A leitora

A leitora Traci Chee

Resenhas - A Leitora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Laura2199 07/01/2023

Bom pra começar eu quero dizer q eu amei este livro, premissa completamente diferente, como por ex a autora deixa enigmas no lado do número de pgs tem palavras e em alguns capítulos deixam letras em negrito. O arqueiro e o capitão foram personagens que chamaram mt a minha atenção, em vários momento eu me peguei dizendo q fofinho ou q lacre em. Porém em alguns momento na história eu tive q voltar algumas páginas, não sei se o problema foi meu por falta de atenção ou se faltou a autora deixar mais claro algumas informações, além disso, eu senti q faltou um gancho pro próximo livro, mas como eu sou uma boa curiosa com ctz irei comprar o próximo, pois algumas perguntas tem de ser respondidas!

Milla Borba 17/09/2022

"Isto é um livro" - E que livrão!!
"Isto é um livro, um livro é um mundo e palavras são como sementes com segredos em seu fundo. Páginas de oceano, margens de chão. Civilizações que você tem bem na palma de sua mão, mas veja bem o seu mundo e sua vida parecerá reduzida a cidades de papel e a mares de tinta. Você sabe quem você é de verdade, você foi enganada/o? Você é mesmo a/o leitora ou você é lida/o?"

Fiquei muito curiosa quando vi a história desse livro porque achei incrível retratar uma civilização que não tem a palavra escrita, e uma menina descobrir que o bem precioso que ela protege é justamente um livro, e sozinha ela vai aprendendo a ler. Que genial!
A saga de Sefia é de muita luta e sofrimento, ter sua família toda tirada dela com brutalidade a faz buscar vingança. Nesse caminho ela descobre a magia, faz amigos, se apaixona, luta bastante e no final as maiores revelações de sua vida vem a tona, a deixando totalmente perdida, até eu me surpreendi com os últimos capítulos.
Esse livro tem uma coisa que eu gosto que é narrar a história de personagens que não são apresentados abertamente mas que aos poucos descobrimos quem são e sua importância. Outra pérola são as mensagens secretas no meio das palavras, nos rodapés das páginas, os rabiscos, manchas, todos os detalhes que só incrementam e enriquecem e me deixaram boquiaberta.

Para ler a leitora, tenta bastante atenção.
Eu pensei que era leitora mas no final acredito que acabei sendo lida.

heloss 25/01/2022

É razoável
Faz um tempinho que li já, então vou dizer o que lembro da história.
O começo é legal, mas achei que meio da história foi bem arrastado pois não aconteceu praticamente nada, já no final acontece tudo de uma vez em poucas páginas.
Então pra mim não foi uma leitura muito interessante.

Mika Busch 02/12/2021

Leitura rápida com bons personagens
Livro interessante, uma.fantasia com uma ideia diferente sobre o que é um.livro, o sentido das coisas, quem somos, muitas metáforas e histórias muito criativas com uma.aventura sempre acontecendo. Recomendo. Já quero ler o segundo.

Monica Sobrinho 01/11/2021

Está é uma fantasia diferente de tudo que já li e fala de livros. Nesse primeiro livro da série acompanhamos Sefia que não sabe que tem um dom, mas vai aprendendo sobre ele em sua jornada. Foi muito bom fazer essa leitura, o livro é uma experiência completa, por toda parte o livro tem descobertas.

DanielSchaefer 18/09/2021

Muito bom, mas disperso entre o fácil e o complexo
Uma jornada muito gostosa de acompanhar. O núcleo principal é bem carismático, principalmente a protagonista Sefia e o par romântico dela, Arqueiro. Não vejo tantas pessoas comentando sobre esse livro, se comparar a outros jovens adultos. A temática de aventuras piratas não é tão famosa hoje, por isso é até um frescor uma trama de fantasia que não envolva diretamente uma guerra pelo trono. O único problema foi o clichê "mataram meus pais e quero vingança contra o clã malvado" que não me impressionou e não me instigou tanto. Se não fosse a tia Nin introduzida e desaparecida logo, trazendo tanta urgência pela narrativa, esses mistérios não nos fisgariam minimamente. Por isso, aplausos a introdução do livro, mas é um defeito igual. E também, toda vez que mudava do núcleo óbvio para o secundário e mais complicado, parecia algo muito disperso e cansativo de acompanhar.

Fabby 17/09/2021

*Acróstico é uma composição escrita feita a partir das letras iniciais de palavras isoladas ou localizadas no início ou no interior de frases e de versos. A partir dos acrósticos, que são lidos em sentido vertical, são formadas palavras ou frases. Eles refletem uma preocupação com a forma do discurso, motivo pelo qual são um dos recursos utilizados na função poética.*

Olá!!!!

