If We Were Villains

If We Were Villains M.L. Rio

Resenhas - If We Were Villains

Pam 06/07/2021

Muito intenso e envolvente.
Está aqui um livro bem clássicão de Dark Academia: ambiente universitário sinistro, clássicos ao redor, relacionamentos problemáticos, dinâmicas suspeitas e muita rivalidade no ar. Eu fiquei muito envolvida na vibe do livro, nos primeiros capítulos já entrei bem na história e não queria sair.

Como algumas pessoas já falaram aqui, é bom ter um conhecimento básico de Shakespeare. A autora aqui exibe com muita ostentação o conhecimento desse dramaturgo, porque uns 20% deste livro devem ser só de citações do Shakespeare. Eu mesma não conheço muito desse autor, então às vezes eu me perdia nas intrigas do livro por não entender quem é o protagonista de tal peça, ou qual é a trama, mas não foi nada que atrapalhou minha leitura, eventualmente dava pra entender bem pelo próprio comportamento e explicações dos personagens.

Eu gostei da história porque é um suspense que se passa ao redor do assassinato de um aluno do grupinho principal de amigos, mas não vemos perspectiva policial ou jornalística: a gente tem que descobrir junto dos universitários e pelo pela vivência de um deles, o Oliver (nosso protagonista), o que aconteceu.

Todos os protagonistas são alunos de teatro da universidade, são 7 no total. Nem todos os 7 são profundamente explicados, mas todos têm um papel e eu amei ver como eu me habituei rapidamente a eles e à toda a dinâmica do grupo, não é difícil de pegar mesmo que pareça ser muita informação. Em alguns capítulos eu já entendi mais ou menos as amizades e rivalidades que os envolviam. Eu amei entrar no "dia a dia" das aulas e passeios deles, é como se a gente fosse vivendo junto dos alunos e sentindo a agonia deles ao redor do crime. E coloca agonia nisso... É um livro muito intenso, as relações entre eles são ARDENTES, dá pra sentir muito a tensão e paixão, quando elas estão lá, a autora sabe muito bem demonstrar a intensidade dos sentimentos dos personagens, seja por palavras ou por ações deles. O livro também lida com questões LGBTQIA+, e por ser que se passar no final dos anos 1990, dá pra ver que os personagens não estão habituados a certas coisas, ficam confusos, e a gente fica agoniado com eles kk

Eu gostei do final, foi bem típico de dark academia, um final agridoce. Não é ruim, mas também não é bom (feliz), porém tenho que assumir que foi bem condizente.

Com certeza esse livro foi inspirado por "The Secret History" (a mãe do dark academia kkk) então quem gosta dessa obra da Donna Tartt, provavelmente vai gostar de If We Were Villains também.

hey__sara 09/07/2021minha estante
Qual o nível de inglês do livro? Estava pensando em ler

Pam 09/07/2021minha estante
sara, eu li em portugues! tem uma tradução feita por fãs. está muito boa, eu encontrei alguns erros, mas nada que atrapalhe a leitura, foram poucos. como o livro contém muitos textos clássicos, eu acho que pra ler no original em ingles teria que ser avançado. se vc quiser o arquivo em pt-br me avisa por mensagem kk

vida 30/10/2021minha estante
oi Pam, pode me enviar o livro, se ainda tiver? por favor?

Pam 30/10/2021minha estante
posso sim!

Julio 18/02/2022minha estante
Oi Pam você ainda tem o livro em português?

Vamlirynna 01/03/2022minha estante
Indica livros dark academia em português ????

Pam 02/03/2022minha estante
vou te mandar por mensagem um link!

Juliana.Martins 03/03/2022minha estante
Oi, Pam, boa tarde. Você pode me enviar a tradução se for possível?

Pam 03/03/2022minha estante
me chama por mensagem q eu te falo como posso enviar

mwllyn 12/03/2022minha estante
hey, pode me enviar a versão em português pfv?

Pam 12/03/2022minha estante
mandei msg falando sobre isso

Thays 20/04/2022minha estante
Oi, vc pode me enviar em português também, por favor

Eumesma 30/06/2022minha estante
Oi Pam! Você ainda tem o pdf da tradução em português?

gizzy 06/07/2022minha estante
oii, eu sei q já faz um tempinho, mas tem como me enviar o pdf tbm??

