If We Were Villains

If We Were Villains M.L. Rio

Resenhas - If We Were Villains

Pam 06/07/2021

Muito intenso e envolvente.
Está aqui um livro bem clássicão de Dark Academia: ambiente universitário sinistro, clássicos ao redor, relacionamentos problemáticos, dinâmicas suspeitas e muita rivalidade no ar. Eu fiquei muito envolvida na vibe do livro, nos primeiros capítulos já entrei bem na história e não queria sair.

Como algumas pessoas já falaram aqui, é bom ter um conhecimento básico de Shakespeare. A autora aqui exibe com muita ostentação o conhecimento desse dramaturgo, porque uns 20% deste livro devem ser só de citações do Shakespeare. Eu mesma não conheço muito desse autor, então às vezes eu me perdia nas intrigas do livro por não entender quem é o protagonista de tal peça, ou qual é a trama, mas não foi nada que atrapalhou minha leitura, eventualmente dava pra entender bem pelo próprio comportamento e explicações dos personagens.

Eu gostei da história porque é um suspense que se passa ao redor do assassinato de um aluno do grupinho principal de amigos, mas não vemos perspectiva policial ou jornalística: a gente tem que descobrir junto dos universitários e pelo pela vivência de um deles, o Oliver (nosso protagonista), o que aconteceu.

Todos os protagonistas são alunos de teatro da universidade, são 7 no total. Nem todos os 7 são profundamente explicados, mas todos têm um papel e eu amei ver como eu me habituei rapidamente a eles e à toda a dinâmica do grupo, não é difícil de pegar mesmo que pareça ser muita informação. Em alguns capítulos eu já entendi mais ou menos as amizades e rivalidades que os envolviam. Eu amei entrar no "dia a dia" das aulas e passeios deles, é como se a gente fosse vivendo junto dos alunos e sentindo a agonia deles ao redor do crime. E coloca agonia nisso... É um livro muito intenso, as relações entre eles são ARDENTES, dá pra sentir muito a tensão e paixão, quando elas estão lá, a autora sabe muito bem demonstrar a intensidade dos sentimentos dos personagens, seja por palavras ou por ações deles. O livro também lida com questões LGBTQIA+, e por ser que se passar no final dos anos 1990, dá pra ver que os personagens não estão habituados a certas coisas, ficam confusos, e a gente fica agoniado com eles kk

Eu gostei do final, foi bem típico de dark academia, um final agridoce. Não é ruim, mas também não é bom (feliz), porém tenho que assumir que foi bem condizente.

Com certeza esse livro foi inspirado por "The Secret History" (a mãe do dark academia kkk) então quem gosta dessa obra da Donna Tartt, provavelmente vai gostar de If We Were Villains também.

hey__sara 09/07/2021minha estante
Qual o nível de inglês do livro? Estava pensando em ler

Pam 09/07/2021minha estante
sara, eu li em portugues! tem uma tradução feita por fãs. está muito boa, eu encontrei alguns erros, mas nada que atrapalhe a leitura, foram poucos. como o livro contém muitos textos clássicos, eu acho que pra ler no original em ingles teria que ser avançado. se vc quiser o arquivo em pt-br me avisa por mensagem kk

vida 30/10/2021minha estante
oi Pam, pode me enviar o livro, se ainda tiver? por favor?

Pam 30/10/2021minha estante
posso sim!

Julio 18/02/2022minha estante
Oi Pam você ainda tem o livro em português?

Vamlirynna 01/03/2022minha estante
Indica livros dark academia em português ????

Pam 02/03/2022minha estante
vou te mandar por mensagem um link!

Juliana.Martins 03/03/2022minha estante
Oi, Pam, boa tarde. Você pode me enviar a tradução se for possível?

Pam 03/03/2022minha estante
me chama por mensagem q eu te falo como posso enviar

mwllyn 12/03/2022minha estante
hey, pode me enviar a versão em português pfv?

