Dezesseis

Dezesseis Rachel Vincent

Resenhas - Dezesseis

Deby 24/06/2021

Amadooossss
Eu enfim descobrir que distopias são minha praia, esse livro me entrigou bastante. Amo como as distopias abrem nosso senso crítico que nos dias de hoje são mais que preciso! Amei essa aventura não concluída e estou aos prantos uma vez que não temos uma versão traduzida no Português (choremos).

Essa trama é bem rápida e o romance bem mamão com açúcar que faz o core ficar quentinho. O modo como vemos as perspectivas de cada um foi algo que alavancou o livro. A verdade que cada um trás consigo e as descobertas da protagonista deixou um ar de preciso do 2° livro PRA JÁ! rsrs

Melhor Frase: Só por que você não sabe da verdade, não quer dizer que ela seja segredo.

charlotte 19/08/2020

Ainda não tem o dois?
Essa é a única parte ruim deste livro. Leitura envolvente, viciante que você não consegue mais parar. Um dos meus favoritos sem dúvida, e espero ansiosa pelo segundo. ?
Mika 13/10/2020minha estante
Tem, porém, não foi traduzido

Maria Laura 13/06/2022

Simplesmente incrível
Muito incrível, é uma história ficcional com uma inteligência absurda no que se passa em toda a trama. Eu amo ficção e essa me surpreendeu

@mirandaletras 03/06/2020

Não é maravilhoso, mas é bom
Dahlia 16 não tem nada de especial, é igual as outras 4.999 idênticas. Todas tem a mesma cor de cabelo, olhos, pele. São saudáveis e inteligentes. Seguem o mesmo padrão. A única diferença é que nem todas exercem a mesma função. Dahlia costumava seguir regras, fazer sem questionar, isso até dia em que ficou presa com o cadete Trigger 17 no elevador.

É estreitamente proibido o contato direto com clones de outro Departamento, e Trigger é de um deles. Mesmo sabendo das consequências, sua curiosidade não diminui. Desde o dia o elevador, ela não consegue parar de pensar em Trigger e em como ele tem liberdade para desbravar além do Departamento. Desse modo, Dahlia passa a se perguntar como todas as suas irmãs não conseguem enxergar o que Trigger lhe abriu os olhos.

Se fazendo todas essas perguntas, Dahlia pensa ser defeituosa, e se caso for comprovador, todo o seu genoma terá de ser recolhido.

Trigger é muito audacioso e corajoso, foi ensinado a agir sozinho, além de ser o melhor de sua turma, Dahlia teve sorte em ter a ajuda dele. Para ele, é bem mais fácil quebrar as regras, enquanto que para Dahlia é um processo lento. Ela foi criada para respeitar as regras. A aproximação dos dois colocou em risco toda a especie de Dahlia, esse era o seu maior medo. Então, o inevitável aconteceu e sua sorte foi ter Trigger para ajudar em sua jornada.

Não nego que no começo achei a leitura um pouco arrastada, embora a escrita da autora seja bem fluída, mas como Dahlia não sabia muita coisa sobre si e sobre o mundo em que vive, vamos descobrindo aos poucos, o que acaba sendo bem interessante. Ainda tenho diversas perguntas não respondidas, mas acredito que o livro dois poderá me responder.

Embora não seja tão aprofundado, a história de Dahlia me deixou bastante curiosa. Quero saber o que acontecerá com ela e Trigger. A descoberta sobre si mesma me deixou e a deixou bastante surpresa. Foi bom ir descobrindo as coisas com ela.

Lalá 20/09/2021

Dahlia 16, vc é tudo s2
Meu Deus, eu preciso da continuação desse livro p ontem, cada coisa nova que vai acontecendo me deu um nó na cabeça e queria muito abraçar Dahlia, nossa, amei demais da conta!!!

mari 25/08/2021

Bom, legal
No começo estava bem legal, achei bastante informativo, o universo tava legal, o romance no começo tava bem fofinho mas depois ficou chato, não acontecia nada, e o romance ficou fraco, e o final???? sei que tem continuação mas não teve nada de emocionante. Mas no final foi uma leitura rápida e fluida.

Kaillany 16/10/2021

?Feita para ser um único pixel de uma imagem muito maior.?
A história se passa em uma realidade muito diferente da nossa e isso me prendeu no primeiro capítulo. Queria saber tudo sobre esse estilo ?mais eficiente? de cidade e foi incrível, até não ser mais.
Como uma anomalia, entre milhões de pessoas, é capaz de arruinar todo o seu grupo? Fiquei um pouco assustada com o modelo radical de uma cidade atuar mas amei muito esse estilo de livro, as descrições, os personagens, as críticas.
Vale muito a pena ler.
Achei que o final ficou muito em aberto e acaba do nada, queria saber o que vinha depois :(
Karen.Izabella 29/11/2021minha estante
Ele tem continuação, porém nunca foi publicado em português.

