Aqui

Resenhas - Aqui

1 | 2 | 3 | 4

Bel * Hygge Library 09/03/2020

"Aqui" (Richard McGuire)
Uma graphic novel quase sem palavras, porém com uma discussão sobre o tempo gigantesca por entre seus traços, assim como uma provocação à nossa imaginação para pensarmos no que havia e aconteceu neste exato lugar onde estamos agora. As cores e diálogos são devidamente ajustados conforme os quadros e a época em que se passam cada momento. Muito lindo e sensível, uma forma de mostrar que cada pessoa, cada local possui sua história e nunca sabemos de tudo.

EduardoCDias 02/03/2023

Genial
Que incrível! O autor pega a sala de uma casa e mostra o que aconteceu e o que vai acontecer naquele local por vários anos. De milhões de anos antes de Cristo até milhares de anos no futuro. Estórias se misturam e começam a fazer sentido. Mexe com a nossa percepção e discernir.
Rodrigo 03/03/2023minha estante
Colocando na minha lista

Safira63 20/03/2024

Profundo de forma única ~ ESPECIAL
Esse livro é tão especial pra mim que fica difícil falar sobre ~ virou até tema do meu TCC hihi ~ ele retrata algo que sempre pensei (e fiz), mas nunca havia visto retratarem ou abordarem de forma tão palpável. esse quadrinho apresenta sobreposição de quadros, sendo o mesmo lugar em diferentes datas (mesclando passado, presente e futuro, tempos bem bem distantes). e eu sempre pensei sobre isso. ao ver uma construção antiga, eu gosto de tocar, fechar os olhos e imaginar como era tudo ao redor antigamente, e essa HQ deixou escancarada essa sensação e curiosidade sobre isso. além de que é bem interessante pra refletir sobre ciclos, pensares, costumes, crescimento, renúncias.. é TÃO RICO! a genialidade e sensibilidade em trazer certas questões rotineiras e nem tanto, af, recomendo forte!

João 14/06/2021

Além, porém Aqui ?
Valeu o dinheiro gasto e também pelos elogios inesperados que recebi...
É algo inovador, realmente fora da casinha e ouvir disso de alunos me levou a ter vontade de ler Aqui e é uma experiência a cada página e contexto inesperado por surgir de uma ideia simples mas muito bem elaborada...
É uma obra que vale a pena ter em sua biblioteca particular pelo simples fato de a cada página você não saber o que esperar e é uma sensação que tive poucas vezes ?
Paulo 29/11/2021minha estante
Oi, posso te fazer uma pergunta sobre o livro "AQUI"? Você acha que vale mais a pena a versão impressa (como seria normal) ou a versão Kindle (porque dá para ver os painéis de página dupla sem as dobras decorrentes da encadernação)? Valeu!

cintia gomes 06/04/2023

Crônicamente ansiosa, e crônicamente histórica.
Esse livro, HQ, história, História, estória. Seja lá como preferirem colocar já que se encaixa em todos os âmbitos, me pegou de um jeito que não sei explicar.

É aquela frase clichê que uma imagem diz mais que mil palavras? E eu sou a pessoa mais indicada pra dizer isso, se tendo em vista que para mim, as imagens, os objetos, a abstração, é uma das formas mais ricas de dar vida aos pensamentos, uma das mais próximas, e nisto, acho que Richard foi muitissimo sagaz.

Aqui, é uma HQ que vai nos fazer pensar no passado, no presente e no futuro, como estamos acostumados a especular muito no momento. Eu, particularmente, como Historiadora, sinto que fico duplamente tocada, pois aqui, é possível colocar quase em palavras, no caso, em imagens, o meu fascínio primário sobre quem somos, e a minha ansiedade irremediável sobre o mesmo assunto, em sentidos complementares.