Pam 12/03/2022minha estante
mandei msg falando sobre isso

Thays 20/04/2022minha estante
Oi, vc pode me enviar em português também, por favor

Eumesma 30/06/2022minha estante
Oi Pam! Você ainda tem o pdf da tradução em português?

gizzy 06/07/2022minha estante
oii, eu sei q já faz um tempinho, mas tem como me enviar o pdf tbm??

Gabriela.Sofia 05/12/2022minha estante
É único?

Pam 06/12/2022minha estante
é único sim!

Analiz 07/01/2023minha estante
Oi, pode mim manda tb

Pam 08/01/2023minha estante
Analiz, esse livro já esta disponível em pt-br! Uma editora já adquiriu os direitos e o publicou.

madrugueilendo 24/10/2021

Saem de palco
QUE LIVRO BOM! Acho que não é o tipo de livro que vai agradar todo mundo, mas eu amei toda a vibe mais dark academia, teatral, Shakespereana, enfim.

Li uma resenha aqui no Skoob sobre o livro, que dizia assim: ?M.L Rio não deu tudo o que queria nesse livro, mas deu o que eu precisava? e é EXATAMENTE ISSO.
O grande plot em si consegui descobrir bem no começo do livro, mas acredito que a carga mais dramática do livro por conta de grande parte se passar em uma faculdade de artes (além dos protagonistas serem atores profissionais) deu tudo o que eu precisava.

Eu gostei do final, com algumas ressalvas. Queria que se estendesse um pouco mais, sobre o passado dos personagens, o presente, enfim, mas entendi porque acabou de uma forma mais ?repentina?, e isso fez o final ser muito intenso pra mim.

Um livro trágico, sem dúvidas, mas que foi surreal de bom.

Ps: A ÚLTIMA PÁGINA SHJSJSISOSJSJE PDIIEIEIEIEI
Tomás 24/10/2021minha estante
O inglês é mto complexo? Tenho medo dessa pegada mais Shakespereana e de não conseguir entender nada kkkkkkkkk

madrugueilendo 24/10/2021minha estante
assimmm, tem umas cenas que mostram os personagens realmente atuando e tudo mais, que tem umas palavras mais ?antigas? ai eu só fingia que entendia e prosseguia KKKK acho que no geral é um intermediário

Tomás 24/10/2021minha estante
Ahh, entendi, já tô lendo Duna mesmo então sei bem como fingir que entendi tudo KKKKKK

Obrigadooo?

M.R. 05/04/2022

"- Você culpa Shakespeare por algo? - Eu o culpo por tudo."
BQBSOSBQBQQOAJANAOAZIQ
É isso, não sei como descrever o que estou sentindo.

QUE

LIVRO

Alguém me ensina a viver depois disso?

Ok ok, agora vamos à resenha.

Primeiramente, o clima de dark academy é muito presente, principalmente por conta do tema central que é o teatro. E QUE PERFEIÇÃO. Eu amo teatro e literatura com todas as minhas forças, e ler todas as referências, estar nos bastidores das peças, na pele dos atores, nas aulas com eles, festas... parecia que eu era parte daquele grupo.

Então a parte dark chegou, e houveram TANTOS momentos tensos e de apertar o coração! Não tem nem como descrever.

Eu poderia ficar falando desse livro por HORAS A FIO

Uma coisa muito interesaante são os relacionamentos. -> Você pensa que são todos superficiais e quando você vai ver, um bolo de linha se formou na sua cabeça e até você fica perdido nos sentimentos de cada peraonagem sobre cada um.

E esse final de explodir cérebros??????????????

EU NECESSITO DE MAIS DESSE LIVRO, NÃO VOU CONSEGUIR VIVER NORMALMENTE DEPOIS DISSO E EU QUERO ALGUÉM PRA CONVERSAR SOBRE C-A-D-A D-E-T-A-L-H-E.

AMEI AMEI AMEI

Livro favorito atualmente?

?Exeunt Omnes
Todos deixam o palco.?

