Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds

Resenhas - Long Way Down

Marjory.Vargas 05/09/2023

O livro é escrito em versos, e apesar do número de páginas, é super rápido de ler. Confesso que eu estava bem curiosa com a leitura, porque não é minha zona de conforto. Mas, que soco no estômago. A gente começa a leitura achando que vai ser algo rápido e superficial, mas o autor aborda o ciclo de violência em que algumas pessoas estão presas de maneira F-O-R-M-I-D-Á-V-E-L!!!

Will é um garoto de 15 anos que viu seu irmão mais velho ser assassinado. O rapaz sai de casa, com a arma do irmão na cintura e pega o elevador, pronto para acabar com a vida de quem tirou a vida do seu irmão. Mas, no tempo em que o elevador leva pra chegar ao térreo, muita coisa vai acontecer.

"A regra número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar alguém. A terceira, a crucial: se fazem algo com você ou com os seus, é preciso se vingar."

Nós vamos descobrindo como a vida de Will foi cercada de violência, as tantas pessoas importantes que ele perdeu para a violência, mas ele também fará descobertas, descobertas que colocarão em xeque as coisas que lhe foram ensinadas em relação as regras.

O final... PQP... eu odeio finais abertos 😅 mas olha, pra esse livro ele foi perfeito. Então, se você procura um livro que vai te impactar, anota essa dica 😉

Julianne.Freitas 30/08/2023

Uau, é impossível para de ler por ser curto e bastante reflexivo sobre a vingança e a marginalização na sociedade.

winchesterdudab 27/08/2023

Apenas SIM
Necessário, lindo, triste, crítico, bem escrito, tudo aqui é perfeito, o final em aberto não é do meu estilo porém ainda sim, não me fez tirar sequer uma estrela. simplesmente incrível e difícil da forma mais fácil possível

B.: 17/08/2023

Resenha por @blossombook.s
Livro este, que sempre indico para as pessoas, de tão incrível és!

Daqui pra baixo conta a história de Will, um adolescente de apenas 15 anos que se vê perdendo o irmão, Shawn para a violência do bairro periférico de onde moravam. Um romance/drama contando em versos simples, e diretos, fazendo críticas sociais impecáveis sobre desigualdade sócio-raciais, preconceito, racismo e outras críticas!

Esta obra é um grito de infelicidade de quem viveu, e conviveu na pele situações assim ou piores.

Por favor, leiam Daqui pra Baixo, e sintam seus pensamentos evoluírem drasticamente!

Se permitam ser abertos ao desfecho, e busquem qual foi a ideia que Jason, quis nos passar!!

Annpa 25/07/2023

Não esperava
Vou ser sincera a dizer que esperava muito menos desse livro e eu me surpreendi com o que recebi.
Essa obra me deixou sem palavras e mesmo não sendo 5 estrelas vai pros favoritos.
Eu amei cada partezinha dessa leitura e o final....
Recomendarei a todos agora mesmo.

skuser02844 21/07/2023

De tirar o fôlego
Foi assim que eu cheguei ao fim da leitura. Eu meio que já tava esperando o plot, mas mesmo assim, o final causa um choque repentino.
Como o livro é feito a partir de três regras, vou dizer a três coisas que você precisa saber antes de ler:
1. É impossível parar
2. Parece que eu levei diversos golpes durante a leitura, então esteja avisado (a).
3. O livro fala sobre pessoas com um estilo de vida totalmente marginalizado, que sofrem absurdamente com a violência. Então minha reflexão sobre o livro foi, muitas vezes, nós mesmos (os privilegiados) apertamos o gatilho, antes que elas tenham a chance de pegar na arma (porque nós muitas vezes não lutamos, de fato, para que essas pessoas tenham um estilo de vida melhor, só falamos da boca pra fora do combate a violência, mas nada é feito na prática).
Enfim, leiam!!! E se prepare para a sua cabeça explodir.

Ana 19/07/2023

As regras são feitas pra gente quebrada seguir.
Que livro impactante! Diferente de tudo o que eu já li e que nos faz refletir sobre como a violência se perpetua na sociedade, levando com ela tudo por onde passa. Um livro com um peso e tanto.