Gabriela.Sofia 05/12/2022minha estante
É único?

Pam 06/12/2022minha estante
é único sim!

Analiz 07/01/2023minha estante
Oi, pode mim manda tb

Pam 08/01/2023minha estante
Analiz, esse livro já esta disponível em pt-br! Uma editora já adquiriu os direitos e o publicou.

Eduarda.APontes 09/07/2022

Eles.
Esse livro foi muito incrível pra mim, ele me fez sentir coisas inexplicáveis. Eu recomendo para todos lerem, só sobrevivam a esse livro.
Biah.ishii 12/07/2022minha estante
A leitura dele é difícil??

Eduarda.APontes 14/07/2022minha estante
Não é difícil de entender a história mas se você não gosta ou não curte Shakespeare, eu não recomendo o livro.

Eduarda.APontes 14/07/2022minha estante
Mas se você gosta de Shakespeare eu tenho certeza que vai adorar esse livro.

Biah.ishii 14/07/2022minha estante
Eu amo Shakespeare então é um ponto mt positivo KKAKAKK obgg!!

yourquiet 09/08/2022

How little we wondered about the inner lives of other people
Demorei um tempinho pra pensar em como escrever uma resenha pra esse livro, foi muito difícil pra mim conseguir colocar em palavras tudo que eu senti lendo. Primeiro eu queria começar a falar o quanto eu achei esse livro genial. Não só pelo plot, porque isso se você prestar muita atenção você adivinha, ou pelo menos adquiri fortes suspeitas sobre o que aconteceu. Mas, o enredo em si, é simplesmente genial. Eu fiquei apaixonada pela forma que o livro foi escrito, realmente contando uma história, ou talvez, encenando uma peça ja que o livro é divididos em atos.
Vou começar com o fato de eu ter amado a ambientação do livro, que se passa em uma universidade que fica perto de uma floresta ou meio que no meio dela. E tambem os 7 "principais" morarem em um lugar totalmente isolado do resto do campus. E toda essa vibe dark academia tornou o livro pra mim muito mais interessante
A história tem muitas referências a shakespeare, muitas frases, e peças do mesmo. Esse é um dos principais focos ? se nao o foco principal ? dos personagens: o teatro e shakespeare. Apesar de ter lido apenas duas peças dele eu não me senti muito perdida, mas acho que seria uma leitura muito mais interessante ou viciante se eu tivesse todo o conhecimento a respeito das peças que são encenadas na história.
Eu fiquei muito obsecada com os personagens, e me deixou doida nunca saber o que eles pensavam de fato. É muito interessante ver cada um se desmoronar aos poucos e observar todas as atitudes impulsivas que os levaram a cometer o que cometeram. Eu sinto que ali todos os relacionamentos eram muito intensos ao mesmo tempo que pareciam muito superficiais. Em uma cena eu conseguia entender cada atitude que eles tomaram, e em outra eu ja tinha dúvidas se aquilo era certo mesmo. No geral eu queria ter um pouquinho mais da Wren, e talvez do Richard que sao personagens que ficaram um pouco de lado. Tudo isso se da muito pelo fato do livro ser narrado em primeira pessoa, então toda a história e convivência dos personagens uns com os outros é dito pelo ponto de vista do Oliver. Talvez, se fosse qualquer outro ali contando a história, a maneira como a gente enxerga tudo teria sido completamente diferente. E esse fato em específico, foi o que me fez gostar mais ainda do livro.
Eu amei muito o final, ele me deixou chorando e com insônia de madrugada mas sinto que valeu super a pena. Na minha visão combinou super com toda a temática do livro. A história conseguiu realmente ter toda essa essência de tragédia escrita por shakespeare.
Sinto que isso tenh ficado muito grande e não tenha ido a lugar nenhum mas é que eu tenho muito a falar sobre esse livro e pouca capacidade de conseguir me expressar. Apenas recomendo que todos leiam.

