Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds

Resenhas - Long Way Down

Raphaelem0 18/03/2024

LIVRO MUITO BOM
O desenvolvimento é ótimo, e O FINAL É MUITO BOM.
Ao decorrer do livro a história vai se desenvolvendo e vai ficando cada vez mais emocionante. Se eu não tivesse muito ocupada, teria terminado ele em 1 dia. Livro expendido!

Bianca1465 07/03/2024

Daqui Pra Baixo
Mais um livro do Clube Intrínsecos finalizado! ??

Daqui Pra Baixo conta a história de Will, um garoto de 15 anos q vê seu irmão mais velho levar um tiro e morrer na sua frente. No local onde eles vivem há apenas três regras caso alguém querido seja assassinado: 1. Não chorar. 2. Não dedurar. 3. Se vingar.
Will, assim como todos os q vieram antes dele, tem as regras enraizadas bem fundo na mente e em sua conduta ao longo da vida e quando ele decide fazer oq tem q ser feito, as regras o levarão até o elevador de seu prédio, descendo até o térreo, pra ir atrás do assassino do irmão. Mas ele não imaginava q os poucos minutos ali dentro poderiam conduzí-lo a uma jornada com sua consciência e os fantasmas do rastro q a vingança tem deixado ao longo de tantos anos.

Essa foi uma leitura bem rápida, pois o livro é em formato de poemas, alguns bem curtos. Apesar de ser um livro bem fluido, ele tem muitas camadas e é bem denso.
Ele aborda a vida das pessoas q vivem a margem da sociedade, sem muitas oportunidades, vivendo em locais dominados por disputas de gangues.
E o racismo velado das autoridades e como tratam um ente querido de alguém como só mais um pra entrar nas estatísticas.

O fato do Will ser tão novo, mas ter tanta certeza que essas Regras que conduziram a vida de todos os homens de sua família e amigos até aquele momento seja a única solução, só mostra o quanto a justiça falhou com ele e com tantos outros.
Will passa por uma verdadeira experiência espiritual dentro daquele elevador e ali ele tem a oportunidade de reavaliar, repensar e refletir sobre oq está prestes a fazer. E principalmente ele tem a oportunidade de quebrar o ciclo de violência que arruinou a vida de tantas pessoas queridas pra ele.
Achei interessante o final em aberto para que possamos interpretar toda trajetória de Will até ali e fiquei feliz em acreditar que ele não sujou as mãos.

Enfim, um livro que te dá muito em que pensar e que destrincha o luto, a tristeza e a raiva de forma visceral e sem meias palavras. E não nos poupa da verdade que acontece em inúmeras comunidades ao redor do mundo, verdades estas que os mais privilegiados querem varrer pra baixo do tapete a qualquer custo.

sarita 29/02/2024

Quebra de ciclo
Esse livro é maravilhoso, a pauta que ele traz átona é muito necessária, a quebra do ciclo da violência, principalmente em bairro mais pobres, O jeito que o livro é escrito é magnífico, não só por ser escrito em formato de poemas, mas também pelo fato da linguagem jovem para alcançar um público mais adolescente, genial, história muito boa em todos aspectos, onde podemos refletir sobre e nos divertir, apesar do tom mais pesado do livro, adorei.

Lais.Manfrinatto 25/02/2024

Forte
Com certeza um conto que me tirou da ressaca literária?
Um livro que demostra o ciclo de violência vivido, com palavras simples mas um impacto bem grande ?
As consequências de uma decisão, de um meio sem muitas opções ?
Vale muito a pena a leitura!

Morango.Azedo 22/02/2024

"Você vem?"
Um livro pesado.
Como a arma gelada na cintura de um garoto.
Retrata de forma poética a vida de tantos jovens invisíveis, mudos.
Mudos pelo barulho cortante de um tiro.
Ele sabe das regras, mas não sabe das consequências.
????

abacaxeira 08/02/2024

Uma leitura fluida, visceral e as vezes cruel.
A forma poética na qual o livro foi escrito cria o contraste perspicaz com a trama de "vingança".
Acompanhar a grandeza que a narrativa toma à medida que se passa nos deixa sedento por mais.
Ainda mais com esse final que nos deixa repleto de teorias na cabeça.
Senti falta de algo para torná-lo um favorito, mas ainda assim recomendo a leitura dessa experiência literario-visual

cahsouzx 05/02/2024

Um livro que me fez refltir sobre diversas questões sociais. Me fiz ir até o fim e senti as emoções passada através dele.

maria 02/02/2024

Você vem?
Escrito em versos, Daqui Pra Baixo aborda temas pesados de forma que vão impactar seu coração de tal forma que vai virar um conhecimento para vida. Super necessário e bem trabalhado, mostrando as dificuldades de seguir com o luto à espreita e trazendo o questionamento de "é mesmo necessário sempre seguir as regras?". Dolorido, porém vívido.

thain 31/01/2024

Super necessário.
Will, um adolescente de 15 anos, perde o irmão para a violência. Agora, precisa enfrentar sua realidade e descobrir se a vingança é capaz de aplacar sua dor.
...
O livro é contado em versos, o que deixa a leitura mais fluída e mais tocante. Traz uma visão de um garoto que mora diante da violência e como isso influencia um efeito dominó na vida de quem convive com isso. Sempre o mesmo ciclo brutal de de tragédias.

A cada parada do elevador, entra alguém que Will perdeu pra violência. A questão do luto é bem trabalhada no livro, mostrando o buraco que fica na vida daqueles que nunca conseguiram justiça pelos seu entes mortos pela brutalidade.

Enfim, super recomendo.

Carol 27/01/2024

Poderosíssimo
Demorei muito para pegar esse, por receio da historia ser pesada e era mesmo, bastante impactante.

O livro é narrado em versos e recomendo que seja lido no formato físico, acho que no ebook pode desconfigurar um pouco. O autor conta uma história que parece muito real e usa as palavras e os versos de uma forma muito criativa e realmente agrega muito a história.

Por ser em versos a leitura é super rápida e muito fluida, super acessível.

Recomendadíssimo pra todo mundo

Bruna3810 23/01/2024

Sem comentários... Fiquei confusa com o final de restante o livro é f0da pra krl???????????????

Katia 23/01/2024

Como dizem hoje em dia: prometeu nada, entregou tudo!
Achei esse livro sensacional! A forma como foi escrito em versos, os personagens tão intensos, a história bem definida. O enredo é forte e te prende desde o início, não vou entrar em detalhes pra não dar spoilers, mas eu te recomendo esse livro que vc pode ler em um dia e se vc não gostar(coisa que duvido muito) pelo menos não levou muito do seu tempo. 4,5/5 ?

Mariana 18/01/2024

Muito bom e com uma leitura rápida. Grande parte do livro você fica se perguntando que loucura é essa até que tudo faz sentido mas tem um final aberto.