Aqui

Richard McGuire

Resenhas - Aqui

1 | 2 | 3 | 4

Cris 05/12/2021

A HQ conta a história de uma parte de uma casa, e o que aconteceu ali durante por milhares de anos.

Uma leitura inusitada, inovadora e totalmente fora da minha expectativa.

Ana 10/02/2023

3.5****

Gosto muito da ideia da história, do projeto gráfico e algumas sacadas que são muito boas, mas como é uma volta ao tempo pela historia estadunidense não me pegou muito.

Robert 29/06/2023

Nunca pensei que eu leria um quadrinho tão experimental quanto esse. Achei muito original, e uma experiência realmente muito diferente. Recomendo muito!

Ga 04/09/2021

Estamos aqui
Que proposta intrigante, contar uma história de um canto de uma sala de estar e o passar do tempo, acho que só existe duas reações à esse argumento "Nossa, que sono" e "NOSSA, QUE GENIAL".
O meu lado cult adorou essa ideia, e nas primeiras páginas eu já estava mergulhado na atmosfera, a história é muito caótica, mas muito gostosa de acompanhar e realmente faz pensar na efemeridade da vida, quantas coisas foram feitas em um espaço tão reduzido, quantas pessoas que você nunca viu estiveram ali, quantas pessoas que você nunca conhecerá vão passar por ali depois que você for embora.
Certamente uma belíssima viagem
E uma nota de Palmas, as guardas do livro são a mesma imagem dando uma sensação de ciclo incrível

Lótus 07/08/2021

Que trabalho incrível!!!! Fazer do tempo e do espaço personagens principais dessa obra foi uma ideia genial do autor e combina perfeitamente com a linguagem dos quadrinhos. Não tem como ler e não ficar pensando sobre a história dos lugares que você mesmo frequenta, e as conexões frouxas entre as cenas na HQ dão muito espaço para que sejamos leitores ativos, que a gente crie nossa própria história. Livro maravilhoso, pra ser lido e relido e reinventado a cada vez!
Paulo 29/11/2021minha estante
Oi, posso te fazer uma pergunta sobre o livro "AQUI"? Você acha que vale mais a pena a versão impressa (como seria normal) ou a versão Kindle (porque dá para ver os painéis de página dupla sem as dobras decorrentes da encadernação)? Valeu!

Guilherme Duarte 31/10/2023

Uma arte sequencial e conceitual
É difícil avaliar Aqui, pois já é difícil como categorizar esse livro. Ele parece tanto uma HQ quanto um livro ilustrado sem palavras. Aqui não há sujeito?ou talvez haja e ele seja não um lugar, mas uma perspectiva.

Aqui é claramente uma forte reflexão do espaço que habitamos (ou mesmo de todos que frequentamos) e de todos os processos que ali ocorreram para que chegasse desse jeito que conhecemos. Desde o início do planeta até os dias de hoje, as transformações históricas que já ocorreram pouco podem influenciar de fato nossa vida?passam despercebidas; não nos interessam.

Entretanto, a mensagem é clara: não somos nada sem um passado. Por mais que não o conheçamos, somos fruto de um esforço coletivo e de eventos aleatórios. Valorizar a nossa formação pessoal e social sob uma perspectiva histórica é mais do que honrar o passado, é uma preocupação com o futuro e que os próximos depois de nós façam o mesmo.

Ronoc 06/05/2021

Uma ideia absolutamente genial de contar uma história
Richard McGuire encontrou uma forma absolutamente genial de contar a história do mundo (passado, presente e futuro): focar num diminuto canto do vasto planeta Terra, quase como se deixasse uma eterna câmera fotográfica travada num mesmo lugar registrando sucessivas cenas, mostrando tudo que se passou ali (o ?Aqui? do título) ao longo do tempo. As cenas então são sobrepostas, evidenciando coincidências, contradições, desespero, amor, esperança, avanços, retrocessos ? vida.

A única coisa que não me agrada na obra ? e por se tratar de um quadrinho, ela tem um peso relevante ? é o estilo do traço adotado pelo autor; na minha opinião, o estilo do desenho tira força da narrativa, é frio, seco, desapaixonado. Talvez tenha sido justamente essa a intenção do autor: deixar a narrativa em tom mais neutro, documental. Para mim, no entanto, terá sido equivocada. Questão de gosto.

