de gueixas), suas obrigações como criada, seu treinamento para se tornar uma gueixa, suas adversárias, os horrores da II Guerra Mundial, seu retorno após a guerra na tentativa de reconstrução de seu mundo.
O livro contribui imensamente para nossa sociedade no conhecimento da cultura japonesa e na desmistificação do que é ser uma gueixa. O Ocidente vê as gueixas como uma variação de prostitutas, o que é um engano. Gueixa significa artista. As moças se dedicam às artes como dança, canto, tocam instrumentos típicos do Japão, são grandes realizadoras da cerimônia do chá, além de sua principal função: entreter grandes homens. É importante que se perceba que esse entretenimento é puramente através de sua arte, beleza, vestuário e também conversas inteligentes, amizade e trato que nós podemos considerar como subserviente o que, naquela cultura, não é visto dessa maneira.
Acima de tudo, Memórias de uma gueixa nos toca através do sofrimento de Sayuri e de sua imensa paixão por um homem. Essa paixão a fortalece e faz com que supere todas as intempéries da vida. Ela se move como num tabuleiro de xadrez em função desse homem, se torna uma grande gueixa por ele e é capaz dos maiores sacrifícios por ele.

Resenha completa no Se Liga! Blog

Polly 02/05/2017

Como o próprio título do livro já nos mostra, trata-se de um enredo narrado por Sayuri, uma ex gueixa que nos conta tudo o que viveu, em meio a costumes japoneses e acontecimentos de sua vida.

Enquanto ela nos brinda com sua história, nos mostra elementos da cultura oriental que a levaram por aquele caminho, que fizeram com que sua vida passasse pelos acontecimentos narrados.

Considerei este estilo de narrativa um ponto alto da obra, uma vez que conhecemos a personagem profundamente, nos sentindo cada vez mais próximos dela quando a história vai tomando forma com as descrições minuciosas sobre lugares, costumes e crenças. O autor soube desenvolver tão bem este enredo que algumas vezes era como se pudesse ver local onde se passava o trecho do livro e isto é simplesmente fantástico.

Outro ponto positivo foram essas explicações sobre a cultura japonesa, da qual não sei praticamente nada. Eu sequer sabia ao certo o que eram as gueixas e confesso que conhecer um pouco mais sobre sua história e a forma como elas marcaram sua cultura me deixou fascinada. O autor explica cada expressão, cada detalhe da cultura oriental citada no livro, o que para alguns pode ser tornar algo maçante, mas, para mim, foi simplesmente incrível! Conhecer tudo aquilo pelos olhos de Sayuri só deixou tudo mais delicado e interessante.

Devo lhe dizer algo sobre o pescoço no Japão, se ainda não sabe: é que em geral os homens japoneses sentem a respeito do pescoço e da garganta de uma mulher o mesmo que os homens no ocidente podem sentir com relação às pernas. É por isso que as gueixas usam as golas de seus quimonos tão abertas atrás que se veem as primeiras vértebras de sua espinha; suponho que é como uma mulher em Paris usando saia bem curta. f.71

Em relação ao enredo, o mesmo flui muito bem, ainda que com as descrições citadas acima, nos proporcionando uma leitura marcante e emocionante, repleta de personagens distintos e bem desenvolvidos que, no geral, são fundamentais para o desfecho, sendo eles principais ou secundários.

Falando em desfecho, o mesmo me decepcionou um pouco. Não por falta de coerência, longe disso, mas, por minhas expectativas e torcidas não serem supridas. Não posso explicar em qual aspecto isso aconteceu sem dar spoilers, mas, acho que muitas pessoas concordariam comigo.

Vale ressaltar ainda a visão de como estava o Japão e sua população na segunda guerra. Foi uma visão diferente de tudo que havia lido sobre esse período e confesso que gostei muito dessa nova perspectiva.

Recomendo esta obra a qualquer um que goste de romance histórico e que curta ou tenha curiosidade em conhecer sobre a cultura japonesa, principalmente relacionada as gueixas.

site: https://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/2017/04/resenha-121-memorias-de-uma-gueixa.html

Leo Telles 23/04/2011

"Mas quando desejava me apresentar alguma cena da sua vida, sua voz podia me fazer pensar que havia seis ou oito pessoas na sala."
(Arthur Golden)

Quando comprei o livro “Memórias de uma Gueixa”, fiquei mais de 15 minutos simplesmente contemplando a beleza da capa. Aqueles olhos azul-prateados me hipnotizaram. Mas o conteúdo é ainda melhor.

A história é sobre uma garotinha que viva numa vila de pescadores e foi vendida, ainda criança, para uma casa de gueixas. Depois de muito sofrimento e desafios, ela se transforma numa das maiores gueixas de Gion. Isso é apresentado ao leitor como se a própria Sayuri, já velha, contasse suas memórias (de uma maneira tão clara, que nem parece ficção, mas sim uma história real). A linguagem é bem sutil, quase poética, e o enredo é tão envolvente que devo confessar: nunca odiei tanto uma personagem como odiei aquela tal de Hatsumomo, mulher mais fdp da história da literatura.

