A leitora

Resenhas - A Leitora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriela 27/07/2017

3.5 estrelas

Gente, eu terminei o livro sem saber direito que nota dar e estou aqui tendo dificuldades em escrever uma resenha que não seja enorme. Por um lado, o livro tem várias coisas que adorei, por outro, tem algumas falhas e a pior é que a premissa na qual tudo se baseia - um mundo sem palavra escrita - não é nada verossímil.

Ao ler a sinopse, fiquei bem intrigada: como seria um mundo onde ninguém (apenas uma sociedade secreta) sabe ler ou escrever? Não é como se os livros tivessem sido banidos, é que as pessoas não sabem o que é um livro, nunca pensaram que pudessem apresentar palavras e ideias sem ser falando. E é aí que está a falha: como pode existir um mundo onde seres humanos nunca pensaram em talhar suas histórias em madeira, argila, ou qualquer coisa? Simplesmente não cola.

E, ao ler resenhas de outras pessoas no Goodreads, alguém lembrou bem que tem, sim, representação escrita: as placas de tavernas e lojas têm símbolos para denotar o que são. Não se usa o alfabeto fonético das línguas ocidentais, mas símbolos são usados para representar palavras. Uma vez que temos isso, como as pessoas não criaram símbolos para representar o próprio nome e todo o resto? Como se pode administrar reinos ricos, organizados, com marinha, impostos e tudo mais sem nenhum registro escrito?

A autora pecou porque quis exagerar, quis criar um burburinho em torno da ideia mirabolante de um mundo sem escrita, só que a ideia não se sustenta. Ela podia criar a mesma história e simplesmente dizer que não conheciam a linguagem em que O Livro está escrito, era uma língua mágica. Um livro infinito que contém toda a história do mundo já é fantástico o suficiente sem precisar dizer que não existe mais nenhum outro livro em toda a terra.

Agora, se desconsiderarmos esta falha de construção (eu estou com um espírito caridoso), aí podemos ver que o resto da história é bom. Tem magia, piratas bonzinhos, piratas malvados, tem O Livro de páginas infinitas com toda a história de Kelanna (o mundo deles), uma sociedade secreta que está atrás d'O Livro...

A história começa meio devagar, afinal é um mundo fantástico e a autora precisa introduzi-lo, mas depois fica bem dinâmico. O melhor do livro são as histórias do Livro e a parte gráfica em si. No início de cada capítulo tem o símbolo do reino onde se passa aquele ponto da história, o que ajuda o leitor a se situar. Também há vários elementos gráficos, como manchas de tinta, partes do texto que estão esmaecidas, que têm tudo a ver com o que estamos lendo, ou que compreendemos mais tarde. Realmente, a parte gráfica foi bem bolada.

Quanto aos personagens, eu não me apeguei ao dois adolescentes principais, Sefia e Arqueiro, achei-os sem graça. Como é um livro YA (young adult), a personagem principal tinha que cometer erros bobos que quase lhes custam tudo. Sério, os autores YA têm que parar com isso! Eu gostei mesmo foi da tripulação do Corrente, principalmente do Capitão Reed, e da história de Lon e Segunda. Eu quero muito saber mais sobre todos eles, só não sei se aguento ter que ler muito mais sobre Sefia e Arqueiro. =P

Enfim, se você não suporta mais protagonistas adolescentes cometendo erros estúpidos ou não consegue deixar passar essa coisa de que as pessoas simplesmente são burras e nunca inventaram símbolos para escrever, não pegue neste livro. Mas se está disposto a relevar estas coisas, você vai gostar da parte gráfica e vai amar o Capitão Reed e toda sua tripulação.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

Mari - Pequenos Retalhos 20/07/2017

Envolvente.
O livro inova por trechos e mensagens em seu interior que vão além da simples leitura. Existem páginas do livro manchadas ou rasuradas. Existem palavras escritas em fontes e tamanhos diferentes. Não são raras as vezes que nos são apresentadas dicas sobre o que irá acontecer. É como se você, leitor, estivesse não só lendo a história de Sefia, mas também lendo o livro que ela carrega. Existem parágrafos apagados ou borrados, por exemplo, e ainda mensagem escritas junto à numeração das páginas. É encantador.

