1984

1984 George Orwell




Resenhas -


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Pollyana.Martins 21/01/2021

Distopia à moda brasileira
O livro de Orwell pode parecer uma distopia bizarra para todos que não vivem no Brasil, mas para nós, brasileiros, deve servir de alerta para não deixarmos nossa democracia ser sufocada e não caíamos em discursos negacionistas.
Leiam gente, vale a pena demais! Vocês vão conhecer o herói mais melindroso que já conheci, Winston Smith. Quanto ao final, acredito que deixou a desejar.
comentários(0)comente



Aline Guima 03/07/2021

Maravilhoso e assustador.
Cerca de 70 anos após sua publicação, percebemos como conceitos tão marcantes (e sinistros) do livro 1984 estão presentes e naturalizados no nosso dia a dia.
comentários(0)comente



Sorvetinho 25/02/2023

Não é a melhor das distopias
Tentei terminar esse livro diversas vezes e finalmente consegui. Para uma pessoa que curte bastante esse tipo de leitura, senti muita dificuldade em me prender ao protagonista e a sua realidade. Li Revolução dos Bichos e acho que 1984 fica muito atrás.
Eu terminei o livro na força do ódio porque não aguentava mais abandonar essa leitura. Infelizmente não rolou pra mim, e o pior é que tinha tudo pra eu gostar :(
comentários(0)comente



Dayane.Franca 25/09/2020

Uma leitura necessária
E um livro perturbador, que demonstra algo que está bem a sua frente, acontecendo ao seu lado. É aquele livro em que você fica pensando por horas, dias depois que acaba de ler. Acredito que todos deveriam ler. Eu vou reler um dia, com certeza.
comentários(0)comente



GuiCalvin 21/02/2022

Que final triste
O autor mantem as mesmas ideias dos outros livros. Sem muita ação, mas muito profundo. Uma distopia que faz refletir sobre autoritarismo. Vale muito a pena.
comentários(0)comente



Joy Barreto 22/01/2021

O livro que é uma obra prima!
O livro é tão cheio de mensagens, narra a história de Winston Smith, membro do partido externo, que trabalha para o ministério da verdade, reescrevendo artigos de impressos do passado, interferindo com informações falsas de apoio ao partido. Personagem desiludido e descrente com o sistema controlador em que vive preso.

Coloca a veneração ao partido como o centro da obra, que o descreve como um grupo que se mantém no poder por meio de métodos totalitários. É um núcleo onipresente que traz o personagem fictício "o grande irmão", que governa o país e vigia a todos sem trégua.

Na obra, Orwell descreve a submissão temerosa de uma sociedade que é enganada, controlada, castigada e vigiada 24 horas por dia em todas as suas ações por um estado totalitário.
comentários(0)comente



Leonardo.Santos.Freitas 11/03/2021

Muito interessante
Livro muito bom!!! Te prende do início ao final!!!

Relata uma sociedade que está baseada no regime socialista. Onde todos são vigiados e as informações desses as mais simples as mais complexas são manipuladas. E que vai contra o regime já sabe ...
Me supreendi com o final!!!
comentários(0)comente



Nay 15/11/2021

Leitura de impacto
Muito interessante pensar que o livro foi publicado em 1949. Leitura perturbadora, que incomoda e te instiga a refletir sobre a realidade que vivemos hoje. Incrível.
comentários(0)comente



Hugo.Lousada 19/08/2021

Não gostei muito
Beeem chatinho, sem grandes emoções, nada de muuito interessante.

É um livro "ok", bom pra passar o tempo, mas muito monótono. Como eu já disse, não tem nenhum grande atrativo além de ser um grande clássico da literatura.

É legal e curioso as analogias que o Orwell faz no livro em relação aos fatos históricos do momento, mas é bem difícil tirar mais do que apenas esse ponto positivo.

Sinceramente, é bom ler por ser um clássico, mas o leitor que evitar ler esse livro não perderá nada.
MabiJS 19/08/2021minha estante
Eu acho que a grande questão desse livro é ele ter sido escrito em 1949 e trazer a um público que, tanto naquela época, quanto para muitas pessoas (em maioria jovens), não era/é capaz de ver além do que é apresentado naquilo que se entende como realidade deles. Nem sempre tudo que aprendemos ao longo da vida é o ?certo?, regras mudam e caem ao chão, e as pessoas crescem e veem um mundo diferente ao redor delas!