Lucas.Hagemann 28/04/2021

Um canto de uma casa e infinitas histórias
Uma HQ diferente, uma ideia fantástica e inovadora.
Pense assim... Uma câmera parada que observa canto de uma casa. Agora pense que o tempo vai e volta (inclusive na mesma página) e a única coisa que não muda é o seu ponto de vista. Essa é a HQ Aqui.

Leonardo1436 27/10/2017

Uma obra de arte para poucos!
Para quem sabe admirar uma boa obra de arte, a edição de “AQUI” é com certeza indispensável. Muitos dos especialistas da 9ª arte consideram o autor Richard McGuire um revolucionário na arte de contar histórias. A edição de Aqui, foi publicada recentemente pelo selo Quadrinhos na Cia. da Editora Companhia das Letras.

Não há muito o que falar sobre essa edição. A ideia a principio é muito interessante, e curiosa. Como seria “literalmente” o mundo sendo acompanhado de um determinado ponto de vista? Basicamente a história toda é narrada de um ângulo de uma casa que transpõe vários e vários painéis que mostram tempos diferentes do mesmo lugar. O canto que assiste de camarote o desenvolvimento da humanidade, do local e principalmente da casa.

O Canto tem o privilégio de acompanhar muitas histórias, muitas vidas, muitas questões ao longo do nascimento da própria terra. Acontecimentos que registram 3.000.000,00 anos a.C e variando até o ano de 2350 d.C. De tecnologia holográfica à era dos dinossauros. De certa forma, vemos o nascer da terra, o surgimento de animais, pessoas, primeiras construções, o desenvolvimento da natureza e muito mais. Em relação aos humanos, o canto acompanha a mudança dos costumes, das vestimentas, do comportamento, dos relacionamentos e também da tecnologia. Mesmo com todo essa distância entre décadas e séculos, o autor transpassa a impressão de que sempre seremos os mesmos, passando pelas mesmas situações em eras diferentes. Um grande mix de interpretações e registros.

Richard McGuire foi aluno de ninguém menos que Art Spiegelman, autor do grande sucesso MAUS. Sua obra Aqui teve inicio na década de 80 publicada pela revista RAW. Mesmo sendo promissor, McGuire enxergou que não era o momento e voltou a investir em sua obra praticamente 25 anos depois.

O forte claro e evidente da edição é a construção gráfica com sua narrativa inovadora. Esse tipo de obra diferenciada tem conquistado muitos e muitos fãs desse mercado dos quadrinhos. Além de ser uma edição muito bem editada pela Companhia das Letras, ela acompanha uma sobrecapa com a mesma característica da original. Um primor aos olhos de bons conhecedores e uma promessa de inovação para as obras futuras!

site: https://mundohype.com.br/review-aqui-de-richard-mcguire/
Lara 01/01/2018minha estante
Ótima resenha.Apenas não entendi pq falando tão bem desse quadrinho vc deu apenas 3 estrelas.

Leonardo1436 01/01/2018minha estante
Obrigado por comentar. Coloquei essa pontuação pq achei a premissa muito boa, ideia ótima... Mas não me agradou pra dar uma nota maior... Mesmo com todas essas características vai depender do gosto pessoal de cada um. Pra mim faltou alguma coisa!

Lara 23/01/2018minha estante
Certo!Entendi!

Didho 14/11/2020

Livro para se revisitar
A história humana em um canto de sala.
É uma releitura do original de 1989.
O quadrinho mostra diversos acontecimentos que se passaram em um lugar específico, um canto de sala, antes de sê-lo e depois também.
Existem diferentes técnicas de ilustração usadas de acordo com o ano representado.
O canto está sempre representado no encontro das duas páginas, exatamente no mesmo ponto, assim os acontecimentos vão se sobrepondo. Em uma mesma página pode-se mostrar momentos em anos distintos, que geralmente estão relacionados.
Se percebe a mudança da tecnologia, das relações, da natureza, mas que existem coisas que nunca mudam.

andersongump 02/10/2020

Qual foi o passado, onde estamos e para onde vamos, são questões que sempre iram causa curiosidade, o autor nos leva em uma grande viagem no tempo e reflexões sobre passagem do tempo e transformações.

