A Câmara Sangrenta e Outras Histórias

Resenhas - A câmara sangrenta e outras histórias

1 | 2 | 3 | 4

Saionara.Zakrzevsk 23/04/2017

Rápido e para viajar.
Gostei bastante do livro. A escrita da autora é muito bacana e nos prende à leitura, além de ser fácil e rápida.
Os contos têm a característica de empoderamento feminino, sem perder sua essência. São como contos de vida real (a despeito de toda a fantasia envolvida), onde os sentimentos dos personagens são descritos de forma breve, mas realista, com sua lógica. Vale a pena a leitura, que é bem leve para adultos conscientes, a meu ver.

MykaaMoon 14/06/2023

Como uma boa amante de contos de fadas, não poderia ter deixado esse livro que tem uma outra visão de fora.

Meu primeiro contato com a autora e creio que talvez eu leia alguns outros livros dela depois.

Ela não mentiu quando no prefácio fala; ****com fortes tintas góticas e recheadas de símbolos****.

É um livro que divaguei em alguns contos, porém em outros gostei muito, o do tarô e o do barba azul pra mim foram os melhores. Como gosto muito de vampiros e no conto do tarô (a senhora da casa do amor) envolvia muitas referências inclusive ao Nosferatu e ao Vlad. Eu me senti conquistada nesse ponto.

Ademais, eu fui surpreendida, não pensei que fosse gostar do livro.

Quote do conto a senhora da casa do amor

"Estou condenada à escuridão; não quero lhe fazer mal."

Gláucia 30/07/2017

A Câmara Sangrenta e Outras Histórias - Angela Carter
Coletânea de dez releituras de clássicos contos de fadas tão conhecidos tendo um enfoque na protagonista feminina, abordando a sexualidade, libido, sedução, início da puberdade, auto-conhecimento do corpo. Premissa interessantíssima pois adoro essas releituras, comecei a leitura muito empolgada. O primeiro conto, que dá título ao livro aborda a história do Barba Azul e me conquistou desde as primeiras linhas, ótimo até seu desfecho. O segundo e o terceiro, ambos centrados na Bela e a Fera também achei muito bons mas a partir daí foi uma decepção atrás da outra. A edição é linda mas seus 7 contos restantes achei chatíssimos, li com total cara de paisagem, sem a mais vaga emoção. Tenho outro livro da autora em casa da Penguin, A Garota do Chapeuzinho Vermelho que pretendo ler e tirar a prova dos nove.
GilbertoOrtegaJr 30/07/2017minha estante
Parecia tão mais divertido não é mesmo ?

Gláucia 30/07/2017minha estante
Muito! Quando li a sinopse imaginei que seria uma das leituras mais maravilhosas e empolgantes do mundo

Femeloalmeida 20/02/2024

Contos de fadas distorcidos
Uma leitura bem gostosa e dinâmica, é um livro de contos que traz elementos de contos de fadas num contexto real e distorcido.

Lina Angelica 02/06/2017

Leitura
Decepcionante. Leitura arrastada. Destruição da ternura.

Chelly @leiodetudo 16/12/2018

No limiar entre inovador e perturbador
Tava com muita expectativa pra esse livro e talvez isso tenha atrapalhado. Gostei das histórias mas não do final delas. Esperava algo mais conclusivo. Minhas histórias favoritas foram a do Gato de Botas e a da Câmara Sangrenta. Foi uma boa leitura quanto a nível de conhecimento e entendi que foi algo inovador para a época. No entanto, não pretendo ler algo da autora no futuro.

Pandora 09/06/2018

Já havia lido da autora "A menina do capuz vermelho e outras histórias de dar medo", mas gostei mais deste. Sou louca pela história do Barba Azul e esta versão não me decepcionou, embora eu ainda esteja à procura de uma releitura que não me poupe de um final surpreendente e chocante.

Gostei de todos os contos, exceto "O rei dos elfos". O foco nas personagens femininas é muito interessante. A história flui, é cruel e sensível ao mesmo tempo.

Enfim, é o tipo de narrativa de "contos de fadas" que eu gosto. Também é aquele tipo de livro que você ama ou odeia e eu adoro livros que não são unanimidade. E melhor ainda, com tradução da Adriana Lisboa!

Joy 26/07/2017

Fiquei um pouco decepcionada. O livro é bonitão, mas os contos são bem irregulares. Alguns são legais, mas outros são xoxos. E não achei feminista.

Adriana Scarpin 09/08/2017

Esse livro é soberbo. Angela Carter pegou aqueles velhos contos moralistas da Europa (aqueles clássicos com sexo e sangue, não as versões da Disney - rá!) e os transformou em libelos feministas, onde as mulheres são empoderadas através da sua sexualidade, essa sutileza que ela delineou nas personagens femininas vem acompanhada de uma belíssima prosa, onde tendemos nos perder no sofisticado uso de palavras que ela utiliza. Fiquei tão encantada com a Carter que já prontamente encomendei The Sadeian Woman que é justamente a respeito dessa mulher que ela descreve empoderada sexualmente.

Livia M. 24/03/2024

Enquanto se dirige para A CÂMARA SANGRENTA, O SR. LYON FAZ A CORTE para A NOIVA DO TIGRE instigado com as ideias que O GATO DE BOTAS sussurrara para O REI DOS ELFOS que desejava A FILHA DA NEVE e com os conselhos que A SENHORA DA CASA DO AMOR dera para O LOBISOMEM de que A COMPAINHA DOS LOBOS deveria ter como primeira dama A LOBA ALICE.

