Dezesseis

Dezesseis Rachel Vincent

Resenhas - Dezesseis

Gabriela 30/08/2021

Boa leitura.
Me enrolei bastante no começo e final do livro, achei beem devagar, muito repetitivo, explicando muita coisa que não precisava.
Tirando isso, o meio foi legal, de boa leitura, rapidinho. Leitura leve, recomendo para quem quer ler um livro rápido.

Alexandre Carvalho 26/02/2023

Razoável
Comecei "Dezesseis" tendo vislumbres da vontade que senti em ler quando ele surgiu a anos atrás para mim, já sabia que a continuação não tinha sido lançada por aqui, sendo esse um dos motivos que acabou prejudicando minha vontade em ler o quanto antes

Foi uma leitura bem razoável para começar, o enredo é muito interessante e criativo (e me fez lembrar muitas vezes de divergente, no quesito "inovação"), mas as explicações na construção de sistema criado são limitadas, elas fornecem o básico para ninguém ficar perdido, mas senti a falta de capítulos que mostrassem como o todo funcionava a fundo, "entendo" até certo ponto que por ser "o primeiro livro" não seria entregue um grande aprofundamento, mas oque mais me causou problema foi a falta no desenvolvimento dos protagonistas, não houve vontade em expandir motivações e definir personalidades

Os capítulos não me despertavam a curiosidade necessária para acelerar a leitura, pois toda a trama se concentrou em seguir uma linha reta, sem grandes pontos de destaque, e os acontecimentos que seriam justamente para chamar essa atenção não funcionaram como um gancho forte para o próximo capítulo

Devo destacar que gostei muito de como tudo terminou, do final mais especificamente, mesmo tudo sendo muito rápido, o acontecimento final me deixou muito curioso e ansioso para descobrir como tudo vai se encaminhar

Deby 24/06/2021

Amadooossss
Eu enfim descobrir que distopias são minha praia, esse livro me entrigou bastante. Amo como as distopias abrem nosso senso crítico que nos dias de hoje são mais que preciso! Amei essa aventura não concluída e estou aos prantos uma vez que não temos uma versão traduzida no Português (choremos).

Essa trama é bem rápida e o romance bem mamão com açúcar que faz o core ficar quentinho. O modo como vemos as perspectivas de cada um foi algo que alavancou o livro. A verdade que cada um trás consigo e as descobertas da protagonista deixou um ar de preciso do 2° livro PRA JÁ! rsrs

Melhor Frase: Só por que você não sabe da verdade, não quer dizer que ela seja segredo.

Tattinha 16/08/2021

Segundo livro
Achei a premissa muito interessante. Melhor ainda a reviravolta no final. Me deixou curiosa para saber mais sobre esse universo onde se passa a história.
Li este livro logo que lançou e esperei ansiosa pela continuação, mas parece que a editora desistiu de trazer para o Brasil. Por isso, peguei a versão original e fiz minha própria tradução. Quem estiver interessado, vou deixar o link aqui.

site: https://docero.com.br/doc/81xv1ee
Nadilma 16/08/2021minha estante
Quero, já li faz um tempo e o final me deixou muito curiosa com o desfecho desse universo!

Lara 21/08/2021minha estante
MOÇAAAA EU PRECISO DESSA TRADUÇÃO Q VC FEZZ POR FAVORRR

Tattinha 21/08/2021minha estante
Vi agora q o link não aparece no app, só no site.
É esse aqui:

ju 18/02/2020

A idéia da história é legal só não fiquei muito apaixonada pelos personagens..
É uma leitura rápida e boa.

Laiscae 03/07/2020

O melhor do livro é o início e o final, porque você meio que sabe o rumo que a História vai tomar.Mas, você se surpreende.

Joe Silva 19/03/2020

Merece uma série na Netflix
Vivendo em uma cidade onde as pessoas são criadas em lotes para desenvolver funções específicas, Dhalia 16 que foi criada para ser uma agricultora, junto com outras 4999 cópias idênticas, se vê em um grande dilema quando passa a duvidar de tudo o que aprendeu após ficar presa em um elevador com um soldado.

Pensando agora estar com defeito por passar a sentir e pensar coisas com as quais não foram ensinadas, ela passa a viver com esse segredo começando a temer colocar todas as suas cópias em risco, caso alguém descubra.

Com uma reviravolta chocante, essa distopia merecia uma série na Netflix.