*******spoiler*********

***é sério é literalmente um comentário sobre o plot todo****
Vi algumas pessoas comentando que odiaram o fato do Oliver ter se entregado pelo James e tambem não entenderam que "se o James se sentia tao culpado assim pq nao se entregou logo?". Primeiro que o fato do Oliver ter se entregado no lugar do James é uma característica totalmente realista ao personagem, tanto que no final quando o Oliver questiona a Phillipa por ela não ter contado para ele a verdade, ela diz que tinha medo dele fazer exatamente o que fez: levar a culpa. Ou seja é algo que condiz totalmente com o personagem desde o início da história, e eu realmente acho que poucas coisas são mais Oliver do que isso. E o fato do James nunca ter falado nada: ele apenas respeitou o que o Oliver pediu pra ele. Ele tentou várias vezes contar a verdade e o Oliver nunca deixava, tanto que quando ele fala sobre as cartas que o James deixou depois que se matou ele comenta o fato do James ter respeitado seu pedido de deixar como estava tudo e não ter dito nada sobre o verdadeiro culpado.
Amanda 01/09/2022minha estante
Eu não entendo quem pode dizer que o Oliver não faria isso pelo James, quando eu passei o tempo todo pensando, enquanto lia e criava teorias de "porque logo o Oliver estava preso" e a única resposta plausível pra isso (na minha opinião), é que tinha sido o James e o Oliver fez isso por ele

yourquiet 01/09/2022minha estante
exato!! ate certo momento eu tinha minhas duvidas sobre ser realmente o james mas desde o início eu pensava: se o oliver nao é o culpado ele se entregou por alguem. entao começaram as provas de quem era o james e eu tive certeza que ele tinha se entregado pra policia por ele, pq é mt a cara do oliver fazer isso. quem diz o contrário provavelmente nao interpretou o livro direito.

Amanda 01/09/2022minha estante
simmm, cara!!! logo que passou a cena da morte do richard (como o oliver narra a história) e a gente tem certeza que não foi ele, mesmo não querendo acreditar que tinha sido o james, eu não conseguia pensar outro motivo pro oliver estar preso. foi exatamente como tu disse, se não me engano, a filippa teria contado pro oliver, mas ela sabia que tinha a chance dele fazer exatamente o que ele fez!

clara.acalegari 02/09/2022minha estante
desde o início eu já sabia que tinha sido o james e o oliver tinha se entregado por ele, porque era a única resposta plausível

madrugueilendo 24/10/2021

Saem de palco
QUE LIVRO BOM! Acho que não é o tipo de livro que vai agradar todo mundo, mas eu amei toda a vibe mais dark academia, teatral, Shakespereana, enfim.

Li uma resenha aqui no Skoob sobre o livro, que dizia assim: ?M.L Rio não deu tudo o que queria nesse livro, mas deu o que eu precisava? e é EXATAMENTE ISSO.
O grande plot em si consegui descobrir bem no começo do livro, mas acredito que a carga mais dramática do livro por conta de grande parte se passar em uma faculdade de artes (além dos protagonistas serem atores profissionais) deu tudo o que eu precisava.

Eu gostei do final, com algumas ressalvas. Queria que se estendesse um pouco mais, sobre o passado dos personagens, o presente, enfim, mas entendi porque acabou de uma forma mais ?repentina?, e isso fez o final ser muito intenso pra mim.

Um livro trágico, sem dúvidas, mas que foi surreal de bom.

Ps: A ÚLTIMA PÁGINA SHJSJSISOSJSJE PDIIEIEIEIEI
Tomás 24/10/2021minha estante
O inglês é mto complexo? Tenho medo dessa pegada mais Shakespereana e de não conseguir entender nada kkkkkkkkk

madrugueilendo 24/10/2021minha estante
assimmm, tem umas cenas que mostram os personagens realmente atuando e tudo mais, que tem umas palavras mais ?antigas? ai eu só fingia que entendia e prosseguia KKKK acho que no geral é um intermediário

Tomás 24/10/2021minha estante
Ahh, entendi, já tô lendo Duna mesmo então sei bem como fingir que entendi tudo KKKKKK

Obrigadooo?

nath 10/07/2022

o espetáculo da violência
comecei if we were villains pois estava querendo me introduzir no mundo dark academia e queria ler algo com mistério porém não foi isso que encontrei aqui.

de início a leitura estava sendo ótima: conhecer cada singularidade dos personagens, o ambiente shakespeariano, peças sendo recitadas e então o drama começa e com ele minha perda de interesse.