Gramatura Alta 19/12/2019

Algumas HQs não precisam de um enredo criativo ou uma história bem contada ou mesmo personagens incríveis para ser excepcional. É o caso de AQUI, a obra mais famosa de Richard McGuire, que em mais de 300 páginas, com pouquíssimos textos, utiliza apenas imagens, todas em apenas um plano de visão, para contar as histórias de vários personagens, e por um período de milhares de anos.

Vou tentar explicar como ele faz isso, mas fica mais fácil se você prestar atenção nas imagens do post. O leitor enxerga um cômodo específico de uma casa, sempre na mesma posição, e o que muda são os anos e o que acontece nesse cômodo. Em uma página estamos em 1890 e na outra em 1920, no mesmo local, na mesma casa, com personagens diferentes. E muitas vezes, vemos pedaços diferentes de tempos diferentes do mesmo local. Ou seja, um pedaço da sala mostra algo que aconteceu 100 anos atrás, outro pedaço mostra o que aconteceu 50 anos atrás, outro ainda mostra o que irá acontecer 100 anos no futuro.

Por exemplo, uma página mostra a campainha tocando em 1900 e um cachorro latindo. Na mesma página, um quadrado mostra uma família sentada no sofá em 1962. Outro quadrado mostra um garoto perto da lareira em 1933. E um outro quadrado, mostra um homem conversando em 1991. Todos eles no mesmo local da casa, o que muda é o tempo.

Em cada quadrado de tempo, o autor mostra o ano a que ele corresponde. Algumas das histórias possuem início, meio e fim, intercaladas por páginas de outras histórias, e algumas não são histórias, são apenas acontecimentos isolados sem qualquer significado, a não ser mostrar como era esse mesmo local no passado e no futuro. E a gente só percebe como é interessante, quando começamos a folhear a HQ, quando percebemos como um mesmo local pode mudar completamente com o tempo, como tanta coisa pode acontecer, ter sua importância e depois ser esquecida, apagada da memória.

Destaque para as partes em que mostram dinossauros andando no terreno que seria a casa, milhões de ano no passado; e para a sequência de flagra um estupro de uma índia por um igual quando o terreno ainda era uma floresta; ou para quando avança milhares de anos no futuro e tudo é apenas um deserto sem vida.

AQUI é uma das HQs mais criativas que conheço, um trabalho genial, complexo, um resumo da insignificância da vida humana diante do tempo da natureza. Como somos pequenos, temporários, em um mundo que respira milênios ao invés de décadas.

site: http://gramaturaalta.com.br/2019/12/18/resenha-aqui-richard-mcguire/

DAN LIMA 03/03/2019

Quadrinho INOVADOR!!!
Uma literatura diferenciada e inovadora, e muito à frente do seu tempo.
Praticamente um quadrinho mudo. Mas a sua essência não está nos diálogos,
e sim, nas suas imagens, nos tempos (passado, presente e futuro).
É um convite a parar tudo o que você está fazendo e se dedicar à leitura
de corpo e alma. ;-)
Vibrante, paralisante, reflexivo, filosófico e que nos remete às viagens
por onde o mundo passou por metamorfoses num mesmo ambiente.
Se você aprecia quadrinhos inovadores, que mexe e estimulam os seus pensamentos, esta é uma obra que promete sacudir seu cérebro. É Sui generis!!! ;-)
Super recomendo.

Henrique.Henrique 07/09/2018

O tempo...
Realmente nos faz pensar que estamos aqui a passeio, que as coisas continuam caminhando mesmo sem a gente.
Como será esse lugar que vc esta sentado daqui mil anos? E como era esse mesmo lugar a um milhão de anos atrás.
Sempre imaginei esse tipo de coisa e ver isso em um quadrinho foi fantástico.

Nadine.Borba 16/03/2024

Experiência diferente
Ele é diferente de qualquer outro quadrinho que li. É um quadrinho lindo e delicado, observar a história da casa e seus moradores foi uma experiência linda.

1 | 2 | 3 | 4