Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds

Resenhas - Long Way Down

NaDuarte 04/04/2021

Esss livro é muito necessário sobre violência na periferia, ele é bem curtinho,por ser escrito em poemas, mas mesmo assim passa uma mensagem incrível

Lany.Silva 16/10/2020

"Você vem?"
Um livro com uma narrativa diferente escrita em versos, muito rápido de ler.
Nos deixa uma reflexão as vezes o que fazemos achando que é o certo, realmente é certo? Vale a pena?

Ica 30/08/2020

Daqui pra baixo
Amei o livro; texto escrito em versos, maravilhoso. Enredo poderoso, pesado, real. E final super aberto, que te faz refletir sobre o que realmente aconteceu. Recomendadíssimo.

a n a 12/04/2021

esperava mais
o livro tem um começo incrível, um final bom e um meio péssimo.
eu achei a narração em versos incrível, deu muito certo até mais ou menos 30% do livro. porém, quando o plot do elevador de fato começa eu perdi o encanto. o desenvolvimento é muito raso, repetitivo e conveniente. coisas sem sentido nenhum acontecem do nada sem nenhuma explicação.
enfim, é um livro com uma premissa muito boa que na prática não me desceu. a mensagem no final foi o que me fez dar 3 estrelas, caso contrário provavelmente merecia menos.

Thaís 09/07/2021

"[...]se o sangue
dentro de você corre dentro
de outra pessoa,
você nunca vai querer
ver esse sangue correr
fora deles."
Descobri a existência de "Daqui pra baixo" através de uma conversa, e quando li a sinopse desejei fazer a leitura na hora.
É um livro surpreendente por diversos fatores, entre eles, por ser narrado em versos transformando a leitura em algo prazeroso e fluido.
Acompanhamos na narrativa a violência diária e sua realidade mundial, e é através deste tema que dentro de um elevador a vida de Will se entrelaça com outras histórias de quem também sofreu com a violência, racismo e a desigualdade social.
É impossível não favoritar um livro que abordam temáticas mundiais, atuais e tão presentes da minha realidade.
Meu único arrependimento foi ter lido muito rápido.

Bárbara | @barbaraeoslivros 13/08/2020

Baita livro!
Eu acabei de ler, fechei o livro e falei (em voz alta mesmo): c*ralho, que livro f*da!
É isso, essa é a resenha.

Não brincadeira, vou me alongar um pouco mais...
A história central se passa em pouco mais de 1 min, o tempo que leva para o elevador descer até o térreo.
Will, 15 anos, é nosso personagem principal e já alerta o leitor desde o início de que o que ele está prestes a nos contar é difícil de acreditar.
Ele está enlutado (e ainda em choque) com a morte violenta do irmão e pretende se vingar, sua cabeça está a mil, seus sentimentos à flor da pele... ele entra no elevador, e é aí que começa a história!

Escrito em versos, o livro de Jason Reynolds é poderoso e impactante, rápido e fluído, assim como os pensamentos do jovem Will.
Uma interessante análise sobre o ciclo sem fim da violência feita para ser acessível a todos.

Li na edição do clube intrínsecos, e se você tiver oportunidade de ler a revistinha que acompanha o livro, leia!
A revista dessa edição tem alguns relatos tocantes de crianças e adolescentes brasileiros da periferia que, inspirados por esse livro, resolveram dar voz a suas histórias, suas dores e seus dramas.

celiabowen 01/04/2021

Genteee, que livro impactante. Eu amei que a história foi contada em versos. Uma leitura muito poética que nos coloca frente a uma reflexão muito importante. E que final!?!?!?! Você vem???

Tainá 09/05/2020

Um soco no estômago
Uma história contada de uma forma incrível! O audiobook é narrado pelo próprio autor e foi uma experiência ainda mais tocante. Trata da realidade de um garoto negro em um bairro pobre dos EUA, mas bem que poderia ser aqui no brasil. Sensível, pesado, maravilhoso.

Denise.Marreiros 05/10/2020

Temos que encerrar os ciclos de violência que se iniciam assim que um jovem negro, pobre e favelado nasce.

Temos que entender sua forma de amar e a expressão de seu ódio.

Temos que ajudá-lo a ter esperança.

Ensiná-lo a seguir regras, as regras que verdadeiramente importam.

Mas temos que deixar que ele escolha: Você vem?

Danrley.Araujo 28/10/2021

Usei para curar minha ressaca!
Medio!
Livro para se iniciar na leitura ou curar ressaca literária, fácil de ler, objetivo e curto.
Algumas frases impactantes marcaram a minha experiência com o livro. Quando você se dá conta do que está acontecendo no elevador, você espera algo que não acontece... Isso me frustou. Mas de forma geral um livro agradável para quando você quer ler algo diferente e rápido.
ffariasnati 28/10/2021minha estante
????

@eusoudanivieira 13/02/2022

67 segundos.
67 segundos pra definir uma vida.

67 segundos!
3 regras.
1 arma.

Esse é o tempo que Will levará para decidir se, como diria CoHo em É assim que acaba, irá "Destruir o padrão antes que ele te destrua".

?? Alerta para violência, uso de entorpecentes e homicídio

A vida de Will, de poesia como o livro é escrito, não tem nada.

Perdeu seu irmão Shaun pras ruas... pras gangues... pra falta de oportunidade a que a grande maioria dos jovens periféricos e negros tem sido fadada.

Sua certeza?

Cumprir as 3 regras:

Não chorar.
Não dedurar ninguém.
Se vingar.

Esse é o ciclo.

E foi assim que ele perdeu
Buck, amigo de Shawn.
Dani, sua amiga.
Mark, seu tio.
Mike, seu pai.
E Shawn, seu irmão.

Will não chorou.

Will não dedurou o assassino de seu irmão.

Mas resolveu colocar a terceira regra em prática: vingança.

Pegou o elevador no 7° andar do seu prédio rumo ao Térreo e a cada andar percorrido, seu fluxo de consciência tomou conta da narrativa até o final do livro.

67 segundos pra decidir se ele irá quebrar as regras que parecem terem sido feitas para pessoas quebradas.

Livro com final aberto, mas me deixou em dúvida sobre Will já ter sucumbido ao destino que precedeu os seus ou se ele decidiria por permanecer inteiro ao quebrar as regras.

Primeiro livro que li do Jason Reynolds e se ele me der a lista de compra dele, eu devorarei.

Se você ainda não leu, por favor, não adie mais.
Cristiane174 25/06/2022minha estante
Estou encantada com esse livro. Nunca li nada assim

@eusoudanivieira 25/06/2022minha estante
Eu disse que você iria gostar!

Alana 20/12/2021

O autor aborta o tema violência através de versos, fazendo o livro uma leitura rápida e necessária. O luto é uma dor imensa que nos faz ter vários sentimentos. Ainda não superei o final desse livro.

Karime 10/10/2020

Gostei bastante da escrita em versos, do tema abordado e da reflexão. Muito bom!

Manu 10/11/2020

Leiam!!

O livro é escrito em versos, motivo pelo qual pensei que não me acostumaria. 10 min de leitura e eu já estava super envolvida.
É uma leitura forte, real, emocionante e cativante, retrata o nosso mundo, e principalmente à periferia do nosso mundo.
Um livro reflexivo, que se passa em no máximo dois min, são poucas linhas com uma tensão e veracidade que te leva a lágrimas.

? você vem??

Favoritado com toda certeza!