Kaillany 30/11/2021minha estante
vou dar uma procurada

Joe Silva 19/03/2020

Merece uma série na Netflix
Vivendo em uma cidade onde as pessoas são criadas em lotes para desenvolver funções específicas, Dhalia 16 que foi criada para ser uma agricultora, junto com outras 4999 cópias idênticas, se vê em um grande dilema quando passa a duvidar de tudo o que aprendeu após ficar presa em um elevador com um soldado.

Pensando agora estar com defeito por passar a sentir e pensar coisas com as quais não foram ensinadas, ela passa a viver com esse segredo começando a temer colocar todas as suas cópias em risco, caso alguém descubra.

Com uma reviravolta chocante, essa distopia merecia uma série na Netflix.

bruna 22/08/2021

esse livro estava nos meus indicados então resolvi lê-lo, sem nenhuma pretensão, mas me surpreendi muito.
Ele é ambientado em uma cidade distópica, onde a sociedade é originada a partir de cientistas que estudam os genomas humanos para criar combinações perfeitas e iguais de indivíduos e para que estes realizem atividades específicas com responsabilidade e sucesso.
Para tanto, as pessoas são divididas em setores distintos e são proibidas de terem qualquer tipo interação entre os diferentes, a não ser um breve agradecimento pelo trabalho exercido por eles. Porém, nossa protagonista, pertencente ao departamento de agricultura, em um acidente, acaba conversando com um soldado que estava no mesmo ambiente e, a partir desse ocorrido, uma atração entre eles começa a surgir e eles se arriscam em encontros às escondidas para se conhecerem melhor.
Gostei muito do livro e de suas reviravoltas. Apenas achei que algumas partes da história passaram muito rápidas, não desenvolvendo tanto. E confesso que não gostei muito do amor à primeira vista entre os protagonistas. Fora isso, super recomendo a leitura e quero ler o segundo livro logo (estou aceitando rs)!!!

ju 18/02/2020

A idéia da história é legal só não fiquei muito apaixonada pelos personagens..
É uma leitura rápida e boa.

Thiago Souza 17/11/2021

Distopia divergente
Na medida que fui lendo a história percebi diversas semelhanças com a série divergente. O romance entre a Dahlia e Thrigger dá liga e nos faz torcer pelo casal. Acredito que o andamento do livro ocorre lentamente mas quando se desenvolve o ritmo é frenético e me fez devorar as páginas até o fim. O fim dá margem a uma continuação que inclusive já foi escrito mas não chegou em português, pra mim foi um pouco decepcionante pois esperava uma história fechada. Recomendo muito a leitura a escrita é leve e fluída.

Amanda 30/08/2021

O livro é bom, mas poderia ser melhor

De modo geral é um livro que tem o potencial de te prender na leitura e te deixa curioso pra encaixar as peças e saber como vai terminar. No entanto, é nesses dois pontos que residem o defeito dele...

Carla Paraense 01/04/2021

Eu reli os dois primeiros capítulos várias vezes durante anos até ter coragem de continuar a leitura, acho o começo muito maçante, poderia ter sido desenvolvido de uma outra forma, porque aquele romance não fez o menor sentido e é bem supérfluo, porém a ideia do livro é legal e se tivesse sido construído melhor teria sido melhor avaliado

Leonardo.Rodrigues 31/05/2022

É inovador e revolucionário? Nao, de forma alguma!
Uma opinião para esse livro é algo difícil de se fazer, pois, se formos considerar sua história em comparação com outras distopias jovens (como Jogos Vorazes, jovem mas com muita substância, e até mesmo Divergente, que ainda assim tem um que de original e de marcante), Dezesseis poderia ser considerada uma prima muito inferior dessas narrativas citadas: a história não tem originalidade nenhuma, as personagens são rasas e as motivações, mais rasas ainda. A Dahlia 16 aqui não se compara, de forma alguma, com a força Katniss Everdeen ou, ainda, com a dedicação talvez um pouco imprudente de Beatrice Prior. Da mesma forma, as outras personagens, em maior ou menor grau, não têm nenhuma profundidade. O par romântico da protagonista é um questionador genérico; os vilões da narrativa não têm substância.
Mas.
E existe um mas.
A leitura não me cansou, pois a narração da escritora e a rapidez com que as coisas acontecem (e talvez isso seja o cerne dos problemas desse livro) fazem com que, nas palavras de Isabela Boscov, aquela meia horinha em que estamos lendo, seja de certo prazer e conforto. Então, no fim das contas, criticar (no sentido de escrever uma crítica) esse livro encontra esses dois pontos: de um lado, o livro não tem nada ou quase nada de substância própria; de outro, porém, para quem quer uma história simples e água com açúcar, esse livro é uma boa escolha.
Enfim, feitas tais considerações, o consenso, no final, é de que é uma leitura agradável, mas absurdamente esquecivel.