Matheus945 20/05/2019

Genial
Simplesmente amei os contos, ainda bem que não fui com tantas expectativas por que foram muito bem superadas. Tinha visto em algum lugar que estes contos eram reescritos em uma perspectiva feminista, porém não são todos que possuem isso.

Alguns dos contos não são memoráveis, porém tem alguns que achei icônicos como por exemplo a sequência "A senhora da casa do amor", "o lobisomem" e "A companhia dos lobos" (esse já ansioso pra ver o filme), sério esses são fantásticos e considerei os mais sombrios dentre os dez contos. A linguagem que a autora usa também é belíssima, quase um clássico contemporâneo. Não dei 5 estrelas justamente pelo fato de alguns contos eu nem lembrar de fato o que aconteceu cof cof a filha da neve cof cof

Nidia.Machado 17/04/2017

Camara sangrenta
Não consegui ler até o final. Primeiro conto que leva o nome do livro é muito bom mas os outros não gostei. Faz uma analogia com contos infantis com uma visão "feminista" desmistificando algumas fantasias. Não gostei justamente por isso. Contos infantis devem permanecer na esfera da fantasia e não serem desmistificados por este mundo cada vez mais duro, frio.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 16/07/2018

As histórias desta obra tomam como base as narrativas já bem conhecidas dos contos de fadas e contos maravilhosos. Entretanto, não se trata simplesmente de recontos, pois a autora utiliza-se dessas obras como influência para criar histórias muito diferentes.

Em todos os contos, a figura principal é sempre uma mulher. De início imaginei que o livro fosse de completo empoderamento, o que não aconteceu, pois a autora retrata a mulher em diversas facetas: algumas fortes, outras passivas, umas à frente do seu tempo, outras submissas, umas ingênuas, outras donas de si. O universo feminino é explorado sob diversas ópticas, trazendo à tona temas como a sexualidade, amor, passividade, lutas, superação, descobertas.

Mas o que mais me fascinou nesta leitura foi a ambientação criada pela autora. As descrições são minuciosas, nos arrastando completamente para dentro de um mundo encantado, com florestas exuberantes e criaturas fantásticas. Seu vocabulário é rico, elegante, elaborado. As palavras aqui utilizadas tornam a narrativa mágica, criam um clima de tensão e assombro. É como se caminhássemos lado a lado com essas mulheres sentindo seus temores, angústias, mágoas, êxtases. Um misto de misticismo e vida real.

Bem, como todo livro de contos sempre tem aqueles que gostamos muito e outros nem tanto. Dentre os que mais me chamaram a atenção estão os que remetem à Bela e a Fera, a Nosferatu e Chapeuzinho Vermelho: No conto O Sr. Lyon faz a corte, Bela é retratada de forma mais romantizada, lembrando um pouco a famigerada versão da Disney, embora aqui a Bela fique entediada com os livros (blasfêmia! Rs). Já no conto A Noiva do Tigre, Bela se mostra audaz, dona de si e até um tanto quanto despeitada. Confesso que gostei bem mais dele. O final, esperamos por um desfecho que não acontece como manda o script, tornando-se surpreendente. De longe a Bela é a princesa dos contos de fadas das mais feministas e a Bela deste conto não decepcionou.
O conto A Senhora da Casa do Amor remete às histórias da sombria e horripilante Romênia e ao misterioso e fascinante Nosferatu. Aqui, a solitária condessa sanguinária busca desesperadamente por libertação de um mundo funesto. As descrições da autora são elegantes, inebriantes e criam ao mesmo tempo um clima de tensão, assombro e encantamento. Que beleza de conto!
Já o conto A companhia dos Lobos me deixou estarrecida. A autora mistura a lenda do Lobisomem com a história da Chapeuzinho Vermelho, tornando o conto macabro e ao mesmo tempo sensual. Uma mescla assombrosa e improvável de amor e ferocidade.

Ao final dessa aventura encantada só posso dizer que saí inebriada de magia, embevecida com o poderoso néctar do feminino correndo nas veias.

Hildeberto 08/04/2017

Meu primeiro livro da TAG. A edição é maravilhosa. Capa dura, boa diagramação, folha de guarde primorosa. Sobre os contos, são interessantes. Mais do que um livro de temática feminina, acredito que o livro é peculiar pela alta carga de simbolismos. Alguns detalhes são mais do que parecem, sendo necessário diversas leituras (e talvez até pesquisa) para entender a profundidade da obra. A outra é sútil, e sendo sútil deixa muita coisa subentendida. Isso as vezes não é tão positivo.

Leio á noite, e um parâmetro confiável para mim para determinar o quanto eu gosto ou não do livro é o nível de sono que ele me dá. "A Câmara Sangrenta", de Angela Carter me deu abastante. Não posso reclamar, pelo menos dormi bem nesta semana que estava lendo-o.

Embora possa parecer contraditório, por um lado considero o livro muito bem escrito, bem narrado e construído. Por outro, os contos não me marcaram, não me deixaram uma forte impressão (talvez pelo fato já mencionado da sutileza). As vezes os pensamentos eram confusos, muito simbólicos, pouco lineares.

Enfim, é um livro complexo. As mulheres ganham destaques nos contos, sendo figuras de força perante homens fracos, mulheres moralmente superiores em alguns contos, domadoras de feras, feras elas mesmo.; mulheres que esperam um amor, mas não de forma passiva; mulheres que não precisam de ninguém para salva-las. É uma boa mensagem e perspectiva, fugindo um pouco do clichê da "Princesa numa torre esperando o príncipe".
Karla 10/04/2017minha estante
"Não posso reclamar, pelo menos dormi bem.." #melhorpessoa

1 | 2 | 3 | 4