*spoiler*

o livro gira em torno da morte de richard. do meu ponto de vista esse acontecimento tão importante foi ocasionado e efetuado de forma mt mal feita. o grupinho deixou ele morrer pq ele estava sendo violento, ok, mas primeiramente nem foi trabalhado de forma objetiva o pq dele ter ficado assim, ele estava mt imerso em seus papéis? ele já vinha de uma natureza descontrolada? enfim, não ficou claro para mim. continuando, depois é revelado que james foi o responsável pela morte de richard, achei totalmente previsível e o pq dele ter cometido o ato foi decepcionante. e pra piorar o oliver assumindo a culpa por ele foi tão ?????????

gostei dos personagens mas faltou desenvolvimento. a relação do oliver e da filippa uma graça bffs. acho que desde o início do livro você já percebe q o james sente algo pelo oliver e nss queria mt que o relacionamento deles tivesse rolado pq assim o final ficaria mais convincente. meredith e oliver casal sem sal e sentido uma palhaçada terminarem juntos. alexander um querido. wren infelizmente esquecível coitada.

a escrita é fluida porém constrói o enredo de forma superficial. algumas passagens são mt longas desnecessariamente oq fez o livro se estender.

apesar de tudo uma coisa que adorei DEMAIS foi ler os personagens encenando macbeth e romeu e julieta, sério que delícia de experiência! quando se fala em peça teatral você pensa em assistir mas ler ela é igualmente incrível.

finalizando, talvez não era pra ser um acontecimento misterioso mesmo, e sim uma tragédia como as muitas de shakespeare, como o próprio oliver disse: para eles isso não passava de uma peça, tudo encenação.

"ficamos deitados rindo no escuro até cairmos no sono e dormimos profundamente, sem saber que a cortina estava prestes a subir em um drama de nossa própria invenção."
A leitura é fácil?

nath 12/07/2022minha estante
tentei ler em inglês porém os personagens recitam muito shakespeare daí estava sendo complicado para mim então resolvi ler uma tradução não oficial, tem alguns erros de escrita mas não atrapalha mt a leitura

Biah.ishii 12/07/2022minha estante
Vc sabe onde tem essa tradução??

nath 12/07/2022minha estante
me manda seu email no chat q envio o arquivo

Tawane 26/11/2021

Esse livro alugou um triplex na minha cabeça
Esse livro foi a indicação de uma amiga, e veio com a promessa que ele ia me devastar emocionalmente.

Realmente esse livro mexeu comigo com a uma meneira que eu nunca imaginei que um livro ia mexer . Ele é complexo, lida com emoções humanas e faz a gente questionar nossas própria moral as vezes

Ao mesmo tempo ele é complicado de ser ler, com mtas passagens de shakspare e ele não é bem um drama ou um mistério.

Ele existe... existe bem

Não sei muito que dizer sem da spoilers e acho que esse livro precisa ser sentindo para ser explorado.

A unica coisa que eu tenho a dizer é que a ultima frase deixa tudo, mais tudo mais trágico e complicado

site: https://open.spotify.com/episode/1NpFlNqW9H4OFbhJs4LsEc?si=8e8e320c53294f93
Nazli.Dias 26/11/2021minha estante
Um triplex kkjkkk adorei

Tawane 26/11/2021minha estante
minha expressão favorita

Nazli.Dias 26/11/2021minha estante
Já encorporei no meu vocabulário kkkk

gabi 12/05/2021

Nao consigo nem explicar o quanto eu amei esse livro, me deu vontade de entrar dentro da história só pra conhecer aqueles lugares e personagens.
A história é literalmente uma peça shakespeariana, os personagens seguem muitos esteriótipos, o que pode irritar algumas pessoas, mas na minha opinião fez total sentido com o objetivo do livro.
É genial como a autora combina as obras de shakespeare com a vida dos personagens, que acabam se misturando mais do que deveriam.
Senti falta de um pouco mais de profundidade nos personagens secundários, principalmente nas mulheres, mas tirando isso o livro é perfeito.
O final é INCRIVEL
iscoraline 16/01/2022minha estante
oie, você achou o inglês difícil? tava querendo ler mas estou com medo