Hugo.Lousada 20/08/2021minha estante
Eu juro que não consegui enxergar isso, juro mesmo. Mas não digo isso como sendo culpa do autor, e sim uma interpretação minha. Antes desse eu já tinha lido "A Revolução dos Bichos" e achei imensamente melhor, apesar do fato de que os dois livros têm contextos diferentes mesmo com enredos de finalidade similares.


MabiJS 25/08/2021minha estante
Acho que é mais de cada leitor? acho que é por isso que amo o fato de as pessoas poderem ler o mesmo livro, mas terem entendimentos totalmente diferentes? e poderem compartilhar suas visões de mundo incríveis ??


MabiJS 25/08/2021minha estante
Não posso negar que amei A Revolução dos Bichos, também!




Lucia101 22/09/2020

Que livro necessário.
comentários(0)comente



Taly Tavares 12/08/2023

1984 ??
Um livro que definitivamente não é pra mim!
Tentei lê-lo ano passado, não me prendeu e abandonei, fui dar outra chance esse ano mas era melhor nem ter dado.

Li 5 livros em maio, fui começar esse e me deu uma ressaca do caramba, mas fui lendo devagarinho, pra chegar nesse final e eu ficar totalmente frustrada! Eu gostei de A Revolução dos Bichos, li bem rápido até, gostei mesmo, mas esse? Sem comparação. Achei uma história arrastada, com uma enrolação que só por Deus, sem muita ação, um lenga lenga e blá blá blá insuportáveis.

A parte da política eu gostei, porquê meio que representou um pouco do quê vivemos de 2018 até 2022, fiquei meio "uau, o ex-presidente". A terceira parte foi a mais interessante, mas infelizmente a menor, o que eu não entendi nadinha, por quê aquela enrolação do começo não precisava existir, era só acrescentar no final.

As explicações também... Minha nossa, achei desnecessário, quando Orwell escreveu o livro, aquilo ali não existia, não precisavam ter colocado aquilo, ficou nhé demais!

Enfim, esse clássico não é pra mim ou talvez eu só não tenha entendido mesmo
Tomara que eu tenha sorte com outros!
comentários(0)comente



Aline Guedes 18/03/2022

"Nada existe fora da consciência humana"
Depois de 10 anos, decidi reler este livro, porque fiquei curiosa com relação à história com a minha maturidade atual. E posso dizer que a experiência foi bem diferente da primeira leitura.

E triste e complicado ver o quanto um livro escrito há mais de 50 anos parece tão atual, considerando o cenário política mundial (guerra da Rússia contra a Ucrânia). Ou mesmo nisso cenário político nacional.

O controle da informação é cada vez mais decisivo em questões políticas, e as fakes news, hoje, têm mais poder do que manifestações da população na rua.

Além das questões políticas. Gosto muito da abordagem de consciência da realidade.
É um assunto que me rende horas de discussão.

Gosto de como o livro seguiu seu curso, embora tenha sido previsível em muitos pontos. Eu não lembrava de quase nada da história, porém a experiência em leituras semelhantes fazem você esperar por certas reviravoltas. E algumas vezes, é bom quando acertamos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Hong Zhuang 24/04/2021minha estante
Coroi


Bah 26/04/2021minha estante
Coroi msm




Ivan.Paiva 17/01/2021

Um livro ótimo pra começar 2021 com uma boa leitura. As três partes tem uma narrativa própria dentro história abordada, comecando lento, mas quando engata não dá vontade de parar de ler. Com algumas reviravoltas bacanas e com ótimas reflexões sobre como levamos a vida, 1984 é tão atual que choca ter sido escrito a mais de 50 anos. O final é um pouco decepcionante para uma pessoa que acredita no amor como eu, porém não chega ser ruim.
comentários(0)comente



JAlia 12/04/2021

Anticomunista
A propaganda da mentira, não me chamou a atenção, mas foi uma boa experiência ter lido.
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR