A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Hugo107 27/01/2020

Livro surpreendente
O livro é incrível, traz um conhecimento científico sobre o modo de vida das plastas que depois de lê-lo você nunca mais vai olhá-las com os mesmos olhos.
Thaís Berganton 01/06/2020minha estante
Eu literalmente peguei todas as dicas de livros relacionados a biologia, obrigada haha

Emerson_BH 06/03/2020

Livro decepcionou
Não foi bem o que eu esperava. O autor meio que "viaja na maionese" em alguns assuntos.

Brunohrs 10/12/2021

Sem comentários
Esse livro é um desserviço. Principalmente na época de falsas verdades que estamos vivendo. Totalmente tendencioso e dados manipulados

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Árvores têm sentimentos?
Este livro traz muitas informações interessantes. Aprendi coisas fantásticas sobre as árvores.

A abordagem do autor não é a abordagem que eu concordo. Ele tenta ao máximo aproximar as árvores dos seres humanos, utiliza muitos termos antropocêntricos  para mecanismos vegetais. Sua justificativa é: ao criar uma identificação com as árvores, ao aproximá-las afetivamente dos seres humanos, quem sabe a humanidade seja mais responsável no âmbito da conservação florestal.

Como eu sou adepta da educação libertadora, não acredito que por pena das árvores os seres humanos mudem seu comportamento explorador.

Somos considerados seres racionais, no mínimo deveríamos usar a razão (dados é o que não falta) para entender a importância do manejo das florestas naturais e plantadas na nossa SOBREVIVÊNCIA neste planeta.

As árvores sobrevivem sem humanos. A recíproca não é verdadeira.

#quemleganhamais #leitura #engenhariaflorestal #florestas #agronomia #cienciasagrarias
denis.caldas 09/05/2023minha estante
Que coincidência, amiga, tô lendo esse agora! Essa questão da humanização de seres vivos está cada vez se intensificando, atingindo inclusive a legislação. Assim como a coisificação, termo cunhado por Marx, trouxe consequências, acredito que a humanização também traz.

Emi 24/12/2020

Vi muita gente reclamando do livro, mas eu, cm bióloga, gostei. O autor tem embasamento científico sim, apesar da maioria das referências serem alemãs; fala muito da sua experiência pessoal que vivenciou em seu trabalho em um parque florestal; tb fala basicamente das espécies europeias... O que achei bom, melhor falar do que sabe, em vez de extrapolar e sair falando besteira. Ele faz várias analogias com os seres humanos, tanto pra facilitar, quanto, creio eu, pra criar um vínculo afetivo. Não vi mal nisso, apesar de ter visto umas pessoas incomodadas.
Enfim, é uma leitura fácil e gostosa, cheia de curiosidades.

junoyer 17/05/2023

Depois de ler A Vida Secreta das Árvores você as verá com outros olhos. Descobrir como é a vida desses seres nos faz refletir sobre a relação do homem com a natureza, como nossa limitação em perceber o que as árvores pensam e sentem afeta a forma como tratamos essas criaturas complexas e fantásticas. O autor nos mostra o curioso mundo das árvores de uma forma tão simples quanto uma conversa, e ao longo da leitura vai desmanchando a crença de que somos muito diferentes delas; a cada capítulo, nos enxergamos mais nelas, e quanto mais identificação, maior o vínculo com esses seres tão especiais.

Caique 22/11/2020

Necessário
Vi que pessoas da área não concordam muito com o livro e não o categoriza como divulgação científica, e realmente tem poucas referências bibliográficas para ser, porém achei necessário para pelo menos trazer um sentimento de nós para com as florestas e deste modo vermos as árvores como seres vivos que são e não como coisas. Traz o sentimento de preservação principalmente nos últimos capítulos. Senti falta de uma abordagem a florestas de outros lugares do mundo, mas entendo que é uma visão empírica principalmente do lugar que o autor trabalha, no caso Alemanha.

Beatriz3280 10/10/2023

Informativo
Bem interessante, mas realmente é preciso lembrar que se trata de uma floresta bem diferente da nossa, porém muitas coisas pode-se levar em consideração.

luiza lima 31/10/2020

Um pouco decepcionante e fantasioso, mas aborda questões válidas
Comprei esse livro com uma certa expectativa, que não foi totalmente alcançada. Me interesso no assunto, mas não sou da área, então não tenho muitos argumentos quanto a veracidade dos fatos apresentados, mas tive a impressão que o livro é mais uma divagação do autor do que um livro científico voltado para um público amplo.