Amanda 19/05/2021

Ótimo livro mas esperava um final diferente
Eu gostei de muita coisa desse livro. Gostei da ambientação ser em uma faculdade de artes cênicas cuja construção é um castelo, gostei das partes dos ensaios para as peças de teatro, das festas, da competitividade entre os atores, de como os personagens vivem e respiram Shakespeare e literatura 24h por dia; tanto que chega um ponto em que esses jovens atores têm dificuldade de separar o que é encenação e o que é real (o desenrolar dos eventos mostra que isso pode ser bem perigoso, inclusive). Gostei também de como esse livro é um exemplo perfeito de dark academia (uma estética muito famosa nos EUA, pois aqui temos as artes, a poesia, e o mais importante: um crime). A trama me prendeu e me manteve curiosa para desvendar quem era o assassino.

A única coisa que não gostei foi o final, que apesar de ter me surpreendido, me decepcionou também, e é ele que me impede de dar 5 estrelas. Nos 80% já fica óbvio quem é o assassino, porém não é isso que me incomodou e sim o motivo do Oliver ter sido preso mesmo sendo inocente, a explicação é muito mais simples do que eu imaginei e pra mim não foi convincente, não consigo não ficar desgostosa com esse desfecho e com as decisões que o Oliver tomou. Acho que faltava algo a mais, sabe? Não fez muito sentido. E não me importei de uma coisa ter ficado em aberto no final, na verdade até curti. Enfim, apesar das minhas ressalvas com o final, valeu a pena e gostei muito de ter lido.

Emily977 13/02/2022

"Somos todos escravos. Não acredite em nenhum de nós."
"If We Were Villains" se inicia com o protagonista na prisão conversando com um dos policiais que o prenderam e, prometendo que quando sair em liberdade irá contar o que realmente aconteceu no ano de 1997 em Dellecher, sua antiga universidade de arte.

Somos apresentados a um grupo de amigos constituído por sete pessoas: Richard, Meredith, Wren, Alexander, Filippa, James e Oliver. Todos estão no 4° ano da faculdade - o que segundo Frederick, é o ano da tragédia - e estão imersos em livros, poemas e principalmente em Shakespeare, que é constantemente mencionado, pois além de os personagens interpretarem as suas peças no palco, eles também mencionam frases do poeta que se adequam ao momento, quase como se tivessem criado um idioma único para se comunicar. Esses acontecimentos me causaram a impressão de que esses jovens atores vivem para as suas obras, seja nos palcos ou fora deles.

Esse é um daqueles livros em que não há heróis ou vilões; desde o princípio a autora deixa em evidência a personalidade imperfeita dos protagonistas e mostra que eles são cheios de camadas, complicados e conflitantes, o que os tornou ainda mais interessantes e reais para mim. Eles têm personalidades distintas e bem definidas; desde o começo seguem os seus princípios, que ao decorrer da história parecem mudar como se eles tivessem sido intoxicados pelas obras de Shakespeare, o qual parece um personagem principal do livro, acompanhando o grupo de amigos em todas as situações possíveis.

Como antes mencionado, é extremamente fácil se identificar com os protagonistas e ao mesmo tempo sentir um misto de emoções por eles: sejam elas positivas ou negativas. Após conhecer melhor as suas personalidades o mistério em volta do assassinato fica em segundo plano, e tudo o que desejamos é saber mais sobre eles e os seus motivos para tomarem tais atitudes e, inevitavelmente, questionamos o que faríamos se estivéssemos no lugar deles. Entretanto, apesar de ter gostado verdadeiramente de apenas dois personagens do grupo, isso não tornou os outros integrantes menos interessantes para mim ou afetou a história de maneira negativa, aliás, aumentou a minha estima pela obra. Apesar de a autora não ter entregado tudo, ela entregou o que era necessário e construiu uma trama incrível.

"Havia sete de nós, sete jovens brilhantes e com um futuro precioso e amplo à nossa frente, embora não víssemos mais do que os livros diante de nossos rostos."

Os capítulos são divididos como se fossem um roteiro de uma peça teatral: divididos em cena e ato, e muitas vezes, os diálogos também são escritos como se fizessem parte de uma peça, o que tornou a leitura ainda mais incrível para mim. Com uma escrita detalhada e poética, a autora oscila entre o passado e o presente sem nos deixar confusos e descreve com exatidão os sentimentos sentidos pelos personagens. Foi incrível ler as descrições dos ensaios e dos preparativos ocorridos antes de eles finalmente irem para o palco, e essas descrições me fizeram querer assistir a uma peça.