"SERÁ QUE DÁ pra um só abraço regenerar a pele do tempo, cada pedaço cascudo e calejado, as partes secas irritadas e irritantes, e tudo que sangra?"

bia_vaz 12/07/2023

Achei uma proposta interessante? previsível, mas interessante. Gostei do final, mas confesso que fiquei ??????
O final é aberto a interpretação, o que foi muito bom? acho que recomendaria, preciso pensar a respeito.

Perdida_nas_Estrelas 11/07/2023

Um livro rapidíssimo de ler, pelo seu formato em "poemas" e não posso deixar de dizer que o modo como foi escrito foi muito criativo. Foi uma experiência boa, mas não quero ler mais coisas assim.
Muitas páginas quase totalmente em branco, outras em branco, isso me deu uma sensação de desperdício de folhas, pqp.
Livro médio, nada de mais, nada de menos. Sem mais comentários.

Julia 02/07/2023

E QUER SABER
é estranho conhecer
alguém que você não conhece
e ao mesmo tempo
não conhecer
alguém que você conhece,
sabe como é?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/06/2023

"mas como faz pra abraçar o que te dá medo?"
Não gosto muito de versos/poemas/poesias/coisas do tipo porque eu passo por tudo de forma até robótica, mas esse livro do Jason me pegou de jeito. O final foi algo que não imaginei e entendo porquê muita gente não curtiu, mas acho que esse foi o propósito do autor.

Faby 26/06/2023

1 minuto?
Livro escrito em versos com uma narrativa que se passam em pouco mais de um minuto. Com tema pesado, narra a histo?ria do adolescente Will que presenciou seu irma?o mais velho Shaw ser assassinado por um ga?ngster local em disputa de territo?rio. Will cresceu conhecendo tre?s regras que deveriam ser seguidas: na?o chorar; na?o dedurar ningue?m; e, por fim, se vingar sempre, acontec?a o que acontecer. Nessa sistema?tica de seguir as regras logo Will se ve? obrigado a matar o cara que atirou (ou que ele acredita que atirou) em seu irma?o, a decisa?o e? tomada muito precocemente e durante a descida do elevador do pre?dio em que Will mora a cada andar ele vai conhecendo e reconhecendo pessoas que tentam lhe ensinar algo maior do que as regras.
Gostei bastante do livro, apesar de ser uma leitura curta, por se tratar de um tema ta?o forte, acabei optando por ler mais calmamente, apreciando os versos do autor.

Gabi do NCL 18/06/2023

Registrando Leituras antes de 2023
Esse livro é muito bom...achei que não fosse gostar por ser em poesia..mas li muito rápido e indico
????
Esse é um livro que recebi da editora intrínseca, e assim foi uma leitura maravilhosa. Daqui pra baixo é do escritor Jason Reynolds;
Quando vi este livro eu fiquei decepcionada de início pois seu estilo de escrita é em versos. E eu não sou aquela pessoa muito fã de versos/poesias; acreditei que não iria conseguir ler, cheguei até pensar:
"Como que alguém conta uma história dessa forma.? Como vou entender isso..."
E olha vou confessar que assim que peguei este livro eu simplesmente não consegui parar de ler! Minha leitura foi em 3 dias apenas e eu fiquei encantada!!
Apesar da forma de escrita; é uma história fácil de ler e entender, as vezes parece que você esta nela. Este escritor soube detalhar tão bem, assim.. Só lendo mesmo pra entender do que estou falando.
Vamos lá... Mas SEM SPOILER: Esta história acontece tudo em um elevador, e assim em questão de minutos; É sobre um menino / jovem Will, que perdeu seu irmão recentemente através de assassinato.
Will ao sofrer com essa perda tão grande; Sai de casa em busca de vingança acreditando saber quem foi o culpado pela a morte de seu irmão mais velho.
Nisso, ele entra em um dilema se mata ou não a pessoa que fez isso. E para ajudar ele a se decidir encontrara no elevador algumas pessoas especiais em sua vida.

Pessoinhas esse foi mais um #Reseniao e digo que vale muito a pena ler. Quem já leu deixe aqui nos comentários o que acharam (sem spoiler).

*Minha Avaliação* ????
*Páginas* 320
*Editora* Intrinseca
*Ilustrador* Não achei anotado.

Muito Obrigada e até o próximo.
Beijinhos, beijinhos...
^^