Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds

Resenhas - Long Way Down

Regii_uessler 04/05/2024

Final aberto
Lembro que li esse livro, como indicação e cada andar que passava eu criava uma teoria sobre, e no fim fiquei sem o final porque varia do entendimento de cada um, eu e minha colega discutimos sobre. É um livro que vale a pena ser lido, vale a experiência.

leiladavitoria 01/05/2024

Reflexivo
Livro com uma história forte e impactante, um ciclo... Me deixou muito pensativa e reflexiva. Achei que não iria gostar da forma como ele foi escrito, mas amei.

Nat 30/04/2024

Pesado
Uma leitura rápida mas pesada, um retrato de muitas realidades. Não sou fan de livros narrados dessa forma, mas me surpreendi com essa, quero conhecer outras coisas do autor. Recomendo a leitura.

Tsuki 24/04/2024

Amei a dinâmica desse livro, a escrita em versos parece que intensifica a forma com que a história é contada, tornando mais atraente e dinâmica, apesar de triste...

Michele 13/04/2024

Muito interessante
A história em si e a maneira como é escrita é realmente interessante, gostei mais do que achei que iria. O final é desconcertante, vale a leitura.

Cinthia 12/04/2024

Diferente!
Um livro curto, escrito em versos, mas tranquilo de ler. Fala sobre a violência urbana, sobre invisibilidade social. Instigante e te faz refletir.
Bom mas o final aberto me desagradou um pouco.

Vanessa.Marcelino 11/04/2024

Ler "daqui pra baixo" foi um desafio, achei que nunca conseguiria ler um livro em versos. É um livro mto importante, fala sobre diversos tipos de ciclo. Ciclo familiar, ciclo vicioso de violência, ciclo das regras, ciclo de tentar seguir seus sonhos. Mostra uma realidade mto forte de como a vida de uma pessoa pode ser totalmente diferente e pode mudar de uma hora para outra por conta da sua cor, da sua familia, dos seus amigos.
Li em poucas horas, recomendo d+

Edkarl 30/03/2024

Esse livro faz pensar, e não é pouco
Sobre a escrita, além de extremamente sensivel e inteligente, o autor foi simplesmente brilhante na escolha de retratar a história em versos, por atos de pensamentos do personagem principal, onde o mesmo parece estar com seu subconsciente e as demais personalidades que fizeram parte de sua vida "influênciando" não só sua tomada de decisão final, mas o julgamento de quem ler, isso foi genial mesmo. E tudo ser retratado em um espaço-tempo diferente, assim como em nossa mente, pensamos mais do que "cabe" em minutos, e são minutos que ele vive dentro do elevador, o que também incrivel. Além da sacada a história, a reflexão que se abre ao terminar o livro é para mim o ponto chave, passei os ultimos dias pensando muito sobre.

Raphaelem0 18/03/2024

LIVRO MUITO BOM
O desenvolvimento é ótimo, e O FINAL É MUITO BOM.
Ao decorrer do livro a história vai se desenvolvendo e vai ficando cada vez mais emocionante. Se eu não tivesse muito ocupada, teria terminado ele em 1 dia. Livro expendido!

Bianca1465 07/03/2024

Daqui Pra Baixo
Mais um livro do Clube Intrínsecos finalizado! ??

Daqui Pra Baixo conta a história de Will, um garoto de 15 anos q vê seu irmão mais velho levar um tiro e morrer na sua frente. No local onde eles vivem há apenas três regras caso alguém querido seja assassinado: 1. Não chorar. 2. Não dedurar. 3. Se vingar.
Will, assim como todos os q vieram antes dele, tem as regras enraizadas bem fundo na mente e em sua conduta ao longo da vida e quando ele decide fazer oq tem q ser feito, as regras o levarão até o elevador de seu prédio, descendo até o térreo, pra ir atrás do assassino do irmão. Mas ele não imaginava q os poucos minutos ali dentro poderiam conduzí-lo a uma jornada com sua consciência e os fantasmas do rastro q a vingança tem deixado ao longo de tantos anos.

Essa foi uma leitura bem rápida, pois o livro é em formato de poemas, alguns bem curtos. Apesar de ser um livro bem fluido, ele tem muitas camadas e é bem denso.
Ele aborda a vida das pessoas q vivem a margem da sociedade, sem muitas oportunidades, vivendo em locais dominados por disputas de gangues.
E o racismo velado das autoridades e como tratam um ente querido de alguém como só mais um pra entrar nas estatísticas.

O fato do Will ser tão novo, mas ter tanta certeza que essas Regras que conduziram a vida de todos os homens de sua família e amigos até aquele momento seja a única solução, só mostra o quanto a justiça falhou com ele e com tantos outros.
Will passa por uma verdadeira experiência espiritual dentro daquele elevador e ali ele tem a oportunidade de reavaliar, repensar e refletir sobre oq está prestes a fazer. E principalmente ele tem a oportunidade de quebrar o ciclo de violência que arruinou a vida de tantas pessoas queridas pra ele.
Achei interessante o final em aberto para que possamos interpretar toda trajetória de Will até ali e fiquei feliz em acreditar que ele não sujou as mãos.

Enfim, um livro que te dá muito em que pensar e que destrincha o luto, a tristeza e a raiva de forma visceral e sem meias palavras. E não nos poupa da verdade que acontece em inúmeras comunidades ao redor do mundo, verdades estas que os mais privilegiados querem varrer pra baixo do tapete a qualquer custo.