A Gruta Gorgônea

A Gruta Gorgônea Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Gruta Gorgônea

anaboviotti 07/06/2020

A gruta gorgonea
Esse sem dúvidas é um dos melhores livros de toda a saga,apesar de algumas vezes a narrativa ser um pouco maçante,a história me cativou muito.Todo o mistério da CSC e do Conde Olaf,fica mais misterioso e interessante a cada livro
Animada para ler o próximo!!

Lu 27/06/2020

Aquele ou aquela que vacila está perdido!
Após resgatarem a pequena Sunny e escaparem mais uma vez do vigarista Conde Olaf, os irmãos Baudelaire são resgatados pelo Capitão Andarré, antigo voluntário do C.S.C., e encontram abrigo no submarino Queequeg, onde também conhecem Fiona e reencontram Phil, que conheceram na Serralharia Alto-Astral. Os três logo são inseridos na tripulação que também está a procura do açucareiro e imediatamente lhes são atribuídas funções dentro da equipe.
Através da análise de vários mapas, suspeita-se que o açucareiro pode estar escondido na Gruta Gorgonea que abriga um cogumelo venenoso chamado Mycelium Medusóide. Fiona, Klaus, Sunny e Violet são enviados até lá entretanto, apesar de terem cuidado, a pequena Sunny é infectada e o açucareiro não é encontrado e como nada é fácil para os heróis da história, eles ainda precisam enfrentar novamente o temido Olaf.
Assim como no volume anterior, A Gruta Gorgônea apresenta novos personagens sendo um deles ligado a C.S.C, entretanto, Capitão Andarré não é do tipo que fornece mais informações, o que chega a ser frustrante tanto para os três órfãos, quanto para o leitor. Contudo, é interessante ver as crianças sendo acolhidas e vivendo em harmonia, ao menos por alguns capítulos, além disso, assim como também foi retratado na relação entre Violet e Quigley, Klaus se envolve num romance com a Fiona, enteada do Capitão, plots assim mostram quanto tempo passou na história e como os irmãos amadureceram.
O décimo primeiro livro da saga apresenta os irmãos Baudelaire em mais uma desventura, dessa vez no fundo do mar, porém ainda que não se encontrem sozinhos, novamente o infortúnio age em suas vidas e faz com eles sejam obrigados a fugir para retornar ao local onde tudo começou, a Praia do Sal. A Gruta Gorgônea é cheio de reviravoltas e insere novidades ao enredo da história, porém ainda deixa o leitor infeliz com a falta de sorte do três protagonistas e cheio de dúvidas quanto o desenlace da história e o fato desta estar se aproximando do fim, torna ainda maior a aflição por respostas que parece estar tão perto, mas ainda assim, tão longe de serem descobertas.

site: https://decifrando.home.blog/2020/05/24/resenha-a-gruta-gorgonea-lemony-snicket/

Elis 21/07/2020

Cogumelo assassino.
Ao serem resgatados por um submarino os Baudelaire precisam chegar a uma gruta para resgatar o açucareiro mas la encontram um fundo assassino que tem a sua existência dividida em fases.

mari1464 16/01/2023

A gruta gorgônea
Sem sombra de dúvidas esse é meu livro favorito da saga, tem uma ambientação completamente diferente - que é um submarino no meio do mar - e todos os mistérios que são descobertos torna o livro muito bom de ler.

Aqui vemos os personagens crescendo e amadurecendo, e é muito legal acompanhar seu crescimento e conquistas.

gaia :) 09/04/2021

Amadurecimento
Posso afirmar com toda a certeza do coração que esse é o livro onde podemos perceber quanto tempo se passou desde o início das desventuras dos órfãos Baudelaire e o quanto eles aprenderam em toda sua jornada.
Um ponto muito importante de que gosto muito no décimo primeiro livro é a reflexão incluída na frase ?nenhuma pessoa é vil ou nobre?. Isso mostra que cada lado da cisão de C.S.C fez o que achava ser o certo.
O livro me impactou muito e com certeza, tornou-se um dos meus favoritos.

f4iry duda 08/12/2022

Novos personagens, mais mistérios, fungos letais e uma filosofia de vida que não se encaixa a tudo, mas a algumas coisas sim. Traições e plot twists também aconteceram aos montes, e a taxista da última página quase me fez chorar de felicidade.

Fefe 24/05/2021

Pra mim esse foi um dos mais fraquinhos da saga, plot twist interessante mas besta e mais irritante do que chocante

isa 25/05/2021

O livro é muitooo bom, amei. A cada livro que passa, a história fica melhor e você se sente mais atraído a ler cada vez mais! Recomendo demaissss.

gabriellamoreira 18/06/2021

sinto que finalmente estou caminhando pro fim dessa série gigante, acho q se não fossem os audiobooks eu não teria terminado nunca, amém audiobooks ??

Nat 18/02/2022

Cativante!
A forma como a história é contada com tanta criatividade torna Desventuras em Série uma obra tão fantástica. Esse livro me cativou demais e o final fez ele ser um dos melhores. Curiosíssima para a continuação da história!

Jean Silva 29/04/2023

Não gostei muito desse volume, da forma como foi o anterior, esperava muito mais no quesito de desenvolver a história de CSC. Dos personagens aqui introduzidos, alguns são interessantes e parece que não consigo definir quais suas reais intenções, já outros tem um dom - semelhante a vários personagens dessa saga - de irritar muito o leitor. Nem vou comentar sobre a reutilização de pessoas que estavam em volumes anteriores...
O desenvolvimento desse livro não me agradou. Para mim o principal momento foi o final, voltar a onde tudo começou, com os mesmos personagens, mas dessa vez uma decisão diferente foi tomada, isso é uma simbologia muito grande do quanto essas crianças perceberam o quanto é melhor se arriscar do que confiar em quem, basicamente, só atrapalhava. E me trouxe a sensação de estar completamente perdido e sem saber o que vai acontecer a partir daqui.

mari 02/06/2023

Ansiosa pra o fim
Ok, são 13 livros de desventuras, é bem louco estar no final dessa saga enorme dos irmãos e ter TANTA coisa que não faço ideia do que seja.
O autor sabe como esconder os próprios segredos.
Continuarei

affectionpvs 11/07/2021

nao gostei de verdade o que a netflix fez com a fiona, ela foi um amor de pessoa o tempo todo, desnecessário terem criado uma rivalidade com a violet, mas enfim, gostei dessa história e to muito ansiosa pra ler a proxima

Maya 05/06/2023

Eles estão crescendo
Ao longo dos livros dessa série, até agora, é difícil conseguir acompanhar o crescimento dos irmãos. Embora o narrador nos fale sobre isso, e deixe claro que sim, eles estão crescendo, e que a Sunny deixe isso mais claro ainda, o desenrolar dos fatos deixa uma sensação de que tudo aconteceu em questão de poucos dias.
Porém, esse livro em especial me fez perceber o quanto os personagens amadureceram desde o primeiro volume. Tudo isso sem perder suas essências tão características.
Particularmente, eu adoro livros onde acompanhamos o amadurecimento dos personagens, seja em idade, seja em mentalidade.
Tendo isso em vista, esse volume me agradou muito, queria até que ele fosse mais longo.