É inegável o fato de o livro ter uma forte influência de Shakespeare: é dramático, soturno, sombrio, emocionalmente desgastante e possui migalhas de um romance trágico que só é percebido e confessado quando é tarde demais. Acredito que se eu tivesse começado a leitura esperando um mistério bem desenvolvido teria me decepcionado, pois essa parte deixou a desejar, mas eu realmente gosto muito de ler sobre as diversas faces do comportamento humano e o relacionamento conflitante entre pessoas que se amam e se odeiam em simultâneo.

O final, assim como todo o livro é avassalador. Apesar de não ter chorado fiquei imensamente triste quando terminei e me vi encarando o teto pensando no quão inteligente esse livro é. Fui muito marcada por ele e pretendo reler quanto antes.

"Todos deixam o palco."

Sthefany148 15/08/2022

Todos deixam o palco
Dark academia?como minha vida universitária parece tal superficial em comparação. Oliver, estudante de artes cênicas, faculdade elitizada e grupo de privilegiados, arrogantes, mulheres estonteantes, gays, drogas e Shakespeare. Uma omissão, talvez. 21 anos e se descobrindo, se escondendo atrás de personagens. Não sei, teatro é uma das poucas vertentes da arte que não tenho muita ciência. Talvez o personagem se perdeu e cometeu todos os pecados de suas peças? Provavelmente.

maju 30/08/2021

shakespeare amou a tragédia aqui
"Naquele breve momento, eu realmente me perguntei se "tudo bem" ou algo parecido ainda seria possível. Mas é assim que uma tragédia como a nossa ou o Rei Lear parte seu coração— fazendo você acreditar que o final ainda pode ser feliz, até o último minuto."

Como estou numa fase meio obcecada por dark academia, esse livro foi uma ótima escolha pra essa fase. Gostei demais de como eles faziam referências ao Shakespeare no diálogo rotineiro, gostei da relação deles e a escrita é bonita mas bem leve de ler. Estou com uns livros do Shakespeare pra ler há dois anos e esse livro me deu toda a motivação que faltava.
Os personagens são muito legais também, me apeguei a todos mas principalmente ao principal, Oliver, e ao James.

A revelação do final não me deixou tão chocada porque eu já estava sacando algumas coisas, mas ainda achei MUITO BOM!

Recomendo o livro!!

jheny 01/09/2021

virou um dos meus favs
o livro, na minha opinião, apesar de não ter uma escrita simples, em nenhum momento ficou entendiante. a história te envolve muito bem e você não consegue parar de ler, e apesar de já ter previsto, o final não me decepcionou (só me deixou triste pra caramba k).
mesmo você sabendo o que vai acontecer por causa do começo do livro, vc continua torcendo pra dar tudo certo no final, ou o mais certo possível.

Amanda 27/02/2020

Um livro sobre personagens complexos e falhos

"How tremendous the agony of unmade decisions"

Após passar 10 anos na prisão - por um crime que ele pode ou não ter cometido - Oliver Marks é abordado pelo homem que o colocou lá. O detetive Colborne está se aposentando, mas antes ele quer saber o que realmente aconteceu 10 anos atrás na renomada academia de artes que Oliver e seus amigos frequentavam.

Os 7 atores estudantes de Shakespeare eram inseparáveis, mas em certo momento do último ano deles na academia, os papéis que desempenhavam nos palcos começaram a se espalhar perigosamente pela vida real, abalando a amizade e o futuro deles.

💬Eu comprei esse livro torcendo para gostar, principalmente depois de ver alguns comentários positivos sobre ele, mas também estava preparada para caso não me agradasse tanto. A sinopse original parece mostrar tanto da história, que fiquei imaginando se sobraria muito para me surpreender. Foi um misto de alegria e satisfação ver que eu estava errada sobre isso, e que a sinopse entregou apenas o necessário para chamar a minha atenção.