Vocês devem estar se perguntando "porque a Fabi colocou um termo de estudo no início desta resenha?" "Pra quê eu preciso saber o que é Acróstico?"... Bem, esse é um livro totalmente diferente de tudo que eu já tinha lido. A leitura dele é uma verdadeira experiência, uma aventura... cito aqui as palavras do Bruno Melo, analista de mídias sociais da editora, ao qual eu questionei um aparente erro de impressão da obra:

" Oi, Fabiola, tudo bem?
Pode parecer um defeito de impressão, mas é, na verdade, parte importante da edição do livro! A leitora é um romance sobre metalinguagem e o poder dos livros, e isso se reflete na edição. Vários detalhes estão escondidos nas páginas, como palavras soltas no rodapé próximo aos números de páginas, manchas de tinta e palavras ocultadas. Se você olhar nas páginas 436 e 437, as páginas estão todas manchadas como se tivessem sido queimadas. Por isso, não se preocupe. A menos que você encontre páginas repetidas (o que de fato seria um erro de impressão), tudo faz parte da experiência de leitura do livro."

Portanto, a partir deste momento (eu já estava na página 38 do livro e voltei a leitura do início) comecei a vivenciar a leitura e não a somente deixar que as palavras passassem por meus olhos... e já no início do livro me deparo com o primeiro (sim, terão outros, mas vou deixar para que vocês sigam o conselho da autora neste que cito) acróstico me dizendo que VEJA COM ATENÇÃO, o que fez desta leitura uma imersão por detalhes a serem procurados no livro todo, em cada palavra, em cada frase, em cada início de capítulo... e vou dizer que foi incrível, arrisco dizer que uma das melhores leituras da minha vida.

A história em si já é mágica pq trata de um povo que não lê, que não tem acesso a livros... e, quando uma pessoa tem o dom de "ler" a vida (sim, não somente palavras), ela se torna especial e por isso mesmo, na situação específica de Mar de Tinta e Ouro, caçada. Sefia é uma destas pessoas... uma garotinha que vive com seus pais e sua tia Nin e que sabe desde sempre que algo é diferente na vida dela pois quando recebem visitas, ela é escondida em um quarto secreto para que ninguém saiba de sua existência. Treinada desde cedo para situações onde possa estar em perigo, um dado dia ela chega e encontra seu pai assassinado e a casa completamente destruída.

Daí em diante, cada detalhe do livro é importante de ser percebido e visto... fiquem atentos a coisas que pareçam erros ou falhas de impressão, pq não são... podem ser dicas preciosas e essenciais para que você entenda um pouco da luta de Sefia contra quem a persegue.

Os inícios de capítulos tem uma marcação diferente para mostrar a respeito de quem aquela parte do livro trata mas isso é algo a ser entendido também no decorrer da leitura.

Não vou falar muito desta obra pq acredito que, assim como eu, vocês vão ter um prazer individual em vivenciá-lo. Mas já adianto que seria interessante praticar o desapego e ler com canetas, lápis e sem dó de dobrar as pontinhas das páginas... sei que dói ouvir isso mas a proposta deste livro combina com essa atitude "monstruosa".

Boa leitura, libertem-se das amarras do perfeccionismo e embarquem nessa aventura de mente aberta e marcadores a postos!

Loba Literária 11/08/2021

Muito metalinguístico
Uma história cativante com uma edição louvável. Ainda assim, não acho que a relação de Sefia e Arqueiro tem uma base tão sólida a ponto de eles decidirem mudar o mundo por amor. Um amor instantâneo porcamente executado em uma história rica com um mundo incrível.

Manymony 31/07/2021

A LEITORA
?Você é mesmo o leitor ou você é lido??
Confesso que fui me conectando mais com o livro do meio para o final.
Achei um pouco confusa a divisão entre os capítulos e demorei para entender o enredo.
Vi que tem mais dois livros, estou pensando ainda se vou me aventurar na sequência, mas valeu a experiência da leitura.

Debs 25/07/2021

Nossa ler esse livro foi uma experiência incrível, a história é mt boa e me surpreendeu bastante, me apaixonei pela sefia e o arqueiro, o capitão reed e sua tripulação, o plot do final me fez surtar horrores, adorei que tem segredos nas páginas do livro, sem contar que já deixa na vontade de ler a sequência e criar teorias. Enfim, simplesmente perfeito, virou um dos meus favs.

Fabiana 23/07/2021

Mar de tinta e ouro
Daqueles livros que a gente não consegue parar até terminar. As histórias vão se cruzando de forma um pouco confusa e a gente fica sem saber qual a relação entre elas, até que... Mas gostei disso.

felipe 09/07/2021

Um Começo Promissor
Confesso que demorei para começar a ler esse livro, a premissa parecia interessantíssima, mas acabei deixando de lado e só o peguei de novo anos depois. Que arrependimento!
O universo criado é muito complexo e rico em detalhes, apesar de o começo da história ser confuso, aos poucos as peças vão se encaixando e a narrativa passa a ser fluida e muito agradável.
Me incomodou um pouco no início do livro a introdução abrupta (ou em casos a falta de introdução) de alguns personagens e acontecimentos, mas em defesa da autora, depois de terminar o livro, tudo se encaixou e o desconforto sumiu.
Estou muito curioso para saber como a trilogia terminará!

1 | 2 | 3 | 4 | 5