Manual da faxineira

Manual da faxineira Lucia Berlin

Resenhas - Manual Da Faxineira

Letícia | @mamaeliteraria 11/12/2021

aqui podemos ver que tem um romance em algum lugar...
a sensação foi que li uma história completa no meio de tantos contos.
que mulher incrível!

JanaAna90 06/01/2023

Surpreendentemente envolvente
Decidir começar 2023 com contos, porque queria aproveitar minhas férias e ler menos e histórias curtinhas que acabassem logo, resultado comecei e não queria largar o livro. Ele é surpreendentemente envolvente. Por que???? Porque tem humor, tem a simplicidade e a sagacidade de uma autora que viveu e conhece o que está escrevendo, tem sentimentos na escrita de Berlin mas sem ser piegas, fui enredada em cada conto e quando percebi já foi não tinha mais como desfazer a paixão. Rsrs
Aqui nas coletâneas de contos me senti fazendo parte da vida da autora, que com maestria vai nos descortinando nos contos um pouco do que foi sua vida, mas que nos coloca em dúvida se foi real a história ou só imaginação, porque em um conto ela diz que a história tem que ser verdadeira, pelo menos sua base, então pra mim foi justamente isso que me cativou, sem pretensão de ser real mas que nos faz sentir fazendo parte da história ou ouvindo um amigo contar seus perrengues.
E, sobre os perrengues, aqui acontece muitos, mas sem ser dramático, pois Lúcia buscou, pra mim, contar seus dramas e histórias tristes mas com uma pitada de humor, como se pessoa risse das suas misérias e no conto ?Silêncio? ela diz: ?Não me importo de contar coisas horríveis para as pessoas, desde que consiga torná-las engraçadas ?.
Nos contos tive uma sensação que estavam arrumados em uma crescente, onde, apesar de não ser um romance, podemos ver o desenrolar das vidas de alguns personagens. Sim, porque a autora repete muitos personagens através dos contos, assim como nos lembra de algumas histórias já contadas lá atrás.
Você precisa ler para entender sobre o que estou falando e os sentimentos que me suscitaram com a leitura, como diz a autora: ?Quem diz que sabe exatamente como outra pessoa se sente é um idiota.? Hahaha
Acertei na minha primeira leitura de 2023, pois amei conhecer os contos de Lúcia Berlin e certamente desejo que muitos leiam o Manual da faxineira.

Ivone.Mariano 15/02/2020

Pra quem gosta de contos
Achei desafiador ler um livro tão grande apenas com contos, mas, depois de iniciada a leitura, fiquei muito motivada e torcendo para os contos não acabarem mais. A escrita da Berlim é envolvente, as vezes incômoda, as vezes viceral, na maioria dos contos é seca. Seus relatos findam sem floreios, bruscamente, deixando a gente com o a impressão de incredulidade. Eu gostei demais, recomendo à todos.

Nic 25/12/2022

Salve Lúcia Berlin
Manual da Faxineira é um belíssimo livro de contos da Lúcia Berlin, nele constam 42 dos 76 contos escritos pela autora em vida.
Lucia era uma mulher "ordinária", ferrada da vida, teve 3 maridos, pai alcoólatra, viveu em diversos lugares diferentes, alcoólatra também, tinha um problema grave de coluna e mesmo assim tendo que trabalhar como faxineira, secretária, enfermeira entre outras coisas para sustentar os 4 filhos que teve.
Seus contos são na maioria das vezes narrando causos de sua própria vida, ácidos, ilários, irônicos, reais e as vezes brutais.
Marquei vários textos como "meus preferidos", um dele é o conto que dá nome ao livro, lia e me torcia de rir...

mile e uns livros 07/05/2022

Contos cheios de vida
?Tudo de bom ou de ruim que aconteceu na minha vida foi previsível e inevitável, sobretudo as escolhas e ações que garantiram que eu viesse a estar agora absolutamente sozinha.?

Escrita peculiar, que te prende e impacta com tamanha verdade.

GiuLaganá 18/10/2022

Bom demais
Lucia Berlin realmente merecia ser mais conhecida. Seus contos são a antítese do final feliz comum. Ninguém é bonzinho, ninguém se salva, cada um com seus traumas e suas chatices. Vícios, violência, assédios, amor.
Contos que se entrelaçam, se separam, mas que nos levam ao mesmo lugar: o ser humano e suas inconsistências.
Livro excelente para ler de vez e quando, um conto por semana, e ficar pensando alguns dias sobre ele.

Monica.Fusco 23/03/2023

Manual da faxineira
Uma coletânea de contos que emocionam e que mostra uma realidade bem difícil para algumas pessoas. Super recomendo.

Fer2410 29/04/2023

Que surpresa ótima!
Li o primeiro conto e não entendi nada!
Mas logo já adentrei no estilo de escrita e me apaixonei!
Tiveram contos que não gostei tanto, por exemplo, Macadame e outros que Ameiiii, como Melina, Mijito e etc.

Ana Paula 15/08/2022

Real
O livro é muito verdadeiro e real, não foi uma leitura rápida para mim, ele é verdadeiro e único, poucas vezes li livros assim.

Carol Gomes 05/07/2022

Autora incrível
Lucia Berlin foi uma autora e tanto. Sua vida de altos e baixos contribuiu para a criação de tantos contos incríveis. Apesar de não ser 100% autobiográfico, seus textos bebem muito dessas experiências e podemos conhecer um pouco de Lucia em cada fase da vida conturbada. Realista com um toque lúdico para prender o leitor. A autora sabia muito bem como contar uma história e transmitir seus sentimentos. Vale muito a pena conhecer.

@vidaliterata 03/05/2023

Durante 3 meses essa coletânea de contos me acompanhou nas minhas noites antes de dormir e a experiência foi incrível.