O livro até apresenta fatos interessantes de se pensar, questiona o modo como vemos nossas florestas, porém, senti falta de algo mais concreto. Eu li recentemente Revolução das Plantas, do Mancuso, e mesmo com bastante divagações (em que ele fazia questão de falar que era uma divagação dele, diferente do Wohlleben), eu senti que o livro era mais sério. Já o Wohlleben, entrou em uma série de pontos muito pouco estudados, com uma abordagem bem questionável, que parece muito fantasiosa e bonitinha demais. Eu quase me senti mal de ter plantas em vaso ou de praticar a arte do bonsai do jeito que ele escreveu de como as plantas têm sentimentos.

Também, acho válido destacar que, mesmo com esse título (meio sensacionalista) que parece que vai abordar todo tipo de árvore, o autor se resume apenas às árvores e florestas europeias, que são bem diferentes das nossas, que possuem muito mais diversidade e clima bem diferente. Gostaria de saber o que ele falaria sobre esse tipo de floresta, já que algumas coisas que ele diz me soaram contraditórias levando em conta esse tipo de cenário.

A escrita é leve e fácil de se entender, mas é muitas vezes repetitiva e confusa (não sei se essa parte é culpa da tradução também), e o autor fica voltando e reciclando/remoendo assuntos de outros capítulos que pareciam já encerrados.

No mais, apesar de repetitivo e meio "fonte: eu mesmo", acho que a leitura foi válida, mas cheia de ressalvas e questionamentos.

Pucca.Farion 28/11/2021

"E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?

Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.

Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza."

Preciso informar que a nota do livro reflete o quanto eu gostei dele, e não a sua qualidade.

O autor traz ideias bem interessantes sobre as árvores, sobre como elas se comunicam, se relacionam, se protegem. É impossivel ler o livro e não se sentir mal pelas vezes em que achou que alguma árvore devia ser podada/cortada.

Meu problema com o livro é que não tenho familiaridade com o assunto, e alguns capítulos acabaram sendo muito técnicos para mim, o que dificultou a leitura. Apesar dos capítulos curtos, para mim ,a leitura foi bem arrastada.

WaylonPoncho 28/01/2021

Faias e Europa Central
uma narrativa realmente cativante, ainda mais para quem gosta da área de ciência biológicas. o fato de trazer uma narrativa de árvores da Europa central, já que é a região de atuação do autor (engenheiro florestal) não cativa muito os leitores de outras regiões, assim como eu.
de fato da para desempenhar uma interpretação de outras realidades, mas isso fica difícil quando o autor mencionar diversas vezes as faias, os carvalhos, pinheiros...

Samuel Muca 13/11/2021

Não espere divulgação científica
Fui ler o livro esperando divulgação científica e me deparei com ativismo ecológico.
Nada contra as ideias de preservação de florestas naturais do autor, mas é importante ressaltar que o mesmo não se vale apenas de fatos cientificamente comprovados.
Boa parte da narrativa apresentada no livro se dá por teorias e suposições baseadas unicamente na observação do próprio autor, sem lastro científico que as ampare. Portanto, pode induzir o leitor leigo ao erro.
O lado positivo é que as informações científicas que o autor apresenta estão numa linguagem bem acessível.
Por fim, a tradução do Pete Rissatti, como sempre, está impecável.

Nayhara 25/05/2022

Muito bonita a visão do autor sobre como as árvores se organizam em sociedade, se ajudam, se adaptam e vivem em equilíbrio consigo mesmas e com outros seres. Mesmo que acabamos não tendo certeza de alguns fatos demonstrados (mas eu realmente espero que seja verdade!), acredito que essa é uma visão que falta em nós, humanos, e que demonstra cada vez mais a importância da preservação ambiental.

Hugo 25/10/2021

Apenas uma commodity?
Nunca imaginei que as árvores fossem seres que falam, compartilham alimento, protegem uns aos outros, defendem-se de ataques e que chegam a influenciar positivamente na produção de ostras e no aumento da pesca no mar. Também não fazia ideia da existência da wood wild web formada pelos fungos. O livro de linguagem fácil é sensacional e o aprendizado é imenso!

Henrique 02/07/2022

Um bom livro. O autor nos ajuda a entender como realmente funciona uma floresta, ou melhor um ecossistema e suas complexidades.