Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Cissa 26/01/2022

Apesar de eu não te terminado de lê, o livro tem algumas histórias que são realmente interessantes e algumas que não são tanto, achei o livro meio complicado de se lê por causa da sua linguagem e isso se tornou uma trava pra mim, eu tenho que ler três vezes a mesma parte para entender e isso desanima um pouco. Mas o livro é bom.

gabicarvalho13 26/01/2022

triste mais emocionante!!
só os animais salvam vai te fazer chorar de qualquer jeito, tá?
comprei pela indicação de um colega meu aí, nem falo com ele mais..
mas delícia de leitura, me deu uma outra visão do mundo.

Bre 25/01/2022

Muito lindo, sai com depressão
Ganhei esse livro de uma pessoa que estava doando e que me disse para explicar caso eu entendesse do que se tratava o livro. Comecei a leitura procurando um sentido, uma explicação para a estruturação do livro e por que almas de animais. Não sei exatamente quando me deu estalo e deixei de buscar uma resposta que fizesse sentido. Fábulas são histórias com animais com características humanas e que no final servem para nos passar uma lição.
Cada fábula desse livro, contada com uma escrita tão delicada e com uma voz própria para cada animal, revela, não só o sofrimento, a confusão, o abandono dos animais diante de tempos difíceis como a guerra, como espelha o que o sentimento dos humanos que também se sentem perdidos, vítimas de acontecimentos que são maiores que eles. Algumas fábulas me tocaram tão profundamente (menção honrosa para Alma de Cachorro; Alma de Elefante; Alma de Urso; Alma de golfinho e Alma de Papagaio) que precisei fechar o livro e ir refletir um pouco. Terminei a leitura triste e reflexiva.
Quando crianças nunca nos questionamos sobre o sentido da fábula ao aprendermos sobre o assunto na escola. A mensagem é entregue, não precisa de um sentido, então tudo está certo.

Wellen.Bergeron 20/01/2022

Estou em prantos...
Essa não é uma leitura convencional. Confesso que demorou para eu pegar o ritmo do livro, fiquei um pouco confusa nas histórias inicias, e até pensei em desistir, mas continuei e valeu a pena.
Esse livro nos faz refletir a respeito dos animais e como somos capazes de impactar a vida deles. Isso é algo meio óbvio, mas por ser tão óbvio é esquecido... Esse livro mostra o quanto os animais são seres com sentimentos, sua própria racionalidade e sofrem em decorrência do egoísmo e da maldade humana, não só por conta das guerras externas, mas também pelas escolhas e guerras internas dos homens.

Emily 15/01/2022

Depende
Um texto para cada alma de animal em contextos de guerra.
É um livro que com certeza vou reler, pois nos apresenta muitas reflexões profundas e algumas eu tive que dar aquela pausa, fechar o livro e depois retornar.
Alguns textos eu não gostei (poucos), mas outros me surpreenderam demais.
Vale a pena a leitura com certeza!

AnaPAssis 08/01/2022

Edição perfeita...
Comprei o livro por ter achado a edição belíssima, e fiquei intrigada para ler. Porém, ficou bastante tempo parado na minha estante.
Para mim, foi uma leitura difícil. As histórias são narradas por animais em tempos de guerra e, se os animais já sofrem normalmente, imagine em épocas de conflito.
A crueldade humana está lá, não implícita, mas entrelinhas, no fio do entendimento.
Por eu ser uma pessoa que ama animais, foi difícil descobrir o quanto são usados em combate durante a guerra, sempre por causa da sede humana por poder.
Os contos são bem diferentes do que eu imaginava, e não é uma narrativa que me cativa... Mas recomendo a leitura para quem tenha o hábito de ler livro de contos.

Aline 03/01/2022

Lobo em pele de cordeiro
Não se deixe enganar pela delicadeza da capa e do título, se vc gosta de animais vai sofrer com esse livro.
Não se trata de um livro de leitura difícil ou mal escrito, seu maior problema é na verdade te fazer sentir a dor dos animais e a repulsa pelos humanos ( mesmo que alguns se salvem).
Ver alguns momentos horrendos da história contada por animais os torna ainda piores.
Não é uma leitura fácil em tempos difíceis. E foi difícil de terminar a leitura, simples mas nem um pouco leve, mas ainda assim um olhar que não deve ser ignorado de como a ação humana afeta mais que a vida humana.

Costa 21/12/2021

"O que significa ser humano? Talvez só os animais saibam."
"Só os animais salvam" é um livro composto de vários contos, narrados pela alma de animais que já morreram. Cada animal teve contato com os humanos de uma maneira diferente e a forma que a autora trouxe esse contato foi mágica.
Cada conto, cada alma te traz um pouco do que é ser humano e como seus problemas refletem nos animais. Os animais revelam a verdadeira face da humanidade, seja ela boa, seja ela má.
Eu poderia escrever um livro sobre o que esse livro significou pra mim, me tocou profundamente pois os animais me fascinam e eu sou apaixonada por eles.
Cada reflexão, cada momento que eu precisei fechar o livro para conseguir pensar, cada viajem que esse livro me proporcionou eu jamais vou esquecer.

(Vai sair um post falando mais sobre cada história lá no !nst¤ @vibes_books)

Brenda 13/12/2021

Decepção...
Sou vegetariana e futura vegana, livros que falam sobre animais são o meu ponto fraco, eu amei a humanidade que deram para os bichinhos neste livro, mas infelizmente ele é cheio de erros ortográficos, de coesão e de coerência. Foi uma grande decepção, pois eu amei o livro.

Bola de Neve 07/12/2021

Um dos livros mais bonitos que eu tenho na estante, mas...
Apesar da capa linda, diagramação excelente e com algumas ilustrações durante o livro (ou seja, edição perfeita como todos os livros da Darkside), a história não entregou nada do que eu esperava. Com o título "Só os animais salvam" eu ansiava por contos que exaltassem os animais e/ou sua natureza através de ensinamentos e reflexões sobre a relação humano-animal. Porém quase todos os contos focam muito nos donos ou personagens humanos da narrativa, e quando foca nos animais é sempre com histórias que facilmente encontramos em narrativas humanas! O único conto que eu gostei foi o conto da gata. Não achei nenhum ensinamento ou lição de vida neste livro: esperava lacre e recebi clichê.
Observação: O livro chegou em estado perfeito, mas você tem curiosidade para ler recomendo começar por e-book e ver se a leitura cativa.

Fran 21/11/2021

Conceito Brilhante, história boa
Como uma apaixonada por design editorial amooo belas edições de livros e esse me apaixonou logo de cara, belas ilustrações e diagramação perfeita. O conceito da história também já tinha fisgado a minha atenção, imaginar momentos da história pela perspectiva dos animais e suas vivências. Os contos acontecem de forma independente alguns são muito bons outros nem tanto. Alguns trazem boas reflexões, sobre a vida, o tempo e até nossa relação humana com os animais. Já outros tem um ritmo lento e pouco interessante. Mas de modo geral acredito que vale a leitura, pois a proposta literária é diferente e seus pontos altos compensam.

Milla Borba 08/11/2021

Desencanto
Quando descobri esse livro primeiro me encantei pela capa e depois por descobri que era narrado por diferentes animais. As resenhas que tinha visto falavam muito bem e foi só mais um ponto positivo para comprar ele. Mas na hora da leitura não engatei, não tinha encanto, nem curiosidade; algumas poucas partes eram sim fluidas e até chegavam a me instigar um pouco mas logo se perdia por se tornarem narrações longas ou que simplesmente tinham acontecimentos sem tanta emoção para mim. Acabou se tornando uma leitura forçada.