gabi 20/01/2022minha estante
oii! tem algumas partes mais dificies, principalmente auando eles estao falando de shakespeare, mas eu acho que da super pra ler, talvez uma palavra ou outra vc precisa pesquisar

gabi 20/01/2022minha estante
Mas é muitooo bom, compensa demaisss

rafa 12/07/2022

Comecei esse livro com altas expectativas por um mistério e ele acabou me surpreendendo de uma outra forma que eu não esperava.
As partes que faziam analogias a Shakespeare e as peças foram um pouco difíceis de entender, principalmente por causa da tradução, mas a autora foi muito perspicaz e essas partes são a essência do livro.
Os acontecimentos foram de 0 a 100 muito rápido e acabou me prendendo bem facilmente. Os motivos, a vítima e o culpado não são surpreendentes, mas a história como um todo sim. Posso dizer que marquei muitas partes e frases maravilhosas e que me senti extremamente triste no final, mas ao mesmo tempo reconfortada.
A leitura é fácil?

rafa 12/07/2022minha estante
mais ou menos. se vc for ler em inglês, não. o que pega mesmo são os diálogos das peças e metáforas mas isso é de cada pessoa

Okkk, obgg!

NIX @n.i.c.o.l.l.e 07/08/2021

O TOMBO
Esse foi o maior tombo que já tive com todos os livros que li. Uma história chata, personagens irritantes e clichês, um thriller arrastado e nada interessante, e uma escrita feia, extremamente descritiva, e, sem dúvidas, anticlímax. Os diálogos super engessados, nada natural. Uma quebra imensa de narrativa a cada página. E pensar que recomendei aos meus amigos essa bomba em forma de papel. Leia se quiser um livro bem meh!
Mateus.Caixeta 07/08/2021minha estante
TÔ SENTINDO A RADIAÇÃO DESSA BOMBA DAQUI

NIX @n.i.c.o.l.l.e 07/08/2021minha estante
amg, eu quero chorar a cada resenha 5 estrelas que vejo, que ódio, só n foi pior q Garota Exemplar. Esse livro n é radioativo em questão de closes errados e pá, mas é MUITO CHATO e super desinteressante. KIÓDIO.

Mateus.Caixeta 07/08/2021minha estante
Você foi uma das 3 que deu 1 estrela, esse livro devia ser usado pra dormir. Péssimo ler horas de um livro e ele ser assim.

kote 15/06/2020

necessário conhecimento básico sobre shakespeare
amei esse livro e surtei muito com ele
fiquei bem ????? quando eles começavam a falar de shakespeare mas não foi um grande problema
a n a 14/07/2020minha estante
vc deu 5 estrelas old.

Lilly 25/11/2021minha estante
eu indo caçar de pq vc falou pra eu fugir KKKKKKK

kote 25/11/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKK pls a nota totalmente incoerente com a resenha pq mudei de ideia depois ????

max 18/04/2021

O melhor livro que eu já li.
Se você gosta de ambientes dark academia, amigos que são quase uma família, Shakespeare e mistérios de assassinato, esse é o livro perfeito para você. Uma narrativa que se passa em maioria da academia de Dellecher, sete amigos que passam tempo de mais lendo peças dramáticas e se perdendo em seus personagens era tudo perfeito, até um assassinato acontecer. Sinceramente uma das melhores obras que eu já li, muitas vezes eu me sentia dentro da narrativa e até esquecia toda a tensão inicial do livro, em outros eu ficava apreensivo a ponto de tremer para saber do desfecho, tudo na medida certa para me cativar 100%.
nana 20/04/2021minha estante
o inglês é muito difícil?

nana 20/04/2021minha estante
sou doida pra ler esse livro

Juliana 01/05/2023

Fraco e decepcionante
O livro começou forte, logo de cara colocando um gancho pro mistério que iria seguir por todo o livro: o personagem principal está saindo da cadeia depois de 10 anos por um crime que não cometeu e finalmente decide contar toda a história. Parece bom, não é?

Pois só parece mesmo, já que o desenvolvimento foi triste de tão ruim.

