1984

1984 George Orwell

Resenhas -

Sophia 03/10/2023

Demorei mas terminei
Distopia excelente, a história toda se encaixa. Marquei muitas coisas, pensei que seria chato mas foi algo fora da minha bolha.

Taly Tavares 12/08/2023

1984 ??
Um livro que definitivamente não é pra mim!
Tentei lê-lo ano passado, não me prendeu e abandonei, fui dar outra chance esse ano mas era melhor nem ter dado.

Li 5 livros em maio, fui começar esse e me deu uma ressaca do caramba, mas fui lendo devagarinho, pra chegar nesse final e eu ficar totalmente frustrada! Eu gostei de A Revolução dos Bichos, li bem rápido até, gostei mesmo, mas esse? Sem comparação. Achei uma história arrastada, com uma enrolação que só por Deus, sem muita ação, um lenga lenga e blá blá blá insuportáveis.

A parte da política eu gostei, porquê meio que representou um pouco do quê vivemos de 2018 até 2022, fiquei meio "uau, o ex-presidente". A terceira parte foi a mais interessante, mas infelizmente a menor, o que eu não entendi nadinha, por quê aquela enrolação do começo não precisava existir, era só acrescentar no final.

As explicações também... Minha nossa, achei desnecessário, quando Orwell escreveu o livro, aquilo ali não existia, não precisavam ter colocado aquilo, ficou nhé demais!

Enfim, esse clássico não é pra mim ou talvez eu só não tenha entendido mesmo
Tomara que eu tenha sorte com outros!

Sorvetinho 25/02/2023

Não é a melhor das distopias
Tentei terminar esse livro diversas vezes e finalmente consegui. Para uma pessoa que curte bastante esse tipo de leitura, senti muita dificuldade em me prender ao protagonista e a sua realidade. Li Revolução dos Bichos e acho que 1984 fica muito atrás.
Eu terminei o livro na força do ódio porque não aguentava mais abandonar essa leitura. Infelizmente não rolou pra mim, e o pior é que tinha tudo pra eu gostar :(

Aline Guedes 18/03/2022

"Nada existe fora da consciência humana"
Depois de 10 anos, decidi reler este livro, porque fiquei curiosa com relação à história com a minha maturidade atual. E posso dizer que a experiência foi bem diferente da primeira leitura.

E triste e complicado ver o quanto um livro escrito há mais de 50 anos parece tão atual, considerando o cenário política mundial (guerra da Rússia contra a Ucrânia). Ou mesmo nisso cenário político nacional.

O controle da informação é cada vez mais decisivo em questões políticas, e as fakes news, hoje, têm mais poder do que manifestações da população na rua.

Além das questões políticas. Gosto muito da abordagem de consciência da realidade.
É um assunto que me rende horas de discussão.

Gosto de como o livro seguiu seu curso, embora tenha sido previsível em muitos pontos. Eu não lembrava de quase nada da história, porém a experiência em leituras semelhantes fazem você esperar por certas reviravoltas. E algumas vezes, é bom quando acertamos.

GuiCalvin 21/02/2022

Que final triste
O autor mantem as mesmas ideias dos outros livros. Sem muita ação, mas muito profundo. Uma distopia que faz refletir sobre autoritarismo. Vale muito a pena.

Jefferson.Aguiar 06/02/2022

Leitura árida, mas gratificante. Creio que seja um daqueles poucos livros que conseguem se manter atuais. Obrigado Orwell.

Nay 15/11/2021

Leitura de impacto
Muito interessante pensar que o livro foi publicado em 1949. Leitura perturbadora, que incomoda e te instiga a refletir sobre a realidade que vivemos hoje. Incrível.

Hugo.Lousada 19/08/2021

Não gostei muito
Beeem chatinho, sem grandes emoções, nada de muuito interessante.

É um livro "ok", bom pra passar o tempo, mas muito monótono. Como eu já disse, não tem nenhum grande atrativo além de ser um grande clássico da literatura.

É legal e curioso as analogias que o Orwell faz no livro em relação aos fatos históricos do momento, mas é bem difícil tirar mais do que apenas esse ponto positivo.

Sinceramente, é bom ler por ser um clássico, mas o leitor que evitar ler esse livro não perderá nada.
MabiJS 19/08/2021minha estante
Eu acho que a grande questão desse livro é ele ter sido escrito em 1949 e trazer a um público que, tanto naquela época, quanto para muitas pessoas (em maioria jovens), não era/é capaz de ver além do que é apresentado naquilo que se entende como realidade deles. Nem sempre tudo que aprendemos ao longo da vida é o ?certo?, regras mudam e caem ao chão, e as pessoas crescem e veem um mundo diferente ao redor delas!

Hugo.Lousada 20/08/2021minha estante
Eu juro que não consegui enxergar isso, juro mesmo. Mas não digo isso como sendo culpa do autor, e sim uma interpretação minha. Antes desse eu já tinha lido "A Revolução dos Bichos" e achei imensamente melhor, apesar do fato de que os dois livros têm contextos diferentes mesmo com enredos de finalidade similares.

MabiJS 25/08/2021minha estante
Acho que é mais de cada leitor? acho que é por isso que amo o fato de as pessoas poderem ler o mesmo livro, mas terem entendimentos totalmente diferentes? e poderem compartilhar suas visões de mundo incríveis ??

MabiJS 25/08/2021minha estante
Não posso negar que amei A Revolução dos Bichos, também!

jucig 12/07/2021

Boa experiência de leitura
Confesso que achei bem mais interessante a parte final (do apêndice/prefácio) que explica o livro em si!
Mas a experiência de leitura foi boa! Teve horas que eu não tinha vontade de continuar mas havia horas que eu não queria parar de ler.
Para mim, esse livro foi interessante pelos aprendizados e não, pela história em si, não sei se porque eu tava com muita expectativa.
Ainda sim, dou 4 estrelas porque ele é um sinal para estarmos atentos aos governos!

Aline Guima 03/07/2021

Maravilhoso e assustador.
Cerca de 70 anos após sua publicação, percebemos como conceitos tão marcantes (e sinistros) do livro 1984 estão presentes e naturalizados no nosso dia a dia.

Gianluca 23/06/2021

Uma leitura necessária
O livro traz críticas sociais, mostrando como uma população passiva pode facilitar um governo totalitário e sem humanidade. Ao mesmo tempo mostra que mesmo nas maiores dificuldades impostas por um sistema político, almas revolucionárias são capazes de se desenvolverem.

Hong Zhuang 24/04/2021minha estante
Coroi

Bah 26/04/2021minha estante
Coroi msm

JAlia 12/04/2021

Anticomunista
A propaganda da mentira, não me chamou a atenção, mas foi uma boa experiência ter lido.