O nariz

O nariz Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

tais 08/10/2023

A Hierarquia
"O título e a aparência formam a base da sociedade petersburguesa representada por Gógol, de modo que até mesmo um nariz é capaz de ganhar respaldo nessa sociedade, desde que agraciado com um título."

Na obra, vemos críticas sociais representadas de forma sátira por Gogol. Inicialmente, ao encontar o nariz, o barbeiro questiona o quão maluca tal situação pode soar. Mas, para a surpresa e indignação dos leitores, a sua principal preocupação é se livrar do nariz, pois, para um ser humano sem status social, inserido dentro de uma sociedade hierárquica, o que iria significar ser encontrado com o nariz decepado de um funcionário público?

Quando observamos Kovaliov, percebemos que a sua principal preocupação é a vaidade. Para ele, o maior absurdo em todo o contexto da narrativa, é, enquanto um ser sem uma parte tão "importante" de si, não conseguir dar-se o direito de se aproximar de belas jovens ou homens com uma patente maior que a sua.

Ivan - um barbeiro sem dinheiro, status e poder - ao ser pego pelo policial, foi detido e preso. Mas, quando colocamos alguém que está acima na hierarquia, e que possui capacidade de aliciar o policial, questionamos: o seu final seria o mesmo que o de Ivan?

Por fim, saliento: não creio que a obra deva ser analisada com tanta precisão. O que descrevi é o ponto de vista de alguém que gosta de se aprofundar e devanear sobre pequenas coisas. O livro tem uma escrita leve e fácil, apenas apreciem a sátira. Não consegui dar tantas gargalhadas quanto as descritas pelos comentários, mas a obra é relativamente boa. Recomendo.

Acácio 04/10/2023

Pra quem gosta de lixo será uma boa escolha
Graças a Deus que não paguei por esse livro. Achei muito ruim. Para um romance é sem pé nem cabeça, para uma crítica social é raso, para uma comédia é sem graça.
Mesmo com todas as explicações de críticos literários incluídos antes e depois do texto principal realmente não consegui me convencer do valor desta obra.
Não recomendo.

LuanaGarciadoCarmo 03/10/2023

Achei uma boa leitura para quem curte histórias fantásticas e antigas. Gostei das críticas e da sátira.

Fer 01/10/2023

Eu entendi o propósito, mas a história não me prendeu infelizmente. Achei inclusive que tiveram muitos furos e um desfecho sem muito sentido. Esperava mais.

Livrômano 30/09/2023

O Nariz
O livro "O Nariz" é uma novela escrita pelo autor russo Nikolai Gogol e foi publicado em 1836. A história gira em torno de um funcionário público chamado Ivan Yakovlevich, que encontra o nariz que pertence a ele mesmo dentro de um pão fresco que estava prestes a comer. Isso acontece de forma inexplicável, pois o nariz havia desaparecido de seu rosto.

O nariz, por sua vez, ganha vida própria e assume a identidade de um alto funcionário público. Ele é encontrado vestido com roupas elegantes e é tratado com grande respeito por todos na cidade, enquanto Ivan Yakovlevich entra em pânico ao perceber que seu nariz desapareceu.

A história se desenrola com eventos absurdos e hilariantes enquanto Ivan tenta recuperar seu nariz e o nariz perdido tenta manter sua nova identidade. A narrativa é uma sátira social que critica a burocracia e os valores da sociedade da época.

No final, após uma série de reviravoltas, o nariz é misteriosamente restaurado ao rosto de Ivan Yakovlevich, e tudo volta ao normal. A novela é conhecida por seu humor e estilo literário únicos e é considerada uma obra-prima do realismo fantástico. Ela aborda questões de identidade, classe social e a natureza bizarra da vida urbana na Rússia do século XIX.

Talita_nunez 29/09/2023

Humor na medida!
Uma novela divertida com uma crítica social de fundo, leitura fluída e boa para conhecer um pouco sobre o autor!

RobsBia 28/09/2023

Se tiver algo de mais profundo por trás dessa história, eu não sei, mas posso garantir que me divertiu MUITO. Hahha

Aceitamos o absurdo tão facilmente na escrita do Gógol. Foi uma delícia de leitura.

malumema 28/09/2023

Porta de entrada ótima para conhecer o autor
As críticas mais duras postas de uma maneira singela e que quase passam despercebidas sobre a URSS e todo o sistema envolvido. Fico muito curiosa para saber como era a burocracia de lá, pois não é o primeiro e, definitivamente, não será o último livro com crítica a isso que li. Gostei bastante da história e do humor levemente ácido e sarcástico.

Léo 26/09/2023

O Nariz
Primeira vez lendo um conto do Gógol, e adorei como ele escreve a história. A leitura foi rápida, fluída e divertida de acompanhar esse cenário ridículo e inusitado.

Nesse conto, um Nariz ganha vida e sai andando pela cidade de São Pentesburgo, por meio dessa situação absurda faz o leitor rir e também faz críticas a sociedade da época.

Gostei bastante de ler esse conto e pretendo ler outras obras do autor. Recomendo.

beca 23/09/2023

Leitura rapidinha, achei assim bem diferente do que estou acostumada mas eu gostei, é divertido e tem críticas sociais

giovana 23/09/2023

O nariz
"Gógol escreve com maestria do cômico e com a destreza do dramático, mas é justamente o riso que leva o leitor ao entorpecimento, nesse confronto com uma escrita nada sutil, que a cada linha penaliza o personagem e busca ainda mais seu rebaixamento social."

Luuizafkr 23/09/2023

Primeiro livro do Gógol
Estou em uma vibe de escritores Russos, e gostei bastante desse conto do Gógol, achei divertido e bem escrito, além de ter uma crítica social da época.
iarakessia 23/09/2023minha estante
eu não entendi esse livro de jeito nenhum ?

Luuizafkr 23/09/2023minha estante
É uma sátira, uma crise da sociedade Russa na época, mas o estilo do Gógol, que eu entendi, é mais fazer o escritor rir do quê chocar com uma crítica séria.