Aqui, talvez, consiga exprimir algo do qual estamos sendo atualmente dissociados e que, para mim, é o que nos torna humanos, que é de nossas Histórias. Individuais, coletivas, contraditórias, complementares. Nossas histórias são o ponto de partida e a vontade de chegar a reta final das observações das nossas vidas, são as únicas coisas que quiçá, possam transpor a matéria e a fugacidade da nossa existência (como tenta se levantar numa outra hq que li, a Castelo de Areia, mas que acho que não chega perto da genialidade dessa daqui).

Enfim, gostaria de tê-la para olha-lá muito mais vezes, é feita para contemplar, como a vida.

Somos "fósseis em transformação".

lolcode 29/10/2020

Uma viagem do tempo numa perspectiva incomum
Adorei o estilo de arte do autor e o seu trabalho experimental. Eu mesma me peguei imaginando a minha própria casa e o que teria acontecido no decorrer das décadas no lugar que ela se situa e o que ocorrerá. Em algumas ilustrações, o autor coloca muitas situações ocorrendo "simultaneamente", o que pode deixar confusa a leitura. Fora isso, é bem fluido.

Mari 28/01/2024

Muito bom!
Conheci esse livro depois de assistir ao curta do André Novais Oliveira: ?Quando Aqui? na 27º Mostra de Cinema de Tiradentes.

Muito muito muito boa a reflexão que ele nos proporciona, que nos faz pensar em como o espaço e o tempo funcionam na prática da vida cotidiana através dos anos que se passam.

Curta e livro sensacionais! Amei conhecer este livro!

Zé Wellington 10/03/2018

Simples. Mas muito engenhoso.
Simples. Mas muito engenhoso.

Jess 23/07/2022

Marcante de uma forma inesperada. Momentos históricos de uma casa que observou várias vidas e continuou lá.

Akkah 12/09/2022

Isso é a nona arte!
“Aqui”, foi um grande achado desse ano, lançamento de 2017 da Cia das Letras. Aqui temos uma história praticamente sem diálogos, são pequenas frases jogadas em pequenos fragmentos de história, anos aleatórios pelo ponto de vista de um canto, o mesmo canto de uma casa, o mesmo pequeno ponto do mundo, várias e várias vezes. Se o problema que você teve dois anos atrás parece pequeno se visto de hoje, imagine olhar toda a sua existência dessa forma, desde a formação do mundo, até um futuro científico maluco, a vida fica menor e é justamente essa pequenez que deixa ela tão grandiosa.

Nada dura, nenhuma alegria e nenhuma tristeza são mais ou menos que um sopro. A vida vem e vai e a roda continua a girar.

Do ontem, do amanhã, do incerto e do duvidoso, só podemos nos agarrar no aqui.

Paguei pau

(essa foi a legenda do post q fiz la no meu insta, @akkah.bookclub )

site: instagram.com/akkah.bookclub
Giordana.Steck 12/09/2022minha estante
Estou doidinha para ler! Essa resenha está sensacional

Júlia 28/03/2021

"Aqui" é um quadrinho bem diferente dos "normais" que estamos acostumados. Composto basicamente de imagens/ilustrações, faz realmente refletir sobre o que está acontecendo nas cenas e o que elas tem em comum, sem contar a genial forma de mostrar a linha do tempo.
Gostei muito dessa HQ, recomendo para qualquer um, é uma leitura muito prazerosa para quem quiser se aventurar em uma história singular e até mesmo um pouco complexa.

Lucas.Hagemann 28/04/2021

Um canto de uma casa e infinitas histórias
Uma HQ diferente, uma ideia fantástica e inovadora.
Pense assim... Uma câmera parada que observa canto de uma casa. Agora pense que o tempo vai e volta (inclusive na mesma página) e a única coisa que não muda é o seu ponto de vista. Essa é a HQ Aqui.

Henrique.Henrique 07/09/2018

O tempo...
Realmente nos faz pensar que estamos aqui a passeio, que as coisas continuam caminhando mesmo sem a gente.
Como será esse lugar que vc esta sentado daqui mil anos? E como era esse mesmo lugar a um milhão de anos atrás.
Sempre imaginei esse tipo de coisa e ver isso em um quadrinho foi fantástico.

1 | 2 | 3 | 4