Carla Paraense 01/04/2021

Eu reli os dois primeiros capítulos várias vezes durante anos até ter coragem de continuar a leitura, acho o começo muito maçante, poderia ter sido desenvolvido de uma outra forma, porque aquele romance não fez o menor sentido e é bem supérfluo, porém a ideia do livro é legal e se tivesse sido construído melhor teria sido melhor avaliado

anatms 25/08/2021

dezesseis
esse livro é INCRÍVEL
ele é curto, rápido, fluido e fácil de ler, e a história é incrível!!
acho que o romance poderia ter sido mais desenvolvido, mas a ideia é incrível, nunca li nada assim, me lembrou um pouco o livro divergente, mas nesse aqui, todos são iguais...
o final me chocou muito, preciso ler o segundo livro :)

Kim 12/09/2021

Esse livro foi perfeito!
Eu amei demais essa leitura! Foi muito rapidinho ler ele, amei o plot twist do final e já estou doida pra ler o próximo!! A escrita é fluida e fácil de ser lida! É um ótimo livro?
Juh_R17 13/09/2021minha estante
Esse livro é tudoo

Kim 13/09/2021minha estante
simmm amiga, to doida pelo próximo já kkkk

Lindybooks 17/01/2022minha estante
Ai eu quero ler tbm, parece incrivél msm

Adria47 11/01/2023

Eu estou muito chocada, esse foi uma das melhores distopias da vida, juro, um livro pequeno; que não te deixa largar em momento algum. Personagens que não te fazem ter raiva, você se envolve realmente com a história, mas o final eu achei que deixou q desejar.
? é fácil seguir as regras, quando você nunca teve a oportunidade de infringi-las?.

@mirandaletras 03/06/2020

Não é maravilhoso, mas é bom
Dahlia 16 não tem nada de especial, é igual as outras 4.999 idênticas. Todas tem a mesma cor de cabelo, olhos, pele. São saudáveis e inteligentes. Seguem o mesmo padrão. A única diferença é que nem todas exercem a mesma função. Dahlia costumava seguir regras, fazer sem questionar, isso até dia em que ficou presa com o cadete Trigger 17 no elevador.

É estreitamente proibido o contato direto com clones de outro Departamento, e Trigger é de um deles. Mesmo sabendo das consequências, sua curiosidade não diminui. Desde o dia o elevador, ela não consegue parar de pensar em Trigger e em como ele tem liberdade para desbravar além do Departamento. Desse modo, Dahlia passa a se perguntar como todas as suas irmãs não conseguem enxergar o que Trigger lhe abriu os olhos.

Se fazendo todas essas perguntas, Dahlia pensa ser defeituosa, e se caso for comprovador, todo o seu genoma terá de ser recolhido.

Trigger é muito audacioso e corajoso, foi ensinado a agir sozinho, além de ser o melhor de sua turma, Dahlia teve sorte em ter a ajuda dele. Para ele, é bem mais fácil quebrar as regras, enquanto que para Dahlia é um processo lento. Ela foi criada para respeitar as regras. A aproximação dos dois colocou em risco toda a especie de Dahlia, esse era o seu maior medo. Então, o inevitável aconteceu e sua sorte foi ter Trigger para ajudar em sua jornada.

Não nego que no começo achei a leitura um pouco arrastada, embora a escrita da autora seja bem fluída, mas como Dahlia não sabia muita coisa sobre si e sobre o mundo em que vive, vamos descobrindo aos poucos, o que acaba sendo bem interessante. Ainda tenho diversas perguntas não respondidas, mas acredito que o livro dois poderá me responder.

Embora não seja tão aprofundado, a história de Dahlia me deixou bastante curiosa. Quero saber o que acontecerá com ela e Trigger. A descoberta sobre si mesma me deixou e a deixou bastante surpresa. Foi bom ir descobrindo as coisas com ela.

Eduarda 14/05/2022

Prometeu nada e entregou tudo. Eu particularmente adorei a história. O leitor acaba descobrindo os mistérios que envolvem a sociedade fordista junto com os protagonistas, tal sociedade que parece ser muito mais complexa do que parece, espero ter mais informações na continuação.
A trama possui a ação das fugas e uma crítica social que vai se desenvolvendo até o final do livro. Pra ser uma distopia adolescente, acho que funcionou bem.
Porém, nem tudo é perfeito. Ressalvas para as coisas acontecerem coincidentemente no momento em que os protagonistas precisam. Precisamos atravessar a cidade em pouco tempo? Opa, olha um carro ali, de onde surgiu?
Enfim, acredito que o romance entre os protagonistas não foi tão bem desenvolvido, em pouco tempo já estavam apaixonados e não existe nenhum motivo para o Trigger abandonar toda a sua criação por uma garota que ele viu poucas vezes. Isso pode incomodar alguns leitores, mas pra mim que estava mais interessada na ficção científica não fez tanta diferença.

Recomendo, uma leitura gostosinha que cativa sobre os mistérios acerca da cidade de Lakeview.

Clara 21/07/2021

Surpreendente
Escolhi o livro sem pretensão de uma grande história. Bem, me surpreendi com tudo.
Distopia futurista com suspense, drama, romance e ciência.

Jéssica Nogueira 22/04/2020

Sei lá
Livro bom para uma leitura rápida, em algumas horas você consegue acompanhar a história de Dahlia 16. Acho que é aquela leitura para aqueles dias que vc não quer pensar muito, já que enredo flui com certa rapidez.

Mas no mais é uma história ok nada além disso.