site: http://www.pequenosretalhos.com/acabei-de-ler-leitora-traci-chee/

Michele.Acquafreda 05/07/2017

A Leitora
Mar de tinta e ouro -A leitora "Você é mesmo o leitor ou você é lido?" Um aventura épica com piratas, primeiro livro da autora e início de uma série encantadora!
Esse não seria um livro que teria comprado pra mim. Não acho que seja a minha cara uma aventura com piratas, mas o livro me conquistou pouco a pouco e no final fiquei com gostinho de quero mais.
A história se passa em Kelanna, local em que as pessoas desconhecem a leitura e os livros.
Sefia é uma menina encantadora e guerreira, daquelas que cresceu e aprendeu com as dores do mundo. Após a morte de sua mãe e o assassinato de seu pai, Sefia saiu pelo mundo com sua "tia" Nin. Sem nem saber exatamente o porquê, se tornou uma fugitiva, até que um dia encontraram, torturaram e sequestraram Nin. Sefia saiu em busca de respostas e vingança. Sua única pista era algo deixado por seus pais: um objeto retangular feito de couro, que por dentro era repleto de folhas e desenhos e por fora tinha um símbolo enigmático.
Sefia nem imaginava do poder que tinha em mãos. O poder da leitura!
Durante sua busca, Sefia conheceu Arqueiro, que se tornou seu grande companheiro de aventuras.
Diversas aventuras, encantos e histórias de piratas prendem a atenção do leitor.
Além disso, o livro apresenta detalhes nas entrelinhas, o que torna tudo ainda mais encantador.
É um livro para ser lido com bastante atenção, pois há um número grande de personagens e a autora brinca com diversos tempos e locais. As histórias se cruzam, tornando a aventura ainda mais incrível.
Gostei bastante e indico! Fico no aguardo da continuidade da série. ????

The 03/07/2017

Isto é um Livro e as palavras são sementes.
Em um mundo chamado Kelanna composto por diversos reinos. Sefia uma garota que se tornou orfã quer se provar capaz para sua tia Nin, no entanto esta também lhe é tirada e no afã de reecontra-la a garota descobre que um objeto que carregava como única lembrança dos pais pode conter uma grande magia. Isto é um livro, e em sua saga Sefia encontrará amigos, amor, aventuras e algumas respostas. Embarcar nessa história com Sefia, Arqueiro, Reed e sua tripulação foi muito interessante, a construção do mundo e os significados da leitura e da magia contida no livro chamam atenção e fogem do lugar comum, no entanto senti falta de uma maior amarração dos fatos para um livro tão longo, aguardemos o próximo livro pra ver se os fechamentos necessários serão trazidos e nos surpreenderão. No geral recomendo a leitura, e confesso que a leitura me causou boas impressões, principalmente se considerarmos que este é o livro de estréia da autora Traci Chee. Veja com atenção, em meio ao livro há outras mensagens para os atentos, o que dá um toque a mais. Bonita edição também da editora, muito cuidadosa, no entanto adicionaria mais relevo a capa ou uns efeitos dourados de fato, isto faria do livro um item ainda mais desejado.

Dessa Piccinini 28/06/2017

Você é mesmo o leitor, ou você é lido?
Eu amei a leitura, do começo ao fim. Mas é raro eu falar outra coisa dos meus livros. No entanto algo aconteceu nessa leitura: me apeguei aos personagens, ao mundo e a história. Me importava com cada um deles e, para minha surpresa, demorei a escolher um favorito. Eu fiquei hipnotizada com Kelenna e suas histórias surpreendentes. Com o caminho de Sefia e Arqueiro, Cap. Reed e Lon. Durante a leitura, todos os três mundos se encaixaram perfeitamente, até mesmo dos indivíduos caçando Sefia.

Um livro que ganhou meu coração, com personagens especiais, força feminina e também piratas magia e leitura. É uma receita feita para o sucesso! A autora já tem suas mortes planejadas, pelo amor de tudo que é sagrado, que Traci não mate o Arqueiro, nem Reed, e nem Sefia. Não vou conseguir aguentar! E Plataforma, traz logo a continuação!

Para a resenha completa, entre no blog Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2017/05/livros-resenha-leitora.html

Nana 30/05/2017

A Leitora
Gente… QUE LIVRO MARAVILHOSO! O livro é grandinho (quase 500 páginas), mas a leitura é super fluida.

A primeira coisa bizarra é imaginar um mundo onde não existe escrita. Ninguém sabe ler e escrever. Ninguém sabe o que é um livro. Só isso já deixa a história interessante.

Quando a gente começa a ler, vê que o livro é todo decorado. Há páginas pertencentes ao Livro que realmente tem o formato e a edição como de fosse uma página dele mesmo. Além disso, há várias partes marcadas ou rasuradas, com manchas (eu tomei um baita susto na primeira vez que vi, achando que fosse defeito), o que deixa a leitura muito mais imersiva.

