Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Isis Costa 05/05/2022

Só os Animais Salvam
Este livro contem 10 contos, cada um pelo ponto de vista de um animal diferente. O mais interessante deste livro é que todos os animais, todos esses contos estão inseridos em algum conflito de guerra, podendo ser A Primeira Guerra, A Segunda Guerra, Guerra Fria, Afeganistão, Iraque, Guerra do Golfo. Todos esses contos estão situados no meio de um conflito e todos esses animais, de alguma forma, vão acabar sendo influenciados pelo que está acontecendo no mundo ao seu redor. O livro é narrado por dez almas de animais que, logo de cara, já estão mortos e fazem reflexões sobre suas vidas. Todos morreram por causa da interferência humana, mesmo que não tenha sido proposital. Alguns dos animais sabem disso, já outros escapam dessa percepção e sua morte é apenas o último parágrafo de suas histórias.

Desde o primeiro conto entendi que as histórias não seriam meigas e não seriam voltadas para um público infantil. "O gato e eu", narrado pela alma de uma gata, conta a história de Kiki, uma gata doméstica que se vê morando nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial enquanto tenta voltar para casa, para sua dona. "A mocinha de Peter Vermelho" mostra a (ir)realidade de chipanzés educados para serem mais semelhantes aos humanos em pensamento, comportamento e estilo de vida. Esses exemplos mostram como o livro é, em si, uma crítica aos seres humanos sem se apegar a clichês e frases prontas.

Os contos seguem, além disso, uma linha cronológica, começando em 1892, com o conto Ossos, narrado por um camelo, e terminando em 2006, com o conto Psitacófila, narrado por um papagaio. Ou seja, temos contos que se passam na Primeira e Segunda Guerras, Pearl Harbor etc — e para esses eu aconselho a preparar o seu coração, porque são histórias muito fortes. Cada conto também vem marcando o local onde ele se passa e isso é bem útil para interpretá-lo.

Não é o tipo de livro que se lê mais de uma vez na vida e também não acho que seja um livro feito exclusivamente para os amantes de animais. Eu diria que é justamente o contrário. É um livro que pode ser melhor aproveitado por quem não gosta de animais — talvez, essas histórias os choquem um pouco e os façam mudar de ideia; seria até muito bom se isso acontecesse.

E por último, preciso elogiar a diagramação da Darkside e o cuidado com a estética do livro. A capa que já me fez querer adquirir o livro antes mesmo de conhecer seu conteúdo é a cereja do bolo. As ilustrações que apresentam cada capítulo são simples, mas dão um ar mágico aos contos, as frases de autores famosos quebram um pouco a narrativa e trazem mais reflexões a respeito do nosso relacionamento com os animais e o miolo do livro como um todo é muito lindo e gostoso de folhear.

Só os animais salvam é um daqueles livros que se ama ou se odeia. O ritmo das histórias pode incomodar alguns leitores, mas as reflexões propostas o tornam um tesouro em meio a tantos títulos no mercado editorial. É uma daquelas coletâneas de histórias universais e atemporais. Não é voltado para um nicho e deveria ser leitura obrigatória para todos aqueles que gostam de pensar fora da caixinha e abrir o coração para novas ideias e novos universos literários.

Sophi 05/05/2022

Diversificado e revelador
Coletânea de contos do ponto de vista de diversos tipos de animais em diversos pontos no tempo e lugar. Alguns são mais envolventes e instigantes que outros por terem estilos de escrita e narração diferentes: troca de cartas, narrador em terceira pessoa, primeira pessoa, ou seja, é bem diversificado.
Ver ocorrências históricas pelos olhos de um animal, dá uma nova visão sobre nossa humanidade e nossas ações uns para com os outros.

Marih 01/05/2022

Lindooo
Pra mim os 4 últimos contos foram os melhores, mas ameii o livro cm um TD. Faz agt pensar e refletir sobre mtas coisas.

Lu Salles 28/04/2022

Um livro bem interessante que vai nos apresentando a alma de vários animais e suas histórias e também suas formas na constelação estrelar .

Patty 26/04/2022

Triste.....
É de uma tristeza tão profunda, que nem sei o que dizer.... aliás, sei sim. Aonde quer que o ser humano vá só leva morte e desgraça. Quem sofre com isso são os mais vulneráveis.....??????