Eu, particularmente, sempre achei que gueixa era um tipo de prostituta de luxo japonesa. Mas, através desse livro, descobri que esse conceito é totalmente errado. As gueixas não são contratadas para fazer sexo com seus clientes, elas simplesmente os entretêm com danças, canto e conversas animadas. Para isso, elas recebem treinamento desde pequeninas. Uma coisa que me chamou a atenção é que, por trás de todo o glamour daquelas maquilagens poderosas e quimonos coloridos, se escondem almas femininas com sentimentos, sonhos e medos vividos por qualquer mulher “comum”.

Como a própria sinopse diz, "Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem.

O livro se torna inesquecível pela sua beleza e delicadeza.
Renata CCS 30/10/2013minha estante
Que resenha delicada e sensível. Parabéns!

Mari Doroteu 27/07/2011

Sensacional. Confesso que no início eu não estava muito animada para lê-lo e até demorei um pouco para prosseguir. Esse tipo de leitura demanda maturidade e por isso nem todos os leitores conseguem se envolver. Mas que bom que continuei. Uma história super intensa, com mensagens profundas. É um livro riquíssimo em informações e ensina muita coisa sobre a cultura japonesa, além de contar uma belíssima história. Sem dúvida esse livro mexeu comigo, mudou algumas concepções. O autor tem um jeito singular de escrever que me impressionou. Muitas horas depois de ter terminado, não conseguia para de pensar sobre a história. Simplesmente maravilhoso.

alesandra.chicoscki 09/06/2020

memorias de uma gueixa
livro, inesquecível, maravilhoso

nessacardoso 14/12/2010

Não é nem de longe um livro fofinho. É um livro real. Que passa sentimentos reais, independente da sua realidade.

Uma das coisas que mais me encantou nesse livro é que a Sayuri - antiga Chiyo - não vive 'Aquele Romance' com o Presidente ao longo do livro. Ela apenas alimenta essa paixão de todas as formas possíveis. Se fosse uma história 'comum' com certeza o livro seria maçante. Uma mocinha que passa 80% da história chorando em um canto, se lamentando pela falta de sorte na vida, se perguntando o porquê de tanto sofrimento. Mas a Sayuri não. Ela não.

Ela é uma personagem digna, inteligente, esperta. Eu pude ver isso desde as primeiras páginas, quando ela era apenas uma criança. Não estou dizendo que ela não cometeu erros, e que não se enganou algumas vezes, mas a forma que superou tudo isso foi impressionante.

Enfim, eu nunca fiz planos pra ler 'Memórias de uma Gueixa', comprei apenas por causa de uma promoção, mas não me arrependo em nenhum momento de ter adquirido. É mais que um livro, é uma aula sobre a vida.
Camila 28/06/2011minha estante
Que lindo! Adoro livros assim! Nada melhor do que quando os livros nos ensinam coisas sobre a vida, não é? Pela sua resenha, ele parece ser desse tipo marcante :)

Suzi 29/12/2010

Encantador
Assisti o filme há dois anos e amei a história. Comprei o livro esperando que fosse muito melhor que o filme...e realmente é!

A história é tocante, é impossível não se envolver com os dramas, com os sonhos e com a luta de Sayuri. O livro é rico em detalhes e nos remete a realidade japonesa da época, mostra o misterioso mundo das gueixas, que é muito diferente do que todos imaginam. Este livro é encantador como várias resenhas citam, ele pode ser encarado como um mergulho na história japonesa,ou um conto sobre a sexualidade ou ainda um sublime romance. E é exatamente isto que vi e senti, o livro é realmente um misto destes ingredientes e mostra-nos que é preciso coragem pra lutar pelo que realmente sonhamos e acima de tudo, prova que a felicidade pode estar muito próxima e que todos os sonhos são possíveis!

Excelente!

Léia Viana 27/04/2011minha estante
Eu estou louca para assistir ao filme, fiquei encantada com o livro, adoro conhecer outras culturas.
Você tem filmow?

Tais 15/06/2011minha estante
Assisti o filme e adorei,mas confesso não ter lido o livro ainda...

Suzi 16/06/2011minha estante
Tais,

O livro, como em todos os casos de adaptação...é muito melhor!

Sofia Meneghel 18/01/2023

A crueldade da beleza
Com uma escrita envolvente e detalhada, belamente traduzida por, ninguém mais, ninguém menos, do que a grande Lya Luft, "Memórias de uma Gueixa" é um mergulho através do tempo na cidade de Kioto, pelo ponto de vista de Sayuri, uma jovem aprendiz de gueixa na década de 1930.

Em diversos momentos da narrativa me senti dentro da história: os lugares, os sons e os cheiros são descritos de forma excepcional. O enredo é envolvente, e por vezes foi difícil largar a leitura.

Existem críticas (muito válidas, por sinal) à falta de profissionalismo do autor, em questão às entrevistas realizadas para a escrita do livro. Em certos momentos da história, me incomodei com a romantização de alguns comportamentos, deixando claro que o autor era um homem branco estadunidense. Além disso, várias das metáforas utilizadas me soaram extremamente forçadas, o que interrompia o ritmo da leitura.

Porém, apesar desses problemas, "Memórias de uma Gueixa" é uma obra forte e transformadora, que merece ser lida.

Luana Karla Nogueira 13/04/2023

Livro bem interessante, mas a polêmica é tamanha ao redor. Achei interessante uma autor homem narrando as memórias de uma mulher. Não sei o que pensar disso