Já nas primeiras páginas eu fui introduzida ao elegante mundo dos jovens atores que vivem para as obras de Shakespeare, seja nos palcos ou fora deles, e a cada página fiquei mais imersa nas suas mentes sombrias e problemáticas.

Esse é um daqueles livros onde não há mocinhos e vilões. Todos são imperfeitos e a autora faz questão de mostrar isso em todos os momentos, assim como também mostra que são essas imperfeições que os tornam tão intrigantes e reais.
Claro que gostei mais de alguns e odiei um deles em particular, mas a verdade é que cada um encontrou a própria maneira de se adaptar a uma determinada situação, e seus comportamentos me fizeram refletir sobre o que eu faria se estivesse ali vivendo as mesmas experiências.

If We Were Villains parece ter uma boa dose de suspense, e até tem, mas acreditem quando digo que o mistério se torna o menos interessante a partir do momento que conhecemos mais os personagens. É uma história cativante que usa cada um deles para explorar as barreiras entre a arte do teatro e a vida real.

site: https://instagram.com/atracaliteraria

Evelyn 19/06/2021

You can justify anything if you do it poetically enough.
Gostei muito desse livro, mas o mistério não foi tão surpreendente e o final faltou algo e não gosto quando isso acontece.

skuser02844 27/05/2021

"as if we were villains on necessity; fools by heavenly compulsion; knaves, thieves and treachers by spherical predominance; drunkards, liars and adulterers by an enforc'd obedience of planetary influence; and all that we are evil in, by a divine thrusting-on!"

a coisa que mais me prendeu nesse livro e também a que mais me impediu de continuar ele por um bom tempo foi o fato de saber exatamente que a tragédia ia chegar, mas não saber que tipo de final eu encontraria quando toda aquela confusão acabasse, simplesmente fiquei muito apegada aos personagens e com medo de ter que lidar com aquele vazio de terminar um livro com um final triste (apesar de ser exatamente isso que eu procuro em tudo que eu leio)

achei o meio do livro arrastado e o assassino também se tornou bem óbvio depois que foi revelado quem morreu, mas eu gostei da história e provavelmente vai virar uma releitura em algum momento.

ah, e as partes das peças podem ser confusas se você não for acostumado com um inglês mais antigo, então eu não recomendaria pra quem começou a ler em inglês agora.

bruna1265 12/02/2023

Como se fôssemos vilões
No geral achei o livro muito bem estruturado e bastante interessante, a escrita é simplesmente incrivel e um dos maiores pontos positivos é que é SUPER envolvente, eu comecei e não conseguia parar de ler depois, a história é bastante intrigante e os personagens complexos. o plot do livro em si é bom,mas meio previsível só por isso não chega nas 5 estrelas
enfim, recomendo muito e acho que vale muito ler

NIX @n.i.c.o.l.l.e 07/08/2021

O TOMBO
Esse foi o maior tombo que já tive com todos os livros que li. Uma história chata, personagens irritantes e clichês, um thriller arrastado e nada interessante, e uma escrita feia, extremamente descritiva, e, sem dúvidas, anticlímax. Os diálogos super engessados, nada natural. Uma quebra imensa de narrativa a cada página. E pensar que recomendei aos meus amigos essa bomba em forma de papel. Leia se quiser um livro bem meh!
Mateus.Caixeta 07/08/2021minha estante
TÔ SENTINDO A RADIAÇÃO DESSA BOMBA DAQUI

NIX @n.i.c.o.l.l.e 07/08/2021minha estante
amg, eu quero chorar a cada resenha 5 estrelas que vejo, que ódio, só n foi pior q Garota Exemplar. Esse livro n é radioativo em questão de closes errados e pá, mas é MUITO CHATO e super desinteressante. KIÓDIO.

Mateus.Caixeta 07/08/2021minha estante
Você foi uma das 3 que deu 1 estrela, esse livro devia ser usado pra dormir. Péssimo ler horas de um livro e ele ser assim.