A escritora dos contos é a Lucia Berlin, norte-americana que passou por diversas situações em sua vida, trabalhou em vários setores: foi faxineira, professora, assistente de médico e enfermeira; viajou e morou em diferentes cidades do mundo. Além disso, foi deixada pelo marido e criou seus filhos sozinha. Teve relacionamentos conturbados e lutou durante anos contra o alcoolismo. Todas essas experiências serviram de material para sua escrita.

Ao todo são 43 contos, que foram escritos entre 1977 até 1999. Os contos são narrados em primeira pessoa e, em sua grande maioria, são protagonizados por mulheres, de diferentes idades e classes sociais. Neles são apresentados situações que poderiam acontecer com qualquer pessoa, têm momentos lindos e emocionantes, mas também chocantes e fortes, com finais bem imprevisíveis. Em vários são retratados temas sensíveis como: alcoolismo, vício em drogas, dramas familiares, aborto, violências físicas e sexuais, morte, racismo/xenofobia e suicídio.

A escrita de Lucia, apesar de simples e direta, carrega muita profundidade, com boas doses de humor e ironia. Ela é excelente em contar histórias e sabe construir personagens reais, complexos e cativantes. Têm muitas histórias e personagens que ficam na memória: um dos momentos mais lindos e comoventes do livro para mim, é quando uma das personagens cuida de sua irmã em estado terminal.

Amei quase todos os contos. Mas segue abaixo alguns dos que mais gostei:

?El Tim
?Ponto de vista
?Mordidas de tigre
?Dor fantasma
?Amigos
?Incontrolável
?Boba de chorar
?Quero ver aquele seu sorriso
?Carmen
?Silêncio
?Mijito
?Aqui é sábado
?Espere um instante

Acredito que esse livro deve agradar qualquer tipo de leitor/a, devido a diversidade de personagens, reflexões e temas abordados. Foi um dos melhores livros que li este ano. A Lucia é uma escritora excepcional e merece que seu trabalho seja mais lido e mais divulgado.

Vanessa.Coimbra 25/05/2023

Este é um livro de contos, que a narrativa varia de conto para conto, e trás temas como violências de diferentes tipos, pobreza, aparência e preconceitos. É diferente do que eu imaginei, porém foi uma leitura muito boa que realizei devagar ao longo de quase 5 meses.

ViagensdePapel 28/08/2017

A Companhia das Letras nos apresenta uma excelente obra, com uma seleção de 43 contos da escritora americana, Lucia Berlin.

O quarto conto, Manual da faxineira, é o que intitula o livro. A capa está toda em pontilhismo, técnica muito usada nos anos 50 pelo movimento Pop Art, as cores também remetem àquela época, despertando a curiosidade, é possível distinguir um aspirador antigo da marca Hoover.

Ao iniciar a leitura, uma onda de estranheza quase me afogou, porém fui me habituando com o estilo inusitado da escritora, quase sempre realista demais, às vezes com finais para mim sem sentido ou incompletos, ela simplesmente conseguiu abalar toda a familiaridade e o conforto que sinto ao ler um livro. Mas, ao mesmo tempo que isso parece ruim, é bom, porque nos leva a refletir sobre os temas abordados nas histórias (velhice, solidão, alcoolismo, traição, aborto, morte, problemas familiares…), que de uma forma ou de outra fizeram parte da vida dela. Depois de alguns contos iniciais, percebi estar cada vez mais ávida em continuar lendo, louca para julgar cada uma das histórias.

Durante as mais de 500 páginas, Lucia menciona objetos, produtos, marcas (Jim Beam, Greyhound, Thunderbird, Kool); lugares (El Paso, Nacogdoches, Texarkana, Mullan, Algarrobo, Baton Rouge, Albuquerque, Púcon); comidas (huevos rancheros, chilaquiles); plantas (delfínios, cosmos, tentilhões, bougainvilleas, alcaçuz, turfa); animais (bacaraus, moreia, pargo, grous); autores (Mishima, Tchekhov, Sartre, Keerkegard, Keats); filmes e programas de televisão (Beau Geste, The odd couple, Mildred Pierce, Leave it to beaver, Papai Batuta); músicos e músicas (Ornette Coleman, Siboney, La vie en rose); arte, mitologia (Sísifo, Laocoonte); medicamentos e procedimentos hospitalares (Nembutal, Fenobarbi, cobaltoterapia, colostomia, Metadona), termos hispânicos (pachucos, chicanos, mariachis, huasos); alguns termos franceses (enchanté, connaisseur, tempus perdu, thés dansants), e também algumas palavras desconhecidas para mim (butins, carfologia, meeiro, palimpsesto, bagana). Com tudo isso, é fácil concluir que a autora possuía uma bagagem cultural excepcional, apesar de ter me sentido um pouco perdida, talvez fosse diferente se eu tivesse vivido na mesma época de Berlin, por isso, decidi pesquisar alguns desses itens para captar com mais profundidade cada coisa mencionada por ela. Puro interesse, friso que é possível ignorar tudo isso e entender com clareza o que está sendo contado.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/08/01/resenha-manual-da-faxineira-de-lucia-berlin/

Sofia.Eternal 02/08/2023

Trágicos...
Os contos dessa escritora são um reflexo da sua vida. Cada conto é mais trágico que outro, mas a qualidade literária e a perfeição fazem dela uma das grandes representantes da literatura americana na segunda metade do século XX.

Nathália 25/12/2021

Livro livdo
Um ano para ler esse livro, não que seja ruim, mas li com calma aproveitando cada conto. Ler devagar foi um hábito que tive esse ano, principalmente pela falta de concentração em razão dos acontecimentos tensos do ano.