Os personagens me parecem feito de cartolina: não tem uma personalidade marcante, uma construção bacana que faz vc entender quem eles são. Chega ao ponto de uma das personagens ser reduzida à gostosona da escola - e fica só nisso o livro todo. Nenhum personagem ali prendeu me atenção ou fez eu me importar.

O mistério que prometia tanto no começo do livro acaba sendo tão sem graça que faz você pensar ?ah, só isso? Esse era o grande segredo??. Bem antes do final já dava pra sacar o que tinha acontecido, então o clímax do livro deixou muito a desejar.

No fim das contas, uma história esquecível e decepcionante, que mais me pareceu ter sido escrito por alguém que PRECISAVA mostrar o quanto sabe de Shakespeare - a autora enfia citações a torto e a direito mesmo nas situações mais nada a ver. A ideia de que o objetivo era mostrar como os alunos estavam muito afundados nos personagens das peças que interpretavam não me convenceu (justamente pela construção dos personagens ter sido super fraca).

Enfim, dei 2.5 estrelas pq apesar da solução do mistério ter sido boba, ele me prendeu o livro todo. Mas infelizmente não valeu a pena a leitura.
Daniela 01/05/2023minha estante
Triste quando a leitura é decepcionante

Juliana 02/05/2023minha estante
Aff, nem fala! O livro começa no maior mistério pra no final não ser nada de mais >.

Dandara 03/08/2020minha estante
Eu meio que entendi o final como uma analogia a Romeu e Julieta... Trágico.

Pink Sugar 03/08/2020minha estante
Sim, mas falo da parte q o corpo nunca foi encontrado e q o Oliver ficou obcecado pela forma como ele morreu etc. Acho q a intenção da autora foi realmente deixar o final aberto pra nossa imaginação

Nath @biscoito.esperto 04/03/2022

"Essa é a maravilhosa tolice do mundo: quando as coisas não nos correm bem ㅡ muitas vezes por culpa de nossos próprios excessos , pomos a culpa de nossos desastres no sol, na lua e nas estrelas, como se fôssemos vilões por necessidade, [...] sendo toda a nossa ruindade atribuída a uma influência divina".
- Rei Lear, Ato I, Cena II.

⭐⭐⭐⭐⭐ 5/5 + ❤

Este livro tem de tudo: romance, violência, ação, mistério, crimes, arte, gays (e bis) pilantras e literatura clássica. Você não precisa saber nada sobre Shakespeare antes de ler o livro, mas com certeza vai terminar a leitura conhecendo várias coisas sobre a obra do bardo.

"If we were villains" é um drama/mistério que narra a história de sete atores shakespearianos que acabam se envolvendo com uma morte trágica entre eles. Conforme eles precisam continuar ensaiando para suas peças e mostras de cenas, suas vidas acabam se confundindo com os personagens que eles interpretam ㅡ e Shakespeare era ótimo em escrever vilões.

Eu espero que alguma editora traga esta obra prima para o Brasil, pois quero reler este livro em português e com traduções dos trechos das peças de Shakespeare. Você acha que é fluentão em inglês até ter que decifrar o Old English kkkkk

“When did we become such terrible people?”
"Maybe we’ve always been terrible.”

site: www.nathlambert.blogspot.com
Marianna 05/03/2022minha estante
Sou louca para ler, mas nunca li em inglês... mas já faz anos que espero tradução desse livro. Acho que vou ter que encarar kkkkk

geovana 18/03/2022

meu novo livro favorito
Eu precisei tirar um tempo pra processar esse livro antes de escrever qualquer coisa sobre, mas eu n podia n escrever uma resenha sobre pq esse livro é tão perfeito que eu quero que todo mundo leia mas ao mesmo tempo eu tenho ciúmes da historia e dos personagens kkkkkk
Por mais que o plot da historia seja bem previsível, eu acredito que não seja um livro que necessite de um plot twist mirabolante que choque o leitor pq eu sinto que a historia é mais sobre como aquele acontecimento afetou os personagens do que sobre o que aconteceu em si.
Os personagens são tão bem escritos e tão apaixonantes que eu não consigo por em palavras (james, oliver e fillippa eu daria minha vida por vcs).
É um livro lindo, poético, triste e perfeito. Quem falar mal vai levar paulada
geovana 18/03/2022minha estante
pretendo fazer desse livro a minha nova personalidade