E como se não fosse o bastante, tem várias mensagens “escondidas” pelo livro. Coloquei entre aspas porque não é tão escondida assim. Uma vez que você percebe que tem easter eggs, fica bem fácil de achar. Mas confesso que colei alguns post-its pelas páginas para conseguir acompanhar todas as mensagens.

Além de todas essas coisas interativas, que por si só já te prendem, a história é tão cheia de mistérios, que você fica querendo ler mais e mais pra que alguma coisa seja revelada. A Sefia não tem a menor ideia do que está acontecendo e, principalmente, por quê isto está acontecendo. Como acompanhamos a história pelo ponto de vista dela, a gente sabe tanto quando ela.

Há também outras duas histórias para acompanhar, a do Capitão Reed e a do Lon. História de pirata é sempre legal e a do Capitão Reed é maravilhosa também. O problema é que falam tanto dos olhos azuis dele que eu fiquei focada nisso e imaginei ele como o Colin O’donoghue (o Capitão Gancho de Once Upon a Time). Então eu perdia um pouco o foco nas partes dele… Me julguem! hahahahahaha

A história do Lon não me prendeu tanto quando as outras, achei algumas vezes até um pouco entediante. Porém, tem um plot twist no final do livro que eu soltei um PUTA QUE PARIU bem alto! Ainda bem que estava em casa.

A forma como tudo se amarra no final, as três histórias se completam é MARAVILHOSO! Confesso que a do Capitão Reed não amarrou tanto assim, mas isso provavelmente vai acontecer nos próximos livros.

Para ajudar, a forma como o livro acaba também é pra matar. Eu fiquei “COMO PODE ACABAR ASSIM???” Quero a continuação agora!

Normalmente eu sou a pessoa que reclama de romance em livro de fantasia YA, mas dessa vez não tenho o que falar. O livro é de aventura, ação o tempo todo, então a parte do romance não é o foco, mas existe. Só que é um romance tão bem construído, que você acompanha o sentimento entre os dois crescendo. Bem diferente daqueles insta love que me irrita bastante.

Acabei dando 5 estrelas pro livro, pelo tanto que me surpreendeu e como a história é bem amarrada e bem desenvolvida.

Só leia!

site: https://confessionsbookaholic.wordpress.com/2017/05/31/a-leitora/

Raquel.Euphrasio 26/05/2017

Então terminei essa leitura mais satisfeita com o desenrolar, mas confesso que o meio achei bem chatinho. Não entendi bem o pq de uma possível continuação, para mim a história acabou aqui. Ah, adorei a sacada da autora com uma certa "mensagem codificada"

Nicoly Mafra 09/05/2017

Resenha - A Leitora
"Você sabe quem você é de verdade, ou você foi enganado? Você é mesmo o leitor, ou você é lido?"

A Leitora, primeiro volume da trilogia Mar de Tinta e Ouro, é o livro de estreia de Traci Chee, e que estreia maravilhosa! Já havia lido muitos comentários positivos sobre este livro e depois das divulgações da @plataforma21_ fiquei ainda mais interessada; porém, fiquei surpresa com o quanto este livro é incrível.

Ambientado em um mundo onde ninguém sabe ler e onde as histórias são transmitidas através da fala de geração a geração, a Leitora conta a história de Sefie, uma garota que está sempre fugindo após ter perdido seu pai há seis anos (assassinado por uma organização misteriosa). Ela não sabe muito bem de quem está fugindo, mas ela sabe o que eles querem: um estranho objeto retangular que Sefia achou escondido em sua casa. O objeto é um livro. Porém, este livro pode ser a reposta para muitas de suas perguntas e uma ferramenta muito poderosa.

Neste livro temos leitores, magia, piratas, assassinos, bibliotecários, sociedades secretas... Como não amar?

A Leitora é um livro incrível e épico, e foi escrito de uma maneira genial. Com histórias dentro da história, mensagens secretas, páginas queimadas ou rasgadas, é incrível ver como todas as informações se conectam no decorrer da leitura. Fiquei encantada e completamente imersa na leitura.

Alguns pontos em destaque: a escrita da autora é muito gostosa, os personagens são únicos, extremamente cativantes e interessantes (apaixonada pelo Arqueiro!), e lindos quotes sobre leitura e sobre criar a sua própria história. Apaixonante.

"Livros são objetos curiosos. Eles têm o poder de aprisionar, transportar e, se você tiver sorte, até de transformá-lo."

Não tenho palavras para descrever o quão bom é este livro! Extremamente recomendado! Leiam, leiam, leiam!

A edição está maravilhosa, a @plataforma21_ arrasa demais! Estou louca para ler a continuação deste livro, já quero para ontem!

site: www.instagram.com/nickmafra
nandasaboia 13/05/2017minha estante