Sérgio 24/04/2022

Bastante imersivo
Esse é um dos livros de contos mais bem escrito que já li, a escrita da autora é boa ao ponto de que em cada conto nos apresentar nomes e lugares diferentes, e mesmo assim conseguimos nos lembrar de detalhes específicos de cada conto.
Particularmente não esperava me impressionar muito com este livro, mas me surpreendi bastante com o conteúdo.
Eu amei a maioria dos contos, mas sempre tem aqueles que são os do contra. A "alma de mexilhão" foi a única que não gostei muito, e a as almas de "urso", "chimpanzé" e "tartaruga" foram as minhas preferidas.
Super recomendo este livro, principalmente para pessoas que não tem o costume de ler, pois a escrita do livro e super fácil de se ler.

Andrea 30/03/2022

Decepção
Sinceramente, não sei como terminei de ler. São contos em ponto de vista de animais...aí eu já pensei: nossa, vai ser emocionante, incrível...foi apenas contos sem mta conclusão, cansativos, confusos. E eu estava totalmente empolgada. Talvez esse excesso de expectativa tenha me frustrado além da conta.

Gabriela.Castro 28/03/2022

Tocante
A leitura de "só os animais salvam" me fez refletir muito. São diversas histórias, sendo cada uma contada por um animal diferente, que fazem o leitor refletir sobre aspectos bem humanos.

Adianto que as histórias são tristes e me trouxeram um ar melancólico, mas indico bastante a leitura.

Livia.Vitonis 22/03/2022

Nem sempre os animais salvam
Recheado de contos, nos quais os protagonistas são os animais, você espera encontrar histórias emocionantes e cativantes, infelizmente não é bem isso o que vemos, eu realmente queria muito fazer uma crítica positiva sobre o livro, a edição feita pela darkside é linda, extremamente bem encadernada e diagramada, porém os contos em si não te prendem, não fazem você sentir aquela afinidade com o animal narrador, tirando principalmente as histórias da gata, da tartaruga e dos ursos, o restante acaba passando sem te prender. Quase desisti de ler o conto do macaco pois ele era muito confuso. Não é que eu não recomende a leitura, pois toda forma de leitura é válida. Talvez outros tenham uma visão completamente diferente deste livro, então vale à pena dar uma chance à ele sim, só sem grandiosas expectativas.

crixtine 13/02/2022

Para mim, o destaque do livro não são as histórias em si (algumas têm até alguns pontos que considero problemáticos), mas a forma como a autora consegue articular as histórias de vida e morte de um animal, através do ponto de vista da alma dele, com as obras e vida de autores que, de alguma forma, tiveram alguma relação com a espécie em questão.
Ainda, um ponto que é recorrente e muito bem trabalhado é a consciência de si e do outro que os animais possuem, e o modo como refletem sobre isso em diálogo com o pensamento do "autor da vez".
Alguns contos são bem arrastados, outros valem uma segunda leitura.
Meus favoritos são Alma de Gata, Alma de Elefante e Alma de Tartaruga.

tori 06/02/2022

amei amei amei
amei todos os contos, um ou outro que eu achei um pouquinho arrastado, mas nada que me incomodasse muito! o conto do papagaio me pesou de um jeito que logo que eu terminei de ler eu fui direto correr dar uns beijinhos no meu próprio papagaio!

Livros e Ivaílton 04/02/2022

Gente, que livro foi esse?

Muita bizarrice sem nexo. Assim, em minha experiência pessoal, não foi uma leitura valida. Uma coisa ou outra de conhecimento eu obtive, mas o restante, infelizmente, não condiz com as minhas expectativas. E mesmo assim acho importante trazer minha opinião aqui, até porquê compartilho as experiências pessoais que tenho durante as leituras, e experiências negativas também fazem parte...
Liddy 18/03/2022minha estante
Você também achou estranho e desconfortável essa forçada de barra em humanização dos animais

Livros e Ivaílton 18/03/2022minha estante
Nossa sim!

Andrea 30/03/2022minha estante
Nossa, foi esse o sentimento. Como sentir empatia humana com um mexilhão??

Livros e Ivaílton 30/03/2022minha estante
Hahahahha eu fiquei tipo a Nazaré nas contas ?

Cissa 26/01/2022

Apesar de eu não te terminado de lê, o livro tem algumas histórias que são realmente interessantes e algumas que não são tanto, achei o livro meio complicado de se lê por causa da sua linguagem e isso se tornou uma trava pra mim, eu tenho que ler três vezes a mesma parte para entender e isso desanima um pouco. Mas o livro é bom.

gabicarvalho13 26/01/2022

triste mais emocionante!!
só os animais salvam vai te fazer chorar de qualquer jeito, tá?
comprei pela indicação de um colega meu aí, nem falo com ele mais..
mas delícia de leitura, me deu uma outra visão do mundo.