Joyce 24/04/2020

Não me prendeu
Uma leitura bem cansativa, posso começar por aí. Simplesmente não senti apego por nenhum personagem.
O livrou demorou demais pra desenrolar a trama, deixou a relacionamento dos personagens subentendido.
Terminei o livro agora e simplesmente não consegui pegar nada de bom sobre ele, personagens ruins tentando justificar as ações erradas (q na minha cabeça não são justificáveis) o fato da fixação da autora por shakespeare chega a ser chato.
Oliver passou 10 anos preso por um crime q não cometeu, isso é óbvio! O motivo pra assumir a culpa por outra pessoa foi mal trabalhado (por amor, ok!) mas um "amor" que nem trabalhado direito foi...
Enfim boa sorte pra quem vai lê, pra mim simplesmente não desceu.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 06/05/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Na minha vontade de diversificar gêneros, nem sei como cheguei nesse livro. E ao final da leitura tive sentimentos bem conflituosos sobre tudo o que se passou.

If We Were Villains me lembrou muito um livro que li há 84 anos: A História Secreta, da Donna Tart. Muita gente também diz que tem vibes de How To Get Away With Murder, o que também é verdade. Temos um grupo de estudantes de repente envolvidos em um assassinato. Fica aí questionamentos: quem matou?, por que matou?, e por aí vai...

A história narrada em primeira pessoa por Oliver, que te mergulha no dia-a-dia de uma prestigiada faculdade de teatro que praticamente vive para exaltar as obras de Shakespeare. Oliver e seus seis amigos estão no último ano de estudo e praticamente cada um sempre viveu os mesmos tipos de personagens. Quando essa rotina é quebrada, toda a convivência no grupo também é afetada.

A narração de Oliver é interessante por um lado, mas negativa por outro. Interessante já que ele foi o condenado pelo crime, mas negativo porque ficamos presos somente à sua visão de tudo que acontecia entre seus amigos e no conservatório. Podemos dizer que Oliver não é a pessoa mais perspicaz do grupo, por muitas vezes sendo considerado um tanto inocente em suas considerações.

Acompanhando Oliver no seu último ano, temos James (o herói), Meredith (femme fatale), Wren (a inocente), Alexander (uma espécie de alívio cômico feat tirano), Fillipa (coadjuvante) e Richard (o vilão). Pela visão de Oliver, podemos ver bem nitidamente essas designações em cada personagem, mas o assassinato de um deles começa a afetar cada um de uma forma diferente.

A questão do mistério de quem matou foi o que me fez continuar o livro. Tudo bem que a decisão dos que os outros seis sobreviventes tomaram na noite do crime não permitiu tanta exploração do acontecido, combinado isso com a narração em primeira pessoa. Porém, a autora focou demais em narrar no dia-a-dia curricular do grupo e isso me desanimou um pouco.

Confesso que não sou muito fã da leitura de peças de teatros e nunca li nada de Shakespeare, então os momentos que os personagens estavam ensaiando/apresentando e declamando pedaços de suas obras também não foi muito do meu agrado. Entretanto gostei de como a autora soube encaixar obras cheias de angústias, traições, sofrimentos do autor, como Rei Lear e Hamlet, na vida do grupo, principalmente após o crime.

O início do livro é um tanto morno, te familiarizando com os personagens e o seu "papel" no grupo. Logo, eu senti que ele deu uma acelerada no ritmo com algumas situações, que levaram à noite de toda essa situação. Quando achei que depois disso iria ficar melhor, ele cai no mesmo ritmo do início do livro até mais ou menos os capítulos finais quando tudo se revela.

Confesso que já suspeitava de alguns detalhes do que havia acontecido na noite da morte, mas a participação de uma outra pessoa me foi uma surpresa. O que não me convenceu foi o motivo por Oliver ter aceitado a culpa pelo ocorrido. Foi um detalhe que se a autora tivesse trabalhado melhor durante a história teria sido bem mais crível. Eu aceitaria até se fosse em nome de uma grande amizade.

No geral, If We Were Villains foi um livro que prometeu muito e não cumpriu minhas expectativas. Mas fica aí a dica para quem queira ler algo parecido com How To Get Away With Murder com uma pitada da tragédia e drama de Shakespeare.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/05/resenha-516-if-we-were-villains.html