Manual da faxineira

Manual da faxineira Lucia Berlin

Resenhas - Manual Da Faxineira

Nathália 25/12/2021

Livro livdo
Um ano para ler esse livro, não que seja ruim, mas li com calma aproveitando cada conto. Ler devagar foi um hábito que tive esse ano, principalmente pela falta de concentração em razão dos acontecimentos tensos do ano.

Dauro 03/01/2021

Uma grande contista
As histórias dessa coletânea, todas de inspiração autobiográfica, apresentam a vida movimentada de uma criança solitária nascida no Alasca e criada no Novo México, adolescente de elite no Chile, boêmia hipster em Nova York, enfermeira em Oakland nos 70 e, no final da vida, professora universitária. Foi também faxineira e professora de crianças, casou três vezes, teve quatro filhos, um caso apaixonado com um rapaz de 17 anos, amigo de um deles, e passou anos enfrentando o alcoolismo. Ela tinha o que contar e sabia como fazer. Seu estilo compassivo, engraçado, agridoce e direto ao leitor não deixa nada a dever a mestres da narrativa curta como John Fante, Raymond Carver, Paul Auster, Alice Munro, Rubem Braga.

Marker 08/06/2020

Manual da Faxineira (????)
Lucia Berlin, Estados Unidos, 2015

Meio longo, mas show. Lê muito mais como um romance que um compilado de contos. Como toda boa literatura, é um mundo muito específico (mulher americana, fronteiras EUA/México, a língua espanhola, alcoolismo, etc) que se faz plenamente universal. Top.

Dias 18/11/2018

Não consegui gostar. Livro de contos simples e muito pessoais. Gostei mais de alguns contos do que de outros, mas no geral o livro aborreceu-me.
Thiago 14/12/2018minha estante
E mesmo assim, deu quatro estrelas kkkkkkkkkkkkk

Jéssica 06/08/2018

"Na verdade, você pode mentir e mesmo assim dizer a verdade. O conto é bom e soa verdadeiro, não importa de onde tenha vindo." pag. 464

É isso. Família, morte, abuso, estupro, relações, amor, prazer, entrega, trabalho, alcoolismo, pobreza... está tudo lá mas é mais do que isso. Os contos dizem a verdade, de maneira crua... crua e, ainda assim, delicada. A personagem de autoficção, narradora da maioria dos contos, sofre com o alcoolismo e é poeticamente lúcida.

Sofia.Eternal 02/08/2023

Trágicos...
Os contos dessa escritora são um reflexo da sua vida. Cada conto é mais trágico que outro, mas a qualidade literária e a perfeição fazem dela uma das grandes representantes da literatura americana na segunda metade do século XX.

brenda 05/10/2022

é um livro um pouco maçante, mas também uma obra com muito sentimento, bem sensível em vários momentos.
demorei para me identificar e entender esses sentimentos, mas cheguei lá!

Lívia 25/01/2021

Manual da faxineira
Livro que reúne a coleção de crônicas escritas pela autora ao longo de sua trajetória. Impactante e emocionante.